Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Recife396 - Setup e Diário

Recife396 - Setup e Diário

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 24/ago/2012, 14:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Artur, eu no teu lugar cortava um pouco a dose do zeostart e cortava por completo, temporariamente, o zeofood.
Nem um nem outro estão a ajudar com os cyanos, certamente.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 25/ago/2012, 00:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
César Soares Escreveu:
Artur, eu no teu lugar cortava um pouco a dose do zeostart e cortava por completo, temporariamente, o zeofood.
Nem um nem outro estão a ajudar com os cyanos, certamente.


Boas César,

Mas ao cortar no zeostart e no zeofood provavelmente vai aumentar o nível de nitratos e de fosfatos... não? :-s
A não ser que fosse apenas por 2 ou 3 dias, aí já não havia grande problema... *-:)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 25/ago/2012, 09:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Sim Artur, mas neste momento se a tua prioridade é eliminar os fosfatos, esses dois não estão a ajudar nada. Cortar no zeofood não vai ter grande influencia no aumento dos nitratos e a diminuição do start também não terá grande impacto pois será só temporária e apenas diminuição e não corte.

Usa quanto antes o snow e o zeozim, se tiveres.

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 03/set/2012, 22:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Novidades... 03 Setembro 2012

Aquisição de um Seneye Reef :ymcowboy: O:-)

Imagem
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 03/set/2012, 22:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
César Soares Escreveu:
Sim Artur, mas neste momento se a tua prioridade é eliminar os fosfatos, esses dois não estão a ajudar nada. Cortar no zeofood não vai ter grande influencia no aumento dos nitratos e a diminuição do start também não terá grande impacto pois será só temporária e apenas diminuição e não corte.

Usa quanto antes o snow e o zeozim, se tiveres.


Boas César,

Estou a fazer isso, cortei o Zeofood e adiciono Coral Snow com Zeobak. Abri um tópico no fórum da Zeovit e recomendaram-me o mesmo. B-)

Acho que já noto algumas melhorias. Estive a aspirar o areão também.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 08/set/2012, 01:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
07 Setembro 2012

Boas notícias...

Arranjei o teste de Potássio da Salifert e o valor no meu reef deu exactamente 400ppm. Ou seja, os aditivos que tenho utilizado estão a manter este parâmetro no nível adequado.

O teste de nitratos da Salifert estava-me a deixar dúvidas e adquiri hoje um teste da Sera. As boas notícias é que não tenho os nitratos a 10ppm nem a 100ppm.

As más notícias é que com esse mesmo teste de nitratos da Sera confirmei que o nível de nitratos está elevadíssimo... 50ppm... :-ss @-) ~x( x_x ^#(^ O estranho é que os peixes, invertebrados (Eremitas, Trochus) estão todos bons...

De qualquer forma já estou a salinar água para preparar uma grande TPA nas próximas horas... :-B B-)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 08/set/2012, 01:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Tenho o nível de fosfatos num valor muito bom, entre os 0 e os 0.03ppm.

Por outro lado, o nível de nitratos elevadíssimo, acho que segundo aquela equação de N-P-K, os fosfatos estão a limitar-me grandemente a redução de nitratos e fosfatos pelas bactérias.

Então surge uma questão. Que tal tentar aumentar o nível de fosfatos no reef? Algumas formas reef-safe para isso? ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 08/set/2012, 09:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá Artur,

Que espécie de macroalga tens no refúgio? É estranho esse valor de nitratos tão elevado, a Caulerpa é uma boa forma de retirar nitratos da água do aquário. Também podes optar por fazer uma TPA maior.

abraço
facebook.com/zoacorals

Mensagem 08/set/2012, 10:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Artur como estás a medir os fosfatos?

Adicionar fosfatos é fácil com o aumento de comida. Mas também é muito dificil de quantificar e pode-se facilmente fazer asneiras...
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 08/set/2012, 22:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Ricardo,

Tenho três tipos de algas. Chaetomorpha (actualmente uma porção pequena), Caulerpa Racemosa (bastante e cresce muito), e Caulerpa Prolifera (também bastante e com grandes crescimentos).
Para já fiz uma TPA de 45 litros (com água da torneira que deve ter fosfatos nuns 1.25ppm :) ). Espero em breve fazer outra igual ou de ainda mais litragem.

Boas César,

Tenho medido os fosfatos com o teste da Salifert. Tem sido fácil comparar a cor do teste, ronda os 0.03ppm ou menos.
Também não percebo como é que os nitratos aumentaram e os fosfatos se mantêm tão baixos... talvez algum desequilíbrio por usar Zeostart e macro-algas em simultâneo...

Mas pronto, agora percebi que as TPA's não são dispensáveis... vou tentar manter as semanais ou quinzenais de 10 a 20%. :ympeace:
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 08/set/2012, 23:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Artur,

Devias arranjar um método mais fiável para a medição dos fosfatos e provavelmente terias uma grande surpresa; eu também a olhar para o líquido, pós reagentes, parece-me que está quase transparente, mas se fizer à água o teste com um medidor electrónico encontro valores entre 0,1 e 0,2.
Se tiveres dúvidas do interesse em comprar um teste electrónico, vai com a água a uma loja que o tenha e verás que vais de imediato mudar de ideias; os mais económicos penso que custam à volta de 50 euros e valem bem o dinheiro.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 14/set/2012, 18:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

É estranho estes valores... no dia 7, sexta-feira, medi os nitratos com o teste Sera e deu 50ppm, e o Potássio K com teste Salifert deu 400ppm (perfeito).

Entretanto no Sábado fiz uma TPA de 45 litros e aspirei a Sump e Refúgio.

Esta segunda-feira, 11, medi todos os parâmetros e desta vez os nitratos tanto no Salifert como no Sera deram 100ppm, e o de Potássio deu 340ppm...

Aqui há semanas aspirei e removi praí um terço do areão do aquário principal. Talvez tenha causado algum desequilíbrio nas bactérias nitrificantes... ou então o Reef está a sofrer alguma espécie de "crash"... enfim... o que é certo é que não noto problemas nos peixes... nem invertebrados (tenho os eremitas, os Trochus, pulgas do mar, mysis)...

Entretanto esta quarta-feira trouxe uma Tridacna Squamosa. Mal a coloquei no areão, junto a pedaços de rocha, lá foi o Chelmon dar umas bicadas... mudei-a para outro sítio, passado 10 ou 15 minutos vejo o Hepatus a brincar com ela... a apanhá-la com a boca, levantá-la e deitá-la em queda livre... LOL... o gajo é tramado... resultado, se não fizesse nada o mais certo era a Tridacna não durar 3 dias... Peguei nela e coloquei-a numa maternidade de plástico do refúgio, mesmo abaixo da calha de iluminação. Foi a melhor opção, já abriu sem problemas, e ontem deitei-lhe um pouco de fitoplankton líquido, ela a alimentar-se (fecha e abre, sucessivamente, será?).

Como as Tridacnas têm a vantagem de consumir nitratos, tenta-se juntar o útil ao agradável. B-)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 14/set/2012, 18:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Página dos gráficos Seneye...
http://www.seneye.me/arty77
um teste a ver se conseguem ver os gráficos...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 14/set/2012, 22:41

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Boas Artur,
Agora fiquei um pouco assustado com aquilo do chelmon, é que eu adora tridacnas e estava a espera do sistema ter mais algum tempo para começar a colocá-las, mas se o meu chelmon for como o teu tou lixado :-ss
Em relação aos teus nitratos deves ter ai alguma coisa a fazer estragos... Retira a areia toda e depois tambem ves o que acontece.

Mensagem 14/set/2012, 23:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
nunomoreira Escreveu:
Boas Artur,
Agora fiquei um pouco assustado com aquilo do chelmon, é que eu adora tridacnas e estava a espera do sistema ter mais algum tempo para começar a colocá-las, mas se o meu chelmon for como o teu tou lixado :-ss
Em relação aos teus nitratos deves ter ai alguma coisa a fazer estragos... Retira a areia toda e depois tambem ves o que acontece.


Os chelmon's são como nós, variam de personalidade consoante o individuo.. :D
Por norma não são problemáticos, mas alguns dão para "imbirrar" com corais ou tridacnas.

Eu cada vez acho que não há mesmo peixes reef safe.
Já vi de tudo, desde hepatus até donzelas a bicarem corais...
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 15/set/2012, 10:49

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Donzela e hepatus já presenciei no meu aqua...agora só espero que o meu chelmon não seja assim...

Mensagem 15/set/2012, 13:01

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Artur Fonseca Escreveu:
Página dos gráficos Seneye...
http://www.seneye.me/arty77
um teste a ver se conseguem ver os gráficos...



Boas,

Pede username & password. :(

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 20/set/2012, 22:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Tridacna Squamosa... 12 Setembro 2012
Imagem

Geral do Aquário... 17 Setembro 2012
Imagem
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 20/set/2012, 22:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Pede username & password. :(


Boas Rui,

Possivelmente só dará para ver os gráficos estando registado no serviço... mas no guia do Seneye a informação sobre os gráficos e sua pubicação está pouco presente...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 20/set/2012, 22:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
nunomoreira Escreveu:
Agora fiquei um pouco assustado com aquilo do chelmon, é que eu adora tridacnas e estava a espera do sistema ter mais algum tempo para começar a colocá-las, mas se o meu chelmon for como o teu tou lixado :-ss
Em relação aos teus nitratos deves ter ai alguma coisa a fazer estragos... Retira a areia toda e depois tambem ves o que acontece.


Boas Nuno,

Talvez com tridacnas de tamanho considerável o Chelmon não interfira, mas estou a ver que é realmente arriscado manter os dois (chelmon e tridacna)...

Possivelmente foi quando retirei 1/3 do areão, há umas semanas, que terá causado este surto/crash de nitratos... Por agora vou ver se deixo estabilizar um pouco e se melhoram os parâmetros...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron