Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Recife396 - Setup e Diário

Recife396 - Setup e Diário

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 03/Oct/2012, 17:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Infelizmente temo que o meu reef esteja a passar por um "crash"... Os sintomas são níveis de nitratos elevadíssimos (>= 100ppm) e proliferação em massa de cianobactérias...

http://www.advancedaquarist.com/2006/5/aafeature2

Já estou a perder corais (Pocilloporas, Montiporas) por branqueamento... Os peixes felizmente estão bem...

Suspeito de acumulação de lixo no areão que tem aproximadamente uns 4 a 5 cm de altura.

Estou a pensar de imediato reduzir a quantidade de areão para um nível mínimo (praí 1 cm de altura) a ver se a situação se inverte... o que acham?

As TPAs está difícil fazer mais de uns 40 litros de uma vez... mas vou ver se arranjo mais uns litros tipo 100 a 150 litros para uma maior...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 03/Oct/2012, 18:48

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Artur Fonseca Escreveu:
Boas,

Infelizmente temo que o meu reef esteja a passar por um "crash"... Os sintomas são níveis de nitratos elevadíssimos (>= 100ppm) e proliferação em massa de cianobactérias...

http://www.advancedaquarist.com/2006/5/aafeature2

Já estou a perder corais (Pocilloporas, Montiporas) por branqueamento... Os peixes felizmente estão bem...

Suspeito de acumulação de lixo no areão que tem aproximadamente uns 4 a 5 cm de altura.

Estou a pensar de imediato reduzir a quantidade de areão para um nível mínimo (praí 1 cm de altura) a ver se a situação se inverte... o que acham?

As TPAs está difícil fazer mais de uns 40 litros de uma vez... mas vou ver se arranjo mais uns litros tipo 100 a 150 litros para uma maior...


Boas,

Não consegues retirar o areão todo?
Nem que para isso usasses um filter stock na sump. Assim podias retirar a areia toda sem tirar água do sistema.

Só depois fazias a TPA pois não adianta estar a fazer TPAs com esse nível.

Mas não estás a fazer zeovit? estranho esses valores estarem tão altos. Já mediste com outros testes?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/Oct/2012, 23:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Não consegues retirar o areão todo?
...
Mas não estás a fazer zeovit? estranho esses valores estarem tão altos. Já mediste com outros testes?


Boas Rui,

Sim, conseguir consigo remover o areão, se bem que gostava de deixar pelo menos uma pequena camada (tipo 1cm), pelo aspecto técnico mas também para o Chrysus e a Puellaris escavarem/dormirem. :) Retirar a totalidade ou quase a totalidade do areão será então boa ideia? ou melhor aos poucos?

Sim tenho feito o Zeovit. O que é estranho é que os fosfatos estão óptimos (<= 0.03ppm), com corais em crescimento. E os nitratos é que dispararam. Então suspeito que haja produção de nitratos muito superior à de fosfatos e com aquela relação do Redfield ratio, não haja fosfatos proporcionalmente para os nitratos serem removidos...
Tenho medido os nitratos com teste Salifert e ficava na dúvida, entre 10 e 100 ppm. Entretanto comprei um teste da Sera e já foi mais esclarecedor (as cores são mais fáceis de identificar) e realmente deu o último círculo, ou seja, nitratos >= 100ppm.
Por outro lado é estranho, pois tenho os peixes, e especialmente os invertebrados (lysmata seticaudata, trochus sp., eremitas), e sempre li que com nitratos superiores a 20ppm eles definhavam... mas estão bons de saúde... então também não confio a 100% nos testes... mas é estranho dar 100ppm nos dois e não ser verdade...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 04/Oct/2012, 01:05

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :( ,

Em caso de dúvida eu retirava o areão todo para o lavar e colocar de novo então só 1cm.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/Oct/2012, 09:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

Isso necessita é de uma grande TPA!
Nada de adiar... que costuma ser o nosso maior erro...
Sinfona a camada superficial de areia.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 04/Oct/2012, 10:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

Artur concordo com o Pedro ... TPA
e também concordo com o nao podemos adiar , o "segredo" do sucesso de alguns sistemas é o "sacrificio" não deixar para amanha o que se tem que fazer hoje, tento sempre lutar por isso e tenho conseguido , se tiver que fazer TPA durante a semana as 3 da manha e no outro dia estar de pé as 6:30 para ir trabalhar , que seja , faz-se , se tiver que andar até as tantas a fazer isto ou aquilo faz-se , o importante é como disse o amigo Mota no em relação ao aquário do Quim , "se for precisos testes, faz-se se for preciso mudar agua, muda-se, não se deixa para a semana que vem, porque não dá jeito "

abraço e faz la uma TPA nisso amigo .
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 04/Oct/2012, 22:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Obrigado pela ajuda. Vou tentar retirar o máximo de areão e fazer mais uma TPA um pouco mais generosa...

Outra dúvida... ao aspirar as cianos na rocha, notei bastante sujidade acumulada... acho que preciso actualizar a equipa de limpeza... que bicharada será boa ideia arranjar? camarões lysmatas, eremitas, outros? ou melhorar a circulação... neste último aspecto, fiz recentemente um upgrade: finalmente meti uma Vortech MP40W e retirei as Tunze 6025 kitadas...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 08/Oct/2012, 12:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 17
Idade:
Viva!

Qual o sistema de exportação de nutrientes que utiliza?

Mensagem 08/Oct/2012, 12:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Realmente esse crash é que é pena...

No entanto sou sincero nunca tiraria uma quantidade grande de areão.

Faria deste modo:

-Retirar um pouco de areão para um recipiente com agua de osmose + sal e ver se os nitratos sobem.

-Se fosse disso aspirar o areão por fazes se este já não for mexido há algum tempo.

-Depois disso então começar a retirada em poucas quantidades de cada vez.

Isto seria o que faria mas sou enexperiente ainda nos salgados...

Boa sorte com a resolução do problema.

Mensagem 08/Oct/2012, 19:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Artur Furet Escreveu:
Qual o sistema de exportação de nutrientes que utiliza?


Boas Artur,

Utilizo o Zeovit + Escumador + Aspiração de sedimentos na Sump; e também Refúgio com macro-algas (caulerpa e chaetomorpha).


Hugo Rafael Escreveu:
Realmente esse crash é que é pena...

No entanto sou sincero nunca tiraria uma quantidade grande de areão.

Faria deste modo:

-Retirar um pouco de areão para um recipiente com agua de osmose + sal e ver se os nitratos sobem.

-Se fosse disso aspirar o areão por fazes se este já não for mexido há algum tempo.

-Depois disso então começar a retirada em poucas quantidades de cada vez.

Isto seria o que faria mas sou enexperiente ainda nos salgados...

Boa sorte com a resolução do problema.


Boas Hugo,

Sim, estou a retirar o areão mas aos poucos. Entretanto também sifonei com aspirador.

Obrigado pelas mensagens B-)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 09/Oct/2012, 22:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 17
Idade:
Viva!

Eu passei por uma situação semelhante. Niveis de fosfato proximos de zero e nitratos muito elevados.
Eu utilizo um método semelhante, o método da vodka. Estes métodos utilizam mecanismos pro-bióticos para reduzirem o fosfato e o nitrato. Se um dos dois estiver muito baixo parece-me que o método não funciona, o que está de acordo com o racio de redfield. Eu dei imensas voltas, muitas TPA's e nada parecia funcionar. Decidi arriscar e dosear fosfato. No meu caso funcionou lindamente. Ao fim de cerca de 1 mês tenho os NO3 a 5 ppm. Se no seu caso funcionará, não´sei. Também não posso comprovar que o resultado final se deveu ao doseamento de PO4.

Fica apenas a minha experiência.

Boa sorte com isso.

Mensagem 10/Oct/2012, 00:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Artur Furet Escreveu:
Decidi arriscar e dosear fosfato. No meu caso funcionou lindamente. Ao fim de cerca de 1 mês tenho os NO3 a 5 ppm. Se no seu caso funcionará, não´sei. Também não posso comprovar que o resultado final se deveu ao doseamento de PO4.


Boas,

A ideia de adicionar fosfatos para favorecer o método probiótico parece-me boa. Realmente tenho fosfatos baixos e nitratos elevadíssimos, então o Zeovit não estará a reduzir nitratos da forma ideal. Já agora, que produto recomenda para a adição dos fosfatos? :-bd
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 10/Oct/2012, 07:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 17
Idade:
Viva!

Eu tenho doseado uma solução de KH2PO4: dihidrogenofosfato de potássio. O meu aqua tem cerca de 630 l e estou a adicionar 1 ml da solução por dia. Em primeiro lugar deve determinar quanto é que 1 ml da solução aumenta a concentração de PO4 no aquario. Seguidamente encontrar a taxa de consumo de PO4 no aquario. Posteriormente tem de encontrar um ponto de equilibrio entre doseamento de PO4, carbono e consumo de NO3 sustentado.

Abraço

Mensagem 10/Oct/2012, 09:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Artur,

Desculpa a insistência, mas continuo a pensar que antes de decidires introduzir um método mais radical, devias confirmar esses valores de fosfatos (e se calhar de nitratos), com um teste mais fiável (electrónico); leva a água a uma loja que tenha um colorimetro e pede para te fazerem os testes.
Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 11/Oct/2012, 09:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia Artur

Então qual o ponto da situação, e quais as medidas concretas que decidiste adoptar?

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 11/Oct/2012, 22:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Para já ainda não consegui arranjar água natural. Vou ver se até Sábado conseguirei uns 120 litros para uma TPA mais generosa. Se não conseguir água natural, faço apenas uma TPA de uns 40 litros com Sal Tropic Marin.

Entretanto vou continuar a aspirar o areão aos poucos. Neste momento já deve ter menos de 1/3 do areão inicial. Medi os Nitratos mas continuam no mesmo valor.

Parei temporariamente o Zeovit. Vou deixar as macro-algas do refúgio fazerem a redução dos nutrientes.

Entretanto há já alguns dias coloquei uma Tune 6025 quitada no refúgio. E outra 6025 kitada na Sump. Para não haver locais estagnados e prevenir acumulação de sedimentos. Espero com isto a Sump ser mais eficiente, tanto no escumador como no reactor de carvão, termostatos, etc.

A adição de fosfato ainda não avancei mas vou considerar daqui a uma semana. Gostava de ver primeiro como os nitratos irão evoluir após uma TPA de uns 120 a 160 litros.

Outra ideia, estava aqui a pensar (tenho um reactor de carvão que posso readaptar). Acham que as biopellets seriam uma ajuda para baixar os nitratos?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 12/Oct/2012, 11:12

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Artur Fonseca Escreveu:
Boas,

Para já ainda não consegui arranjar água natural. Vou ver se até Sábado conseguirei uns 120 litros para uma TPA mais generosa. Se não conseguir água natural, faço apenas uma TPA de uns 40 litros com Sal Tropic Marin.

Entretanto vou continuar a aspirar o areão aos poucos. Neste momento já deve ter menos de 1/3 do areão inicial. Medi os Nitratos mas continuam no mesmo valor.

Parei temporariamente o Zeovit. Vou deixar as macro-algas do refúgio fazerem a redução dos nutrientes.

Entretanto há já alguns dias coloquei uma Tune 6025 quitada no refúgio. E outra 6025 kitada na Sump. Para não haver locais estagnados e prevenir acumulação de sedimentos. Espero com isto a Sump ser mais eficiente, tanto no escumador como no reactor de carvão, termostatos, etc.

A adição de fosfato ainda não avancei mas vou considerar daqui a uma semana. Gostava de ver primeiro como os nitratos irão evoluir após uma TPA de uns 120 a 160 litros.

Outra ideia, estava aqui a pensar (tenho um reactor de carvão que posso readaptar). Acham que as biopellets seriam uma ajuda para baixar os nitratos?



Boas,

Biopellets ou vodka, é a mesma coisa. Aliás aos Biopellets chamam-lhe "Vodka sólida"
Mas se usas o método zeovit deverias ter sensivelmente os mesmo resultados.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 12/Oct/2012, 14:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Artur, não convém andares a misturar metodologias e a fazeres muita coisa ao mesmo tempo porque o resultado pode não ser bom e assim nem sabes o que pode ou não funcionar.
Eu no teu lugar parava com o zeovit (já que não tens os zeolitos em reator, a eficácia decresce e muito) e adicionava uma fonte de carbono para reduzir esses nitratos, de preferencia vodka e fazia TPA generosas.
Biopellets eu não te aconselho. Para funcionarem bem, tens de ter um reator em condições senão não vão funcioanar.
E acima de tudo tens de descobrir de onde vem esses nitratos. Não é só da areia de certeza...
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 12/Oct/2012, 20:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Uma das vantagens das biopellets será que a dose de carbono será consumida dinâmicamente, conforme houver mais ou menos bactérias + matéria orgânica, certo? Com o Zeostart a dose é definida por nós. Talvez com as biopellets o consumo se ajuste mais facilmente, pelo menos enquanto houver níveis tão elevados de nitratos. *-:)

Sobre o reactor, tenho um Deltec FR 509, que estava a usar para o carvão activado. Mas entretanto voltei a passar o carvão para um saco de malha, junto à bomba de retorno. Só precisava de definir e arranjar uma bomba de alimentação para as biopellets. O fluxo seria idealmente uns 1000l/h +-?

O Zeovit (bak + food + start) já parei desde terça-feira. ;) A ver se as macro-algas tratam dos fosfatos e nitratos...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 14/Oct/2012, 07:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade: 34
Localização: Funchal, Madeira
Boas Artur,

Concordo com o Cesar Soares, provavelmente o problema não está só no areão..
Se realmente tens o reactor quita-o logo com biopellets, a bomba deve ser ainda um pouco mais fraca que o que disseste, senão em engano pelos 800l/h a 900l/h.

Bota aí valentes TPAS com frequencia até endireitares isso antes que males maiores cheguem..
Mãos à obra amigo e boa sorte!
Cumprimentos,
João Fernandes
Paradise NanoReef

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron