Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Recife396 - Setup e Diário

Recife396 - Setup e Diário

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 14/Oct/2012, 08:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Idade: 57
Localização: leiria
Artur Fonseca Escreveu:
Boas,

Uma das vantagens das biopellets será que a dose de carbono será consumida dinâmicamente, conforme houver mais ou menos bactérias + matéria orgânica, certo? Com o Zeostart a dose é definida por nós. Talvez com as biopellets o consumo se ajuste mais facilmente, pelo menos enquanto houver níveis tão elevados de nitratos. *-:)

Sobre o reactor, tenho um Deltec FR 509, que estava a usar para o carvão activado. Mas entretanto voltei a passar o carvão para um saco de malha, junto à bomba de retorno. Só precisava de definir e arranjar uma bomba de alimentação para as biopellets. O fluxo seria idealmente uns 1000l/h +-?

O Zeovit (bak + food + start) já parei desde terça-feira. ;) A ver se as macro-algas tratam dos fosfatos e nitratos...



Bom dia artur. "Remember an aquarium is a closed system. This just means that everything that goes into the system a

stays in the system, until it is removed. If more nutrients are going into the system than coming out, nutrients will build up.

Algae is the result of a nutrient imbalance. Basically, more nutrients are going into the aquarium than are being removed. These extra nutrients are feeding the algae. The longer the imbalance continues, the more the algae will spread. Seen this way, it is easy to understand how nuisance algae can quickly become much more than a nuisance. This is why it is important to first deal with the imbalance."

Vês disto escrito em muitos sitios este estava no marine depot a respeito das algas. Mas é a mais pura das verdades. se queres aproveitar ainda alguma coisa do teu aqua faz uma limpeza profunda. do tipo tirar os corais e por num recipiente com agua limpa. pode ser agua do mar. tira a rocha toda a passa por agua só para tirar o maior e depois tira essa areia toda. e ou poes nova ou não poes como agora se faz.

Para teres uma ideia do que está em inglês podes deixar o aqua um mês sem areia e ficas com a noção do que se acumula no fundo do teu aqua e da tua sump. è a putrefação desses detritos que provoca estes dissabores.
Probably the best advice you ever had.
Deixa ficar as tunze com mp40 e se puderes (tiveres espaço) aumenta a capacidade de escumação nem que arranjes outro igual a esse. já que o skimmer não trabalha 24 horas. Já pensaste num royal exclusiv já que tens o sistema no quarto.
Em suma quanto mais limpo melhor.

Mensagem 14/Oct/2012, 13:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Olá Artur
O que estás a passar é "normal" e resulta de um conjunto de "metodologias" e "meios" todos "combinados" e chegas a um ponto em que já não sabes o que fazer porque não estás a fazer o que tem de ser feito, ou seja, limpar isso tudo e já. Terás de retirar todo o areão porque entretanto este actuou como "esponja" e acumulou em si muito lixo que não consegues remover sem que removas o próprio areão que agora se converteu em lixo. Esse refugio já o foi, agora é uma "aterro" que atingiu o limite da capacidade e liberta agora tudo o que acumulou! Toda a água tem de sair, o areão também e esse "refugio" aterro também. Eu tenho motobomba e 60 metros de mangueira e tu sabes como me contactar!
Artur concentra-te no que necessitas:
Troca total de água
Remoção total do areão e se quiseres em seguida colocas areão novo numa camada não superior a 1,5cm
Eliminação do aterro que em tempos foi "refúgio"

Depois disto feito, a gestão do teu sistema deverá assentar essencialmente em Trocas parciais regulares e abundantes de água dado que tens muitos peixes, particularmente "poluidores".
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:

Mensagem 15/Oct/2012, 08:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

Concordo com tudo o que foi dito. Para além de que arriscaria colocar 1L/2L de Siporax.
Continuo a afirmar que a inércia é o pior que se pode ter.
Uma catástrofe é sempre um somatório de diversos pequenos erros.


Seria curioso monitorizares o ORP e postar esse dado.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 01/nov/2012, 20:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 17
Idade:
Viva!

Como anda este negócio?
Eu concordo com o Pedro Ferrer em relação ao siporax. Muita gente considera que seria errado dado que tens os nitratos elevados. Na realidade o siporax. por aumentar a área de alojamento das bactérias de diversas estirpes, poderá favorecer a decomposição dos produtos nitrogenados (amonia, nitritos e nitratos) e assim aumentar o nitrato mas também favorece a fixação de bactérias que na presença de PO4 e carbono promovem o seu consumo.

Abraço.

Mensagem 04/dez/2012, 04:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Nas últimas semanas perdi quase todas as pocilloporas, quase todas as Montiporas, algumas Euphyllias e algumas cabeças de uma Euphyllia Paradivisa...

Tem sido complicado arranjar água natural...

Esta sexta-feira arranjei 8kg de sal da Blau, bem em conta. No Sábado não tive oportunidade mas este Domingo passei quase 6 a 7 horas a fazer uma mega TPA de 240 litros, aspirar areão no aquário, aspirar Sump, aspirar refúgio.

Fiz há pouco testes, e aqui estão os resultados...

Temperatura: 25ºC
Densidade: 1025
pH = 8.15
Kh = 12.8ºd
Ca = 415ppm
Mg = 1290ppm
NO3(Sera) <= 50ppm
PO4 <= 0.03ppm
NO3(Salifert) = 50ppm
K = 365ppm

Os nitratos agora com esta limpeza e TPA baixaram dos 100 para os 50ppm.

O Kh elevado, além de provavelmente o sal Blau ter um Kh elevado, tem a ver também há umas três semanas, estava a adicionar as soluções Balling Light, mas além do teste inicial, houve um período de umas duas semanas que não testei o Cálcio nem o Magnésio e Kh (os consumos estavam regulares), e parece que houve uma pausa total nos consumos, provavelmente devido aos nitratos elevados, e estes valores acabaram por subir, especialmente o Ca e o Kh. Pensava que com esta mega TPA o Kh ia ao sítio mas ainda está bastante elevado. O Ca e o Mg agora ficaram em níveis bons.

O pseudo-refúgio realmente tem bastante sujidade acumulada. Ainda aspirei um bom bocado mas vai precisar de uma segunda intervenção em breve, mais profunda. A bomba de alimentação do refúgio, de 560l/h provavelmente é fraca... e talvez aumente o fluxo a ver se os detritos saem para a Sump. De qualquer forma, desde já há umas duas semanas ou mais tenho uma Tunze 6025 kitada no refúgio apontada para os tubos de escoamento. Mas o amontoado de rocha parece estar a reter muito lixo e torna-se difícil aspirar os resíduos.

De resto com os peixes tudo óptimo.

O reef estava a caminhar para um "holocausto" mas com esta mega TPA de Domingo, hoje os corais já parecem rejuvenescidos. A ver se a evolução se inverte para uma mais positiva.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 05/dez/2012, 01:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
bem espero que tudo se resolva que situação complicada. Eu continuo a pensar que não era do aereão há ai mais coisas...

Testas-te o areao no balde a ver se aumentava os nitratos ?

TPA´s parece ser a solução mas convinha mesmo saber onde se encontra o problema... Tinhas equipamento e metodos adequados passou se ai mesmo algo que não está facil de explicar.

Mensagem 05/dez/2012, 02:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Fotos e vídeos... 04 Dezembro 2012

Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 05/dez/2012, 03:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Hugo Rafael Escreveu:
bem espero que tudo se resolva que situação complicada. Eu continuo a pensar que não era do aereão há ai mais coisas...

Testas-te o areao no balde a ver se aumentava os nitratos ?

TPA´s parece ser a solução mas convinha mesmo saber onde se encontra o problema... Tinhas equipamento e metodos adequados passou se ai mesmo algo que não está facil de explicar.


Boas Hugo,

Também concordo que não terá sido apenas o areão. Nos últimos meses (aliás, último meio ano) não fiz praticamente nenhuma TPA e então a sujidade foi-se acumulando no areão, nas rochas, e especialmente no pseudo-refúgio. Neste momento acho que no aquário e na Sump já não há detritos significativos, e então com a TPA de 240 litros consegui baixar dos 100 para os 50 ppm. Mas apesar de ter aspirado o refúgio, ainda parece haver muita sujidade, pois está cheio de rocha viva em cima do vidro do fundo e torna-se difícil aspirar. Tenho de arranjar forma de colocar a rocha elevada, talvez com umas plataformas em eggcrate e com espaço entre elas para que seja simples aspirar os resíduos. O areão no refúgio tem muito pouco, só tinha algum para os nassários, mas agora vou mesmo retirar completamente, é mais fácil de limpar.

Há outro pormenor, a minha bomba de retorno estava bastante suja, entretanto limpei-a e o caudal que chega acima ao aquário aumentou significativamente. Suspeito que nos meses anteriores o fluxo do retorno estivesse fraco e a passagem dos detritos pela Sump afectada.

Outro pormenor, o refúgio está a ser alimentado por uma bomba Rena de 560l/h. Provavelmente será pouco, pois o refúgio ainda é alto, e por isso os resíduos não estejam a passar pela Sump. Apesar de ter uma Tunze 6025 kitada apontada aos tubos de escoamento. Vou ver se arranjo uma Eheim de 1000l/h para usar no refúgio. Espero ficar mais eficaz a levantar resíduos.

Não cheguei a testar os nitratos do areão num balde, mas ainda tenho a maioria do areão num recipiente de plástico fechado (aquilo aberto é um cheiro a matéria orgânica... hehe). Mas os nitratos e fosfatos acumulados deviam estar em tudo (rocha, areão, etc.).
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 05/dez/2012, 09:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Artur tive a ver os videos e os teus peixes estão 5 estrelas :ymhug: ainda bem que assim é :). Mesmo bonitos os animais.

Sim sem TPA´s a coisa complica-se. Tudo o que entra no aquário lá permanece e muitas vezes a filtração não consegue fazer a devida exportação de nutrientes.

Acredito que no refugio a areia esteja saturada, bem como a rocha. Pouca circulação provavelmente nessa zona tambem ajudou a acumular muitos detritos.

Tenta retirar a rocha para um recipiente com agua de ormo-se mais sal e aspirar essa zona do sump. Agita tambem a rocha para que saia a maioria dos detritos. Talvez no sump a opção de substituição da rocha por algo mais facil de limpar como o siporax fosse uma boa ideia ;)

Eu tinha um retorno grande no meu aquário. No entanto mudei para metade porque sinceramente axei preferivel assim. O escumador tem mais tempo para processar a agua e esta vai "mais limpa" para o aquário. Um retorno demasiado grande a agua passará demasiado rápido pelo sump não se fazendo a devida decomposição de nutrientes. Preferi Ter circulação elevada no proprio aquário de modo a que lá não houvesse depositos de sujidade. È claro que a sempre zonas onde se acomula mais detritos mas nada de significativo.

Tens saco de microns no sump ? Se não tiveres opta pelo saco que ajuda a manter a sump livre de detritos e fica mais simples manter limpa. Eu não tinha saco e passado 2 dias optei por colocar comecei a ver um pó no sump... Aspirei coloquei o saco de 200 microns e ficou resovido. No entanto tens de ser mais rigoroso na limpeza do saco para que este não sature. Uma limpeza uma vez por semana do mesmo é boa opção.

No meu aquário de ciclideos se não fosse o saco estava tramado. Só através dele consigo manter a sump limpa e principalmente a seramica limpa para que a filtraçãop se faça devidamente. O saco nesse aquário numa semana satura dá para ver aq quantidade de lixo que desce pela coluna seca.

A situação que estás a passar e de facto complicada quando se começa a perder vivos a situação custa bastante.

Vou tenjtanto ajudar-te no pouco que sei no mundo dos salgados. Que tudo se resolva Artur ;)

Mensagem 11/dez/2012, 01:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Testes de há uma semana:
Artur Fonseca Escreveu:
Temperatura: 25ºC
Densidade: 1025
pH = 8.15
Kh = 12.8ºd
Ca = 415ppm
Mg = 1290ppm
NO3(Sera) <= 50ppm
PO4 <= 0.03ppm
NO3(Salifert) = 50ppm
K = 365ppm


E testes acabados de efectuar (hoje):
Temperatura: 25.3ºC
Densidade: 1024
pH = 8.32
Kh = 12.65ºd
Ca = 410ppm
Mg = 1290ppm
NO3(Sera) <= 50ppm
PO4 <= 0.03ppm
K = 350ppm

Notei nos gráficos de pH do Seneye que o valor médio subiu um pouco, possivelmente com a baixa do Cálcio dos 415 para 410ppm...

O Kh praticamente nenhum consumo...

Os nitratos continuam a 50ppm como logo após a TPA de 240 litros. E no Sábado fiz uma limpeza total no refúgio, tirei a rocha toda, escovei e aspirei todos os sedimentos. Vou fazer nova TPA deste montante no fim-de-semana a ver se o NO3 baixa para os 25ppm, pois com o Zeostart não está a dar resultado...

O Potássio (K) é estranho... a semana passada 365ppm... esta semana 350ppm... e ontem adicionei Potassium Brithwell a ver se subia (acima dos tais 365) e afinal desceu... 15ppm de consumo numa semana parece pouco provável não?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 11/dez/2012, 02:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Hugo Rafael Escreveu:
Acredito que no refugio a areia esteja saturada, bem como a rocha. Pouca circulação provavelmente nessa zona tambem ajudou a acumular muitos detritos.

...

Tens saco de microns no sump ? Se não tiveres opta pelo saco que ajuda a manter a sump livre de detritos e fica mais simples manter limpa. Eu não tinha saco e passado 2 dias optei por colocar comecei a ver um pó no sump... Aspirei coloquei o saco de 200 microns e ficou resovido. No entanto tens de ser mais rigoroso na limpeza do saco para que este não sature. Uma limpeza uma vez por semana do mesmo é boa opção.


Boas Hugo,

Obrigado pelo comentário sobre os peixes, realmente e felizmente estão bons. B-)

O refúgio tinha bastante sujidade sim senhor. Este Sábado passado retirei a rocha toda do refúgio para um recipiente, passei cada pedaço por água do aquário e agitei e escovei bem, e aspirei todos os sedimentos do refúgio. Finalmente uma limpeza completa, a ver se ajuda nos nitratos. No teste de hoje os nitratos mantêem-se nos 50ppm pois já estarão em suspensão na coluna de água. Uma próxima e grande TPA e deverá ajudar a reduzir para metade.

No fim-de-semana acabei por lavar os meus seis sacos TMC 200 micron na máquina de lavar e apliquei há bocado um. Tinha suspendido a aplicação dos sacos estes meses todos mas agora que fiz uma limpeza global a fundo vou voltar a usar para facilitar na retirada dos sedimentos. Quando utilizei estes sacos de 200 micron, cerca de 7 dias e ele saturava. Então vou substituir semanalmente por um limpo. Como tenho 6 posso estar quase um mês e meio sem necessidade de lavar na máquina. :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 11/dez/2012, 09:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
;) vais ver que com o saco o deposito de sujidade na sump e reduzido a praticamente um unico sitio ou seja o saco. O que facilita bastante. Mesmo com o saco a sempre micro particulas que passam; pessoalmente sempre que há tpa no aquário numa semana na outra opto por TPA no sump. Para aspirar o pó que mesmo com saco por vezes passa. ;)

Que tudo corra pelo melhor :-bd força com isso.

Mensagem 19/dez/2012, 02:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Novos teste (hoje):
Temperatura: 25.8ºC
Densidade: 1023
pH = 8.27
Kh = 12.3ºd
Ca = 410ppm
Mg = 1290ppm
NO3(Sera) <= 50ppm
PO4 <= 0.03ppm
K = 350ppm

Este próximo fim-de-semana mais uma TPA valente de cerca de 240 litros e os nitratos deverão baixar aos 25ppm, já um pouco mais aceitável... :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 19/dez/2012, 02:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Hugo Rafael Escreveu:
;) vais ver que com o saco o deposito de sujidade na sump e reduzido a praticamente um unico sitio ou seja o saco. O que facilita bastante. Mesmo com o saco a sempre micro particulas que passam; pessoalmente sempre que há tpa no aquário numa semana na outra opto por TPA no sump. Para aspirar o pó que mesmo com saco por vezes passa. ;)


Boas Hugo,

Dia 10 de Dezembro instalei o primeiro filter bag. Dia 13 saturou e substitui por um 2º filter bag. E este fim-de-semana passado saturou, ficou uns 2 dias a transbordar e hoje já substitui pelo 3º filter bag. Está a tirar bastante sujidade do sistema, o que é bom. :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 24/dez/2012, 01:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Este fim-de-semana uma troca de 315 litros de água salgada (água torneira + sal Tropic Marin)... espero que os Nitratos agora já estejam baixos e o Kh um pouco mais baixo também B-)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 24/dez/2012, 13:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Boa ideia Artur.
A ver se é desta que isso estabiliza...

Boa sorte!

Mensagem 24/dez/2012, 17:02

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Se calhar nesta fase, em que estás a tentar baixar os Nitratos, é melhor usar água de osmose.

Eu já usei água directamente da torneira no meu primeiro aquário de água salgada e não tive grandes problemas, portanto acho que aqui na zona do Porto/Matosinhos pode usar-se. Mas não há dúvida que é água com maior carga orgânica, logo não é bom para fazer baixar nutrientes.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 25/dez/2012, 00:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Com esta última troca de água esperava teoricamente reduzir os nitratos para uns 10 a 15ppm... mas com o teste da Sera deu entre 25 e 50ppm... e com o teste da Salifert deu 10ppm... estranho porque os anteriores de 50ppm davam o mesmo valor em ambos os testes. Acho que ainda ficaram nitratos na rocha ou areão... Mas está no bom caminho... :)
O Kh baixou dos 12ºd para uns 10ºd, menos mal...

Em breve retiro a totalidade do pouco areão que deixei... e alguma rocha que pareça mais suja...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 25/jan/2013, 20:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Novas Fotos... 23 Janeiro 2013

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Estive ausente em viagem ao Brasil cerca de três semanas, de 29 de Dezembro a 19 de Janeiro, pelo que o reef ficou aos cuidados dos meus pais. Ficaram de atestar o depósito de água de osmose e alimentar os peixes com comida congelada (essencial para o Chelmon, que foi mesmo abençoado pois já vai fazer quase um ano que está no sistema). B-)

Com o nível elevado de Cálcio e de KH, acabei por deixar o reef sem adição desses componentes durante estas três semanas. Na terceira semana, através do Seneye, vi que o pH estava a descer, então pedi aos meus pais para adicionarem 4 colheres de Tropical Marine TripleBuffer (geralmente suficiente para manter o Kh durante uma semana).

Quando regressei, os peixes estavam todos óptimos. O Chelmon fino como sempre, maravilha. B-) O único problema foi no refúgio... estava a ser alimentado por uma bomba Rena de 560l/h que deve ter perdido fluxo durante este tempo... resultado, nos vidros aparecia uma linha branca (talvez fungos), separando o 1/3 superior, dos 2/3 superiores. O que estava abaixo (2/3 inferiores, estava tudo morto... liguei uma bomba Tunze e era um cheiro terrível no quarto... felizmente no 1/3 de cima estava tudo vivo, e felizmente o suporte eggcrate com a Tridacna Derasa e a Caulastrea Verde e a Montipora, estavam todos acima dessa linha e em bom estado! B-) muita sorte... a parte de baixo que morreu eram três ou quatro rochas vivas, alguns nassários / eremitas, fireworms, pulgas-do-mar, etc... ou seja, os vivos principais safaram-se todos.

O reef no entanto continua com um mesmo problema que já o assolava antes da viagem... está cheio de cyanos por todo o lado...não está fácil resolver... sei que com um tratamento de Eritromicina elas iam à vida de vez.. mas ainda tenho na memória que no último tratamento de Eritromicina perdi um Flavescens que morreu por falta de oxigénio... e agora com muitos peixes prefiro perder os corais do que os peixes... a ver se com outros métodos se resolve...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 25/jan/2013, 23:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 85
Idade: 59
Localização: Massamá
Olá Artur,

Encontrei este produto nas minhas pesquisas na net “AZNO3” (Absolute Zero Nitrate) :-B

Dá uma vista de olhos, o autor do post no fishchannel fala de como resolveu o problema dos nitratos e cianos.

Pode ser que ajude se estiveres disposto a tentar...

http://www.f3images.com/IMD/UserManuals/CP2151.pdf

http://www.fishchannel.com/saltwater-aq ... ative.aspx

http://www.3reef.com/forums/water-chemi ... 49993.html

De qualquer modo é sempre um produto que estás a adicionar ao sistema....

As tpa's semanais (com água sem nitratos) deviam diluir esses valores elevados de nitratos.

Abraço,
Adérito
cubo: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=1186

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros