Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Recife396 - Setup e Diário

Recife396 - Setup e Diário

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 21/fev/2013, 20:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407
Idade: 44
Localização: Caria

Olá Artur,

Pode piorar sempre :).
Acho que meter um areão com essa granulometria é um desperdício (porque é difícil de aspirar sem que saia areia), para além de ser difícil de assentar com uma circulação forte, mas a opção é tua.
Para os fosfatos penso que terás de limpar as rochas e aspirar para além de ser conveniente uma media para remover fosfatos até que fique equilibrado, depois ficavas pelas aspirações semanais com tpas.
O areão dá para retirar quase sem problema se for completamente aspirado pela mangueira (mangueira mais grossa) e tudo para fora do aquário.


Boas
Concordo com o que disse o Miguel.
Faz também a leitura do tds da osmose... para ver se esta a zero ou próximo disso.
Da torneira é ma ideia mesmo que tenha poucos fosfatos tem outros metais pesados que em nada ajudam,
retirava parte do areão, aumentava um pouco mais a circulação dentro do aquario ou modificava a posição das bombas,
carvão ativo, mídia antifosfatos e utilizava perlon no retorno mudado de 2 em 2 dias.
Fica bom em 3tempos #:-s #:-s #:-s
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 22/fev/2013, 21:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Gosto do areão sugar-size pois também tenho uma Puellaris e ela faz a parte da limpeza do areão. :)

Sobre o TDS da água de osmose, boa ideia. Passei agora de tarde numa loja com medidor electrónico de TDS, deu 005 a 006 no mostrador, achei relativamente bom, mas o dono da loja indicou-me que aquele valor é para multiplicar por 10, segundo as instruções, ou seja, está praí a 50 ou 60ppm, o que é péssimo... Tenho de tratar de arranjar filtros de substituição. Quiça todo o problema do aquário com fosfatos tenha a ver com isto... ~x(
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 22/fev/2013, 23:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407
Idade: 44
Localização: Caria

Artur Fonseca Escreveu:
Boas,

Gosto do areão sugar-size pois também tenho uma Puellaris e ela faz a parte da limpeza do areão. :)

Sobre o TDS da água de osmose, boa ideia. Passei agora de tarde numa loja com medidor electrónico de TDS, deu 005 a 006 no mostrador, achei relativamente bom, mas o dono da loja indicou-me que aquele valor é para multiplicar por 10, segundo as instruções, ou seja, está praí a 50 ou 60ppm, o que é péssimo... Tenho de tratar de arranjar filtros de substituição. Quiça todo o problema do aquário com fosfatos tenha a ver com isto... ~x(


Agora gostava de saber quantos ppms tem a agua da torneira que metias.
No que toca a fosfatos e nitratos, sabes que o mínimo com o passar do tempo vai saturando e quando vem o boom
não conseguimos achar a causa e esse mínimo transforma-se em problema.
Dai a ser o problema do teu aquario não sei....mas que ajuda, ajuda isso é certo.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 23/fev/2013, 23:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Ricardo Oliveira Escreveu:
Agora gostava de saber quantos ppms tem a agua da torneira que metias.
No que toca a fosfatos e nitratos, sabes que o mínimo com o passar do tempo vai saturando e quando vem o boom
não conseguimos achar a causa e esse mínimo transforma-se em problema.
Dai a ser o problema do teu aquario não sei....mas que ajuda, ajuda isso é certo.


Boas Ricardo,

Testámos o TDS numa loja em Matosinhos, no final também testou da água da torneira e deu algo em torno dos 90 a 100ppm. Mas eu moro no Porto e poderá haver diferenças na água da companhia. Sei que em tempos, quando tinha um aquário de água doce, o teste de fosfatos da água da torneira aqui em casa dava uns 1.25ppm. Então a osmose é bastante útil. Agora provavelmente algum dos filtros (provavelmente o último que filtra nitratos, fosfatos e silicatos, salvo erro), já estará saturado... vou arranjar uns de substituição...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 23/fev/2013, 23:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Aniversário Especial...

Hoje, 23 de Fevereiro de 2013, o meu Chelmon Rostratus faz o 1º aniversário no reef. :ymparty: Fui abençoado com um exemplar que além das aiptásias, devora também comida congelada, nomeadamente artémia, mysis e krill. B-)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Por outro lado, como esteve cerca de 10 meses no aquário principal, poderá ter exterminado a bicharada da rocha viva e por isso alguma apresenta depósitos de sujidade? :-s



Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 24/fev/2013, 10:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Parabéns Artur.

É realmente uma sorte e um feito ao mesmo tempo.

Esse peixe é lindo.

O único q tive para grande pena minha durou 4 dias.

Abraço
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 24/fev/2013, 20:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 292
Idade:
boas

esse teu hepatus é que parece ou muito velho ou que levou um exerto de porrada =))

o chelmon é muito bonito bom exemplar ...

cmps

Mensagem 25/fev/2013, 02:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Sergio,

Obrigado. Realmente fui abençoado com um exemplar à maneira. :)

Boas Paulo,

Obrigado. O problema do Hepatus acho que é o HLLE... é que por azar em tempos ao colocar novo carvão super activado na Sump, saiu poeira e alguns resíduos para a bomba de retorno e foram parar ao areão acima. Na foto do Chelmon, ao lado esquerdo da cabeça pode-se ver um granulado preto do carvão. Em tempos fui aspirando o areão mas lá ficaram umas résteas e o Hepatus fica com aquele sintoma...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 25/fev/2013, 02:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Testes da Semana... 24 Fevereiro 2013

Densidade = 1025 (Refractrómetro D&D H2Ocean)
Temperatura (Seneye) = 25.0ºC
PH (Seneye) = 7.73 (convém realçar que na loja os slides estão esgotados então este actual está quase há dois meses, e portanto, completamente fora de prazo)
PO4 (Hanna Checker) = 0.93ppm
NO3 (Sera) = 50ppm
NO3 (Salifert) = 25ppm
Kh (SF) = 9.75ºd
Ca (SF) = 425ppm
Mg (SF) = 1290ppm
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 25/fev/2013, 02:43, num total de 2 vezes.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 25/fev/2013, 02:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Actualização da evolução dos testes de Fosfatos...

01 Fevereiro 2013 = 2.50ppm
10 Fevereiro 2013 = 1.35ppm (com cerca de uma semana a bombar 250ml anti-fosfatos, e dose Zeostart reforçada)
17 Fevereiro 2013 = 2.47ppm
24 Fevereiro 2013 = 0.93ppm

Já estou a gostar mais... :) Se tudo correr como previsto e receber o areão novo, esta semana já retiro o areão antigo, e parte da Rocha Viva, a ver se a coisa começa a chegar a bom porto... :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 25/fev/2013, 03:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 80
Idade: 64
Localização: Açores

Boas

Parabéns em particular pelo 1º aniversário do Chelmon, e que se repita muitos mais :!! realmente não é um peixe fácil, adquiri um à 4 semanas atrás, vamos ver como corre, desta vez.

Boa sorte
Cumprimentos

João Jordão

O meu reef http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3450

Mensagem 25/fev/2013, 18:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
João Jordão Escreveu:
Parabéns em particular pelo 1º aniversário do Chelmon, e que se repita muitos mais :!! realmente não é um peixe fácil, adquiri um à 4 semanas atrás, vamos ver como corre, desta vez.


Boas João,

Obrigado. :) Quando o trouxe coloquei-o no refúgio, demorou uns dias a atirar-se ao alimento congelado, e por lá ficou 2 meses. Teve a companhia de um Flavescens que lhe fazia marcação cerrada hehe... e ao final desse período passou para cima para o aquário principal. Agora tem sido o Veliferum a correr com ele, hehe... mas tudo tranquilo.

Actualmente estou a dar diariamente três cubos de comida congelada TMC: artémia, mysis e krill. Essencialmente para o Chelmon mas para todos os outros peixes também, que adoram.

Em tempos quando tinha o nano, cheguei a ter um Chelmon mas durou apenas duas semanas... acho que morreu com cryptocarion (pontos brancos), numa altura em que eu não sabia o que eram aiptásias, cianos, pontos brancos, nem a maioria das pestes e pragas de água salgada... então fico feliz por estar a ter sucesso com este segundo Chelmon :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 25/fev/2013, 20:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Idade: 45
Localização: Viseu
Boas, Artur!

Faço-te um desafio... hás-de medir os fosfatos da água que entra com a comida congelada.


:-?

Mensagem 25/fev/2013, 20:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
PedroVigario Escreveu:
Faço-te um desafio... hás-de medir os fosfatos da água que entra com a comida congelada.


Boas Pedro,

É uma boa ideia. Coloco os três cubos num recipiente com água do aqua, agito e deixo derreterem, e faço teste nessa água, certo? Às tantas ainda vai haver mais surpresas nisto dos fosfatos... hehe

E já agora que estou com a mão na massa, aproveitava e testava os fosfatos da água da torneira. Este medidor da Hanna serve para água doce e salgada, será?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 25/fev/2013, 20:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Idade: 45
Localização: Viseu
Sim, Artur! Serve para ambas as águas...

O teste da comida fazes com o procedimento normal... Vais surpreender-te... :))

Mensagem 25/fev/2013, 21:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Bos Artur
Parece uma coisa muito normal.Mas a verdade é que se deve sempre evitar deitar a comida congelada directamente no aquário :ymapplause:
Tenta descongelar num tubo por exemplo dos teste da sera e depois de descongelar deita fora a água que fica na superfície.
Cumpts

Mensagem 26/fev/2013, 00:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Idade: 45
Localização: Viseu
Vítor... eu faço isso mas num copo de urina... e mudo a água 3x...

Mesmo assim... o resultado é escandaloso!

Mensagem 26/fev/2013, 01:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Estava para fazer o teste hoje na hora de jantar dos peixinhos mas depois lembrei-me que, tanto se usar o alimento com água do aquário, como se usar o alimento com água da torneira, terei de fazer dois testes: um primeiro para medir os fosfatos da água, e um segundo para medir os fosfatos da água com o alimento descongelado, calculando depois a diferença (que será os fosfatos da comida). Então acho que vou aguardar sensivelmente uma semana, e no próximo Domingo, quando fizer os habituais testes semanais, faço mais outro com o alimento congelado. :)

De resto, mesmo adicionando diariamente 3 cubos, suponho que as macro-algas que tenho no refúgio + o método Zeovit das batérias com carbono fossem suficientes para rapidamente os anular... ;) :-
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 26/fev/2013, 02:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 80
Idade: 64
Localização: Açores

Boas

Também alimento os meus com artémia, krill, mysis, TMC - Gamma - mas faço da seguinte maneira, penso que assim evito meter fosfatos no aquário: coloco os cubos nuns copinhos de plástico de "shots" eheh deixo derreter, depois coloco uma tira de papel de cozinha (rolo) com a ponta dentro do copo tocando na água que derreteu uns minutos depois a tira está completamente encharcada e o krill, artemia quase secos, penso que assim vai menos fosfatos para o aquário, o que acham??
Cumprimentos

João Jordão

O meu reef http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3450

Mensagem 26/fev/2013, 02:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Parece-me boa solução ....

Eu quando os descongelo , também descongelo num copo de shot , mas depois despejo tudo para um coador fino, depois com outro copo com agua do aquario despejo em cima da comida para tirar a agua que anda nao tinha sido coada ...
Infelizmente nao faço isto todos os dias e tenho notado os fosfatos a subir, tenho que começar a descongelar todos os dias ...


Sent from my iPad using Tapatalk HD
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros