Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Pyramid Reef 800L

Pyramid Reef 800L

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 28/jun/2012, 09:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Eh pá, algas?? Mas quais algas?? Só se forem microscópicas! :D

Olha lá tás a medir os fosfatos com qual medidor? Para dar esse valor todo "centesimal"? :D
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 28/jun/2012, 18:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Ricardo,

E que tal o alimento das rodelas, os peixes estão a gostar? ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 28/jun/2012, 20:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá Ricardo,

Como é que se estão a dar os 2 Pseudochromis?

Os Acanthurus triostegus têm de vir a comer e com alguma barriguinha.

Se bem me recordo inicialmente a tua ideia era fazer seguir o método Zeovit completo, o que te fez mudar para o método de Balling?

Abraço
facebook.com/zoacorals

Mensagem 28/jun/2012, 22:34

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Algas onde?? :p

Parece-me muito bom. o ZeoVit não falha ^:)^
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 28/jun/2012, 23:40

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Ricardo Rodrigues Escreveu:
Olá Ricardo,

Como é que se estão a dar os 2 Pseudochromis?

Os Acanthurus triostegus têm de vir a comer e com alguma barriguinha.

Se bem me recordo inicialmente a tua ideia era fazer seguir o método Zeovit completo, o que te fez mudar para o método de Balling?

Abraço


Olá Ricardo,
Os pseudochromis para já estão bem, mas sei que é um risco grande, até agora estão cada um no seu canto. Mas são duas espécies muito agressivas. Pode ser que como o aquário tem 2,15m, não se peguem muito à porrada.

Estou a fazer o zeovit completo, ou melhor, tenho aqui os produtos todos e vou fazendo o que eles me vão recomendando.
Só que o método de zeovit é para redução/controlo de nutrientes e alimentação de corais. O método de Balling é exclusivamente para suplementar KH, Ca e Mg ao aquário. Não são métodos concorrentes, aliás até se completam.



Artur Fonseca Escreveu:
Boas Ricardo,

E que tal o alimento das rodelas, os peixes estão a gostar? ;)


Como só tenho dois peixes herbívoros, o flavescens e o siganus, ainda não experimentei. Mas agora que falaste fiquei curioso, vou lá colocar-lhes esse pitéu.

César Soares Escreveu:
Eh pá, algas?? Mas quais algas?? Só se forem microscópicas! :D

Olha lá tás a medir os fosfatos com qual medidor? Para dar esse valor todo "centesimal"? :D


Medi com o teste de fosfatos de alta resolução da ELOS, da expert Line - ELOS Phosphate High Resolution. Também tenho aqui o da Rowa de alta resolução, que me deu valores semelhantes. Ontem passei quase uma hora a fazer testes... que nerd! B-)


Fiz um vídeo com o iPhone, dá para ver bem as algas.... Então no vidro de trás nota-se bem =))
Mas nesta altura (um mês de vida), acho que faz parte.

Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 28/jun/2012, 23:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Muito bem, Ricardo :)

O Halichoeres chrysus que referes na lista parece tratar-se de um Halichoeres trispilus.

Achas que haverá confusão se adcionares um Halichoeres marginatus?

abraço
facebook.com/zoacorals

Mensagem 28/jun/2012, 23:51

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Sim, tens razão. Tem o ventre branco, é sem dúvida um trispilus, nem tinha reparado.

Não sei se haverá confusão, mas de wrasses, pretendo adicionar mais um ou dois cirrhilabrus.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 28/jun/2012, 23:57

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Muito porreiro Ricardo :D o video está 5* adorei a música... :p Dexter ftw =))
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 28/jun/2012, 23:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Ricardo Pinto Escreveu:
Como só tenho dois peixes herbívoros, o flavescens e o siganus, ainda não experimentei. Mas agora que falaste fiquei curioso, vou lá colocar-lhes esse pitéu.


Boas Ricardo,

Pela minha experiência, cada rodela será suficiente para uns 6 a 8 herbívoros... então se actualmente só estão 2 mais vale aguardar, ou partir a rodela em 4 partes, e dar 1 dessas partes por dia.. ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 29/jun/2012, 00:06

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Pedro Gomes Escreveu:
Muito porreiro Ricardo :D o video está 5* adorei a música... :p Dexter ftw =))



Ahahahah =)) =)) =)) Dada a forte probabilidade de eu conseguir assassinar isto tudo... achei que a música do Dexter se adequava muito bem a este vídeo =)) =)) =))
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 29/jun/2012, 01:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 256
Idade: 53
Localização: Perafita

Oi Ricardo,

O vídeo esta top, alias já te tinha dito isso!

Em relação a pergunta do Ricardo Rodrigues, vou dar o meu testemunho, :) ,! Tinha no meu aquário a muito mais de 1 ano: 2x Helichoeres Crysus, 1 Helichoeres iridis,1x helichoeres melanurus, 1xlabroides e sempre se deram bem, volta e meia lá havia umas corridas no aquário mas nada de especial. Isso correu tudo muito bem até ao dia ( 1 mês atras) que fizeram uma espera ( Crysus macho e melanurus) aos lysmatas e deram cabo dele em 30 segundos, nunca tinha visto nada igual.Só nesse dia é que descobri porque é que os camarões tinham desaparecido todos. Neste momento apenas mantenho 1x Crysus, 1x iridis e o labroides.

Desculpa Ricardo Pinto estar a utilizar o teu tópico para partilhar essa expendia, mas era só parque saibam que é bem possível manter uma serie de wrasses uma vez bem escolhidos
Carlos Basaloco

Mensagem 29/jun/2012, 08:26

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Bom video, Ricardo! \:D/
A coisa está-se a compor! :-bd

Mensagem 01/jul/2012, 00:42

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Bem... Nem tudo são rosas neste inicio de aquário. O meu pyramid está com uma dúzia de pontos brancos e o flavescens tem uma lesão na barbatana superior compatível com lymphocistis. Ambos estão a alimentar-se muito bem, mas estou a ficar preocupado com o pyramid. Adquiri-o há cerca de 3/4 semanas e agora apareceu-lhe a caspa. Tenho um aquário de 120l preparado para servir de "hospital", mas estou com medo de stressar demasiado o peixe, porque está ainda numa fase inicial de doença e a comer muito bem. O que vocês sugerem que faça?
Estou um pouco indeciso, por um lado não quero estar a ser demasiado agressivo, por outro tenho medo de perder o peixe.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 01/jul/2012, 01:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Ricardo,

Os pontos brancos são tramados...

Eu observaria os peixes diariamente, e se o estado piorasse colocava os peixes num refúgio / aquário de quarentena, com um fluxo reduzido de água (tipo 500 a 800l/h), e sem bombas de circulação. Pela minha experiência os pontos brancos adoram circulação de água e turbulência (mais probabilidades de se hospedarem nos peixes)...

Um Labroides Dimidiatus seria também uma boa ideia. E quiçá um filtro ultravioletas ou ozonizador...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 01/jul/2012, 09:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Bom dia Ricardo,

Sem observar os pacientes e com base nas tuas observações talvez a melhor solução por agora seja não induzir mais stress sobre os peixes, continuar a alimentá-los bem e a observá-los com atenção. Caso a situação piore então tens mesmo de tomar medidas, passá-los para o aquário hospital e fazer os tratamentos necessários.

Ainda se trata de um aquário recente pelo que o melhor será parares a introdução de mais peixes, sobretudo sensíveis!

Boa sorte
facebook.com/zoacorals

Mensagem 01/jul/2012, 13:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Amigo, lamento que também tu tenhas de passar por isto. Infelizmente nos dias de hoje, na minha opinião, é quase impossivel não teres ictio no aquário sem quarentenar como deve ser.

Isto é muito simples, tens duas hipóteses:

1. Ou deixas andar, os peixes mantêm-se SEMPRE doentes e portadores do parasita, mas adquirem imunidade parcial e até "vão andando". Corres o risco de num sinal de stress (adicionar um novo peixe, variação de temp., ec) a imunidade baixar e perderes alguns peixes.
Isto é o cenário que a maioria das pessoas arrisca, mas é mesmo isso: um risco! E muito grande...

2. Tiras os peixes TODOS, fazes quarentena com um dos 3 tratamentos possíveis e deixas o aquário principal sem peixes durante 9 semanas para teres 100% de certeza que os parasitas morrem.
Custa, eu sei. Mas já cheguei à conclusão que das duas uma, ou estás preparado para perderes peixes de vez em quando e até não conseguires colocar algumas espécies e tens de aguentar vê-los constantemente com o parasita, ou então fazes uma querentena de todos os peixes como deve de ser...

PS: se fores para a 2a opção, recomendo MESMO o método de que te falei.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 01/jul/2012, 13:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Artur Fonseca Escreveu:
Boas Ricardo,

Os pontos brancos são tramados...

Eu observaria os peixes diariamente, e se o estado piorasse colocava os peixes num refúgio / aquário de quarentena, com um fluxo reduzido de água (tipo 500 a 800l/h), e sem bombas de circulação. Pela minha experiência os pontos brancos adoram circulação de água e turbulência (mais probabilidades de se hospedarem nos peixes)...

Um Labroides Dimidiatus seria também uma boa ideia. E quiçá um filtro ultravioletas ou ozonizador...


Artur, está provado que o labroides NÃO consegue alimentar-se do ictio.
O parasita está bem protegido por debaixo da pele e inacessível.
Alimenta-se de vários parasitas (existem mais de uma dúzia parecidos com o ictio!) mas não do ictio. O mesmo se aplica aos Lysmatas...
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 02/jul/2012, 17:55

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Estive quase 48h fora de casa e chego para encontrar boas notícias. =))

O flavescens já não apresenta lymphocystis. O "tufo" algodonoso saiu da barbatana e agora está impecável. No local onde tinha a lesão apenas se nota uma pequena falha na barbatana, como se tivesse sido mordido, penso que irá recuperar bem disto bem.

Em relação ao Pyramid, também estou contente porque o número de pontos brancos diminuiu consideravelmente, vejo apenas 3 ou 4 na barbatana caudal, nas laterais nem tem nada já. No entanto, ainda não estou confiante muito menos optimista que irá recuperar. Olho para o peixe com muita apreensão, porque ele está a comer desmesuradamente e mesmo assim não o vejo "engordar", não está com aquela "barriga" que gosto de ver nos peixes.

Em termos de alimentação estou a dar aos peixes, flocos e granulado "marine" da Tropica, cyclop-eeze, tudo junto através de um alimentador automático (4x ao dia). Quando chego a casa, habitualmente descongelo um cubo de artémia, mysis ou comida herbívora e vou dando aos poucos.
Também já experimentei o Marine Grazer da New ERA, mas como tenho poucos peixes só lhes posso dar 1/4 de rodela de cada dia, porque aquilo rende para caraças.

Alguém sugere mais algum tipo de comida? Artémia-viva?

Abraço,
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 02/jul/2012, 18:06

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Ricardo Rodrigues Escreveu:
Bom dia Ricardo,

Sem observar os pacientes e com base nas tuas observações talvez a melhor solução por agora seja não induzir mais stress sobre os peixes, continuar a alimentá-los bem e a observá-los com atenção. Caso a situação piore então tens mesmo de tomar medidas, passá-los para o aquário hospital e fazer os tratamentos necessários.

Ainda se trata de um aquário recente pelo que o melhor será parares a introdução de mais peixes, sobretudo sensíveis!

Boa sorte


Ricardo,
Sim, por agora parei com a introdução de peixes, pelo menos durante um mês, talvez até ao fim de Agosto. Eu procurei escolher peixes de tamanho S ou espécies pequenas, e também tive o cuidado de escolher espécies que considero resistentes. Talvez o Pyramid seja o mias sensível por ser um "Borboleta".... Mas tinha de ser.... =))


César,
Lá vou eu para a opção 1, como sempre. Não tenho hipóteses de retirar os peixes todos agora.
Vou procurar manter a estratégia inicial. A partir de agora, que serão espécies mais sensíveis, os peixes vão passar todos primeiro pelo aquário de quarentena, só depois de estarem a comer bem e "rijos" é que passam para o aquário de cima. Vamos lá ver, se diminuindo o "stress", não perco tantos peixes.
Mas é assim .. o cryptocaryon já cá mora.... é uma chatice mas não tenho hipóteses, agora tenho de aprender a viver com ele.... Aliás, como sempre. Nos meus primeiros aquários não houve grandes baixas, mas no último que tive ainda me custou um bocado perder para aí uma dúzia de peixes por causa desta m€$d@.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 14/jul/2012, 02:34

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Um pequeno update....

O aquário está quase a fazer 2 meses

Fiz como prometi nos últimos post's e não mexi mais no aquário :D Para já, os peixes estão praticamente sem ictio (mas que ele está cá... está! B-) ) e aparentam estar muito saudáveis, a comer de tudo e com muita vitalidade.

Os corais também estão bem, as montiporas estão com boas cores e crescimentos e as Acroporas também. Só há uma montipora australiensis que está a "dar sinais" de baixos nutrientes (tecido pálido), mas nesta fase antes a menos do que a mais.
Estou tentado a introduzir mais SPS... já há quase um mês que estou quieto =))

A sessão foto(hi)gienica de hoje....


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

PS: Estou rendido à água do mar natural :- Em termos de estabilização e maturação do sistema é do melhor. Quando vou buscar, trago cerca de 200L e utilizo metade nessa mesma noite. O restante armazeno na garagem por um período máximo de uma semana. Não parece existir qualquer alteração na qualidade da água - talvez perca fitoplancton, mas não sei.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron