Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros "Nano aldrabado" - O Regresso

"Nano aldrabado" - O Regresso

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 14/set/2014, 23:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Olá,

Após cerca de 5 anos afastado da aquariofilia marinha, o "bichinho" voltou a atacar e estou de volta.
Pelo que tenho visto por aqui não sou o único retornado, bom ver que alguns membros da velha guarda ainda cá andam!

Amanhã coloco o sistema completo, deixo apenas uma fotografia para abrir o apetite, com um dia apenas neste novo sistema:

Imagem

Imagem



Abraço,

António Frazão


Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Olá a todos,

Segue agora o sistema:

Aquário: 60x45x45 = 122l.
Sump: 60x45x35 = 95l.
Iluminação: Aquaray LED modelo aquabeam 1000 (7 focos brancos e 3 azuis)
Escumador: TMC V2 skim pro 450 (capacidade 450l.)
Termostado: 1x200w.
Circulação: Retorno + Polario 4ML (4000 l. duplo sentido) + TMV V2 Powerflow 2000l/h´

A nivel de manutenção, apenas cumpro TPAs semanais de 12l.

Peixes:
2 Premnas biaculatus
1 Midas blenny
1 Cardinal Bangghai

Invertebrados:
1 Lysmata amboinensis
1 Peppermint shrimp

Corais:
Zoanthus, sarcophytons, ricordeas, euphylias e turbinaria

Obrigado,


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas António,

Welcome Back !!! (O vicio é tramado)

Isso é só da foto ou parece-me pouco iluminado o aquário? Principalmente nas pontas?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Olá Rui,

Muito obrigado, de facto o vicio é tramado :D
As fotografias não ajudam, mas sim tens razão quando dizes que existem algumas diferenças a nivel de iluminação entre o meio e as pontas.

O facto de ser um foco de LEDs, faz com que não fique tão bem distribuido como uma calha. Existe alguma coisa que eu possa fazer para melhorar este aspecto?

Obrigado,

António


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
AJF44 Escreveu:
Olá Rui,

Muito obrigado, de facto o vicio é tramado :D
As fotografias não ajudam, mas sim tens razão quando dizes que existem algumas diferenças a nivel de iluminação entre o meio e as pontas.

O facto de ser um foco de LEDs, faz com que não fique tão bem distribuido como uma calha. Existe alguma coisa que eu possa fazer para melhorar este aspecto?

Obrigado,

António



Levantar a calha ... :D
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Obrigado Rui.
Nesse caso não iria perder intensidade no meio?
Com o Suporte não é possível subir mais o foco e não me é possível pendurar no tecto...
Tou de mãos atadas :-s


Grupo: Utilizadores Mensagens: 308
Idade:
Resta te uma solução :-P mete mais :-) :-) :-)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
:D

Terei que ver se a solução passa por complementar (talvez uma calha de PCs ajude) ou substituir.
Para já posso passar os moles para as extremidades e apostar nos LPS e SPS no meio para garantir que não falta luz

Obrigado pelo feedback/ajuda!

Hoje vou colocar alguns frags - vai ser essa a base que vou utilizar para este aquário - apostar em peças pequenas e variadas assim defendo-me financeiramente. Maioritariamente corais moles e LPS com alguns SPS para complementar.

Em relação a vivos, estou a pensar acrescentar um pseudochromis Fridmani, para dar mais vida e cor ao aquário, têm um comportamento muito activo e engraçado. Depois ainda estou a ponderar o último habitante, se será um cinctus, grama loreto ou sixline wrasse.

Obrigado,


Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Olá,

Aqui vão mais umas fotografias, peço desculpa pela qualidade mas neste momento só tenho a câmara do iphone.

Geral:
Imagem


Os novos Frags:
Imagem

Imagem

os Zoanthus e parazoanthus:

Imagem


Entretanto descobri uns habitantes não desejados na Euphylia

Imagem

Parecem-me ser planarias, estive a ler e dizem que os six line podem dar uma ajuda para controlar esta praga, alguem tem experiencia? o que posso fazer mais?

Abraço,

Antonio


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá,

Se forem planárias o sixline pode ajudar e se não estiverem noutros corais (espalhadas tipo praga), também podes mergulhar a euphylia em água de osmose durante 15/20 segundos e agitá-la que as planárias saltam; se necessário repete ao fim de alguns dias.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Olá César,

Obrigado. 1º sessão de tratamento mergulhando em água de osmose feita, já saltou muita coisa... Vamos la ver se com a ajuda do six line que chega para semana se isto fica controlado/se desaparece.

Obrigado,

António


Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Idade: 43
Localização: Lisboa, Penha de França
Boas.

Tem atenção na adição dos peixes que queres...

Apesar de pequenos penso que são um pouco conflituosos uns com os outros...

Sixline/grama loreto/Fridman

Abraço
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Olá Gonçalo,

O six line já vem a caminho tal é o meu medo de planárias (já tive em tempos uma praga que foi um 31 para me ver livre daquilo).
Os outros são discutiveis.
Neste momento, vou colocar um casal de cardinais (e retirar o juvenil que tenho para não haver problemas) e o six line. Depois não sei bem o que vou colocar, mas considero fechar a loja logo aí. Achas que teria problemas entre o fridmani e o six line? Já tive um nano, na altura tinha um six line e um fridmani e não tive problemas mas a verdade é que não vi o médio prazo/longo prazo...

Abraço,

António


Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Idade: 43
Localização: Lisboa, Penha de França
Quanto ao SixLine eu pessoalmente desisti de o ter apesar de gostar bastante dele.
O meu chateava sempre os novos peixes que entravam (os de tamanho semelhante).
Irei amanhã buscar um Paracheilinus que tem o mesmo efeito e é bastante mais pacifico. Mas conheço muitos aquários que os mantêm sem problemas...

Quanto a esses dois juntos não te sei dar certezas...
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Goncalo Zamith Escreveu:
Quanto ao SixLine eu pessoalmente desisti de o ter apesar de gostar bastante dele.
O meu chateava sempre os novos peixes que entravam (os de tamanho semelhante).


Quanto a esses dois juntos não te sei dar certezas...



+ 1; eu também tive a mesma experiência.

Peixes bonitos, úteis, mas muito belicosos com todos os peixes novos e num aquário pequeno são um desastre.

Sugiro em alternativa um Halichoeres crysus, ou até um H. marginatus (maior), ou um H. melanurus (mais difícil).

Abraço e continua com os banhos em osmose que isso passa.
Editado pela última vez por César Silvério em 26/set/2014, 12:48, num total de 1 vez.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Ui, estão-me a assustar :D
Uma pergunta, se for o último a entrar acham que pode ajudar ou vai massacrar na mesma os mais pequenos?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Se for o ultimo talvez tenhas sorte, mas nunca há últimos...
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Olá César,

Num nano com 125 litros tem que haver último alguma vez na vida infelizmente :)

Obrigado pela ajuda!

António


Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Idade: 43
Localização: Lisboa, Penha de França
Só para ajudar a festa, e o susto, são dos peixes mais dificeis de apanhar...

Quando mudei de aquário mesmo já quase sem rocha vi-me grego....

Os sacanas enfiam-se nos buracos das rochas e não saem nem por nada! LOL
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas

A Six Line é bastante agressiva e a evanidus tambem, mas tens dentro da mesma familia, sub-espécies completamente pacificas, como é o caso da Pseudocheilinops ataenia (arranja-se com facilidade) e da Pseudocheilinus ocellatus (mais dificil de encontrar). Em qualquer um dos casos, têm o mesmo tipo de "apetites", varia mais de peixe para peixe do que propriamente por espécie.

Já mantive as 4 espécies e sem dúvida as 2 ultimas são totalmente pacificas, não chateiam nem outras Wrasses nem peixes pequenos, nem invertebrados.

O maior cuidado a têr é com os saltos, apesar de terem menos tendencia a saltar que as Haliocheres.

Quanto á iluminação, podes complementar com 2 lampadas PAR.

Cps
Gil

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros