Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros The Reef Wall @ Home

The Reef Wall @ Home

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 15/set/2014, 13:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Boas a todos os membros e visitantes.

Sou novo por estas andanças e quero mostrar o meu "reef" para poder partilhar e aprender com as vossas experiências.

Montei o Reef em Fevereiro de 2014 com o seguinte setup;

-Tanque -100Cx40Lx70A (66uteis) - Vidro 8mm Capacidade liquida = 249,40 litros
-Sump - 40Cx30Lx40A (26uteis)- Vidro 8mm Capacidade liquida = 28,35 litros
-Total de água = 277,75 litros sem contar com rochas e equipamentos.
-Rocha viva e pouca morta artificial já maturada na altura da instalação (adquirida em 2ª mão) cerca de 50-60 kg
-Escumador - Actualmente NAC7 (Adquirido à duas semanas e a funcionar bem), anteriormente tive um tunze 9002 (quando aumentei os vivos notei um aumento de fosfatos e nitratos)
-Iluminação - 1 Foco HQI 70watt 14000k; 1 t5 39watt 10000k ; 1 t5 39watt 20000k; led 3watt royal blue (moonlight) - à espera de 10 leds 10watts - 5 cool white + 5 royal blue será esta a configuração inicial para já depois talvez tenha de adicionar alguma cor ao espectro.
-Bomba de retorno - eheim 3000+
-Bombas de circulação - Sun sun 12000 litros e Tunze 6025 - Espero trocar a sun sun em breve pois vibra muito e faz um pouco de barulho.
Vivos - 2 clarkii; 2 amphiprion ocellaris; 1 Zebrasoma scopas; 1 Acanthurus nigricans; Ermitas e nassários vários.
Corais - Xénias; Sarcophyton; e mais dois iguais que não consigo identificar.

Objectivos - Aumentar numero de corais (para já neste aquário apenas moles) e adquirir uma anémona.
Faço TPA 15 em 15 dias 45 litros, às vezes calha só uma por mês :-ss .

Sei que o meu layout anda DEMODÊ, não se vê muitos ou mesmo nenhuns mas eu gosto, além disso foi pensado assim na altura dos furos no vidro e é preciso para esconder os tubos de circulação de água entre o tanque e a sump.

Deixo umas fotos para comentarem.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Editado pela última vez por Tiago Grego em 15/set/2014, 14:47, num total de 2 vezes.

Mensagem 15/set/2014, 14:11

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Não se vê nenhuma imagem!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/set/2014, 14:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Não se vê nenhuma imagem!

Abraços,
Rui


Boas, obrigado pelo aviso, já se consegue ver as imagens.

Cumprimentos.

Mensagem 15/set/2014, 15:16

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

O layout anda desactualizado não por uma tendência de moda mas sim pelo facto que vais ter zonas que vão acumular muita porcaria e vai ser bastante complicado gerir os nutrientes num futuro próximo ...

Eu repensava isso!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/set/2014, 15:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
A ser esse o problema, não tenho areão na parte traseira e tenho "espaço" para colocar uma bomba de circulação, é que para alterar este layout representa muita alteração.
Vou andar atento e tentar controlar os nutrientes.

Mensagem 21/set/2014, 18:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Mais uma foto para atualizar.Imagem

Mensagem 08/nov/2014, 19:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Atualização
ImagemImagemImagemImagemImagem


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 15/nov/2014, 22:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Mais umas Fotos.
Imagem
Imagem

Mensagem 16/nov/2014, 11:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Boas,

Se gostas de um paredão de rocha tens de alterar a circulação que tens no aquário. Não estou a criticar a opção até porque cada um deve fazer o seu aquário e não o aquário dos outros, desta forma é mais difícil desistir :) no entanto tens de fazer circular a água pela parte de trás da rocha e com alguma litragem por que as rochas vão fazer quebrar muito a capacidade das bombas e quando isso acontece ficas com um depósito natural de lixo que te vai trazer muitas chatices no futuro.
Pelo que vejo nas fotos já tens por aí um inicio de cianos com as suas famosas bolhinhas, convém mesmo controlar isso antes que seja tarde. Atenção à quantidade de nutrientes, não alimentes demasiado os peixes ;)
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 16/nov/2014, 12:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Joaquim Galinhas Escreveu:
Boas,

Se gostas de um paredão de rocha tens de alterar a circulação que tens no aquário. Não estou a criticar a opção até porque cada um deve fazer o seu aquário e não o aquário dos outros, desta forma é mais difícil desistir :) no entanto tens de fazer circular a água pela parte de trás da rocha e com alguma litragem por que as rochas vão fazer quebrar muito a capacidade das bombas e quando isso acontece ficas com um depósito natural de lixo que te vai trazer muitas chatices no futuro.
Pelo que vejo nas fotos já tens por aí um inicio de cianos com as suas famosas bolhinhas, convém mesmo controlar isso antes que seja tarde. Atenção à quantidade de nutrientes, não alimentes demasiado os peixes ;)


Obrigado, pelo comentário, efectivamente os cianos estão a desenvolver-se junto à superfície e ás luminárias no vidro de fundo, já tenho uma bomba por trás das rochas a circular água, mas agora parece-me que falta circulação no topo, o aquário tem 65cm de altura e estou a ter dificuldades em ter circulação homogénea, neste momento tenho uma circulação de 50x o volume do aquário, mas a rocha efectivamente corta a circulação.

Estou a usar o método vodka e talvez os ciamos se estejam a desenvolver por isso, mas não consigo avaliar.
De resto os valor estão muito perto do zero e os corais e peixes demonstram comportamento saudável e de crescimento.
Denoto é um pouco de falta de luz, mas como os corais estão junto ao topo o comportamento deles é porreiro.

Neste momento já estou a desenvolver um novo projecto de aquário para resolver este problema, a mesmo volume e dimensões, mas a recolha de água para a sump é feita com beam animal simplificado, encostado a um topo, desta forma vou poder fazer a parede na mesma mas realizar a circulação melhor, porque neste aqua a dificuldade era esconder a tubagem que faz a recolha da água, mas ás vezes só com o erro é que aprendemos.

Cumprimentos,

Mensagem 06/dez/2014, 21:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Meu "novo" Aqua [FACE WITH STUCK-OUT TONGUE AND WINKING EYE]Imagem


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 20/fev/2015, 22:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
O meu palhaço descobriu o sarco e agora não o larga, passa a vida na esfrega! Será benéfico para o sarco? É que agora passa a vida a recolher pólipos! ;)Imagem


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 23/fev/2015, 15:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Tiago, o meu casal faz simbiose com um sarco sem problemas. No início o sarco estranha e recolhe os pólipos mas vais ver que depois habitua-se e já não estranha a presença dos palhaços.

Mensagem 22/mar/2015, 23:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Boas, o meu reef sofreu umas alterações, com o tempo tive de alterar um pouco o layout para controlar melhor os nutrientes e conseguir limpar o areão. Alterações : remoção total de areão por debaixo e de trás das rochas, apenas tenho areão junto ao vidro da frente, bomba de circulação no tardoz das pedras. Deixo uma foto do geral e umas fotos das novas entradas. Em termos de química, com os testes pouco precisos da SERA 0/10 mg/litro de NO3, 0,1 mg/litro de PO4, KH 7, CA 400/410.
ImagemImagemImagem

Cumprimentos,


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 16/ago/2015, 17:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Boas amigos, estou a informar que este aquário já se encontra desactivado. Em breve vou reiniciar outro post com o novo aquario, agora em forma de cubo.


Sent from my iPhone using Tapatalk


Voltar para Aquários dos Membros