Desde já faço a minha apresentação, chamo-me Rui Silva, vivo no ribatejo na cidade de Alemerim.
Contando um pouco a história de como cheguei aos Salgados.
Desde que comprei habitação resolvi, juntamente com a minha mulher, adquirir um animal doméstico. Como vivo num apartamento resolvi optar por um peixe, comprou-se um aquário redondo com um peixinho.
Apos deixar morrer dois peixitos resolvi começar a procura dos motivos das mortes. Comecei a ver imagens de outros tipos de aquários e a procura em fóruns descobri os aquários de Agua Salgada. Depois comecei a procura em diversas lojas do centro de aquariofilia. O 1º aquário que tive de agua salgada foi este que esta neste tópico:
viewtopic.php?f=4&t=3619
Desde ja queria agradecer alguns membros pela ajuda, a nível de duvidas e sugestões.
Como quere-mos sempre mais resolvi montar um aquario com as minhas ideias e com o orçamento que podia, e FICOU ASSIM:
Aquário: 100x50x50 - 250Litros , com coluna seca do lado direito com dois furos, um de descarga e um de retorno .
Estrutura: 100x50x100 em ferro galvanizado e forrado a mdf hidrófobo lacado em preto. (penso ser assim a madeira)
Sump: 60x40x40 , com três divisórias, uma para o escumador, outra para a bomba de retorno e outra para o retorno.
Bomba de Retorno: JEBAO Eco-Tech DC 3000 .
Iluminação: Calha de iluminação 4 x 39 t5 + calha de iluminação 1 x 30 t5 (2 brancas e 3 azuis Ati) (2ºmão)
Escumador: Bubble magus nac 9 (2ºmão)
Bomba de Circulação: Jebão eco-tech WP - 25
Balling: Ainda a estudar a opção
Substrato: 2/3 cm de Areão de coral .
Filtragem: A espera do filtro bag.
Rocha: Cerca de 15 a 20 Kg de rocha. (não sei ao certo)
Aquecimento: 1 Termóstatos de 150W .
Reposição de água: Sistema de uma boia de nível da TMC.
- Montagem do aquario em Agosto.
Vivos.
Varios corais moles.
Poucos Lps
Poucos sps ( em face de experimentação)
- 2 ocellaris
- 1 Cardinal Bangai
- 3 Chromis azuis
- 2 Archaster typicus
- vários ermitas e nassarios.
Baixas
Com a mudança perdi alguns peixes. Derivado a trabalho e a vida pessoal tive que fazer uma mudança quase a ´´bruta``.
Fico assim:
Como podem ver ainda esta muito ´´soft `` em relação a muitos aquários, mas so agora vou ter algum tempo para começar a evoluir o projeto.
Novas mudanças:
- Ligações no interior no móvel: ( tentar esconder os fios e nao ficar muita confusão, como esta.
- Testar tela preta ou azul no vidro de trás.
- Colocar filtro bag.
- Colocar uns peixes para dar mais alegria ao sistema.
Vossa ajuda
- De momento não estou adicionar nada de alimento aos corais, simplesmente faço tpa de 15 % ou 10 % todas a semanas de agua de osmose com sal ou agua do mar.
Noto que alguns corais não estão abertos como estavam no outro sistema, nem os Sps tem a cor desejada. Penso que uns dos motivos e o escumador ter muito mais capacidade do que o sistema.
- Opiniões e sugestões do sistema.
Cump.