Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros H2O+Something 200L

H2O+Something 200L

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 14/fev/2015, 12:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Paulo Oliveira Escreveu:
é curioso essa reddragon , no aquario do césar está com uma cor carregadissima , ai está muito boma também , aqui em casa nao sei se te lembras de a ver está rosa clara com os interiores dos vasos do topo amarelo fluorescente, e em alguns sitios mostra uma coloração aroxeada , são realmente fantasticos os SPS ...




Amigo Paulo, isso de ela estar um pouco pálida, é de estar tão em baixo, se a puseres em cima (no 1º lugar), vais ver como ela fica linda, como o SLB. =(( =(( =((

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 14/fev/2015, 14:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Hahahha .. e por isso entao ;) :) eu gosto do slb la em cima mas a red dragon estou a gostar dela rosinha ... quando lhe fizer um frag meto em cima para testar ;) ;)
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 14/fev/2015, 18:00

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Ricardo,
Como não gostas do vermelho eu faço - te o favor de a guardar aqui em casa!
Na boa...
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 14/fev/2015, 22:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Pedro N Torres Escreveu:
Ricardo,
Como não gostas do vermelho eu faço - te o favor de a guardar aqui em casa!
Na boa...



Pedro,

Quando vieres para estes lados, apita.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 15/fev/2015, 01:19

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Obrigado César!
Quero mesmo rever o teu aquário em breve e desta vez tirar umas fotos também!
Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 18/fev/2015, 10:00

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Grandes peças, realmente belas escolhas Ricardo! E tudo com muito bom aspecto... ;) Estão bem bonitas...

Quanto á Setosa, sabes que é um coral que sempre admirei e sempre o persegui desde que voltei ao hobby. Felizmente consegui traze-lo para Portugal e poder partilha-lho com os meus amigos é um prazer! Pelo menos uns 10 aquários de Norte a Sul já o tem e isso deixa-me tranquilo e feliz! ;)

A tua está bem bonita... e tendo em conta o micro-pinoco que te enviei (uma vegonha!!), já está bem grandita! :D
Agora é apontar para outros corais e ver se os consigo trazer de uma próxima vez que lá for... ;)

Mensagem 05/mar/2015, 00:21

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Boa noite camaradas,

Hoje recebi os resultados do Triton Lab.
Este foi o primeiro teste que fiz ao meu aquário. a montagem tem actualmente 8-9 meses.
Faço TPA's com água natural (30L/semana).
Até hoje os produtos que utilizei foram:
- 1 frasco de Microvore - Microdiet, da Brightwell Aquatics - 1x por semana entre Julho e Novembro de 2014
- Phytoboom, 3 semanas de utilização, dosagem recomendada dia sim dia não, entre Dezembro 14 e Jan 2015. Entretanto suspenso porque me estava a fazer subir os fosfatos em demasia, talvez a dose seja exagerada para aquários com SPS.
- Desde finais de Janeiro 15 até hoje - Zeovit Amino-Acid e Zeovit coral vitalizer = 4 gotas de cada, 3x por semana.

Suplementação de Balling com os sais da Fauna Marin - KH e Ca. Não doseio regularmente Magnésio, aliás, só o fiz durante uma/duas semanas quando "combatia" a bryposis.

Vamos aos resultados:

Parte I - Unwanted Heavy Metals - Metais pesados indesejáveis

Imagem 4231

Aqui tudo bem, 0 cobre, tudo zero excepto o Alumínio, mas pelos vistos sem estar em níveis perigosos.


Parte II - Macro elements e Li Group


Imagem 4232

De notar que o Cálcio está a vermelho porque o valor de referência é 440ppm. O meu objectivo era ter o Cálcio a 400-420ppm.
A amarelo o Magnésio 1280ppm. O valor de referência é 1370ppm.

Importa salientar que os testes da salifert a esses parâmetros, e realizados no mesmo dia, foram muito semelhantes:
Cálcio Salifert - 400ppm
Magnésio Salifert- 1260ppm



Parte III - I e Fe Group


Imagem 4233

De acordo com os valores de referência, tenho todos os valores do Grupo do Iodo baixos - Iodo, Vanádio, Manganês e Zinco. Mas apenas o Iodo em níveis "amarelo".
Há umas semanas atrás morreu uma plerogyra verde - começou a definhar após um mês no meu aquário e nunca mais voltou abrir, até que passadas 3-4 semanas morreu por completo.
Na palestra do Triton na Macna 14, ele diz que nos EUA, ao contrário da Europa, não se conseguem manter gonioporas em aquário. Ele acha que é por falta de Manganês (ou Manganésio), pois este é essencial para as gonioporas.
Não faço a mínima ideia se os corais precisam ou não de Iodo, Vanádio, Manganês ou Zinco, mas estou tentado a experimentar adicionar um pouco destas "drogas".

Parte III - Ba, Si e P Group


Imagem 4234

Foi para mim uma surpresa positiva saber que o valor do PO4 é 0,017 mg/L. O Hanna Checker de PO4 tem dado resultado de 0,05-0,06ppm consistentemente nas últimas semanas. Até já estava a pensar colocar um reactor PO4 ou adicionar bactérias. Deixa-me mas eh estar quieto, antes que estrague tudo =))


Conclusão:
Na generalidade fiquei com a sensação que foram 37,5€ bem empregues. Claramente isto não é um teste para se fazer todas as semanas, mas penso que pode ser útil fazer o teste a cada 3-6 meses.
É também uma boa maneira de "calibrar" os testes que temos em casa. No meu caso por exemplo, fiquei a saber que o teste da salifert de Ca e Mg estão bem e que o Hanna Checker de PO4 dá um bocado a mais do que seria de esperar.
Também estou convencido que este tipo de teste, e tão barato para a informação que dá, vai revolucionar alguns dos conceitos e dogmas estabelecidos na manutenção de aquários de Reef's.

Estejam à vontade para comentar os resultados, pois há elementos/quantidades que não sei como interpretar.

Um abraço
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 05/mar/2015, 09:34

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Lol, eu tenho um comentário...
KIS, NÃO MEXE! :D

Tudo impecável Ricardo... até os valores de CA e MG para mim estão óptimos! Deixa andar... ;)
Acho que é como dizes, de 6 em 6 meses fazer um teste destes ajuda a despistar algumas duvidas ou corrigir alguns problemas que ás vezes não sabemos como resolver ou para onde apontar.

Por exemplo, acho que a parte que mais nos ajuda é nos valores de cobre e metais pesados, que são daquelas coisas que em aquários velhos tendem a acumulcar com o tempo e não temos como medir.

Mas é como dizes... vai "mexer e abanar"!!

Mensagem 05/mar/2015, 09:43

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
É fantástico perceber a relação entre os parâmetros essenciais estarem corretos e o excelente estado geral dos vivos do teu aqua!
Com a excepção da plerogyra que entregou a alma ao criador assim que eu te disse que não estava com muito bom ar :( tudo o resto está saudável e com créditos consideráveis!
Reafirmo aqui a minha convicção de que este teste do Triton é a maior evolução dos últimos anos no que diz respeito a manutenção dos vivos em perfeitas condições muito para além do factor sorte que até agora imperava.
A meu ver recomendadíssimo!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 05/mar/2015, 12:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Muio bom Ricardo, obrigado pela partilha. De facto a evolução do hobby tem crescido imenso nos ultimos anos e aparenta ter um futuro promissor!!!

EM relação à agua do mar que usas, fazes correçoes dos elementos Macro (Kh,Ca, Mg) antes de fazeres a TPA?
O teste hanna fazes so uma medição ao varias a ver se oscila o valor e depois fazes a media?

Abraço

Mensagem 16/mar/2015, 01:15

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Olá,


Também testei os restantes parâmetros disponíveis para análiseno Triton Lab, os que são avaliados por HPLC, que é um método diferente de análises do 1º teste que eu mostrei. Neste teste apenas são avaliados o Cloreto, Fluor e Nitrato.
Acho que este teste na relação preço/quantidade de informação obtida, não é tão espectacularmente bom como o primeiro. No entanto, decidi fazer o teste por causa dos nitratos. Desde há uns meses que uso o teste de Nitrato da Red Sea (inicialmente usava o da salifert) e persistentemente deu-me o resultado de 0ppm de Nitrato. Por esse motivo, quis confirmar se o teste estava certo e para isso mandei mais uma amostra para o Triton.

Estes foram os resultados.....

Imagem 4299



Por fim, e porque isto é um tópico de um aquário e não de testes, decidi tirar umas fotos rápidas, são "top-down" e tiradas com o telemóvel (não, ainda não arranjei uma caixa para tirar este tipo de fotos, sou um preguiçoso).

Acropora Efllorescens, Acropora hyancithus, no canto superior direito Montipora Setosa
Zoanthus, Tridacna e Fungia


Imagem 4307

Stylophora milka

Imagem 4308

Acropora millepora green (isto cresce que se farta aqui por casa)

Imagem 4309

Montipora verde

Imagem 4310

Um abraço,
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 16/mar/2015, 01:58

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Joao Tomas Escreveu:
Muio bom Ricardo, obrigado pela partilha. De facto a evolução do hobby tem crescido imenso nos ultimos anos e aparenta ter um futuro promissor!!!

EM relação à agua do mar que usas, fazes correçoes dos elementos Macro (Kh,Ca, Mg) antes de fazeres a TPA?
O teste hanna fazes so uma medição ao varias a ver se oscila o valor e depois fazes a media?

Abraço


Não faço nenhuma correcção à água do mar. Confio mais na qualidade da água do mar do que no resultado do teste da Salifert =)) Nem sequer corrijo a temperatura.
Com o medidor da Hanna só faço um teste. Acho que para fazer mais que uma medição teria que abrir vários pacotes do reagente em pó. Se utilizares sempre o mesmo pó, reparei que se deixares passar mais que 3-5 minutos os resultados deixam de ser consistentes - não sei se é o pó que adicionamos que só dá para aqueles 2+3 minutos.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 16/mar/2015, 02:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Muito Bom amigo ...

isso ta Top ... só de pensar que andavas nos docinhos :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil: este mundo anda perdido ...

Aquele Abraço Amigo ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 16/mar/2015, 10:05

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Essa Milepora...
Qualquer dia vai sofrer uma catanada!

A caixa para tirar as fotos devo de ter isso lá por casa...
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 16/mar/2015, 15:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Idade: 57
Localização: leiria
Boas ricardo
Uma coisa que sempre me intriga são os valores de referência. Os dados de base são recolhidos com referência em que águas do mar. Porque as composições variam de local para local. Qual foi o critério aplicado para os valores de referencia. Sabem?

Mensagem 16/mar/2015, 16:30

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Olá Hernâni,

Não sei qual foi o critério usado para os valores se referência. Mas tenho ideia de ter lido algures que o triton recolheu água do mar de vários sítios, quer em zonas de recife, quer em zonas de mar aberto, inclusive do Atlântico. Pelo que me lembro os parâmetros da água eram todos iguais, excepto pequenas variações em alguns macro-nutrientes, como o Cálcio (maior quantidade nos recifes).
Mas parece que em relação aos trace elements não há diferenças da Indonésia para a praia da Granja. Por isso é que o triton diz que não faz Tpa's, excepto se usar água natural do mar.

Tu já estiveste lá na loja dele alguma vez? De acordo com o Mota e com o basaloco ele tinha lá umas cisternas de água do mar. Parece que mandava um camião buscar água à costa e depois armazenava a água. Eles podem contar esta história melhor que eu.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 21/mar/2015, 17:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Ricardo Pinto Escreveu:
Olá,


Também testei os restantes parâmetros disponíveis para análiseno Triton Lab, os que são avaliados por HPLC, que é um método diferente de análises do 1º teste que eu mostrei. Neste teste apenas são avaliados o Cloreto, Fluor e Nitrato.
Acho que este teste na relação preço/quantidade de informação obtida, não é tão espectacularmente bom como o primeiro. No entanto, decidi fazer o teste por causa dos nitratos. Desde há uns meses que uso o teste de Nitrato da Red Sea (inicialmente usava o da salifert) e persistentemente deu-me o resultado de 0ppm de Nitrato. Por esse motivo, quis confirmar se o teste estava certo e para isso mandei mais uma amostra para o Triton.

Estes foram os resultados.....

Imagem 4299



Por fim, e porque isto é um tópico de um aquário e não de testes, decidi tirar umas fotos rápidas, são "top-down" e tiradas com o telemóvel (não, ainda não arranjei uma caixa para tirar este tipo de fotos, sou um preguiçoso).

Acropora Efllorescens, Acropora hyancithus, no canto superior direito Montipora Setosa
Zoanthus, Tridacna e Fungia


Imagem 4307

Stylophora milka

Imagem 4308

Acropora millepora green (isto cresce que se farta aqui por casa)

Imagem 4309

Montipora verde

Imagem 4310

Um abraço,



Boas Ricardo,

Está top muito bom, tenho que ver isso ao vivo.

Abraço
Miguel

Mensagem 08/jun/2015, 11:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Oi Ricardo,

Gostava de saber novidades do aquário.
Ainda utilizas a mesma metodologia? Ou com a evolução do Aquário houve necessidade de mudar?
Estava a pensar replicar a metodologia KIS no meu aquário. A técnica 2 part soluction deixa-me algumas dúvidas, que com o teu testemunho certamente irão desvanecer. Com esta técnica não ocorrem desiquilibrios no Ca e em especial no Kh. Já tiveste algum problema do género STN?


Obrigado
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 23/jun/2015, 18:44

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Olá Hélder,

O aquário está bem e recomenda-se. A metodologia continua igual, sem inventar muito e manter as coisas simples - Tpa's + 2 part. Estou satisfeito com as cores e crescimentos. Tão satisfeito que este aquário até está a crescer... Em breve vou passar para um aquário de 150 X 70 X 50 cm (500L)

Não cabem mais corais ou peixes neste aquário, por isso está na altura de mudar para um maio. Não vai ser tão grande como o aquário anterior que eu tinha, mas sim umas dimensões intermédias e adequadas ao tempo que tenho disponível para o aquário

Aqui vai uma foto do início da nova montagem

Imagem

Em breve vou abrir um tópico com a nova montagem.

Apesar de estar tudo bem, convém dizer que há cerca de 2-3 meses tive um problema muito grave com o aquário. De repente, de um dia para o outro, todos os corais se fecharam e começaram a perder zooxantelas. Os corais mais resistentes como os Lps, montipora e seriatopora foram os mais afectados. Curiosamente as acroporas mais "difíceis" foram as menos afectadas. Mandei um teste para o triton e os parâmetros estavam todos ok. No espaço de uma semana fiz Tpa's diárias de 30-60L. Cheguei a trocar 2x o volume de água do aquário. Depois disso o aquário começou a melhorar e agora está absolutamente ok, até melhor do que antes desse crash, segundo o que dizem os amigos que me visitam. Até hoje não sei o que me aconteceu ao aquário e continuo sem saber o que se passou. Talvez um dos meus miúdos tenha posto alguma coisa no aquário, não faço a mínima. Na altura fiquei tão paranóico que até mandei analisar no triton a água do mar com que fiz Tpa's antes do crash. A ánalise deu resultados perfeitos. O mais importante é que está tudo ok agora e tirando a montipora setosa, quase não perdi nenhum coral.

Um abraço
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 25/jul/2015, 15:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Olá Ricardo tudo bem ? gostei muito do aquário e gostava de saber a tua opinião sobre os leds. As fotos com leds são sempre difíceis de tirar. Mas que axas das cores dos teus sps ? em relação a t5 e hqi ?

boa continuação

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron