Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Alentejo Reef V3

Alentejo Reef V3

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 06/mar/2015, 16:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Se o aquário fosse meu eu estava em pânico e bem pânico, mas se tu dizes que é apenas um reciclo, então isso desaparecerá tudo rapidamente.
Força.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 06/mar/2015, 17:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Epa julgo que seja, porque eu mudei de aquário a cerca de 2 meses e pouco e rocha esteve algum tempo fora de agua, areao lavado, ou seja perdeu-se muita coisa...

Que achas?

Mensagem 06/mar/2015, 17:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Pedro Alves Escreveu:
Epa julgo que seja, porque eu mudei de aquário a cerca de 2 meses e pouco e rocha esteve algum tempo fora de agua, areao lavado, ou seja perdeu-se muita coisa...

Que achas?


amigo pedro nao é por nada mas eu acho que o andre tem razao , mas eu tb nao percebo o pk de isso tar assim .

que eu saiba tens em termos de circulacao tens a jebao wp 40 e uma bomba ranhosa de 5000l/h , tens a temperatura e a salinidade estavel , tens um escumador fraquinho mas pelo o que sei ja mudaste , em termos de iluminacao tens as 2 kessil e por isso ate tens pouca luz , fazes tpas semanais com agua de osmose , dai o estado do teu aquario ser mt estranho .

ou tu tens algum grande problema com a agua de osmose que colocas ou entao tens pouca equipa de limpeza , eu acho que se fosse a ti mudava uns 50% dessa agua e comprava uns turbos .

Mensagem 06/mar/2015, 19:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Pedro Alves Escreveu:
Epa julgo que seja, porque eu mudei de aquário a cerca de 2 meses e pouco e rocha esteve algum tempo fora de agua, areao lavado, ou seja perdeu-se muita coisa...

Que achas?


Olá Pedro, a minha opinião é que a origem dessas algas está na recente na alteração, e conforme dizes, areão lavado, rocha fora de agua, etc…, levou a um desequilíbrio nos valores.

Sinceramente não acredito que o problema passe por PO4 alto, mas sim por nitratos bem mais altos que o PO4, ou seja um desequilíbrio entre mesmos.
Mede os nitratos, e verifica a quanto estão.

No entanto como está a medir o PO4, de 0.03 a 0.10 existe uma diferença de valores considerável.

Se o caso for o que te comento acima, aumenta a escumação, TPAS certas e caso seja necessário aumentar a percentagem da TPA´s, de resto é como em tudo….ter calma

Abc

Mensagem 06/mar/2015, 20:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
ola Nuno's

O meu escumador era um BB Curve 7 nao axo que fosse assim tao fraco para o aqua, no entanto troquei por 1 custom reef extreme cone 250.

Em relação a circulação, sim preciso de trocar a de 5000lh por outra wp40 ou rw15 a ver se arranjo alguma coisa em 2 mao..

Quanto as tpas tem sido religiosas todas as semanas sem falhar.

Quanto aos testes, de po4(salifert) fico sempre muito na incerteza entre o 0.03 e o 0.10, vou medir novamente e os nitratos tambem.

obrigado

Mensagem 07/mar/2015, 13:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Viva

Acabei de medir os nitratos e os phosfatos

Os nitratos praticamente inexistentes nao noto qualquer cor.
Os phosfatos da-me 0.03

Portanto aquela algaria toda nao vem destes parametros julgo.

Será mesmo do ciclo?

Mensagem 07/mar/2015, 13:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
o desiquilibrio entre estes 2 elementos tambem pode gerar algas. que podera ser o que te esta a acontecer.

Mensagem 29/mar/2015, 22:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Olá a todos

Devido ao aqua caminhar para o alocausto juntei me com o Nuno Vinha e foi dia de limpeza a fundo na rocha, tiramos quase a areia toda, alterações layout e super tpa de quase 50%

O resultado foi este:

Imagem
Imagem
Imagem

A wp40 também foi limpa e noto que tenho mais circulação no aqua, até não sei se não será suficiente só está bomba.

Acabei por tirar muita rocha que substitui por siporax, Vou adicionar bactérias a ver isto vai ao sitio.

Tenho o Dino x de prevêncao caso veja as algas de volta.

Irei ter novamente o reciclo certo??

Abraços

Mensagem 30/mar/2015, 00:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Não é só por te ter ajudado mas eu acho que tanto o layout com o aquário ficaram com bom aspecto, agora é tomar atenção fazer as tpas de maneira regular e colocar aí uns peixes.

Mensagem 31/mar/2015, 12:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Ola a todos,

Acabei de fazer testes ao aqua para ver como estao as coisas depois da mudança e ca vai:

KH 7.3
CA 430
MG 1215
Nitrato 0 (nao consegui detectar qualquer cor)
phosphatos 0 (nao consegui detectar qualquer cor)
Amonia 0.25 talvez devido a limpeza da rocha que teve fora de agua, estou a tentar um mini ciclo, nao?

abraços

Mensagem 08/abr/2015, 18:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Olá a todos, passadas 1a semana da grande alteração e limpeza, este e o estado da coisa,

KH 7.3 (Mantem-se igual a semana passada)
CA 425 (baixou 005)
MG 1110 (Este caiu a pique, ja comecei novamente a dosear MG, cerca 49ml/dia)
Nitrato 2 (estava 0 a semana passada)
phosphatos 0 (continua igual, nao consegui detectar qualquer cor)

deixo aqui umas fotos:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


abraços

Mensagem 08/abr/2015, 22:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Boas Pedro

Gosto do layout, ficou porreiro.

Olha uma duvida.
A nivel de algas, apareceu alguma coisa depois da limpeza..?

E que ando com o mesmo problema do teu, nitatos a 0 e fosfatos baixos ou nulos..

Ja fiz diversas opções mas acho que vou tirar o areão, so queria era perceber o motivo de estar acontecer esse desequilíbrio.

Abraço
Cump
Rui Silva

Mensagem 08/abr/2015, 22:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Pedro, ficou muito porreiro. Cuidado é que esse sarco quando crescer vai dar muita sombra aos corais que estão por baixo.

Mensagem 08/abr/2015, 23:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Rui Silva Escreveu:
Boas Pedro

Gosto do layout, ficou porreiro.

Olha uma duvida.
A nivel de algas, apareceu alguma coisa depois da limpeza..?

E que ando com o mesmo problema do teu, nitatos a 0 e fosfatos baixos ou nulos..

Ja fiz diversas opções mas acho que vou tirar o areão, so queria era perceber o motivo de estar acontecer esse desequilíbrio.

Abraço


Ola Rui, obrigado pelo elogio...

A nivel de algas ja passou 1a semana e 4 dias desde a limpeza e as algas que apareceram foram muito ligeiras, algumas ate podem ter ficado anteriormente sem que eu tivesse reparado nelas.

Onde noto mais e na areia que ficou por nao conseguir tirar que amarelou devido secalhar ao re-ciclo, vou aguardar a ver se desaparece.

Claudio Mendes Escreveu:
Pedro, ficou muito porreiro. Cuidado é que esse sarco quando crescer vai dar muita sombra aos corais que estão por baixo.


Ola Claudio, obrigado.

Sim o sarco no vai ficar por ali muito tempo, vai passar mesmo para o fundo onde nao de muita sombra :)


Ainda ando a tentar programar o controlador kessil a nivel da cor/intensidade e tempo de luz, neste momento tenho 8 horas de luz com um pico de 60% de intensidade maxima durante 2 horas, depois comeca a decrescer.

a ver vamos,

abracos

Mensagem 13/abr/2015, 14:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Viva a todos,

Faz próximo dia 01 de Maio, 2 meses de total ausência de peixes no aquário devido ao odin/marine velvet.

Acham que esta pronto a receber peixes a partir de 01 ? ou aguardo mais uns dias?

abraços

Mensagem 13/abr/2015, 15:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Então e que peixes vais por? Mete aqui uma lista para o pessoal te ajudar e assim já não cometes os erros do passado

Mensagem 13/abr/2015, 15:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Olá Nuno

Estes são os peixes que tenho equacionado, no entanto já recebi alguns concelhos de não colocar alguns nomeadamente as donzelas, hepatus o lambroides por incompatibilizardes etc,

Dessa lista apenas devo escolher entre 10 e 15 peixes(3 cirurgiões)

Valenciana
Salaria
Labroides Dimiatus/Evelynae
Anthias Squammipinnis
Damselfish(Cauda amarela)
Viridis
Palhacos Ocellaris
Yellow tang
Paraacanthurus Hepatus
Acanthurus Leucosternon
Xanturhus
Imperador
Naso Elegans
Lionfish

Já pensei se colocar 3 Tangs(YT, Xanthurus, scopas ou dejardini) colocar um 4 cirurgião. que acham?

cpts

Mensagem 13/abr/2015, 15:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Idade: 64
Localização: Lisboa
Pedro Alves Escreveu:
Olá Nuno

Estes são os peixes que tenho equacionado, no entanto já recebi alguns concelhos de não colocar alguns nomeadamente as donzelas, hepatus o lambroides por incompatibilizardes etc,

Dessa lista apenas devo escolher entre 10 e 15 peixes(3 cirurgiões)

Valenciana
Salaria
Labroides Dimiatus/Evelynae
Anthias Squammipinnis
Damselfish(Cauda amarela)
Viridis
Palhacos Ocellaris
Yellow tang
Paraacanthurus Hepatus
Acanthurus Leucosternon
Xanturhus
Imperador
Naso Elegans
Lionfish

Já pensei se colocar 3 Tangs(YT, Xanthurus, scopas ou dejardini) colocar um 4 cirurgião. que acham?

cpts

Boas Pedro
A Valenciana precisa de areia para te espalhar em cima dos corais
O labroides é difícil de manter
O imperador vai adorar os teus zoanthus e Lps
O leucosternon e o hepatus esta sempre com pontos brancos.
O Lionfish vai comer os cromis as anthias e os palhaços.
Melhor que 4 Tangs é 1 Tang 1 Naso 1 Acanthurus e 1 Ctenochaetus tens muito por onde escolher e evitas brigas.
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 13/abr/2015, 16:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Pedro Tavares Escreveu:
Pedro Alves Escreveu:
Olá Nuno

Estes são os peixes que tenho equacionado, no entanto já recebi alguns concelhos de não colocar alguns nomeadamente as donzelas, hepatus o lambroides por incompatibilizardes etc,

Dessa lista apenas devo escolher entre 10 e 15 peixes(3 cirurgiões)

Valenciana
Salaria
Labroides Dimiatus/Evelynae
Anthias Squammipinnis
Damselfish(Cauda amarela)
Viridis
Palhacos Ocellaris
Yellow tang
Paraacanthurus Hepatus
Acanthurus Leucosternon
Xanturhus
Imperador
Naso Elegans
Lionfish

Já pensei se colocar 3 Tangs(YT, Xanthurus, scopas ou dejardini) colocar um 4 cirurgião. que acham?

cpts

Boas Pedro
A Valenciana precisa de areia para te espalhar em cima dos corais
O labroides é difícil de manter
O imperador vai adorar os teus zoanthus e Lps
O leucosternon e o hepatus esta sempre com pontos brancos.
O Lionfish vai comer os cromis as anthias e os palhaços.
Melhor que 4 Tangs é 1 Tang 1 Naso 1 Acanthurus e 1 Ctenochaetus tens muito por onde escolher e evitas brigas.


Olá Pedro, obrigado pela resposta

1 YT
1 Xanthuru
1 Naso Elegans
1 Acanthurus Nigricans

É mau?

Mensagem 13/abr/2015, 17:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Idade: 64
Localização: Lisboa
Se possivel o yt e o xanthurum devem ser do mesmo tamanho e entrarem ao mesmo tempo
Abraço
Pedro Tavares

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron