Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Alentejo Reef V3

Alentejo Reef V3

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 28/jan/2015, 11:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Tenho já tudo misturado , ou seja as garrafas prontas a ligar a bombar de bailing.

Não dá assim?

Mensagem 28/jan/2015, 11:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Pedro tu estás a fazer bailing de maneira normal ou seja tu tens aí 3 garrafas com o ca, Mg, kh.
Nessas 3 garrafas já foi diluído os sais com a água de osmose, portanto tudo normal.
A não ser que por alguma razão não fizeste bem a diluição e os teu valores de bailing estajam errados o que não acredito mt,daí o valor de Mg não subir.

Mensagem 28/jan/2015, 11:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
por isso estou a perguntar ...
para tares a adicionar e não subir das duas uma ou tas a adicionar só água , ou algo se passa ai com o balling ou com a doseadora ...
Agora gostava de entender como fizeste o balling , com que doses é que se nao me deres dados andamos a jogar ao gato e ao rato e nao te consigo ajudar muito ...

Abraço


abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 28/jan/2015, 11:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Bom dia Paulo
Olha no site da maternidade do coral esta lá um guia do como fazer bailing, não basta seguir aqueles valores?
Ou cada litragem do aquário tem que ter uma determinada dose de sais?

Mensagem 28/jan/2015, 12:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
A concentração do Balling light deve ser sempre a mesma. Igual ao guia da Fauna Marin.
Calcio e Magnesio - 2 kg de pó para 4 litros de osmose. Dissolver e acabar de encher até aos 5 litros com osmose.
KH - 500gr de pó para 4 litros de água de osmose e depois de dissolvido acabar de encher os 5 litros com osmose.

Sim, é igual ao que está na Coral Maternity.

Acho que se podem usar diluições diferentes mas não vale a pena. Se assim foi feito, então, uma dosagem de 100ml dia de calcio e magnésio têm que fazer subir os valores. Não tens o aquário muito povoado...

Caso não suba, é porque está a haver precipitaçãod e alguma coisa aí e nesse caso já não sei ajudar muito :(

abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 28/jan/2015, 12:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
André se existir precipitação será por excesso de doseamento ou por algum desequilíbrio iónico , coisa que uma TPA boa resolve , agora que é estranho é , por isso é que queria tentar perceber mais como ele fez o balling ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 28/jan/2015, 17:41

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

E a bomba?

Está calibrada? há quanto tempo foi calibrada? não está a haver retorno do liquido de volta para o garrafão?

É preciso confirmar isso tudo que me parece é que não está a haver doseamento.

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 28/jan/2015, 21:14

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Nunca percebi o porquê da receita de Balling Light ser a mais popular. Há anos que é assim, neste e noutros fóruns.
Isso só vos mina o aquário - é a receita certa para quem quer gastar kilos de Magnésio e ter sempre o Ca e KH em desequilíbrio.

Desde há vários anos que utilizo a receita do 2-part solution e as doses recomendadas no artigo do Randy Holmes Farley. O KH e o Calcio têm de andar sempre de "mãos dadas" no aquário e assim quase não se gasta Mg. Se o aquário começa a "consumir" Mg é sinal que algo vai mal na relação KH-Ca.
A Fauna Marin tem bons produtos - os pós de KH, CA e Magnésio são optimos, de grande qualidade. Mas os Srs. da Fauna Marin têm um grave defeito, é que de química percebem muito pouco - só assim se percebe que eles recomendem 2Kg de Cálcio em 4L e ir ajustando o Cálcio, o KH e o Magnésio separadamente. A receita do Balling Light é um desastre para o vosso aquário - só serve para gastar mais dinheiro em pós para o Balling (Afinal na FAuna MArin não percebem assim tão pouco de química, percebem é mais de finanças :)) )

Outro exemplo - o método Triton - este método por outro lado é produzido por "gajos" que percebem de química. Eles recomendam a adição destes elementos em "conjunto" e não separadamente.
Só se deve fazer a adição "separada" de quantidades diferentes de KH e CA em caso de desequilíbrio. Depois de os valores estarem equilibrados, deve-se adicionar a mesma quantidade dos dois elementos. Isto partindo do princípio que usam um sal "equilibrado" na relação KH-Ca e não um sal "manhoso".

A única desvantagem do método 2-part solution ou as doses originais do método de balling, é que têm de fazer a solução de cálcio mais vezes - mas essa é facílimo de se fazer. Eu nunca tive problemas em ter de acertar o cálcio ou o KH separadamente.

Um abraço,
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 28/jan/2015, 21:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas .. concordo com o ricardo desde que vi no topico dele a explicação do 2 part que comecei a fazer tambem e os resultados sao bons , e é facilimo de manter ca e kh equilibrados ... em relação ao mg , o meu aquario sempre consumiu muito mg e continua assim cerca de 80 ml por dia para o manter a 1275/1300 ...

Mas fiquei fan do 2 part sistem ..:) :)
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 28/jan/2015, 22:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:-? Ainda bem que eu continuo a fazer e a ter nos meus aquários reactores de cálcio. Conheçem? São uns depósitos com bomba e garrafas de CO2 e controladores de PH. Emfim... coisa de velhos =)) =)) =)) =)) =)) =)) mas... funcionam.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 28/jan/2015, 22:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Ola

Quanto a maneira como foi feita as garrafas nao sei, comprei ja assim.

Fui fazer 2 testes, 1 na garrafa antiga de MG que esta a dosear e outra que tenho em stock para quando esta acabasse.

Na nova ainda fechada a cor da agua apos adicionar 5 gotas e 1 colher(teste salifert) ficou automaticamente azul ainda antes de adicionar o reagente com seringa de 1ml..

Na garrafa antiga a cor foi de cor de rosa e nunca chegou a mudar para azul após ter adicionado o 1ml do reagente.

Tirei a garrafa da zona tecnica e Esta é a cor estranha com que o MG que adiciono esta e ao lado é a cor do teste que nao chegou a mudar de cor.

Imagem

Terei o MG estragado e nao estou a adicionar nada?

Abraços e obrigado pela ajuda

Mensagem 28/jan/2015, 22:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Pois algo se passa, se nem muda estas adicionar agua ... just my 2 cents
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 29/jan/2015, 10:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Uma boa opção era mesmo comprares pós novos e começares a tentar corrigir isso com material novo com a certeza de estarem 100% impecáveis

Mensagem 29/jan/2015, 11:45

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Eu concordo!
Comprar tudo novo e fazer com as doses que o Ricardo Pinto te indicou, é muito fácil manteres os parâmetros corretos e estáveis e isso é o mais importante!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 30/jan/2015, 15:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Consegui tirar umas fotos com outro telemóvel, ficaram um bocadinho melhores..

Como podem ver um prato montipora que outrora foi verde agora esta pálida as milkas tambem já tiveram melhores, de resto parece estar tudo OK!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Mensagem 06/mar/2015, 12:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Olá a todos, já nao punha aqui nada a algum tempo,

As coisas tão assim neste momento sem peixes devido ao problema que tive, gostava mesmo de adicionar mas tenho que aguardar.

Em relação ao resto, os corais parecem estar OK, a excepção de um prato motipora que de verde passou a branco e já esta coberto de algas, ainda tive esperança de ele recuperar mas já vi que não... obito confirmado.

Já não basta não ter peixes no aquário ainda o tenho todo castanho no areao e rochas, eu ainda aguento a esposa é que já não pode olhar para quilo :(

Imagem

Imagem

Mensagem 06/mar/2015, 13:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Epa a rocha esta cheia de algas ou é impressão minha

Mensagem 06/mar/2015, 13:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Esta carregada!!!

Mensagem 06/mar/2015, 13:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas Pedro,
Esse aquário aparenta grandes desequilíbrios. à primeira vista diria que ainda não estava estabilizado o suficiente quando começaste a carregar com corais e peixes.
De qualquer forma tens que perceber o que se está a passar e a causa dessas algas todas.
Os fosfatos devem estar muito altos.
Tens que encontrar uma forma de controlar esse tipo de parâmetros assim como o KH, CA e MG antes de mais nada.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 06/mar/2015, 13:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Olá André,

Julgo que não tenho os parâmetros assim tão mal,

MG 1230,
CA 400
KH 7.7
po4 - 0,03/0,10


Atenta que não tenho peixes no aqua que me possam aumentar os niveis que não queremos,

O que se passou aqui foi um reciclo que quando troquei o aquário, aconteceu.

cumps

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron