Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Gonça Reef

Gonça Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 21/fev/2015, 01:32

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 21/fev/2015, 16:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade: 42
Localização: Cascais
Carlos Assunção Escreveu:
Verifica a circulação, o tempo de luz.. Quais os valores dos testes?
Abc


Sent from my iPhone using Tapatalk


Os parâmetros q consigo verificar agora são este:

Amônia - 0 ( últimas 3 medições)
Nitritos - 4 ( durante os primeiros teste não conseguia ter leituras , mas agora aparentam estar sempre no máximo da escala)
Temp.- 25 graus
Salinidade - 1.026

Ainda não adquiri testes PH e Kh. A circulação é uma koralia 5600 q varre a lage central do layout q é onde estão a maior parte das cianos.Quanto ao tempo de luz , só liguei na segunda semana e apenas 4 horas diárias.

Mensagem 22/fev/2015, 13:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 193
Idade: 41
Localização: Odivelas
Tens de medir nitratos e fosfatos obrigatoriamente te amigo.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 22/fev/2015, 16:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Boas,

De uma forma geral e sem estar com grandes contas uma curva de 90º reduz em 8% a pressão e isso equivale aproximadamente a 2 metros de comprimento de tubagem, a juntar a isto temos de contar também com o diametro do tubo pois na maioria das montagens a tendencia é para estrangular a saída das bombas o que logo á partida reduz o caudal da mesma.
Se repararem a maioria das bombas é acompanhada por um gráfico com uma curva de rendimento, esse gráfico tem por base o diamentro de saída da bomba e o comprimento máximo da tubagem admitido assim como a sua altura. Ao fazer a tubagem para o aquário é só seguir essas informações e tentar sempre que possivel ajustar a passagem da litragem total do aquário (só a água) para 6 x por hora como minimo, desta forma a reposição da temperatura (diferencial de actução do termostato) fica assegurada. Ou seja o valor diferencial não se mantém acima dos 60 minutos e por norma esse diferencial é inferior a 1ºC.
Como estamos a trabalhar com um liquido de grande capacidade térmica é essencial cumprir esta regra para manter a temperatura estável durante as 24 horas.

Já agora e só por curiosidade, se o caudal de passagem efectivo na sump for superior a 10 x por hora deixamos de ter eficiencia no escumador.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 07/abr/2015, 21:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade: 42
Localização: Cascais
Depois de algum tempo ausente aqui do fórum tenho alguma actualizações a fazer ao post.
Depois do ciclo passou por algumas complicações , surto gigante de algas,Imagem
Q consegui combater arrancando á mão a maior parte e fazendo tpa agressivas para baixar fosfatos e nitratos. E introduzindo a equipa de limpeza composta por 5 ermitas , 1 turbo e um Emerald Crab. Acabei por introduzir uma Salaria que durante 2 semanas teve perfeitamente bem , mas de um momento para o outro desapareceu. Literalmente , nunca mais a vi, o layout tem alguns esconderijos que não consigo alcançar sem o desmanchar. Tb não tenho notado nenhum problema q possa advir da decomposição da mesma(amônia,etc).
Penso ter o problema das algas controlado e tenho vindo a introduzir aos poucos os vivos. Actualmente tenho apenas 1 Cardinal de Banghai e 2 Donzelas rabo amarela de peixes , 1 Lysmata amboniensis.Corais , 3 pés de xenia , GSP , um pé com 4 cabeças de Caulestrea furcata, 1 frag 2 cabeças Euphyllia ancora , 6 mini colônias de Zoanthus várias cores , 9 Actinodiscus vermelhos , 2 Ricordeas pequenas e 1 Sinularia.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Depois coloco mais fotos e actualizações. Peço desculpa pela qualidade.



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 09/abr/2015, 20:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade: 42
Localização: Cascais
Entretanto introduzi um Ocellaris pequeno. Ainda não sei se foi um erro , ao princípio as Donzelas não o largavam mas agora estão bem mais calmas.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Espero q gostem.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 12/abr/2015, 15:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade: 42
Localização: Cascais
Será q alguém q utilize leds OceanRevive me consegue elucidar qual será a melhor relação entre os dois canais(brancos,azuis). Eu noto q os corais estão a responder bem , mas tenho lido muita informação e não consegui estabelecer uma boa relação. Tenho a calha a cerce de 20 cm da superfície da água e a coluna de água tem 50cm. Neste momento tenho os brancos a 55% e os azuis a 45%. Estarei a cometer algum erro?

Mensagem 12/abr/2015, 17:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
Gonçalo Rebelo Escreveu:
Será q alguém q utilize leds OceanRevive me consegue elucidar qual será a melhor relação entre os dois canais(brancos,azuis). Eu noto q os corais estão a responder bem , mas tenho lido muita informação e não consegui estabelecer uma boa relação. Tenho a calha a cerce de 20 cm da superfície da água e a coluna de água tem 50cm. Neste momento tenho os brancos a 55% e os azuis a 45%. Estarei a cometer algum erro?



Boas,

Eu tenho as ocean revive e tenho as calhas a 30 centímetros da agua, os azuis estao a 100%e os brancos a 60%.
Apartida nao irei mecher mas pois os corais estao a reagir bem em crescimento e gosto das cores..
Eu penso que o mais natural seja os azuis com mais percentagem que os bancos pois senão fica muito amarelo. Mas espera mais opiniões.

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 12/abr/2015, 21:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Gonçalo Rebelo Escreveu:
Será q alguém q utilize leds OceanRevive me consegue elucidar qual será a melhor relação entre os dois canais(brancos,azuis). Eu noto q os corais estão a responder bem , mas tenho lido muita informação e não consegui estabelecer uma boa relação. Tenho a calha a cerce de 20 cm da superfície da água e a coluna de água tem 50cm. Neste momento tenho os brancos a 55% e os azuis a 45%. Estarei a cometer algum erro?


Gonçalo, vai aumentando os azui, mas não mexas mais para já nos brancos.
Os meis como tiveste a oprtunidade de ver, na altura estavam com azuis a 85 e os brancos a 60

Mensagem 12/abr/2015, 22:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade: 42
Localização: Cascais
Na altura não tive oportunidade se subir pois tanto eu como tu estavamos com pressa. Se tivermos oportunidade de combinar e eu dar um olhinho no teu aqua era porreiro.
Mas entretanto vou começar a aumentar os azuis como dizes. Obrigado.

Mensagem 12/abr/2015, 23:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Gonçalo Rebelo Escreveu:
Na altura não tive oportunidade se subir pois tanto eu como tu estavamos com pressa. Se tivermos oportunidade de combinar e eu dar um olhinho no teu aqua era porreiro.
Mas entretanto vou começar a aumentar os azuis como dizes. Obrigado.



Quando quiseres.
Tens o meu numero.
Abc

Mensagem 13/abr/2015, 09:35

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Pelo que tenho visto mais azul fica bem melhor!
Agora vais aumentando progressivamente até chegares ao desejado.
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 21/abr/2015, 17:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade: 42
Localização: Cascais
Obrigado pelas respostas , tenho vindo a subir gradualmente e penso fixar a calha nos 55% brancos e 75%azuis.
Será q alguém me consegue identificar estes seres q se fixaram na minha Euphylia. Ela não apresenta qq stress , aliás até aparenta estar em crescimento , por isso imagino q não sejam prejudiciais.

Imagem
Imagem

Desculpem a qualidade das fotos mas não consigo melhores actualmente.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Anterior

Voltar para Aquários dos Membros