Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Gonça Reef

Gonça Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 28/dez/2014, 16:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade: 42
Localização: Cascais
Boas , espero no principio do ano puder começar a montagem do meu primeiro reef. Estou neste momento a trocar de casa com a namorada e quando tiver instalado vou começar esta nova aventura.
Depois de muita pesquisa e de vos chatear com perguntas(q muitos de vocês já devem tar fartos de ouvir e responder) , já tenho o equipamento pensado.

Aqua- 70x50x50 + Sump (Bean animal simp.) Aprox. 220l

Retorno - Jebao DC3000

Circulação - Jebao rw4 ( a quando da altura de entrarem os primeiros vivos compro outra)

Sistema de reposição + reactor de Kalk Custom Reef

Escumador- aqui reside a minha duvida , não sei se devo adquirir um BM nac Curve 5.5 novo ou um Deltec mc500 em
segunda mão

Iluminação - Ocean Revive S026

Termostato - Eheim 150w

Visto q pretendo encher e fazer TPA com aguá natural , não sei se é realmente necessário adquirir um sistema de osmose ou se por ventura poderei adquirir numa loja(ou alguem) água de osmose para usar na reposição. Não tenho noção das taxas de evaporação num aqua destas dimensões e não sei se será rentável estar sempre a comprar agua pra reposição. Alguem me pode tentar elucidar nesta questão?
Quando começar a montagem , colocarei fotos.

Mensagem 28/dez/2014, 22:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Boas Gonçalo,
A meu ver penso que pelo preço de um sistema de osmose (que é algo sempre necessário) é algo que devas comprar.

Sobre o escumador eu gosto dos BM em relação a preço qualidade ;)


Sent from my iPad using Tapatalk
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 28/dez/2014, 22:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Boas Gonçalo.
Estou de acordo com o Nuno Silva.

Mensagem 28/dez/2014, 23:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade: 42
Localização: Cascais
Ok , obrigado pelas respostas. Vou por um sistema de osmose na lista de prioridades então.
Nuno no principio da semana ligo pra combinarmos a entrega da calha. :-c

Mensagem 19/jan/2015, 21:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade: 42
Localização: Cascais
Boas devido a algumas obras cá em casa necessito dar uma lavagem no aqua e sump antes de iniciar a montagem.
Podem-me indicar qual será o melhor produto, ou "mezinha" caseira , para o fazer?

Mensagem 19/jan/2015, 22:47

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Agua e acido muriatico.

Sent from my XT1092 using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 20/jan/2015, 11:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
agua e vinagre nao é tao agressivo como o acido . ou agua oxigenada tambem podes utilizar no fim de tudo.

Mensagem 23/jan/2015, 20:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade: 42
Localização: Cascais
Na próxima semana já devo ter reunido todo o equipamento e vou começar a montagem. Estou a pensar fazer um misto entre Siporax e rocha , podem-me indicar qual a melhor relação entre eles para um aqua com as minhas dimensões(cerca de 220l de água)?
E já agora se alguem da zona de Lisboa tiver rocha (viva ou morta) q queira vender pode entrar em contacto.

Mensagem 24/jan/2015, 16:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade: 42
Localização: Cascais
Desculpem estar a chatear com estas questões , mas tenho lido várias coisas diferentes e não sei o q fazer na questão q descrevi em cima. Alguém experiente pode-me elucidar?

Mensagem 24/jan/2015, 16:38

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Boas,
A rocha não invalida o siporax e vice versa. Na minha opinião deves colocar a rocha de acordo com o layout que pretendes fazer e depois, na sump, colocares o siporax que queiras. Em tempos li que seria 1 litro de siporax por cada 100 litros de água mas se colocares mais mal não faz! No meu aqua atual tenho 2 de siporax por cada 100 litros mas sei de aquários com muito mais e a funcionarem perfeitamente. O importante é não o deixar sujar muito e ir lavando parcialmente assim que seja necessário.
Vê o site do Denadai que tem uns artigos sobre o siporax.
Boa sorte
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 24/jan/2015, 16:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade: 42
Localização: Cascais
Obrigado Pedro. Então assim por alto se colocar cerca de 10/15kg de rocha e uns 2/3l de Siporax é uma boa relação para arrancar?

Mensagem 24/jan/2015, 22:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade: 42
Localização: Cascais
Hoje foi dia de umas comprinhas básicas para tentar arrancar com o projecto na próxima semana. Comprei areia morta , 1 litro de siporax , testes amónia, nitratos e solução de Kalk.
Penso receber esta terça o restante equipamento , bomba retorno DC 6000 , termostato 300w , e bomba circulação Koralia 5600(negócio com um membro do forum).
Fica a faltar a Osmose q irei encomendar.

Mensagem 25/jan/2015, 00:06

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Gonçalo Rebelo Escreveu:
Obrigado Pedro. Então assim por alto se colocar cerca de 10/15kg de rocha e uns 2/3l de Siporax é uma boa relação para arrancar?


Penso que sim!
Se conseguires arranjar algum amigo que deixe maturar o siporax antes de o meteres no teu aquário é fantástico pois vai acelerar bastante o ciclo inicial.
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 25/jan/2015, 13:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade: 42
Localização: Cascais
Pois Pedro seria uma boa opção ,mas não conheço ninguém pessoalmente q tenha aqua de água salgada. Vou ter q começar mesmo do zero. Tou a pensar usar Rocha viva e fazer algum plano de colonização. Conhece algum plano de colonização com provas dadas?!

Mensagem 25/jan/2015, 16:03

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Um muito bom é o microbacter 7 da brightwell.
Depois tens da prodibio.
Qualquer um é muito bom.
Abraco

Mensagem 25/jan/2015, 16:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Boas,

O melhor plano é "tempo" cumprir o ciclo sem pressas é a chave para o suçesso, embora muitos na euforia de ter peixes e corais rápidamente dentro do tanque não dê o tempo necessário ao inicio do sistema.

Tens algumas respostas acertadas ás tuas questões e podes começar o arranque, se precisares de maturar o siporax e tiveres disponibilidade para vires ao deserto (margem sul) podes usar os meus aquários.

Osmose é obrigatório, principalmente para quem quer usar água natural pois tem de equilibrar a salinidade, na nossa costa por norma está acima dos 1025 e rápidamente se provoca uma subida exagerada o aquário.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 25/jan/2015, 17:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade: 42
Localização: Cascais
Obrigado pelas resposta. A minha questão aqui não é acelerar o processo para introdução de peixes e corais , mas sim conseguir uma boa colonização da rocha e siporax. S fosse de mais perto de certeza q aceitava a sua oferta Sr. Joaquim(se alguem de mais perto se oferecer eu aceito).Já agora quanto tempo demoraria a maturar?É q pretendo começar a montagem já na semana q vai começar. Em relação á osmose já me decidi em comprar , só falta mesmo encomendar, coisa q devo fazer ainda hoje.

Mensagem 25/jan/2015, 19:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade: 42
Localização: Cascais
Em relação á osmose chega uma de 3 estágios ou tem q ser mesmo de 4 estagios?

Mensagem 25/jan/2015, 21:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Ve a difereença de preços, ha filtros que a diferença é quase nenhuma e 4 estagios sao melhor que 3
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 29/jan/2015, 21:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade: 42
Localização: Cascais
Já tenho o aquário no sitio e lavado , sistema bean animal montado e penso q amanha devo receber o equipamento q falta.
Assim q o tempo deixar vou recolher agua natural e enche-lo.
Em relação á areia posso lava-la com a gua da torneira ou tem q ser com osmose?

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros