Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Magos Reef

Magos Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 06/jan/2015, 16:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95

Como vou mudar de casa decidi, dar uma casa nova aos peixes! O nome do aquário ''Magos Reef'' é devido a ir viver para perto da Barragem de Magos. O aqua é um pouco maior que o anterior ( viewtopic.php?t=1082#p6281).

Setup

Aquário - 100lx60px40a 240 litros com coluna seca com dois furos (ainda tenho que tratar da tubagem).

Sump - ainda não tenho e gostaria de ter a vossa opinião quanto às medidas ideais.

Escumador - Deltec mc500

Bomba de retorno - Eheim Compact +3000

Reposição - Osmorregulador Tunze

Iluminação - calha de leds Ocean Revive Arctic-S026 se for necessário compro mais uma

Bomba de circulação - Jebao rw8 (ainda por adquirir) que acham desta bomba para esta litragem?

Sistema de balling - irei adquirir mais para a frente

Rocha viva - cerca de 10 kilos (é a que tenho no cubo)

Rocha morta - ainda por adquirir mais 10 kilos

Areia - Quantos quilos são precisos?

Já tenho neste momento o aquário, falta-me tratar da tubagem e da estrutura.
Onde posso mandar fazer a estrutura a um bom preço?

Outra coisa que me tem estado a fazer muita confusão é como fazer a mudança dos peixes de um aqua para o outro, à já dois meses que estou a guardar a água das TPA's para poder encher o novo, quase todo o material é o mesmo logo vou ter de fazer a mudança numa só vez. Qual para voçês é a melhor maneira de fazer isto correctamente? :-ss
Quanto à areia que tenho não é aconcelhavel usar?

Conto com a vossa ajuda!

Cumprimentos!

Mensagem 07/jan/2015, 19:54

Ninguém para me dar algumas dicas? :ympray: :((

Mensagem 08/jan/2015, 12:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 225
Tenho uma estrutura para esse aquario eheheh por 30 euros...

Mensagem 08/jan/2015, 13:51

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Miguel Sequeira Escreveu:
Olá a todos! ;)

Como vou mudar de casa decidi, dar uma casa nova aos peixes! O nome do aquário ''Magos Reef'' é devido a ir viver para perto da Barragem de Magos. O aqua é um pouco maior que o anterior ( viewtopic.php?t=1082#p6281).

Setup

Aquário - 100lx60px40a 240 litros com coluna seca com dois furos (ainda tenho que tratar da tubagem).

Sump - ainda não tenho e gostaria de ter a vossa opinião quanto às medidas ideais.

Escumador - Deltec mc500

Bomba de retorno - Eheim Compact +3000

Reposição - Osmorregulador Tunze

Iluminação - calha de leds Ocean Revive Arctic-S026 se for necessário compro mais uma

Bomba de circulação - Jebao rw8 (ainda por adquirir) que acham desta bomba para esta litragem?

Sistema de balling - irei adquirir mais para a frente

Rocha viva - cerca de 10 kilos (é a que tenho no cubo)

Rocha morta - ainda por adquirir mais 10 kilos

Areia - Quantos quilos são precisos?

Já tenho neste momento o aquário, falta-me tratar da tubagem e da estrutura.
Onde posso mandar fazer a estrutura a um bom preço?

Outra coisa que me tem estado a fazer muita confusão é como fazer a mudança dos peixes de um aqua para o outro, à já dois meses que estou a guardar a água das TPA's para poder encher o novo, quase todo o material é o mesmo logo vou ter de fazer a mudança numa só vez. Qual para voçês é a melhor maneira de fazer isto correctamente? :-ss
Quanto à areia que tenho não é aconcelhavel usar?

Conto com a vossa ajuda!

Cumprimentos!

Boas,

Com dois furos no aquário consegues fazer o "bean animal simplificado" para zero ruído e zero bolhas na sump

Quanto à SUMP o maior que conseguires com pelo menos uma divisão para definir o nivel de água ideal para o escumador.

Escumador esse parece-me curto para essa litragem. O que pretendes manter? só peixes, corais? SPS, LPS, moles?

Bombas de circulação tenta usar duas em vez de uma!

Quanto ao areão procura no google por "sand bed calculator" que definindo o tamanho do aquário e a altura que queres de areão calcula-te a quantidade que precisas.

Não guardes a água das TPA ... se fizeste TPA foi por algum motivo. agora vais usar essa água que irias mandar para o lixo????

Não uses o areão antigo. É preferível começar com novo devidamente lavado e deixado de molho em água de osmose com TPA de dois em dois dias durante uns tempos. Eu geralmente faço isto por duas semanas.

No novo aquário monta a tubagem, enche com água nova e aquece à temperatura.

Mudas tudo directo para o aquário novo e depois montas o equipamento. Foi o que fiz quando vim para esta casa e correu tudo bem.
Depois da rocha metida com um garrafão cortado a fazer de funil e um tubo de 50mm enches com a areia.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 08/jan/2015, 17:17

Muito obrigado pela ajuda, que bem preciso!

Quanto ao escumador (Deltec mc 500) penso que deva chegar, eles referenciam este escumador para aquários com mais de 450 litros. Se for necessário mais para a frente faço um update ao escumador!

O aquário irá ser um ''misto'' vai ter peixes, alguns moles, Lps e mais para a frente se tudo correr bem vou tentar os SPS.

Quanto às bombas de circulação achas que 2 Jebao rw4 são o ideal ou é melhor 2 rw8?

Agora esta é a parte que me está a fazer mais confusão!
Encho o aquário todo com água nova? Isto não vai fazer mal aos peixes?
A unica coisa que entra do aqua antigo é a rocha viva? E chega para que não haja problemas?
Alem disso vou acrescentar mais rocha morta, o ciclo vai começar de novo, não é?

Cumprimentos!
Editado pela última vez por Miguel Sequeira em 08/jan/2015, 21:25, num total de 1 vez.

Mensagem 08/jan/2015, 17:48

Boa tarde Rui!

Muito obrigado pela ajuda, que bem preciso!

Quanto ao escumador (Deltec mc 500) penso que deva chegar, eles referenciam este escumador para aquários com mais de 450 litros. Se for necessário mais para a frente faço um update ao escumador!

O aquário irá ser um ''misto'' vai ter peixes, alguns moles, Lps e mais para a frente se tudo correr bem vou tentar os SPS.

Quanto às bombas de circulação achas que 2 Jebao rw4 são o ideal ou é melhor 2 rw8?

Agora esta é a parte que ma está a fazer mais confusão!
Encho o aquário todo com água nova? Isto não vai fazer mal aos peixes?
A unica coisa que entra do aqua antigo é a rocha viva? E chega para que não haja problemas?
Alem disso vou acrescentar mais rocha morta, o ciclo vai começar de novo, não é?

Cumprimentos!

Eu iria para duas rw8

não. tens que aclimatar os peixes naturalmente mas desde que a salinidade e a temperatura sejam as mesmas não haverá problemas

Sim se a rocha não ficar muito tempo fora de água terás um mini ciclo e com a rocha nova a mesma coisa. Mas se estiveres com as TPA em dia não deverás ter stresses. Que peixes é que tens?

Podes sempre ciclar a rocha nova que queres introduzir um balde à parte.

Abraços,
Rui

Mensagem 08/jan/2015, 18:10

Neste momento tenho:

2 Ocellaris
1 Pterapogon kauderni(da criação do Sr Afonso)
2 Pajama Cardinalfish
1 Salarias ramosus
1 Paracanthurus hepatus, ainda pequeno, é por causa dele que quero fazer a mudança o mais rápido possível!
1 Lysmata amboinensis

Mensagem 09/jan/2015, 15:24

Rui ainda me está a fazer muita confusão como fazer a troca de aquário para aquário!
Se encher o aquário com água nova, areão novo, a única coisa a entrar do aqua antigo é a rocha viva... isto é a mesma coisa que começar um aquário de início!
Como é que os corais e os peixes vão aguentar?
Todo o ciclo vai começar de novo!
Não é assim? :-?

Mensagem 09/jan/2015, 15:30

Rui ainda me está a fazer muita confusão como fazer a troca de aquário para aquário!
Se encher o aquário com água nova, areão novo, a única coisa a entrar do aqua antigo é a rocha viva... isto é a mesma coisa que começar um aquário de início!
Como é que os corais e os peixes vão aguentar?
Todo o ciclo vai começar de novo!
Não é assim? :-?

Se fizeres ao areão como te disse e transportares a rocha dentro de água não tens problemas. Já fiz isso e não perdi nada

Depois claro que tens que estar com atenção aos níveis de amónia e sempre preparado para ajudar o sistema com uma TPA!

Para mim não existe o conceito de água ciclada ...

Abraços,
Rui

Mensagem 09/jan/2015, 17:12

Não há mais opiniões de como fazer a troca de um aquário para outro?

Gostaria de ouvir mais métodos e opiniões, para puder decidir :-? como fazer a troca sem grandes problemas!

Cumprimentos

Mensagem 09/jan/2015, 18:44

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
O metodo do Rui parece-me bem e resultou... se calhar é melhor não inventar muito...digo eu.
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 09/jan/2015, 20:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá Miguel,

Faz o que o Rui disse e se isso te descansar aproveita uma parte da água (30-50%).

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 10/jan/2015, 02:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Boas Miguel.

Também só da mesma opinião dos restantes membros.
Como já mencionarem atenção a temperatura e a salinidade.

Eu fiz assim a coisa de uns meses.

Enchi o aquario novo com 40 % de agua antiga e a restante nova..
depois montei a bomba de retorno e circulação e aquecer.
Coloquei areao e rocha e deixei circular.
No aquario antigo fcou aquecedor, escumador e vivos.

depois passado umas horas fiz aos poucos a transferência dos vivos, no final coloquei o escumador..

Penso que foi o mais correto possível derivado ao material/tempo disponível..
Cump
Rui Silva

Mensagem 10/jan/2015, 14:16

Boas,

Não percebo a história da água existente ...

Se a temperatura e a salinidade forem iguais a adaptação é ao pH e isso faz-se com aclimatização normal sem problemas nenhuns.

Mesmo usando 30 ou 40% da água antiga os peixes deverão sempre ser aclimatados.

Para quê usar uma água que pode ou não estar deficiente em termos de elementos traço e em termos de elementos macro.

Mal não estou a ver que faça ... mas bem também não.

Por isso prefiro usar só água nova ... Essa pelo menos sei que está em condições.

Abraços,
Rui

Mensagem 10/jan/2015, 20:18

Antes demais obrigado a todos pelas dicas e um especial obrigado ao Rui Manuel Gaspar!

Vou seguir o teu concelho Rui e usar toda a água nova!

A única coisa que me faz um pouco de confusão é que isto é a mesma coisa que montar um reef novo sem fazer o ciclo e logo com vários peixes e corais!

Mas vou seguir os teus concelhos:

Duas semanas antes irei lavar a areia e de três em três dias TPA.
Vou pôr a rocha morta a ciclar num balde com uma bomba de circulação.
Encher o aqua novo com água nova (água do mar), corrigir a salinidade e temperatura.
Colocar a rocha e o areão (nesta fase já bem limpo).
Ligar todo o material e colocar peixes e corais (depois de aclimatados).

Estar sempre em cima do nível de amónia e se necessário fazer uma TPA extra.

Mensagem 10/jan/2015, 23:44

Boas ;) ,

Boas!

Antes demais obrigado a todos pelas dicas e um especial obrigado ao Rui Manuel Gaspar!

Vou seguir o teu concelho Rui e usar toda a água nova!

A única coisa que me faz um pouco de confusão é que isto é a mesma coisa que montar um reef novo sem fazer o ciclo e logo com vários peixes e corais!

Mas vou seguir os teus concelhos:

Duas semanas antes irei lavar a areia e de três em três dias TPA.
Vou pôr a rocha morta a ciclar num balde com uma bomba de circulação.
Encher o aqua novo com água nova (água do mar), corrigir a salinidade e temperatura.
Colocar a rocha e o areão (nesta fase já bem limpo).
Ligar todo o material e colocar peixes e corais (depois de aclimatados).

Estar sempre em cima do nível de amónia e se necessário fazer uma TPA extra.

Não tens nada que agradecer. Aqui a malta só partilha opiniões.

Uma coisa é certa, mesmo que metesses a mesma areia, só a rocha antiga e a água toda inicial .... irias ter um ciclo na mesma.

Assim que mexes e mudas tens sempre um ciclo ...

Agora podes é minimizar o tempo desse ciclo. E é por isso que te digo para ciclares o areão novo e a rocha nova à parte.
Ainda por cima se transportares a tua rocha actual dentro de água garantes que o que morre é pouca coisa.

Mas tranquilo ... podes comprar se quiseres um sachem amonia alert e fazer TPA sempre que necessário.

Abraço,
Rui

Mensagem 11/jan/2015, 16:14

Só mais uma dúvida Rui.

Se for areia viva (penso que vem logo pronta), também precisa de ser limpa, ou pode ir directamente para o aquário?

Mensagem 11/jan/2015, 17:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Boas Miguel

Senão estou em erro quando falas em areao vivo, e uns sacos com areão em agua ou húmido. Esses acho que podes colocar logo no agua, se o vais lavar, vais matar o areão (as batecerias).

Senão estou em erro, mas o Rui Gaspar que corrige senão estou em erro..

Olha visto que és desta zona, se quiseres da um salto Almeirim pra bbr um cafeIto e trocar umas ideias.
Cump
Rui Silva

Mensagem 11/jan/2015, 19:29

Directo lá para dentro sem lavar. Podes e fazer uns furinhos no saco e escoar a água. Não precisa ser toda. Só o maior.

Sent from my XT1092 using Tapatalk

Mensagem 11/jan/2015, 19:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 192
Boas

O Rui Silva está certo a areia viva vai diretamente para o aquário.

Abraço

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros