Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Reef Cube

Reef Cube

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 15/jan/2015, 18:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade:
Localização: Portugal
Boas, estou a abrir este tópico para ir mostrando a evolução do meu novo projecto para reef, que passa por deixar o meu pequeno nano de 70L para um Nano maior de 125L :D

De momento tenho:

-cubo de 50x50x50 e respectivo móvel, era usado pelo meu casal de Discus à uns tempos...

Imagem

-calha 4x24w, para "desenrascar" no inicio, pois ando indeciso entre uma Ocean Revive Arctic-T247 LED ou 2 ZETLIGHT Aqua Series - ZA2421 Marine com respectivo controlador, qualquer opinião é bem vinda

-Bomba de circulação jebao rw-4, que no cubo vou juntar mais uma igual

Material necessário:

-sump e furações no cubo, já em fase de projecto, pois como o espaço é limitado tenho de tentar tirar o máximo partido da sump...em principio irá ter 40x30x40, para haver espaço para um pequeno depósito de 8-10 litros para a reposição de água evaporada, e terá suporte para a bomba doseadora.

-Bomba retorno BM WP-1000 (1100L/h, penso ser suficiente)

-Escumador BM curve 5

-Bomba doseadora Jebao DP-4

O objectivo é ter um aquário de fácil manutenção e com condições para manter SPS, penso que a maior duvida é em relação à iluminação.
Agradeço todas as dicas e opiniões para melhorar o projecto, ou qualquer alterações que fariam, pois não sou muito entendido em reef...mantenho LPS e moles mas nunca consegui manter SPS.

Abraço,

Tiago

Mensagem 30/jan/2015, 11:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade:
Localização: Portugal
Boas maltinha, já tenho escumador e bomba de reposição, hoje devo receber o sistema de reposição de água.
Este fim de semana deve passar então à montagem, agora a minha duvida é esta, sendo que a água do meu actual aquário(+/-70L) está boa, devo aproveitar a água para acelerar o ciclo ou devo colocar apenas água nova?
Agradecia que quem perceber mais disto me dê a sua opinião para eu cometer o mínimo de erros possível...

Depois coloco fotos da montagem :D

Abraço e agradeço desde já as dicas.

Mensagem 30/jan/2015, 13:26

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Tiago Constantino Escreveu:
Boas maltinha, já tenho escumador e bomba de reposição, hoje devo receber o sistema de reposição de água.
Este fim de semana deve passar então à montagem, agora a minha duvida é esta, sendo que a água do meu actual aquário(+/-70L) está boa, devo aproveitar a água para acelerar o ciclo ou devo colocar apenas água nova?
Agradecia que quem perceber mais disto me dê a sua opinião para eu cometer o mínimo de erros possível...

Depois coloco fotos da montagem :D

Abraço e agradeço desde já as dicas.


Boas,

Eu sinceramente não concordo com a história da água maturada ...

Por mim é começar com nova.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 30/jan/2015, 13:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Tiago

Podes aproveitar uma parte se fizeres questão, retiras antes de mexer na rocha,areão etc, mais para amenizar a variação de parametros com água nova, mas sinceramente não vai ter impacto nenhum no que diz respeito á maturação do aquário.

Se fôr água que trocaste recentemente, ou seja sem nitratos/fosfatos, podes aproveitar, senão enche tudo com água nova.

Eu pessoalmente enchia com 100% de agua nova.

Mensagem 30/jan/2015, 15:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Tiago Constantino Escreveu:
Boas maltinha, já tenho escumador e bomba de reposição, hoje devo receber o sistema de reposição de água.
Este fim de semana deve passar então à montagem, agora a minha duvida é esta, sendo que a água do meu actual aquário(+/-70L) está boa, devo aproveitar a água para acelerar o ciclo ou devo colocar apenas água nova?
Agradecia que quem perceber mais disto me dê a sua opinião para eu cometer o mínimo de erros possível...

Depois coloco fotos da montagem :D

Abraço e agradeço desde já as dicas.


Boas,

Eu sinceramente não concordo com a história da água maturada ...

Por mim é começar com nova.

Abraços,
Rui


Então diz-me por ex,

Eu tenho 1 aqua de 500L se mudar para 1 de 1000L, aproveitando a rocha que tenho e areado, posso colocar só agua nova? Não vou recomeçar um ciclo novo ??

Não podia juntar os 500L antigos e colocar o resto novo?

cumps

Mensagem 30/jan/2015, 17:47

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Alves Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Então diz-me por ex,

Eu tenho 1 aqua de 500L se mudar para 1 de 1000L, aproveitando a rocha que tenho e areado, posso colocar só agua nova? Não vou recomeçar um ciclo novo ??

Não podia juntar os 500L antigos e colocar o resto novo?

cumps


Epá outra vez esta história ??? Ainda à bem pouco tempo neste fórum essa questão foi amplamente discutida.

Podes fazer o que quiseres.

Assim que tirares a rocha da água a vida começa a morrer. Se fôr 5m é uma coisa. Se fôr 1h é outra ... Ciclo terás sempre (pequeno ou grande) dependendo do tempo.

Eu pessoalmente não aproveitava o areão ou então só depois de muito bem lavado.

Para mim, mais uma vez não existe água maturada. Água é água e a vantagem da água nova é que começa supostamente com os níveis correctos de nutrientes, micro e macro elementos. Desde que a densidade, temperatura e pH da água nova seja identica à antiga não haverá problema nenhum.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 30/jan/2015, 17:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Pedro Alves Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Tiago Constantino Escreveu:
Boas maltinha, já tenho escumador e bomba de reposição, hoje devo receber o sistema de reposição de água.
Este fim de semana deve passar então à montagem, agora a minha duvida é esta, sendo que a água do meu actual aquário(+/-70L) está boa, devo aproveitar a água para acelerar o ciclo ou devo colocar apenas água nova?
Agradecia que quem perceber mais disto me dê a sua opinião para eu cometer o mínimo de erros possível...

Depois coloco fotos da montagem :D

Abraço e agradeço desde já as dicas.


Boas,

Eu sinceramente não concordo com a história da água maturada ...

Por mim é começar com nova.

Abraços,
Rui


Então diz-me por ex,

Eu tenho 1 aqua de 500L se mudar para 1 de 1000L, aproveitando a rocha que tenho e areado, posso colocar só agua nova? Não vou recomeçar um ciclo novo ??

Não podia juntar os 500L antigos e colocar o resto novo?

cumps

Já andas com ideias Pedro?

Mensagem 30/jan/2015, 17:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Obrigado Rui!

Nuno Vinha claro que ando com ideas lol... se a minha mulher lesse isto, já estava a barraca armada lol

Mensagem 30/jan/2015, 18:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade:
Localização: Portugal
Boas, agradeço as respostas, vai encher com água nova...
A rocha vai ficar num alguidar uns minutos só para ver se caço umas fireworms que por lá andam e não consegui ainda apanhar... ~x(
A minha questão foi mais devido aos peixes...como tenho um casal de palhaços selvagens vou pedir a um amigo que tem uma loja para me ficar com eles um par de semanas até o ciclo acabar ou começar a estabilizar, pois a rocha está muito bem maturada e cheia de coralina.

Depois tento meter umas fotos da montagem...

Abraço

Mensagem 01/fev/2015, 23:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade:
Localização: Portugal
Boas, como o prometido é devido aqui ficam as fotos da montagem...

foto da sump
Imagem

Rocha para a montagem
Imagem

Aspecto final
Imagem

A calha é temporária, estou à espera que chegue a de Leds;
Ainda falta uma jebao rw-4 e a bomba doseadora;E a bomba de reposição já devia ter chegado... :-\

Espero que gostem e qualquer sugestão digam por favor :D

Mensagem 01/fev/2015, 23:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Viva,

Assim de repente parece-me que vais ter de levantar o escumador. Ja viste a q altura tem de ficar a linha de agua?

Cump
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 01/fev/2015, 23:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade:
Localização: Portugal
Sergio Magro Jacinto Escreveu:
Viva,

Assim de repente parece-me que vais ter de levantar o escumador. Ja viste a q altura tem de ficar a linha de agua?

Cump


Boas sergio, o escumador tem de ter a água entre 25 e 27cm se não me engano, e está a 26cm...a sump tem 35cm de altura e o escumador está levantado +/- 10cm

Abraço

Mensagem 02/fev/2015, 00:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Tambem me parece que o escumador esta muito mergulhado, ja o ligas-te?
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 02/fev/2015, 00:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade:
Localização: Portugal
Nuno Miguel Silva Escreveu:
Tambem me parece que o escumador esta muito mergulhado, ja o ligas-te?


Sim, está ligado e a trabalhar normalmente...

:ymhug:

Mensagem 02/fev/2015, 11:19

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Parece-me que colocaste a rocha por cima do areão. Certo?

O areão deve ser sempre colocado depois.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 02/fev/2015, 11:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade:
Localização: Portugal
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Parece-me que colocaste a rocha por cima do areão. Certo?

O areão deve ser sempre colocado depois.

Abraços,
Rui


certo... :( :( :(

Mensagem 05/fev/2015, 23:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade:
Localização: Portugal
Boas rapaziada, aqui vai um pequeno update, como estava a achar pouca rocha e o layout demasiado flat, então resolvi colocar uma rocha a dar altura...

Ficam as fotos

GSP
Imagem

Ricordia
Imagem

Discossomas
Imagem

Xénia
Imagem

Uma geral com a alteração do layout
Imagem

Espero que gostem...e se tiverem comprimidos de calmex enviem :)) :)) :))

Mensagem 06/fev/2015, 16:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boa tarde Tiago

Ficou mais giro... mas a rocha está colada á que está por debaixo ?

Senão estiver, podes ter o azar de um dia cair e partir um dos vidros

Cps
Gil

Mensagem 06/fev/2015, 16:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Tiago,

Com o layout como está ao colocar novos corais deves ter em consideração não colocar corais que se estendam muito gerando sombras para os que estiverem em baixo...por exemplo, na pedra mais a cima nao coloques montiporas ou seriatoporas ou sacophytons pois sao corais de crescimento rápido e que facilmente irão cobrir os corais mais a baixo.

Mensagem 06/fev/2015, 16:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade:
Localização: Portugal
Gil Miguel Escreveu:
Boa tarde Tiago

Ficou mais giro... mas a rocha está colada á que está por debaixo ?

Senão estiver, podes ter o azar de um dia cair e partir um dos vidros

Cps
Gil


Boas Gil, a rocha não está colada mas é para colar, era só para ter um feedback do aspecto/posicionamento.

Abraço
Joao Tomas Escreveu:
Tiago,

Com o layout como está ao colocar novos corais deves ter em consideração não colocar corais que se estendam muito gerando sombras para os que estiverem em baixo...por exemplo, na pedra mais a cima nao coloques montiporas ou seriatoporas ou sacophytons pois sao corais de crescimento rápido e que facilmente irão cobrir os corais mais a baixo.


Boas João, a minha ideia era fazer uma espécie de estruturação de corais do seguinte tipo, moles em baixo, LPS e montiporas prato a meio e guardava a rocha nova para SPS tipo Acroporas e afins...mas isto é na teoria, pois todos sabemos que na prática nunca é nada como pensamos... :ymhug: :ymhug: :ymhug:

Abraço

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros