Boas pessoal...
Venho apenas deixar aqui o meu aquário. Fiz um copy/paste dos outros foruns, não me levem a mal, era muito texto.
Espero que gostem... :mrgreen:
Após 3 anos parado volto á carga. Comecei a ganhar o bicho de volta á cerca de 10 meses e comecei a pensar no que ia fazer partindo do principio que o espaço e tempo não era muito e que tinha que voltar a ter um cubo.
Devido a isso fiz também uma retrospectiva dos meus antigos sistemas a ver o que podia fazer de diferente mas tentando sempre seguir a minha filosofia de Reef, Keep it Simple and Natural! :sbOk:.
Os meus sistemas anteriores:
Primeiro Reef - Nano de 60 L em 1998
Segundo Reef - 240 L de 2003
Terceiro Reef - Cubo 800L em 2005
Em todos eles usei água natural, kalk, refugio e TPA´s religiosas de 10% semanais. Neste novo cubo vou tentar seguir algumas correntes novas mas continuando com a manutenção e "assistencia técnica" que dava aos meus antigos aquas. Algumas idéias:
Aquário:
- Espécie de Cubo com 65c * 50p * 70a - Cerca de 200 Litros Reais
- Sump Deltec Microsystem 65c * 25p * 35a - 50 litros
Era o espaço disponivel que tinha na sala para o aqua e foi também para aproveitar a oferta de um grande amigo que tinha o aqua encostado. Vou tentar não o colocar muito alto que é para facilitar nas mexidas (ando sempre com as mãos dentro do aqua). O aquário é tipo um cubo ao alto...
Landscape:
Adoro layouts e dou muita importancia a isso para o futuro de qualquer aqua.
- Em termos de landscape vou tentar implementar um misto de minimalista e bonsai shape fazendo alguns testes ao uso de pouca rocha para promover a circulação e deixar crescer os corais á vontade.
Alguns aquários que me tem influeciado, podem ver mais info sobre isso em:
Dos melhores layouts que já até hoje, vejam a evolução e as ultimas fotos:
Bonsai Tree inspired Aquascape - Reef Central Online Community
Simples e bonito num cubo com dimensões semelhantes ao que o meu vai ser:
MedRed's 60 Gallon Solana XL - Nano-Reef.com Forums
Este ultimo embora com mais rocha do que quero, tem um lanscape simplesmente espetacular!
forrealb50's 60 gallon LED cube build! - Reef Central Online Community
Minimalista ao máximo, he he he mas com sucesso e após crescimento deve ficar espetacular - Roberto Danadai
My New SPS Reef - Reef Central Online Community
Existem vários exemplos pela net the Reef Bonsai Landscape e ainda á pouco tempo o Ricardo Pinto colocou o TOTM da Reefkeeping que também tinha o landscape mais ou menos baseado nessas idéias.
Escumador
- Escumador Deltec (semelhante ao APF600) inserido na MicroSump da Deltec para sistemas de 500L, deve chegar.
Podem ver mais info e fotos aqui:
MicroReef Additional Photographs | The Aquarium Solution
Circulação:
- Retorno de 2000 L/h + Vortech MP10 + Koralia 3
Se for preciso depois adiciona-se mais qualquer coisa mas por enquanto fica assim.
Iluminação
- Leds, vou experimentar! Tenho visto várias coisas engraçadas e vou experimentar focos de leds tipo E27, rosca normal de lampada. Ja vi vários aquarios com este tipo de foco desde nanos a sistemas grandes. As leituras de PAR destas lampadas com lentes de 40 graus são impressionantes a 80cm do areão. Para este aquário sou capaz de apostar em 4 focos com lentes de 40 graus mas ainda vou realizar alguns testes antes de optar pela combinação final quer em termos de leds quer em termos de lentes. Mais info e fotos em:
Sistema SPS com 70cm de altura, sps no fundo do aquário. Para alem disso tem no tópico medições de valores PAR dos focos.
Beeker's 200DD Par38 Reef-New Pics 3-10-11! - Nano-Reef.com Forums
Sistema menor, é um nano:
The "Shallow Cube" SPS Nano Reef - Page 39 - UltimateReef.com
Muita informação assim como várias fotos e exemplos de aplicações, vale a pena ver e ler este ultimo tópico: PAR38 Spotlights
Par 38 LED spotlights - Reef Central Online Community
Outros dados sobre a minha futura montagem:
- Bomba de Retorno EHeim compact 2000 L/H
- 2 Termostatos de 200W
- Vou misturar rocha morta com rocha viva de um aquário já montado.
- Refugio desde o 1 dia
- Ciclo de 1 mês com pouca luz para minorar o ciclo das algas no aquário mas refugio com luz a 100%.
- Uso de Kalk desde o 1 dia via reposição.
- Siporax na sump? Porque não? Talvez experimente e comprove algumas teorias empiricas do Roberto Danadai. Depois vejo mediante o landscape final.
- Assim que necessário CA e RA via 2 partes ou Balling Light
- TPAS semanais de 10% com água natural.
Penso que é tudo..., quero criticas!
Assim que tiver fotos eu coloco :sbOk:.
Evolução do Aquário...
Junho 2011 - Montagem
Julho 2011 - Projectores PAR38 Instalados
Agosto 2011 - Já com alguns plugs
Outubro 2011 - Evolução dos SPS - Fotos do mestre... João Ribeiro
Janeiro de 2012
Troquei a maneira de como as PAR38 estavam penduradas - Foto Luis Fortunato
Setembro 2012
Janeiro 2013
Março 2013