Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Novo Reef versão 4

Novo Reef versão 4

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 11/jun/2013, 15:07

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas pessoal...
faz agora dois anos (Junho, dia 20) que comecei este aquário. Quando retornei ao hobby após 3 anos parado, voltei com um desafio novo que foi o de testar um landscape simples e usar leds para experimentar se de facto cumpriam com o prometido. Pouco aquecimento, sem trocas de lampadas e gasto controlado face á intensidade que proporciona foram as palavras dos fabricantes.

Na altura havia pouca coisa disponivel e acabei por testar os Par38. Mais tarde acrescentei um canhão da Kessil. Ao fim de dois anos de testes com os Par38 e sensivelmente 1 ano de Kessil consigo comprovar que de facto os leds acabam por ser uma outra solução viável e disponivel para o hobby mas com algumas condicionantes. Deixo aqui meramente a minha opinião pessoal após estes dois anos de experiencia:

Vantagens observadas

- Pouco Aquacimento - Mesmo no pico do Verão, sem qualquer uso de ventoinhas o aquário nunca ultrapassou os 27,3 graus. Claro que a própria casa ajuda ou não neste factor, mediante exposição solar e isolamento termico da casa.

- Vida util e intensidade dos leds - Ao fim de 2 anos, (ainda é cedo) o PAR emitido é igual ao PAR emitido quando testei as PAR38 na altura em que as comprei. Farei o mesmo teste quando a Kessil chegar aos 2 anos de vida. Isto comprova que desde que bem mantidos e refrigerados os leds não perdem intensidade com a mesma rapides dos outros tipos de lampadas.
Podem ver o estudo de valores de PAR que fiz na altura em:
http://www.reefforum.net/showthread.php ... ight=PAR38

- Crescimentos dos corais, nomeadamente SPS - na minha opinião tão bom ou melhor que qualquer outra iluminação. A intensidade de luz, espectro usado, lentes usadas etc influencia o crescimento é claro mas funcionam bem desde que os outros parametros estejam correctos. Movimentação, equilibrio quimico e biologico é fundamental para sps. Tendo essas variáveis correctas não são os leds que não os farão crescer e ter boas cores. Devido ao uso intensivo de Blue e Royal blue (e por vezes violetas) os verdes, azuis, violetas, roxos e amarelos tem uma coloração espetacular bem mais intensa e brilhante que qualquer outro tipo de iluminação mas peca em outras cores.

Desvantagens observadas

- Investimento inicial - Dado os vários tipos de calhas e soluções por vezes torna-se dificil optar por uma boa relação preço-qualidade. As calhas que tem melhores resultados são ainda agora e depois de 2 anos muito caras. Mesmo a solução PAR38 ou Kessil torna-se uma opção muita cara para aquários muito grandes. Portanto, antes de investir, convem estudar muito bem se a solução leds é a mais indicada e qual o prazo para que esta se torne mais rentavel do que outras soluções, ainda que precisem de trocas periódicas de lamapadas.

- Cores, nomeadamente o rosa - Se coloquei nas vantagens as outras cores, cou ter de colocar o rosa e o vermelho como as cores mais difceis de se fazer sobresair com leds pelo mesmo facto apresentado atrás. O uso de leds amarelos e brancos ajuda a que estas cores melhorem. Se optarem por uma solução predominantemente com blues violetas e royal blues os rosas serão muito mál refeltidos o que gera uma má interpretados pelo olho humano, ou seja, crosas e vermelhos muito desbotadas e pouco intensos.

- Durabilidade, intensidade - Nada ainda comprova que realmente os leds durem os 5 a 10 anos anunciados sem perda de intensidade e cor. Tudo indica que sim, medeante o tratamento dado aos leds, mas ainda é cedo na minha opinião para tais conclusões e desconheço aquários de leds com mais de 5 anos em que essa perda seja estudada ou relatada. Por enquanto e até á data continua a ser uma ingógnita.

- Foto-aclimatação - Com leds é preciso muito, mas muito cuidado. Pricipalmente em calhas ou canhões de leds que tenham lentes com pequenas aberturas e em que a luz é concentrada. Como tenho lentes com 40 60 e 70 graus passei alguns maus bocados até entender o que se passava com os lps e sps. Mas no fundo, o tempo em que o coral entra até que vá para o seu local definitivo deve de ser muito mais longo que com T5 e até mais do que faziamos com HQI. Já tive HQI de 400W e não me lembro de ter tido tantos problemas com a fotoaclimatação de corais.

Para acabar deixo aqui uma sequencia de fotos durante estes dois anos e os crescimentos dos corais e evolução do layout.

Junho 2011

Imagem

Junho 2011... primeiros frags

Imagem

Junho 2012

Imagem

Junho 2013

Imagem

Mensagem 11/jun/2013, 15:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 42
Idade:
Não tens mesmo vergonha na cara Marco?? :D


Parabéns. Está maravilhoso!!

Mensagem 11/jun/2013, 18:17

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Ó Marco, experimenta lá tirar a dominante azul desta foto no Photoshop...
Vai ficar bem mais natural...

Já há fotos das novas entradas?


Abraço e Parabéns pelo aqua!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 11/jun/2013, 19:08

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro N Torres Escreveu:
Ó Marco, experimenta lá tirar a dominante azul desta foto no Photoshop...
Vai ficar bem mais natural...

Já há fotos das novas entradas?


Abraço e Parabéns pelo aqua!


Marco,

Já tive oportunidade de te dizer ... Isso está fabuloso.

Essa evolução em dois anos é brutal.
E tens uma receita que vou-te contar tenho que copiar isso que tem resultados comprovados .... reactores com carvão, anti-fostafos, vodka, biopellets, zeovit ... já experimentaste tb reactor de enxofre e areia fluidizado?

Agora TPAs é que nada .... que para não destabilizar o sistema ... :D

Fora de brincadeiras, desde que comecei a usar o teu método do Keep it Simple o meu aquário tem recuperado a olhos vistos. Obrigado pela tua inspiração e ensinamentos.

Pedro, com o que aprendi ver se levo lá a Canon e se tiro umas fotos para depois trabalhar a ver como fica. Ver se de vez se consegue transmitir a beleza de cores que tem este aquário.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 11/jun/2013, 20:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Boas Marco,

O tempo passa rápido, o aquário está fabuloso. Parabéns pela tua dedicação :)

Abraço,
Ricardo
facebook.com/zoacorals

Mensagem 11/jun/2013, 21:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Vitor Melo Escreveu:
Não tens mesmo vergonha na cara Marco?? :D


Parabéns. Está maravilhoso!!


Estou totalmente de acordo, principalmente com a parte do "Não tens mesmo vergonha na cara Marco??" :D
Lol, parabens pah =)

Ver se sábado combinamos algo para vermos os Kessil.

1 Abraço,
Armando

Mensagem 13/jun/2013, 15:23

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Obrigado a todos pelos comentário malta... isto agora está em fase de automático. Agora que já vi o que dão os leds e já acabaram as experiencias vou mudar de aqua. Lá para Setembro/Outubro começo um novo, maiorzito e mais aproximado ao que já tive antes. Será um 90*90*60 que permitirá um lanscape diferente, mais corais, e no fundo poder ter 2 ou 3 peixitos maiores que este aqua não me permite.

@ Vitor, andas desaparecido malandro! Grande abraço.

@ Pedro, a ver se coloco fotos dos corais novos...

@ Rui... KIS isso mesmo! ;)

@ Ricardo, Sim passaram 2 anos a voar mesmo, estamos a ficar velhos!! Grande abraço, a ver se te ligo para a visita!

@ Armando, é quando quiseres. Estás á vontade!

Mensagem 14/jun/2013, 01:32

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D

Marco Madeira Escreveu:
... e no fundo poder ter 2 ou 3 peixitos maiores que este aqua não me permite.


Hummmmm vejo aí um brilhozito de aquilles nesses olhos????

:D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/jun/2013, 08:57

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
=)) =)) =))
Pois...também me parece...
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 14/jun/2013, 09:03

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Lol, vamos a ver... talvez um Aquilles sim, é o mais provavel. Mas vai entrar só quando o aqua estiver pronto para o receber.

Fica aqui então uma foto das minhas novas meninas embora tenha sérias duvidas que sejam todas milés.... lá escamas têm, mas isso não é unico das A. Milleporas.

Imagem

Mensagem 15/jun/2013, 23:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Olá Marco,

Antes de mais, quero agradecer-te por nos teres recebido ai em casa =)

De facto isto de ver o aquário ao vivo é bem diferente do que com fotos, esta fabuloso Marco. Os meus parabéns e obrigado pelas ideias e pelos dedos de conversa que tivemos.

1 Abraço,

Armando

Mensagem 16/jun/2013, 01:34

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Marco Madeira Escreveu:
Lol, vamos a ver... talvez um Aquilles sim, é o mais provavel. Mas vai entrar só quando o aqua estiver pronto para o receber.

Fica aqui então uma foto das minhas novas meninas embora tenha sérias duvidas que sejam todas milés.... lá escamas têm, mas isso não é unico das A. Milleporas.

Imagem



Essas meninas estão um espetáculo.

Mal posso esperar para as ver no aquário!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 01/jul/2013, 12:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 252
Idade: 35
Localização: Lisboa
Boas Marco,

Muitos Parabéns. Ontem visitei este aquário e fiquei :-o

O aquário esta mesmo muito bom e o melhor é ver o respeito que tens por todos os vivos.

Muito obrigado pelas horas de conversa a trocar ideias e espero visitar este aquário mais vezes

Grande abraço

Mensagem 01/jul/2013, 12:38

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Obrigado João!! ;)
Foi um prazer! Quando quiseres aparecer é só combinar.

Mensagem 02/jul/2013, 08:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Boas Marco,

Realmente não há muito mais a acrescentar ao que os outros membros do fórum já descreveram...

O aquário é um exemplo de conhecimento, dedicação e simplicidade, muitos parabéns! :ymapplause:

Muito obrigado por me receberes em tua casa, pela paciência e esclarecimentos que demonstraste.

Continua com essa forma de estar no hobby! :-bd

1 abraço.
António Durães

Mensagem 03/ago/2013, 15:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 148
Idade:
Boas Amigo Marco

Gostei da evoluçao desse tanque, grande preciosidade que ai esta, desde principio com peças muito bem escolhidas,(como se deram e como estao as que levaste na altura?) gostei particularmente quando deste a tua opiniao quanto aos leds , pois eu sempre fui apologista dos leds e apostei muito neles, mas fui sempre muito criticado porque diziam que era banha da cobra...há bons e maus, mas que funcionam isso funcionam e tu és a prova disso,gosto muito das par 38 como complemento, fazem toda a diferença.
Espero que na tua nova montagem ,continues com essa tua filosofia de vida, pois admiro muito e sabes bem disso,alem de te respeitar por a postura que tens tido nestes anos todos em relaçao ao hobby, nesse novo aquario vai ser outro desafio, mas sempre superado.

Muitos parabens e um grande abraço :ymhug:

Paulo
Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Não existe receita para o sucesso, mas a receita para o fracasso é querer agradar a todos.
Paulo Bravo ---- www.coral-factory.com

Mensagem 05/ago/2013, 11:41

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Paulo, obrigado pelas tuas palavras!
Gtande abraço. ;)

Mensagem 05/ago/2013, 15:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
Brutal este aquario faz lembrar um bonsai ;) as milleporas onde as comprou são muito bonitas.

Boa continuação

Mensagem 05/ago/2013, 16:08

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Paulo Pinto Escreveu:
Brutal este aquario faz lembrar um bonsai ;) as milleporas onde as comprou são muito bonitas.

Boa continuação


Boas ...

Paulo procura no Reefcentral por um post chamado "bonsai reef". Layout parecido que sei que serviu de inspiração ao Marco. Claro que o Marco se põe logo a ver mais à frente e faz aquele jogo de luz brutal com diversos efeitos num aquário pequeno. :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:

As miles vieram do almoço de aniversário do Recife.pt feito no Fragário do Norte!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/ago/2013, 16:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
Rui já vi mas não gostei tanto, achei este mais natural

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron