Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Ilhéu reef 1175 litros

Ilhéu reef 1175 litros

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 15/mar/2015, 11:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Bom dia. Enquanto espero que o material vá chegando, vou pensando noutras coisas que tenho de fazer, como por exemplo levantar o aquário e colocar uma placa de mdf de 2,5cm, pois o aglomerado que tinha era de menos de 1cm, com placas de esferovite.

Agora a pergunta como quero que a plataforma seja o mais segura possivel, pensei colocar o mdf e depois dois tapetes de borracha de 06cm com tela interna, faria então 1,2cm. Que acham uso o tapete de borracha, placas de esferovite, os dois juntos, ou aquelas placas de isopor azuis com algo mais.

Embora o aquário já esteja a funcionar a cerca de 2 anos e pouco, e não aparentou nenhum problema até agora, mas visualmente vejo que o aglomerado parece que se deformou um pouco por baixo, e como vou transforma-lo num reef, decidi levanta-lo com uma cegonha (grua) e regulariza-lo.

Abraço
PG

Mensagem 15/mar/2015, 11:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:-\

Os aglumerados não são por norma bons amigos dos aquários isto porque quando existe água por perto os aglumerados estando cheios de sede absorvem tudo e deformam-se criando zonas de pressão nos vidros. Se usares deves proteje-los com uma tinta de Poliuretano p.ex.
Quanto aos materiais a usar por baixo do aquário para compensar irregularidades, convém que estes tenham memória e sejam escolhidos de acordo com a área e peso que vão supurtar. Além disso não devem ocupar toda a base de forma a que tenham espaço para trabalhar ou seja expandir em função da carga sem criar zonas de contenção. É bom não esqueçer que os vidros estão em constante movimento embora isso não seja percetivel a olho nu e precisam de algo que os compense.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 15/mar/2015, 11:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Pois neste caso foi um erro ter colocado o aglomerado, pois a cerca de um ano um dos tubos da bomba de elevação soltou-se quando fazia a manutenção e já nem sabia se tapava o jacto de água se corria a desligar o cabo de alimentação, e devido a esta peripécia vai de deformar o aglomerado. Pois sei que o material deve ser deformável par regularizar as imperfeições, por esse lado o esferovite cumpre esse serviço, e o isopor também se deforma? O tapete de borracha a partida também se derfoma, apenas têm uma tela de protecção no seu interior. Estou um pouco sem saber se a use ou não.

Obrigado pelas dicas e todos os que puderem opinar agradeço.

abraço
PG

Mensagem 12/abr/2015, 18:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Boa tarde a todos

Este meu projecto tem andado devagar devagarinho, não estivesse no alentejo :p .

Ultimamente o que tenho feito foi tratar de retirar todos os peixes que estavam no aquário ainda a funcionar e transferir para outro com o ciclo já feito.

Posto isto começei a esvaziar os quase 1200l de água do áquario

Imagem 4507

Sempre como assistente a minha gata.

Em seguida após o aquario estar mais vazio foi a tarefa ardua de apanhar os peixes, pois alguns com tamanhos de 4 cm num aquário de 2m têm muito por onde correr. Posta a aventura ficaram todos alojados na nova casa.

Imagem 4505

Em seguida seguiu-se a limpeza do aquario que depois de limpo ficou assim.

Imagem 4504

Vazio até da pena ver, mas espero que rapidamente venha a ganhar vida. Entretanto já adquiri uma osmose de 5 estagios com bomba auxiliar, penso que fará cerca de 300l por dia ainda não vi bem.

Imagem 4506

Já se esta a começar a compôr. Num próximo post vou colocar o levantamento do aquário para a colocação de uma nova base.

abraço a todos

PG

Mensagem 13/abr/2015, 22:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Boa noite. Aqui fica mais uma actualização dos avanços no aquário.

Neste Sabado foi assim para levantar o bicho.

Os preparativos para o levantar e trocar a base e esferovite.
Imagem 4520

Com a ajuda do meu "velhote"

Imagem 4517

Colocadas as sintas depois de fazer um pouco de força para as colocar por baixo esta na hora da grande ajuda. A grua :D

Imagem 4518
Aqui esta o condutor da maquina o "je", a posar para a foto :))

Imagem 4519

Depois de toda esta trabalheira lá ficou com uma base bem melhor e pronto para os próximos passos.

Abraço

PG

Mensagem 14/abr/2015, 08:38

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Essa grua deu um jeitaço! !!

Agora é voltar a carga!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 14/abr/2015, 09:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 193
Idade: 41
Localização: Odivelas
Pedro Galhano Escreveu:
Bom dia.

Isto anda um pouco mais parado o tópico pois ando em pesquisas de equipamentos e verificações de preços. Numa dessas pesquisas vi no site da aquaristic estas rochas, que segundo esta escrito são indicadas para aquários de água salgada, sendo bastante porosas.

Na vossa ideia acham que valem a pena? Atendendo ao preço e a quantidade de kilos acho que não está mal, fica só a faltar saber se dão ou não para o aquário.

http://fish.aquaristic.net/index.php?cl ... st&&lang=1

Abraço e vou tentar indo actualizando com mais frequência.



Boas,

Essas rochas são muito interessantes, acabei de receber hoje umas quantas caixas...

Para circulação tens a nova Vortech Mp40wQD que vem com muito boas referencias e sempre fiáveis :)
Se procurares algo mais barato tens sempre as RW20 que são muito boas igualmente e extremamente silenciosas em comparação com as Gyre.

Vai ser um projecto a seguir certamente.

Abraços

Mensagem 14/abr/2015, 09:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Estou a ver que tenho que ir aí a Portel ver o progresso desse aquário, tb vou seguir com atenção

Mensagem 14/abr/2015, 12:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Essa Grua livra-te de muitos pesadelos!!

Mensagem 14/abr/2015, 14:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Carlos Assunção Escreveu:
Pedro Galhano Escreveu:
Bom dia.

Isto anda um pouco mais parado o tópico pois ando em pesquisas de equipamentos e verificações de preços. Numa dessas pesquisas vi no site da aquaristic estas rochas, que segundo esta escrito são indicadas para aquários de água salgada, sendo bastante porosas.

Na vossa ideia acham que valem a pena? Atendendo ao preço e a quantidade de kilos acho que não está mal, fica só a faltar saber se dão ou não para o aquário.

http://fish.aquaristic.net/index.php?cl ... st&&lang=1

Abraço e vou tentar indo actualizando com mais frequência.



Boas,

Essas rochas são muito interessantes, acabei de receber hoje umas quantas caixas...

Para circulação tens a nova Vortech Mp40wQD que vem com muito boas referencias e sempre fiáveis :)
Se procurares algo mais barato tens sempre as RW20 que são muito boas igualmente e extremamente silenciosas em comparação com as Gyre.

Vai ser um projecto a seguir certamente.

Abraços


Boa tarde. Sim cheguei a receber uma caixa, não me pareçem mas, são é um pouco pesadas, assim como no aspecto visual, mas vamos ver.

Pois a bomba de circulação ainda não arranjei. Tenho de realmente me decidir. Não sei se essa RW 20 será muito para o aquario. Interessante era arranjar uma gyre e ver como se comportava no aquário, mas estar a comprar só para experimentar não da mesmo.

Nuno Vinha Escreveu:
Estou a ver que tenho que ir aí a Portel ver o progresso desse aquário, tb vou seguir com atenção


Tas a vontade nuno. Depois de tudo estar orientado e a funcionar torna-se mais engraçado. Mas claro que estou aberto às visitas, só cobro a entrada para ver o aquário, (uns frags pequeninos) B-)

Pedro Alves Escreveu:
Essa Grua livra-te de muitos pesadelos!!


Não haja dúvidas que a grua foi um grande jeito. Tive foi de fazer aquela peça para que as cintas não apertassem directamento no vidro, de forma a não acontecer nenhum imprevisto. Mas sem duvida muito bom.

Logo a noite vou colocar aqui umas dúvidas em relação a uns passa muros que preciso, assim como uma ideia para a saida de
água para o aquário.

Abraço a todos

PG

Mensagem 14/abr/2015, 22:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 193
Idade: 41
Localização: Odivelas
As gyre fazem algum/muito ruído... Acho que com 1 Rw20 e 1 rw15 fazes a festa:) senão tens sempre as novas vortech QD:) recebi hoje a minha QD é só posso dizer bem :) silênciosa é bonita ;)


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 15/abr/2015, 13:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 47
Localização: viseu
Muito bom trabalho :D
Sr. Carlos Assunção vou ter que discordar em relaçao as gyre eu tenho duas no meu aquario e barulho é zero,a primeira versao sim erao ruidosas mas a segunda versao que ja trazem amortecedor nao á qualquer barulho :ymhug:
Cumprimentos

José J Correia

Mensagem 15/abr/2015, 14:32

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Carlos Assunção Escreveu:
As gyre fazem algum/muito ruído... Acho que com 1 Rw20 e 1 rw15 fazes a festa:) senão tens sempre as novas vortech QD:) recebi hoje a minha QD é só posso dizer bem :) silênciosa é bonita ;)


Sent from my iPhone using Tapatalk



É pá então se calhar a minha Gyre deve estar avariada!
É que é bem menos ruidosa do que qualquer uma das bombas que usei antes... Vortech incluídas!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 15/abr/2015, 17:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Boa tarde

Pois eu as vortech já via a funcionar, e não aparentavam fazer barulho. Agora a Gyre era uma boa solução porque cria uma barreira grande, sendo por ventura só necessária esta bomba de circulação. Mas claro tanto uma como outra são investimentos de momento que ainda não são possiveis.

Fiz estas peças para a entrada de água para o aqua, acham que serão funcionais, pois poderei orientar para onde for necessário
Imagem 4526.

Penso que irão fazer uma melhor distribuição pelo aquario. entretanto também preciso de arranjar uns passa muros para o aquário, pois os que tinha ainda vinham no aquario e queria uma solução um pouco melhor pois estes em dada altura começaram a pingar.

Imagem 4527

Onde consigo comprar ou mandar vir pela net? Alguem já comprou passa muros?


Abraço

Obrigado pelas dicas que vão dando.

PG

Mensagem 15/abr/2015, 20:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 193
Idade: 41
Localização: Odivelas
Jose J Correia Escreveu:
Muito bom trabalho :D
Sr. Carlos Assunção vou ter que discordar em relaçao as gyre eu tenho duas no meu aquario e barulho é zero,a primeira versao sim erao ruidosas mas a segunda versao que ja trazem amortecedor nao á qualquer barulho :ymhug:


Boas José
Existem alguns comparativos das Vortech com Gyre com medidores de decibéis e a diferença era notória só não sei se eram as V1 ou as V2.

Deixo ao critério :)


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 15/abr/2015, 21:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Pedro no leroy têm. Não sei se alguma loja de aquariofilia tem mas devem arranjar também..

Mensagem 15/abr/2015, 21:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:)

Dizer que as Vortech são silenciosas é uma coisa estranha, eu tenho e de várias produções e silencio é algo que desconheçem de certeza, isto não invalida serem eficientes mas... ruidosas. Mesmo utilisando medidores de décibeis e adoptando as normas internacionais (mesmo ambiente e distancias de captação) apresentam valores mais elevados de ruido efectivo.
Mas são eficientes e com a manutenção adequada são uma opção para quem pretende manter a circulação tradicional.
Vou acompanhar o teu projecto com curiosidade dada a distancia da nossa costa e a falta de água natural para tpa´s.

Continua a manter-nos os informados.
Boa sorte e bem vindo ao club ;)
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 15/abr/2015, 22:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
João Seguro Escreveu:
Pedro no leroy têm. Não sei se alguma loja de aquariofilia tem mas devem arranjar também..



Pois os passa muros que preciso têm que dar para tubo de 40, vou tentar dar uma vista de olhos então.

Já agora onde consigo comprar estes tipos de balde para colocar a água de osmose em quantidade?

Tipo isto com sensivelmente 150l e estreitos e altos? O leroy também têm?

Imagem

Mensagem 15/abr/2015, 23:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 193
Idade: 41
Localização: Odivelas
Joaquim Galinhas Escreveu:
:)

Dizer que as Vortech são silenciosas é uma coisa estranha, eu tenho e de várias produções e silencio é algo que desconheçem de certeza, isto não invalida serem eficientes mas... ruidosas. Mesmo utilisando medidores de décibeis e adoptando as normas internacionais (mesmo ambiente e distancias de captação) apresentam valores mais elevados de ruido efectivo.
Mas são eficientes e com a manutenção adequada são uma opção para quem pretende manter a circulação tradicional.
Vou acompanhar o teu projecto com curiosidade dada a distancia da nossa costa e a falta de água natural para tpa´s.

Continua a manter-nos os informados.
Boa sorte e bem vindo ao club ;)


Joaquim,

Refiro-me as novas Vortech QD que felizmente sou um feliz proprietário, porém conheço aquário que tem Vortech que fazem muito pouco ruído mesmo a 80% e outros que mesmo a 50% já se ouve.
Tem tudo a ver com desgaste, modo de operação etc...

Neste caso específico estou a fazer a comparação entre bombas novas MP40wQD vs GYRE150.




Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 16/abr/2015, 09:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Pedro um comprei 1 desse género de 65lt numa cooperativa agrícola. Podes sempre procurar no OLX..

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron