Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Casa dos Palhaços

Casa dos Palhaços

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 04/fev/2015, 01:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade: 43
Localização: Trofa
Olá Pessoal!

Vou descrever aqui o meu aquário para depois ajudarem-me, se puderem, numas questões.

Aqui vai:

MicroHabitat 15L by TMC

Material que vem com o kit:
Iluminação: 16 LEDs
Aquecedor 10w
Escumador
bomba de circulação 300 lph
Filtro

Layout:
Rocha viva
Areia Tropical Marine Center (Tropical Marine Gravel Fine)

Vivos:
2 palhaços
1 anemona (quadcolor vermelha)

Manutenção:
Iluminação: ligada das 8:30h às 24h
Alimentação 3 a 4 vezes pouca quantidade
TPA: 4 em 4 dias 20% da água.(sempre com agua do sistema de onde vieram os peixes excepto a última que salinei água)

Data de Início: 24/12/2014

Fotos do Aquário no dia da montagem (e no dia seguinte...).

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem 04/fev/2015, 01:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade: 43
Localização: Trofa
Estou com um problema:

A minha anémona tem vindo a perder cor e comprimento dos polipos. Não sei o que pode estar a causar tal coisa. Têm ideias?
Ela deve estar mesmo a morrer, guiando pelo aspecto...
Vou colocar algumas imagens ....

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem 04/fev/2015, 01:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade: 43
Localização: Trofa
Já agora, eu chamo-me Filipe Marinho. Peço a quem sabe/pode que me mude o nick.
Obrigado

Mensagem 04/fev/2015, 01:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Idade: 43
Localização: Lisboa, Penha de França
Boas.

Eu apontava para falta de luz ser o principal.
Para alem disso acho esse aquário pequeno demais e recente demais para ter uma anedota.

Como a tens estado a alimentar?
Imagem

Mensagem 04/fev/2015, 09:02

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

A luz ser o principal??? 16 leds até pode ser uma boa iluminação mas só com essa descrição é impossível saber.

Eu nem sequer chegava a esse ponto.

Então dois palhaços e uma anémona no dia da montagem? e o ciclo? não se faz?

Eu aconselhava-te primeiro a ver as FAQ do recife que te explicam o básico. E a ler e a pesquisar um pouco antes de montar o aquário.

Essa anémona para mim morreu por causa das condições da água (amónia).

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/fev/2015, 10:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade: 43
Localização: Trofa
Boas,

Quanto à luz não sei a potência. Vou pesquisar melhor para ver se descubro.

Quanto à anémona não tenho dado nada. Uma vez tentei dar um pouco de camarão mas ela não o agarrou...
Ainda há salvação ou é certo que ela morreu?

Mensagem 04/fev/2015, 10:07

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Sinceramente acho que esta já foi e não me espantava nada que os peixes fossem a seguir.
Faz lá o que o Rui te disse.
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 04/fev/2015, 12:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Filipe

Colocar uma anémona no dia em que montas o aquário, obviamente que tem tudo para correr mal, ainda mais quando estamos a falar de um aquario com 15 Litros ?? Sem ciclo?

O facto de teres o aquário tapado, os indices de oxigenação também não devem ser extraordinários. Qual é o escumador?

Pelo aspecto, penso que vai mesmo morrer, pondera retira-la porque se ela morrer nesse volume de água vai-te matar os peixes e talvez a rocha viva...

As anémonas, mesmo as quadricolores, é para aquários já com um nivel de maturação avançado. Nem com a iluminação ideal ela alguma vez iria sobreviver.
O extraordinário é mesmo ter-se aguentado tanto tempo!

Mensagem 04/fev/2015, 13:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 110
Idade: 33
Localização: Maia
Tive um aquário igual a esse e não te aconselho a ter uma anémona. Fica-te só por 2 palhaços e uns actinodiscus, mas é só a minha opinião.

Cumps

Mensagem 04/fev/2015, 13:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade: 43
Localização: Trofa
O escumador é o que veio com o kit. Não sei mais especificações....

Sem querer tirar-vos a razão, não acho assim tão extraordinário ela ter-se aguentado pois ela está no meu aquário com a mesma água que estava no aquário da loja, com tpa's regulares com essa mesma água.

Acham que não há mesmo hipótese, nem que tente alimentá-la com alguma coisa?

Mensagem 04/fev/2015, 13:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade: 43
Localização: Trofa
José Miguel Silva Escreveu:
Tive um aquário igual a esse e não te aconselho a ter uma anémona. Fica-te só por 2 palhaços e uns actinodiscus, mas é só a minha opinião.

Cumps


Pois se calhar tem razão, mas já que a tenho queria ver se a salvava.

Mensagem 04/fev/2015, 13:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Viva.

Ja tens ai bons conselhos.

Ela n esta assim com tão mau aspecto!

Mas muda-a de aquario rapidamente. Vais perde-la de certeza!


Cump
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 04/fev/2015, 13:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Filipe

O facto de fazeres tpa´s com água da loja vale zero, porque a água em si não te acelera a maturação do aquário nem traz nada de bom, até pode ter o efeito contrário... e espero que não tenha sido nenhuma loja a aconselhar-te a fazer o que fizeste!

Quanto á anémona, ela já tem a parte interna de fora... no estado em que está é impossível que se alimente e parece-me condenada..

Só estou a tentar ajudar, não leves a mal as considerações e leva em conta o que os membros daqui do forum te transmitem, uma boa parte tem muitos anos de aquários de recife!

Cps
Gil

Mensagem 04/fev/2015, 14:19

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pelo sim pelo não eu agarrava na anémona e nos palhaços e levava à loja!

Já agora qual é a loja para a malta saber?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/fev/2015, 14:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade: 43
Localização: Trofa
Bem, como parece-me que há consenso logo à noite vou tirar a anémona para não ter problemas com os palhaços....

O que fiz foi à minha conta e risco, sem conselhos de ninguém porque queria um aquário para dar ao meu filho no Natal. Não vou empurrar as minhas culpas para ninguém.

Mensagem 04/fev/2015, 18:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Gil Miguel Escreveu:
Boas Filipe


Quanto á anémona, ela já tem a parte interna de fora... no estado em que está é impossível que se alimente e parece-me condenada..


Cps
Gil


Epa pois tem

N tinha reparado na ultima foto! Deita fora depressa!

Abraço


ps: n te preocupes muito com isso. Toda a gente perde peixes e carais no primeiro aquario de uma forma ou de outra... e olha que até no 3 ou 4 ou 5º.
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 04/fev/2015, 20:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Gil Miguel Escreveu:
Boas Filipe

(...) e espero que não tenha sido nenhuma loja a aconselhar-te a fazer o que fizeste!

Cps
Gil


Apesar do Filipe não querer culpar a loja, ou o funcionário(a), por tudo o que foi exposto, a culpa é mesmo deles.
O filipe comprou um Aquário/kit, peixes anémona e a própria água, só indica que a loja foi irresponsável.
Filipe, pede à loja ou a alguém amigo que possa guardar os Ocellaris até teres o ciclo feito.
Enquanto faz o ciclo, lê os Faq´s que estão no fórum, que aprendes muito...
salva os Ocellaris que ainda vais a tempo (espero).
Abraço

Mensagem 05/fev/2015, 13:04

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Sergio Magro Jacinto Escreveu:
ps: n te preocupes muito com isso. Toda a gente perde peixes e carais no primeiro aquario de uma forma ou de outra... e olha que até no 3 ou 4 ou 5º.


Ao contrario do Sérgio (e Sérgio não me interpretes mal!), desculpa Filipe mas não posso concordar com essa afirmação.
Devias te ter informado melhor antes de montares o aquário! Hoje em dia com a quantidade de informação online que existe só se faz este tipo de erros quem não se informa bem.

...e sim, a loja devia ter ajudado, é esse um dos principais argumentos para que se vá a uma loja e não mandar vir on-line por exemplo. Eles estão lá para ajudar o aquariofilista e estão lá tambem para defender e promover a aquariofilia responsável! Se não o fizeram, foi apenas com um preposito, ou seja, o de vender!! Ora vender qualquer um vende...

Preocupa-te sim!!!... procupa-te em perder peixes e corais! Só assim vais melhorar e vais te preocupar em ser um aquariofilista mais responsável e não repetir os mesmos erros!

Mensagem 05/fev/2015, 13:50

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Marco Madeira Escreveu:
Sergio Magro Jacinto Escreveu:
ps: n te preocupes muito com isso. Toda a gente perde peixes e carais no primeiro aquario de uma forma ou de outra... e olha que até no 3 ou 4 ou 5º.


Ao contrario do Sérgio (e Sérgio não me interpretes mal!), desculpa Filipe mas não posso concordar com essa afirmação.
Devias te ter informado melhor antes de montares o aquário! Hoje em dia com a quantidade de informação online que existe só se faz este tipo de erros quem não se informa bem.

...e sim, a loja devia ter ajudado, é esse um dos principais argumentos para que se vá a uma loja e não mandar vir on-line por exemplo. Eles estão lá para ajudar o aquariofilista e estão lá tambem para defender e promover a aquariofilia responsável! Se não o fizeram, foi apenas com um preposito, ou seja, o de vender!! Ora vender qualquer um vende...

Preocupa-te sim!!!... procupa-te em perder peixes e corais! Só assim vais melhorar e vais te preocupar em ser um aquariofilista mais responsável e não repetir os mesmos erros!

Isto!!!

Lá está, os corais e os peixes deviam custar 3x mais... @-)

Mensagem 05/fev/2015, 14:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Marco Madeira Escreveu:
Sergio Magro Jacinto Escreveu:
ps: n te preocupes muito com isso. Toda a gente perde peixes e carais no primeiro aquario de uma forma ou de outra... e olha que até no 3 ou 4 ou 5º.


Ao contrario do Sérgio (e Sérgio não me interpretes mal!), desculpa Filipe mas não posso concordar com essa afirmação.
Devias te ter informado melhor antes de montares o aquário! Hoje em dia com a quantidade de informação online que existe só se faz este tipo de erros quem não se informa bem.

...e sim, a loja devia ter ajudado, é esse um dos principais argumentos para que se vá a uma loja e não mandar vir on-line por exemplo. Eles estão lá para ajudar o aquariofilista e estão lá tambem para defender e promover a aquariofilia responsável! Se não o fizeram, foi apenas com um preposito, ou seja, o de vender!! Ora vender qualquer um vende...

Preocupa-te sim!!!... procupa-te em perder peixes e corais! Só assim vais melhorar e vais te preocupar em ser um aquariofilista mais responsável e não repetir os mesmos erros!



Meu caro

Claro que não te levo a mal. Cada um tem direito à sua opinião

O mundo tem tantas utopias que mais uma não faz diferença nenhuma especialmente neste meio que é de pura diversão.

Certo é que a aquariofilia marinha é extremamente complexa especialmente para quem começa neste hobby maravilhoso e se calhar traz a ambição de querer ter aquarios bonitos com por exemplo o teu Marco ou o teu Hugo. É natural que passádos anos, depois de ler muita coisa e de investir em muito equipamento tudo parece obvio.

Por muita informação que se tenha quase de certeza que se vai fazer disparates especialmente no inicio. E olha que a informação online tem muito que se lhe diga. Tudo o que nos é dito e aconselhado, nós praticamente aceitamos especialmente em meios como por exemplo este forum ou numa loja.

Ainda me lembro de quando ter eggcrate era obrigatorio, senão ai ai, tas tramado! Partes um vidro! As rochas vão cair!
Ou então

Siporax isso nunca! Isso é para agua doce...e agora....

e ainda

TPA´s com agua do mar nunca e vejam! Agora esta na moda outra vez!

Este hobby tem de ser levado de forma leve. É obvio que nos devemos preocupar em não repetir os mesmos erros nem que seja pelo factor economico. No entanto é preciso relevar...

Já agora amigos quantos peixes e corais é que ja perderam por falta de experiência e de estudo ou por azelhice ou simplesmente por teimosia e palermice. Eu muitos!! E olhem que as vezes muita coisa li eu...

Finalmente sugiro a leitura da minha assinatura :p

Desculpem se parece que levei a mal mas n levei mesmo :ymhug:


Abraço

ps: Já agora Filipe podes me dizer quanto te custou o nano (pode ser por mensagem privada). Ando com vontade de comprar um para fazer disparates! :p
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros