Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros REEF3

REEF3

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 24/abr/2015, 16:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Hugo Figueiredo Escreveu:
Não tneho tido tempo praticamente nenhum para vir aqui ao forum, mas um gajo aparece por aqui para não perder o entusiasmo e depara-se com esta maravilha!

Brutástico, João!!! :ymapplause:



ahahah Hugo tens andado em marte pa!!! Ja montei o aqua em Janeiro :D

Mensagem 24/abr/2015, 17:22

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pois ando! :o)
Mas o aquário continua a estar brutástico!!!

Mensagem 25/abr/2015, 21:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407
Idade: 44
Localização: Caria

Muito bom João Tomás.
Isso está a ficar bom. Vai metendo mais fotos que a malta agradece ;)
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 26/abr/2015, 22:19

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Então é as fotos prometidas?


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 27/abr/2015, 23:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite João

Já há algum tempo que não acompanho com tanta frequência o fórum...
Mas volto a referir que sou um verdadeiro apaixonado por esse layout!

Qualquer dia passo-me e faço furos na minha coluna seca...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 28/abr/2015, 17:39

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Este Layout é um dos mais lindos que ja vi.....!

João,

coloca fotos :p
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 29/abr/2015, 11:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Obrigado Ricardo Oliveira.

Pedro Ferrer só custa o primeiro furo :D

Ricardo Prata estás a exagerar um bocadinho, é diferente vá...

Ainda nao tive tempo para tirar umas fotos, no fim de semana estava programado fazer uma limpeza geral à sump e queria vos mostrar uma outra implementação que fiz que foi pôr uma gaveta com rodas para tirar a sump para fora do movel onde posso trabalhar à vontade na TPA, mas nao cheguei a fazer e acabei por trocar apenas a agua, a ver se este fim de semana consigo.

Mensagem 29/abr/2015, 13:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 44
Idade:
Localização: Torres Vedras
Boas João, tive a possibilidade de ver este aquario ao vivo e devo dizer que fiquei maravilhado :ymapplause:

Parabéns e obrigado pelas dicas...

Mensagem 20/mai/2015, 09:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Oi João,

Para quando essas prometidas fotos?
A curiosidade aumenta ;)
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 16/jul/2015, 15:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Boas,

Já há algum tempo que não há um update!!
Ainda existe este aquário!?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 27/jul/2015, 22:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Boas,

O aquário ainda está no activo! e o layout ainda não caiu!! :))
Mas nao tem sido um inicio nada facil, parece que tambem preciso de ir à bruxa como o Rui B-)

A partir do 3º mês comecei a colocar SPS, e a coisa até estava a correr bem, mas passado um mês começaram a branquear nas pontas, possivelmente penso que tenha sido de oscilações de Kh, primeiro porque tive uma explosão brutal de coralina!! e foi dificil controlar os valores de Kh ,a outra foi a bomba doseadora não estava a funcionar correctamente, uma das mangueiras estava certamente mal colocada e entrava ar e fazia com que as dosagens fosse ar misturado com o Kh...nao sei se me fiz entender!! Só dei por isso muito mais tarde...

Para além disso houve um desequilíbrio qualquer no sistema que até a minha tridacna que tinha à uns 4 anos a perdi!! Fiquei super desanimado na altura e depois de perder os frags todos parei e esperei que as coisas acalmassem ficando so com 3 ou 4 corais que transitaram do outro aquário como referencia para ver se as coisas melhorassem.

Não ficando por aqui...1 mês depois começou a aparecer as primeiras cyanos...espectáculo!!! era só o que me faltava!!!
Medi os nitratos e estavam a cima dos 25ppm..medi os fosfatos e estavam a zero!!! Boa!!! Toca a estabilizar o sistema de novo...até lá sem qualquer entrada de corais...

Hoje finalmente posso dizer que s coisas estão a dar a volta e as cyanos a regredir aos poucos, mas depois de ter mantos no areão neste momento tenha em algumas partes apenas na rocha e no areão alguns pontos mas nada de especial.

Mas isto nem parece nada demais comparando que nas ultimas 3 semanas avariou-se a bomba de retorno e a bomba do skimmer!! Lindo!!! toca a improvisar!!! Neste momento estou a tentar recompor as coisas e dentro de 1 mês ou 2 espero voltar à carga e voltar a colocar corais.

A foto foi tirada agora mesmo pelo instangram e andei para aqui a brincar com os efeitos e ficou uma cagada lol ...mas da para perceber como está...na mesma basicamente!

Imagem

Mensagem 27/jul/2015, 23:19

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Vamos os dois à bruxa que dizem que fazem descontos de grupo ... :D

Já sabes que se precisares escumador tens aqui!

Isso com calma agora vai.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 28/jul/2015, 08:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ;) ,

Vamos os dois à bruxa que dizem que fazem descontos de grupo ... :D

Já sabes que se precisares escumador tens aqui!

Isso com calma agora vai.

Abraços,
Rui


Podes crer Rui...mas que venham agora os azares todos de uma vez...prefiro assim!

Ja arranjei uma soluçao temporaria...tenho e de pensar na soluçao definitiva.

Com isto tudo parece que vamos arrancar com os corais ao mesmo tempo :P

Mensagem 19/ago/2015, 21:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Oficialmente estou livre de Cyanobacteria!

Foi uma luta de mais de 1 mês e neste momento faz 2 semanas sem aparecer vestígios de cyano, aqui estão os frutos da persistência:

Imagem

Mensagem 20/ago/2015, 08:20

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Muita bom aspecto! Agora é começar a colocar pinocos! :D

Mensagem 20/ago/2015, 08:58

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Marco Madeira Escreveu:
Muita bom aspecto! Agora é começar a colocar pinocos! :D


x2

CARREGA !!!!

Podias era descrever a tua história para que a malta possa aprender um pouco!
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 20/ago/2015, 09:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
isso mesmo ...

conta la o que se passou coma as cyanos ... :D :D :D

abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 20/ago/2015, 15:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Bem isto vai dar testamento!

Então é assim, o que vão dizer NAO SE APLICA EM TODOS OS CASOS e para quem está a começar, cuidado porque é necessário já ter umas noções do que vos vou relatar!!!

Como sabem a cyanobactéria não é alga! como o próprio nome indica são bactérias e que em sistemas fechados como os nossos aquarios competem com as bactérias "boas", ou seja aquelas que nos queremos para fazer a nitrificação e desnitrificação e quando isso existe costumamos dizer que temos um aquário "maturado".

Ora come disse anteriormente as cyanobactérias competem por o seu espaço com as outras batérias já colonizadas nos nossos aquarios, mas à minima quebra derivdo de varios casos a cyano tenta aparecer e dominar todo o sistema, uma das razões e talvez a mais frequente devido aos novos produtos que esterilizam o nosso sistema, é o desiquilibrio do redfield ratio, ora sempre que existe um desequilibro nos 3 componentes desse racio (16C-16N-1F) a cyano pode intrometer-se.

O mais natural é sobredosagem de fontes de carbono, depois a falta de nitrato...ora a mim nem um nem outro o que aconteceu foi o meu fosfato zerar e começar a ver o nitrato a disparar para valores de 50ppm! E porque é que isso acontece??

Simples!! Com a falta de fosfato no redfield ratio as minhas bacterias "boas" não foram capazes de retirar o nitrato produzido pelas bacterias nitrificantes pois não havia quantidade de fosfato suficiente para acompanhar o nitrato e o carbono. Foi então que as cyanos aparecerem e em 2 semanas tinha um manto em todo o areão e que depois começou a passar-se para as rochas!

Depois de algum estudo sobre a coisa o que fiz foi...ok eu preciso de subir de alguma forma o fosfato? comecei a dar mais comida...o problema é que nao só subia o fosfato como o nitrato! Mas nos testes so via o nitrato a subir...Ok isto não resultou! TPA? sim resultou pois diluia agua sem nitrato...mas passados 3 dias começava o nitrato a disparar novamente porque o desequilibro estava lá na mesma!

Foi então que resolvi dosear fosfato, neste caso fosfato de potássio, 2 doses por semana fazia com que tivesse o fosfato sempre entre os 0.01 e 0.04, com isto uma vez que estava a mexer com o redfiel porque não também dosear fonte de carbono, foi entao que comecei tambem a dosear vodka juntamente com bacterias de maneira a povoar lentamente o sistema com mais bacterias "Boas".

Durante as TPA´s que também reduzi de semanais para quinzenais, aspirava o areao e rocha com o intuito de enfraquecer as cyanos pois cada vez mais elas precisavam de povoar as áreas que eu limpava e limitava-lhes os elementos que elas necessitavam baixando o nitrato com a adiçao do fosfato e com o tempo fui vendo o nitrato a descer e as cyanos a irem embora.

Passadas 5 semanas tenho os nitratos a entre 1ppm e 2ppm e o fosfato a 0.01 e areao e rocha limpinhos!

AGORA quero novamente chamar a atenção que nem todos os problemas com cyano se recuperam assim, existem varias origens como referi anteriormente que originam o aparecimento destas pragas, à que perceber primeiro a raiz do problema para que se possa agir e cuidado com as adições que fazem pois podem acabar com o resto, digo isto para quem nao sabe o que está a fazer e vai mandando gotas daqui e dali à espera de resultados.
Editado pela última vez por Joao Tomas em 20/ago/2015, 15:32, num total de 1 vez.

Mensagem 20/ago/2015, 15:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 192
Idade: 61
Localização: Belas
Boas

Também gostava de saber... já as tenho no aquário a algumas semanas, e ainda não saíram.
Já fiz mudas de 40%, já as tirei superficialmente e raspei alguma rocha e corais.
Os testes estão bem até fui á Aquahoby fazer os testes para ver se estava tudo certo, e estavam bem.

Cumprs

Mensagem 20/ago/2015, 15:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 192
Idade: 61
Localização: Belas
Desculpa, enquanto estava escrever enviaste a resposta.

Cumprs

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron