Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Amorim Aquarium

Amorim Aquarium

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 13/Oct/2015, 15:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Hum isso parece demais mas se fosse bacterias ou Kh ja devias ter tido problemas com os vivos...

Mensagem 13/Oct/2015, 15:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 65
Idade: 39
Localização: Loures
O Kh está a 8

Mensagem 13/Oct/2015, 15:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Bruno Amorim Escreveu:
O Kh está a 8


mas tens visto variações, tens SPS com pontas queimadas? se não entao descarta swings de Kh...

Pode ser bacterias, mas 2 semanas? duvido porque ja tinhas peixes a morrer com falta de oxigenação da agua...

Como te disse está atento aos turbos e se os vires em fila indiana a deitar "gases" esbranquiçados já sabes do que é :D

Mensagem 13/Oct/2015, 19:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Olá Bruno parabéns pelo aquário.

Parece que temos o mesmo problema em relação à agua turva. O meu aquário vai com cerca de 7 semanas de montagem e como tu não tenho nenhum sps a morrer nem a perder tecido, pelo que descarto de todo o KH. As algas que tens são iguais às minhas apesar de agora estarem a começar a aparecer as verdes.

Gostava de tentar estabelecer um paralelismo entre os dois aquários para tentar perceber a causa do turvamento.
Adicionas algumas bactérias ou alimento para as mesmas? Ex: biodigest ou bioptim da prodibio

Abraço

Mensagem 13/Oct/2015, 20:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 65
Idade: 39
Localização: Loures
Filipe Valente Escreveu:
Olá Bruno parabéns pelo aquário.

Parece que temos o mesmo problema em relação à agua turva. O meu aquário vai com cerca de 7 semanas de montagem e como tu não tenho nenhum sps a morrer nem a perder tecido, pelo que descarto de todo o KH. As algas que tens são iguais às minhas apesar de agora estarem a começar a aparecer as verdes.

Gostava de tentar estabelecer um paralelismo entre os dois aquários para tentar perceber a causa do turvamento.
Adicionas algumas bactérias ou alimento para as mesmas? Ex: biodigest ou bioptim da prodibio

Abraço


Olá Filipe, obrigado.

Epá isto de facto tem estado um atrufio, não dá mesmo gosto nenhum ter o aqua assim.

Sim usei esses mesmo da biodigest e bioptim, mas não vi efeitos ou melhorias nenhumas, depois realizei uma tpa de 30%, melhorou mas ao dia de hoje está novamente turvo e até parece com mais intensidade.

Posso dizer que até ao momento e desde que iniciei, só tenho usado água do mar, não sei se acontece o mesmo contigo.

Abraço

Mensagem 13/Oct/2015, 20:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Eu usei 100% água salinizada com sal da TMC. Tenho usado esses elementos da prodibio desde que iniciei a montagem, pelo que acho que esse fator em comum responde à pergunta. Para mim é um boom de bactérias que acabarão por desaparecer com o tempo. Tenho notado o escumador (deltec scc 1660) a retirar lixo interruptamente.

Quanto tempo tem o teu aquário?
Tens peixes?

Mensagem 13/Oct/2015, 20:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Bruno Amorim Escreveu:
Joao Tomas Escreveu:
Entao quando começares a ver a agua turva repara bem neles a ver se andam na "malamdrice" se vires o topico do Rui M. Gaspar, aconteceu-lhe o mesmo...resultado passado umas semanas...mini-turbos por todo lado!!! :D



Também já me tinham dito isso João, mas também me disseram que passado uns dias a água voltava ao normal. Isto já dura há 2 semanas. :-\ :(


Boas,
os meus turbos também costumam andar na "malandrice" mas a agua fica tipo turva por algumas horas, tipo de um dia para o outro fica límpida de novo !
Imagem

Mensagem 13/Oct/2015, 22:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 65
Idade: 39
Localização: Loures
Filipe Valente Escreveu:
Eu usei 100% água salinizada com sal da TMC. Tenho usado esses elementos da prodibio desde que iniciei a montagem, pelo que acho que esse fator em comum responde à pergunta. Para mim é um boom de bactérias que acabarão por desaparecer com o tempo. Tenho notado o escumador (deltec scc 1660) a retirar lixo interruptamente.

Quanto tempo tem o teu aquário?
Tens peixes?


Pois, o meu escumador tb é um deltec, mas o sc1455, e tb tem tirado mt porcaria.

O meu aquário tem cerca de 3 meses, tenho 1 oceallaris, e um japónicus. Depois equipa de limpeza, Strombus, turbos, cirites e uma camarão.

Mensagem 13/Oct/2015, 22:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 65
Idade: 39
Localização: Loures
Nelson Alcobia Escreveu:
Bruno Amorim Escreveu:
Joao Tomas Escreveu:
Entao quando começares a ver a agua turva repara bem neles a ver se andam na "malamdrice" se vires o topico do Rui M. Gaspar, aconteceu-lhe o mesmo...resultado passado umas semanas...mini-turbos por todo lado!!! :D



Também já me tinham dito isso João, mas também me disseram que passado uns dias a água voltava ao normal. Isto já dura há 2 semanas. :-\ :(


Boas,
os meus turbos também costumam andar na "malandrice" mas a agua fica tipo turva por algumas horas, tipo de um dia para o outro fica límpida de novo !


Exatamente Nelson, passava rapidamente se fossem os turbos a pinar...

Mensagem 13/Oct/2015, 23:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Epa salvo erro o Rui Gaspar andou com o aquario enovoado alguns dias...e fez tpas grandes!!!

Mensagem 14/Oct/2015, 10:24

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Joao Tomas Escreveu:
Epa salvo erro o Rui Gaspar andou com o aquario enovoado alguns dias...e fez tpas grandes!!!


Uns dias?

A segunda vez chegou a ser uma semana !!!
Já nem me dei ao trabalho de fazer TPA!

Resultado? Agora tenho imensos turbos .... :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/Oct/2015, 10:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 65
Idade: 39
Localização: Loures
Eu já vou em 2 semanas, e nada...eu se me puser de frente para o aquário, não vejo o fundo do mesmo, aliás já mal vejo a totalidade das rochas.

:(

Mensagem 14/Oct/2015, 23:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Bruno, procura por isto "reef bacteria bloom" nas imagens do Google e diz-me se não é este o teu cenário pitoresco à D. Sebastião?

Abraço

Mensagem 15/Oct/2015, 09:13

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Filipe Valente Escreveu:
Bruno, procura por isto "reef bacteria bloom" nas imagens do Google e diz-me se não é este o teu cenário pitoresco à D. Sebastião?

Abraço


Duas semanas já me parece demais.

Se fosse um boom de bactérias os níveis de oxigénio estariam extremamente baixos e os vivos só tinham dado por ela.
Se fosse os turbos ... epá o meu não durou mais que uma semana e mesmo assim já foi demais pois o escumador tinha obrigação de limpar isso num instante.

Isso pode ser percipitação de KH, Ca ou Mg.

Pelo sim pelo não e com isso já assim à tanto tempo eu faria 2 ou 3 TPA (1 por dia) e colocava UV durante esse tempo.
Depois um pouco de carvão activado.

Quais são os parâmetros que tens?
O que é que andas a dosear no aquário?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/Oct/2015, 10:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ;) ,

Filipe Valente Escreveu:
Bruno, procura por isto "reef bacteria bloom" nas imagens do Google e diz-me se não é este o teu cenário pitoresco à D. Sebastião?

Abraço


Duas semanas já me parece demais.

Se fosse um boom de bactérias os níveis de oxigénio estariam extremamente baixos e os vivos só tinham dado por ela.
Se fosse os turbos ... epá o meu não durou mais que uma semana e mesmo assim já foi demais pois o escumador tinha obrigação de limpar isso num instante.

Isso pode ser percipitação de KH, Ca ou Mg.

Pelo sim pelo não e com isso já assim à tanto tempo eu faria 2 ou 3 TPA (1 por dia) e colocava UV durante esse tempo.
Depois um pouco de carvão activado.

Quais são os parâmetros que tens?
O que é que andas a dosear no aquário?

Abraços,
Rui


Boas rui. KH dele eu sei que esta a 8
o mais estranho é que ele nao adiciona nada de nada. apenas faz TPA com agua do mar.

Mensagem 15/Oct/2015, 10:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 65
Idade: 39
Localização: Loures
Filipe Valente Escreveu:
Bruno, procura por isto "reef bacteria bloom" nas imagens do Google e diz-me se não é este o teu cenário pitoresco à D. Sebastião?

Abraço



Sim Filipe, é exactamente como nas imagens.

Mensagem 15/Oct/2015, 10:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 65
Idade: 39
Localização: Loures
Bruno Escaleira Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ;) ,

Filipe Valente Escreveu:
Bruno, procura por isto "reef bacteria bloom" nas imagens do Google e diz-me se não é este o teu cenário pitoresco à D. Sebastião?

Abraço


Duas semanas já me parece demais.

Se fosse um boom de bactérias os níveis de oxigénio estariam extremamente baixos e os vivos só tinham dado por ela.
Se fosse os turbos ... epá o meu não durou mais que uma semana e mesmo assim já foi demais pois o escumador tinha obrigação de limpar isso num instante.

Isso pode ser percipitação de KH, Ca ou Mg.

Pelo sim pelo não e com isso já assim à tanto tempo eu faria 2 ou 3 TPA (1 por dia) e colocava UV durante esse tempo.
Depois um pouco de carvão activado.

Quais são os parâmetros que tens?
O que é que andas a dosear no aquário?

Abraços,
Rui


Boas rui. KH dele eu sei que esta a 8
o mais estranho é que ele nao adiciona nada de nada. apenas faz TPA com agua do mar.


KH= 8
NO3 = 0
PO4 = 0

E como o Bruno diz ainda não adiciono nada de nada.

Mensagem 15/Oct/2015, 13:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Amigos,
Do que tenho lido na net sobre este assunto de reef bacteria bloom , tudo indica que é esta a causa do enevoamento, que em alguns casos pode durar meses.

Do apanhado que fiz, listo alguns dos pontos comuns em todos:
- Escumador sempre a escumar com uma intensidade fora do normal;
- Película que parece algas nas rochas com um aspeto gelatinoso de cor castanha/amarelada;
- Névoa que varia de intensidade com TPA's;
- Alguns sps sofrem de RTN;
- Todos os peixes e demais invertebrados de boa saúde;
- Aquário montado com rocha morta (que não foi devidamente tratada e maturada num sistema à parte).

O pior é que as opiniões não são unanimes no que respeita ao fator que provoca este dito boom de bactérias. Mas existe algumas opiniões que afirmam que estas bactérias estão a ser alimentadas por PO4 expelido pela rocha morta mal curada, mas que não chega a estar presente na coluna de água (testes dão 0.00) por estar a ser consumido pelas bactérias e a provocar o seu boom.

Soluções:
Mais uma vez não encontrei nenhuma solução concreta, mas deixo alguns conselhos que li e que resolveram as várias situações:
- Adicionar carvão ativo;
- Adicionar resinas anti fosfatos;
- Adicionar uma lâmpada UV;
- Dar tempo ao tempo;
- Parar de adicionar qualquer fonte de carbono que ajude o desenvolvimento de bactérias.

Espero ter ajudado.

Abraço

Mensagem 20/Oct/2015, 14:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Olá Bruno,
Só para te dizer que consegui resolver o problema da névoa do meu aquário com uma UV de apenas 7W ligada durante 2 dias consecutivos. Não houve qualquer oscilação a nível de PO4 ou NO3. Espero ter ajudado.
Abraço

Mensagem 20/Oct/2015, 14:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 65
Idade: 39
Localização: Loures
Filipe Valente Escreveu:
Olá Bruno,
Só para te dizer que consegui resolver o problema da névoa do meu aquário com uma UV de apenas 7W ligada durante 2 dias consecutivos. Não houve qualquer oscilação a nível de PO4 ou NO3. Espero ter ajudado.
Abraço


Olá Filipe,

Lol acabei de comprar a minha hoje, logo já vou testar. A nível de peixes e corais depois da uv, notas te diferença?

Abraço

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros