Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Anémonas/lps reef

Anémonas/lps reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 13/mar/2015, 11:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Olá a todos

Sempre gostei de ver reef com anémonas mas sempre tive medo de ter pk os aquariofilistas mais experientes sempre disseram que ter anémonas é o mesmo do que ter uma bomba relógio dentro do reef, mas sempre tive esse desejo.
Então surgiu um bom negócio aqui em Évora e comprei um novo aquário para tentar essa aventura.

Setup:

Aquário 70x65x60 com sistema bean animal (espectacular sistema)
Escumador - atb 130d
Bomba de circulação - uma tunze fraquinha
Rocha viva - 4kg
Rocha morta - 4kg
Iluminação - calha led chinesa, por enquanto vai ficar mas faz mt barulho para o meu gosto.

O aquário leva 250 litros e eu usei 160 litros de água do meu reef de 2metros por isso tenho a esperança de o ciclo ser pequeno e que não haja mts problemas mas acho que tenho pouca rocha no aquário, a solução passa por usar siporax na sump, acham que vale a pena usar bactérias agora nesta fase?

Vou apenas ter peixes palhaços, estou a pensar em colocar uns 6 de 3 espécies diferentes, até que ponto é viável por tantos palhaços? Estou a pensar em introduzir ao mesmo tempo.

E é isto, venha de lá essas críticas.

Imagem

Imagem

Mensagem 13/mar/2015, 11:54

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nuno Vinha Escreveu:
Olá a todos

Sempre gostei de ver reef com anémonas mas sempre tive medo de ter pk os aquariofilistas mais experientes sempre disseram que ter anémonas é o mesmo do que ter uma bomba relógio dentro do reef, mas sempre tive esse desejo.
Então surgiu um bom negócio aqui em Évora e comprei um novo aquário para tentar essa aventura.

Setup:

Aquário 70x65x60 com sistema bean animal (espectacular sistema)
Escumador - atb 130d
Bomba de circulação - uma tunze fraquinha
Rocha viva - 4kg
Rocha morta - 4kg
Iluminação - calha led chinesa, por enquanto vai ficar mas faz mt barulho para o meu gosto.

O aquário leva 250 litros e eu usei 160 litros de água do meu reef de 2metros por isso tenho a esperança de o ciclo ser pequeno e que não haja mts problemas mas acho que tenho pouca rocha no aquário, a solução passa por usar siporax na sump, acham que vale a pena usar bactérias agora nesta fase?

Vou apenas ter peixes palhaços, estou a pensar em colocar uns 6 de 3 espécies diferentes, até que ponto é viável por tantos palhaços? Estou a pensar em introduzir ao mesmo tempo.

E é isto, venha de lá essas críticas.

Imagem

Imagem


Troca as ventoínhas às calhas. Isso é simples e gastas 3 ou 4€ numa ventoínha como deve de ser!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 13/mar/2015, 12:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Nuno Vinha Escreveu:
Olá a todos

Sempre gostei de ver reef com anémonas mas sempre tive medo de ter pk os aquariofilistas mais experientes sempre disseram que ter anémonas é o mesmo do que ter uma bomba relógio dentro do reef, mas sempre tive esse desejo.
Então surgiu um bom negócio aqui em Évora e comprei um novo aquário para tentar essa aventura.

Setup:

Aquário 70x65x60 com sistema bean animal (espectacular sistema)
Escumador - atb 130d
Bomba de circulação - uma tunze fraquinha
Rocha viva - 4kg
Rocha morta - 4kg
Iluminação - calha led chinesa, por enquanto vai ficar mas faz mt barulho para o meu gosto.

O aquário leva 250 litros e eu usei 160 litros de água do meu reef de 2metros por isso tenho a esperança de o ciclo ser pequeno e que não haja mts problemas mas acho que tenho pouca rocha no aquário, a solução passa por usar siporax na sump, acham que vale a pena usar bactérias agora nesta fase?

Vou apenas ter peixes palhaços, estou a pensar em colocar uns 6 de 3 espécies diferentes, até que ponto é viável por tantos palhaços? Estou a pensar em introduzir ao mesmo tempo.

E é isto, venha de lá essas críticas.

Imagem

Imagem


Troca as ventoínhas às calhas. Isso é simples e gastas 3 ou 4€ numa ventoínha como deve de ser!

Abraços,
Rui



Olá rui

Isso é um processo assim tão fácil? Mesmo para quem não percebo lá mt do assunto? E que tipo de ventoinhas, as do PC?

Mensagem 13/mar/2015, 12:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Mais 1 aqua made in Alentejo!!!! :)

Bom projecto mestre Vinha, acho que fazes bem em apostar em outro aqua com outro de especies.

Sempre tive curiosidade em ver anemonas, pela sua beleza...

Com a experiencia que tens acumulado ao longo do tempo, penso que vais conseguir ter bastante sucesso, neste novo projecto.

da-lhe gas!!!!

Mensagem 13/mar/2015, 14:53

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Sim isso é super fácil
Esta semana ver se vou trocar as ventoinhas do César Silvério e tiro fotos com um passo a passo.
É sim ventoinhas de computador


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 13/mar/2015, 16:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Nuno Vinha Escreveu:
Olá a todos

Sempre gostei de ver reef com anémonas mas sempre tive medo de ter pk os aquariofilistas mais experientes sempre disseram que ter anémonas é o mesmo do que ter uma bomba relógio dentro do reef, mas sempre tive esse desejo.
Então surgiu um bom negócio aqui em Évora e comprei um novo aquário para tentar essa aventura.

Setup:

Aquário 70x65x60 com sistema bean animal (espectacular sistema)
Escumador - atb 130d
Bomba de circulação - uma tunze fraquinha
Rocha viva - 4kg
Rocha morta - 4kg
Iluminação - calha led chinesa, por enquanto vai ficar mas faz mt barulho para o meu gosto.

O aquário leva 250 litros e eu usei 160 litros de água do meu reef de 2metros por isso tenho a esperança de o ciclo ser pequeno e que não haja mts problemas mas acho que tenho pouca rocha no aquário, a solução passa por usar siporax na sump, acham que vale a pena usar bactérias agora nesta fase?

Vou apenas ter peixes palhaços, estou a pensar em colocar uns 6 de 3 espécies diferentes, até que ponto é viável por tantos palhaços? Estou a pensar em introduzir ao mesmo tempo.

E é isto, venha de lá essas críticas.

Imagem

Imagem


Boas Nuno.

Sim essas ventoinhas fazem bastante barulho, ja to tinha dito :(
Sobe um bocado a calha por forma a espalhares mais a luz e evitar assim ter de centrar a um pouco as anenomas, caso contrario elas vao comecar a deslocar-se em busca de luz.

Atençao que a agua do teu reef nao te vai acelerar o ciclo, uma coisa e a meu ver é utilizar agua natural, outra coisa é utilizares agua ja usada. Ja tens rocha viva, se puderes retira um pouco de areia do teu aqua principal, isto com a rocha viva, sim vai ajudar.

Outro conselho, há quem tenha mais do que dois palhaços no mesmo aquario, mas acredito que seja em aquas bem maiores,
Assim que comecarem a crescer, com essas medidas vao comecar a lutar e a matarem-se. Aqui sê sensato.

O layout ta engracado, agora é maturar e dar largas à imaginação.

Boa sorte.

Mensagem 13/mar/2015, 16:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 292
Idade:
boas

gosto bastante desse conceito de aquario só de anémonas.

se procurares na net encontras alguns do mesmo estilo.

vou seguir com atenção o post.. :-bd

Mensagem 13/mar/2015, 18:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Nuno Ribeirinho Escreveu:
Nuno Vinha Escreveu:
Olá a todos

Sempre gostei de ver reef com anémonas mas sempre tive medo de ter pk os aquariofilistas mais experientes sempre disseram que ter anémonas é o mesmo do que ter uma bomba relógio dentro do reef, mas sempre tive esse desejo.
Então surgiu um bom negócio aqui em Évora e comprei um novo aquário para tentar essa aventura.

Setup:

Aquário 70x65x60 com sistema bean animal (espectacular sistema)
Escumador - atb 130d
Bomba de circulação - uma tunze fraquinha
Rocha viva - 4kg
Rocha morta - 4kg
Iluminação - calha led chinesa, por enquanto vai ficar mas faz mt barulho para o meu gosto.

O aquário leva 250 litros e eu usei 160 litros de água do meu reef de 2metros por isso tenho a esperança de o ciclo ser pequeno e que não haja mts problemas mas acho que tenho pouca rocha no aquário, a solução passa por usar siporax na sump, acham que vale a pena usar bactérias agora nesta fase?

Vou apenas ter peixes palhaços, estou a pensar em colocar uns 6 de 3 espécies diferentes, até que ponto é viável por tantos palhaços? Estou a pensar em introduzir ao mesmo tempo.

E é isto, venha de lá essas críticas.

Imagem

Imagem


Boas Nuno.

Sim essas ventoinhas fazem bastante barulho, ja to tinha dito :(
Sobe um bocado a calha por forma a espalhares mais a luz e evitar assim ter de centrar a um pouco as anenomas, caso contrario elas vao comecar a deslocar-se em busca de luz.

Atençao que a agua do teu reef nao te vai acelerar o ciclo, uma coisa e a meu ver é utilizar agua natural, outra coisa é utilizares agua ja usada. Ja tens rocha viva, se puderes retira um pouco de areia do teu aqua principal, isto com a rocha viva, sim vai ajudar.

Outro conselho, há quem tenha mais do que dois palhaços no mesmo aquario, mas acredito que seja em aquas bem maiores,
Assim que comecarem a crescer, com essas medidas vao comecar a lutar e a matarem-se. Aqui sê sensato.

O layout ta engracado, agora é maturar e dar largas à imaginação.

Boa sorte.

Olá Nuno

Sim já me tinhas dito mas entretanto tive a hipótese de fazer um bom negócio aqui com esta calha.
Vou seguir o teu conselho e colocar areia do meu aquário.
Em relação a água, como moro no Alentejo tenho mesmo que fazer a água.
Em principio vou por 2 casais acho que assim não fará mt mal, vamos a ver.
Obrigado pelos conselhos Nuno

Mensagem 13/mar/2015, 19:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
em relaoção aos palhaços colocas todos ao mesmo tempo tens melhores hipotesses . pois como é territorio novo para ambos eles nao va dispotar tanto. pelo menos foi assim que fiz no meu para colocar um casal ja existente mais outro que quis que entrasse.

Mensagem 13/mar/2015, 21:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Paulo Bio Escreveu:
boas

gosto bastante desse conceito de aquario só de anémonas.

se procurares na net encontras alguns do mesmo estilo.

vou seguir com atenção o post.. :-bd



ola paulo

eu sempre adorei ver anemonas em aquarios , ha uns tempo fui ver a loja zoa e ele tem la um aquario com aenmonas enormes e eu gostei mt ,vamos la a ver se este projecto tem pernas para andar .
espero que nao me de mt trabalho , nao quero ter bombas doseadoras nem me preocupar mt com os fosfatos , vou fazer tpas semanais e espero que isso chegue .

quando comprei o aquario ele a trazia uma bomba de retorno , era um hydra de 2800lh , estou a acha la mt fraquinha ou entao sou eu que ainda nao percebi como regular .

Mensagem 13/mar/2015, 21:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Bruno Escaleira Escreveu:
em relaoção aos palhaços colocas todos ao mesmo tempo tens melhores hipotesses . pois como é territorio novo para ambos eles nao va dispotar tanto. pelo menos foi assim que fiz no meu para colocar um casal ja existente mais outro que quis que entrasse.


pois a ideia era mesmo essa por os 3 casais e queria por de 3 especies diferentes , eu estou a pensar em por 3 anemonas .
vou ponderar bem e ver se sera possivel por mais que 2 casais

Mensagem 13/mar/2015, 23:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Idade: 64
Localização: Lisboa
Nuno Vinha Escreveu:
Bruno Escaleira Escreveu:
em relaoção aos palhaços colocas todos ao mesmo tempo tens melhores hipotesses . pois como é territorio novo para ambos eles nao va dispotar tanto. pelo menos foi assim que fiz no meu para colocar um casal ja existente mais outro que quis que entrasse.


pois a ideia era mesmo essa por os 3 casais e queria por de 3 especies diferentes , eu estou a pensar em por 3 anemonas .
vou ponderar bem e ver se sera possivel por mais que 2 casais

Boas Nuno
Podes pôr três casais se forem mais ou menos todos da mesma agressividade e de tamanho pequeno ,os clarkii os frenatus e as premnas são muito agressivos e destes só consegues ter um casal a longo prazo.
Quanto às anemonas as heteractis são muito difíceis de manter.
Se tiveres uma boa reposição tira a bomba de circulação.
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 13/mar/2015, 23:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Pedro Tavares Escreveu:
Nuno Vinha Escreveu:
Bruno Escaleira Escreveu:
em relaoção aos palhaços colocas todos ao mesmo tempo tens melhores hipotesses . pois como é territorio novo para ambos eles nao va dispotar tanto. pelo menos foi assim que fiz no meu para colocar um casal ja existente mais outro que quis que entrasse.


pois a ideia era mesmo essa por os 3 casais e queria por de 3 especies diferentes , eu estou a pensar em por 3 anemonas .
vou ponderar bem e ver se sera possivel por mais que 2 casais

Boas Nuno
Podes pôr três casais se forem mais ou menos todos da mesma agressividade e de tamanho pequeno ,os clarkii os frenatus e as premnas são muito agressivos e destes só consegues ter um casal a longo prazo.
Quanto às anemonas as heteractis são muito difíceis de manter.
Se tiveres uma boa reposição tira a bomba de circulação.

Pedro qual espécies de palhaços aconselhas e já agora tb que tipo de anémonas?

Mensagem 13/mar/2015, 23:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas

Eu colocaria 2 Quadricolores com cores diferentes, 1 casal de Perculas e um casal de nigripes, são ambos dos menos agressivos que existem e são bastante bonitos, principalmente se fores para algumas variações dos perculas. Coloca-os simultaneamente e não vais ter problemas.

Depois para compor, coloca 3 ou 4 anemonas Min-Max 1/2 Epicystis crucifer, as 2 minmax que tenho no meu aquario, aonde as coloquei, foi onde ficaram até hoje, apesar das mudanças do tipo/intensidade de luz, correntes etc.
A outra grande vantagem destas especies é que passam muito bem sem alimentação directa, o que se traduz em muito melhor qualidade de água

Já sabes é que vai ser um sistema dificil de mantêr (mesmo que inferior a outras especies de anemonas), pelo risco de uma delas ir parar a uma bomba. Não uses circulação muito forte e coloca carvão activo em permanência.

Para complementar os palhaços e colocando as especies que te referi, ainda podes colocar os caranguejos e camarões simbióticos com anémonas e ficas com um aquário diferente e espectacular ;).




Cps
Gil

Mensagem 13/mar/2015, 23:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Idade: 64
Localização: Lisboa
Nuno Vinha Escreveu:
Pedro qual espécies de palhaços aconselhas e já agora tb que tipo de anémonas?


Entacmaea quadricolor para os Amphiprion percula
Stichodactyla haddoni para os Amphiprion polymnus
Macrodactyla doreensis para os Amphiprion perideraion
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 14/mar/2015, 06:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Gil Miguel Escreveu:
Boas

Eu colocaria 2 Quadricolores com cores diferentes, 1 casal de Perculas e um casal de nigripes, são ambos dos menos agressivos que existem e são bastante bonitos, principalmente se fores para algumas variações dos perculas. Coloca-os simultaneamente e não vais ter problemas.

Depois para compor, coloca 3 ou 4 anemonas Min-Max 1/2 Epicystis crucifer, as 2 minmax que tenho no meu aquario, aonde as coloquei, foi onde ficaram até hoje, apesar das mudanças do tipo/intensidade de luz, correntes etc.
A outra grande vantagem destas especies é que passam muito bem sem alimentação directa, o que se traduz em muito melhor qualidade de água

Já sabes é que vai ser um sistema dificil de mantêr (mesmo que inferior a outras especies de anemonas), pelo risco de uma delas ir parar a uma bomba. Não uses circulação muito forte e coloca carvão activo em permanência.

Para complementar os palhaços e colocando as especies que te referi, ainda podes colocar os caranguejos e camarões simbióticos com anémonas e ficas com um aquário diferente e espectacular ;).




Cps
Gil

Olá Gil

Obrigado pelos os teus óptimos conselhos, como nunca tive anémonas estou um pouco as escuras.
Quanto tempo de maturação deve ter o aquário até poder receber anémonas?

Mensagem 14/mar/2015, 06:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Pedro Tavares Escreveu:
Nuno Vinha Escreveu:
Pedro qual espécies de palhaços aconselhas e já agora tb que tipo de anémonas?


Entacmaea quadricolor para os Amphiprion percula
Stichodactyla haddoni para os Amphiprion polymnus
Macrodactyla doreensis para os Amphiprion perideraion

Obrigado Pedro

Uma x fui beber ao teu café comer o pequeno almoço de propósito só para ter o prazer de olhar para esse lindo aquário, vou pesquisar sobre essas anémonas obrigado

Mensagem 14/mar/2015, 10:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Idade: 64
Localização: Lisboa
Nuno Vinha Escreveu:
Pedro Tavares Escreveu:
Nuno Vinha Escreveu:
Pedro qual espécies de palhaços aconselhas e já agora tb que tipo de anémonas?


Entacmaea quadricolor para os Amphiprion percula
Stichodactyla haddoni para os Amphiprion polymnus
Macrodactyla doreensis para os Amphiprion perideraion

Obrigado Pedro

Uma x fui beber ao teu café comer o pequeno almoço de propósito só para ter o prazer de olhar para esse lindo aquário, vou pesquisar sobre essas anémonas obrigado

Tenho 8 quadricolor e 6 mini carpete no meu que sao as anemonas mais faceis de manter.
Tive pena de nao estar no cafe nesse dia.
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 05/abr/2015, 22:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Grande Vinha, como vai o projecto?
Da próxima vez que aí for, a ver se combinamos para ver isso ao vivo!

Grande abraço.

Mensagem 06/abr/2015, 12:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Brunommsilva Escreveu:
Grande Vinha, como vai o projecto?
Da próxima vez que aí for, a ver se combinamos para ver isso ao vivo!

Grande abraço.


olha o projecto vai andando , ja vou me 4 semanas de ciclo e a fase das algas ja praticamente acabou, por acaso achei que as algas abalaram demasiado depressa sera que foi pk eu ando a fazer as tpas com a agua do outro aquario ?

como 1 mes de ciclo ja dara para por a 1 anemona ?ou é mt arriscado?

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros