Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Mota"s Reef III (remontagem)

Mota"s Reef III (remontagem)

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 148
Idade:
Pedro N Torres Escreveu:
Viva,

cá estão as fotos com os Vertex:

Imagem 997

Imagem 995

Imagem 996

Bem...fiquei rendido aos Leds!!!
É FANTASTICO como uma tira tão pequenina de leds consegue iluminar um aquario de 80 cms de lagura!!! @-)
E não menos impressionante é constatar que tem mais luminosidade no fundo do aquario a 70 cms de profundidade do que tinha com as T5s!!! :-o
As lentes de 120º explicam a excelente dispersão agora a penetração da luz num aquario com esta altura...só visto!!!

Abraço


Para mim esta exelente, como sempre disse os leds sao futuramente o proximo passo para todos nós, agora tem é que ser de qualidade e isso vesse na escolha do Carlos,a qualidade é que faz a diferença porque oferta no mercado ha muita agora bons mesmo, apenas 2-3 marcas.
Realmente o aquario fica todo iluminado sem partes escuras,vamos ver se ha alguma alteraçao nos corais ao passar de T5 para leds,era bom postares alguma coisa que vejas, pois é sempre bom saber a resposta dos corais a mudança,apesar de eu nao achar que vao ter alguma pois os LEDS ,estao para ficar e tem dados resultados muito bons.
Parabens. :ymapplause:
Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Não existe receita para o sucesso, mas a receita para o fracasso é querer agradar a todos.
Paulo Bravo ---- www.coral-factory.com


Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Estou completamente...

=p~ =p~ =p~ =p~ =p~ =p~ =p~ =p~ =p~ =p~ =p~ =p~ =p~ =p~

Isto é só uma calha??? Qual é o modelo desta Vertex ?


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Viva,

mais algumas:

Imagem 1006

Imagem 1005

Imagem 1004

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

Isto é só uma calha??? Qual é o modelo desta Vertex ?



como o meu aquário tem 250cm tive de comprar duas de 120cm as que comprei é a serie 360



o meu obrigado ao meu amigo pedro pela sesão de fotos que estão realmente brutais ^:)^ ^:)^ ^:)^






,
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Boas!

Desculpem a demora mas o tempo não é muito...


Imagem 1009

Imagem 1008

Imagem 1007

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Devo dizer que estava cético em relação a essas LEDs.
Mas gostei muito do que vi na tua casa, embora ache que os corais ainda não se adaptaram totalmente à nova iluminação.
Seja como for, é preciso tê-los no sitio para fazer "experiencias" com iluminação, tendo o aquário que tu tens que é uma referencia e que estava muito bom com as T5. Vamos ver agora como evolui com os LEDs .
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Imagem 1013

Imagem 1012

Imagem 1011

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

a minha escolha na vertex como já disse anteriormente foi porque em toda a feira interzoo 2012 os que me pareceram melhores em abranger aquários grandes e os que mais luz produziam parecido com as HQi
muita gente pensa ou pensou que eu era contra os leds
posso dizer que quem está perto de mim sabe que já a anos invisto em leds e já experimentei quase tudo
a maior parte é banha da cobra,desde vender leds a 3W e depois como não tem como dissipar o calor produzido apenas os metem a trabalhar a 1W parecendo abre cus
metendo lentes para tentar que seguem mais fundo, dando depois o efeito de foco no aquário
independentemente disso tudo, o leds é o futuro,tenho essa ideia a muito tempo
como também tenho ideia, e sei que ainda não chega as T5 e ao especto abrangente que elas produzem
algum dia sei que chegarão e talvez sejam até melhores,mas por agora não,seja de que marca for
quando meti leds no meu aquário principal mentalizei-me que iria perder algumas coisas,nomeadamente os rosas é para esquecer
os verdes e os azuis melhoram,as fotos do Pedro que são verdadeiras maravilhas ainda não reflectem as cores verdadeiras dos leds
eu tenho ideia que o meu aquário precisa no mínimo de 6 meses para se adaptar as nova eliminação
todos os corais irão sofrer alterações seja para melhor ou pior, dependendo apenas de espécie para espécie
exactamente como todos os corais que chegam da natureza e tem de se adaptar a nossa iluminação seja ela HQI ou T5

Seja como for, é preciso tê-los no sitio para fazer "experiências" com iluminação, tendo o aquário que tu tens que é uma referencia e que estava muito bom com as T5. Vamos ver agora como evolui com os LEDs .


César

irei postando a evolução seja ela boa ou má, alguém tem de ser a carne para canhão, neste caso em todas as situação na vida, sempre tive uma ideia comigo o que não consigo em inteligência, consigo por teimosia :D


tenho trocado vários email com o Jamie da vertex,fica a resposta dele quando o questionei sobre o rosa

Carlos,

I have found the reds and pinks in the various Pocilliporids are more dependant on water chemistry than on the light spectrum. Of the supplements, only the UV-Violet has an effect on pigment developement in corals and I have noted a wider variety of greens and turquoises developing. The standard blue and roxal blue cover the rest of the pigment production spectrum. As Pocilliporids contain the pigment pocilliporin, a non-flourescent pigment, they appear pinker under whiter, instead of bluer light. Also, whiter light does seem to intensify the pigment density. This makes sense, as these corals are typically found on the reef flat, where the white light forces them to produce more protective pigments.

Although these pigments are in the red spectrum, I have never found that red light effects there developement. Of course, as these are reflective pigments, there must be enough of the red spectrum available to reflect this colour back to our eyes, which white leds do provide.

Hope this helps you,

Jamie




;
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Carlos Mota Escreveu:
....


tenho trocado vários email com o Jamie da vertex,fica a resposta dele quando o questionei sobre o rosa

Carlos,

I have found the reds and pinks in the various Pocilliporids are more dependant on water chemistry than on the light spectrum. Of the supplements, only the UV-Violet has an effect on pigment developement in corals and I have noted a wider variety of greens and turquoises developing. The standard blue and roxal blue cover the rest of the pigment production spectrum. As Pocilliporids contain the pigment pocilliporin, a non-flourescent pigment, they appear pinker under whiter, instead of bluer light. Also, whiter light does seem to intensify the pigment density. This makes sense, as these corals are typically found on the reef flat, where the white light forces them to produce more protective pigments.

Although these pigments are in the red spectrum, I have never found that red light effects there developement. Of course, as these are reflective pigments, there must be enough of the red spectrum available to reflect this colour back to our eyes, which white leds do provide.

Hope this helps you,

Jamie




;


Resumindo...
Aqueles módulos adicionais tal como ele dizia, são mais estéticos do que outra coisa a não ser o led UV-Violet que pelo que nos explica, nos ajudará a estimular ainda mais os azuis e verdes, ... quem sabe se é agora que surgem as tais Stylophora azuis que viste em profundidade lá no mar vermelho ;;) ;;) , o que tem lógica dado que o UV é a ultima radiação solar a ser absorvida/eliminada na coluna de água, ou seja, é a que penetra mais profundamente na água ... ora os módulos causa são os UV-Violet e nesse caso quantos temos de colocar? (estou interessado em colocá-los e fui ver ao site da Vertex mas não tem referências nem indicações mais claras).

Quanto aos rosas, pela explicação, pode-se usar então um tubo solar focado exclusivamente nas peças que se pretendem rosa e tudo o resto fica iluminado com os leds ... é capaz de funcionar, mas só experimentando. :ymparty: ;;)
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Carlos Mota Escreveu:
boas

tenho trocado vários email com o Jamie da vertex,fica a resposta dele quando o questionei sobre o rosa
Carlos,
I have found the reds and pinks in the various Pocilliporids are more dependant on water chemistry than on the light spectrum. Of the supplements, only the UV-Violet has an effect on pigment developement in corals and I have noted a wider variety of greens and turquoises developing. The standard blue and roxal blue cover the rest of the pigment production spectrum. As Pocilliporids contain the pigment pocilliporin, a non-flourescent pigment, they appear pinker under whiter, instead of bluer light. Also, whiter light does seem to intensify the pigment density. This makes sense, as these corals are typically found on the reef flat, where the white light forces them to produce more protective pigments.

Although these pigments are in the red spectrum, I have never found that red light effects there developement. Of course, as these are reflective pigments, there must be enough of the red spectrum available to reflect this colour back to our eyes, which white leds do provide.

Hope this helps you,

Jamie




;


Humm... sei não Carlos. Tenho tido sempre a mesma qualidade de água neste aquário e os rosas sempre foram problema. Só agora é que me tenho vindo a safar com a Kessil, embora seja cedo para tirar conclusões!
Tenho a impressão que tem a ver com algum espectro que me faltava antes (como já tinhamos falado em outro tópico...). Mas pronto, deixa lá passar algum tempo e logo te digo como correu aqui, mas na minha opinião não é apenas da qualidade da água, existe diferença também no tipo de led e gama de espectros que tens...


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Viva,

os verdes e os azuis das fotos são muito aproximados do real! As fotos foram tratadas a 10000K que é o white balance que mais se aproxima do real com os leds a 100% de intensidade de brancos e de azuis. A temperatura de cor das t5s anteriores rondava os 15000K pelo que acho perfeitamente normal que alguns corais demorem mais que outros a se ambientarem.
Numa coisa eu tenho a certeza é que no fundo do aquario tem mais intensidade luminosa do que com as t5s e isso nota-se perfeitamente a fotografar os peixes junto ao fundo.

Já agora ficam aqui mais umas fotos onde é possivel ver os peixes bem iluminados a 70 cm de profundidade:

Imagem 1016

Imagem 1015

Imagem 1010

E o meu peixe favorito:

Imagem 1014
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

mas na minha opinião não é apenas da qualidade da água, existe diferença também no tipo de led e gama de espectros que tens...


sei que não é apenas a qualidade da agua,mas penso que sei o que Jamie quer fazer intender

se tiveres a melhor iluminação,mas uma agua carregada de nutrientes jamais irás conseguir os rosas independentemente do que iluminação uses
o resto é um pouco vender o peixe dele =))

Já agora ficam aqui mais umas fotos onde é possível ver os peixes bem iluminados a 70 cm de profundidade:


como podes-te observar, luz não me falta,o problema está de como os corais reagem a esse tipo de eliminação
porque como digo sempre uma coisa é o que vemos, outra é o que os corais recebem

alem disso ainda tenho as calhas a 35 cm da tona de agua,posso descer mais uns 15/20 cm

esta semana pedi 3 acroporas que branquearam
uma andava ao jogo de empurra a meses, como já passou por todos os meus aquários e não deu nada meti lá em cima,branqueou
outra é uma das famosas acroporas que todo mundo baba,lokani azul bébé chegou lindíssima, nunca se adaptou,branqueou
a ultima é que me deixa intrigado trouxe do Joe da alemanha,estava a crescer, branqueou metade cortei e vou ver se safo algum frag
todos os outros estão bem,tudo que era rosa escureceu,os verdes também
os azuis estão melhores que nunca,até posso dizer que tinha aqui uma acropora echinata enorme, meia desmaiada a meses, finalmente começou a ficar azul

irei dando noticias da evolução,penso eu que novas cores só quando os corais se adaptarem e começarem a crescer

a ver vamos :D
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Boas,


Carlos Mota, desde já o meu muito obrigado pelo ultimo convite para ver a calha ao vivo no aquario... acho que é desnecessário comentar de novo porque a minha opinião ja te foi dada ;)

Só tenho pena que hajam user's deste forum que têm defeitos para por em tudo o que é calha de iluminação e quando aparece algo de realmente notavel, não têm uma unica palavra a dizer :-\
Acho que é a febre do negócio a apoderar-se da paixao pelo hobby!

Mais uma vez, muitos parabéns Mota! ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde

Alexandre, discordo.
Acho que já muito se disse da calha em causa.
Ao contrário do que é afirmado, já vi outros aquários também com boas calhas, boa iluminação, algumas de fabrico nacional e não me recordo de tanto aparato...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Boas,

Pedro Ferrer, nao estava de todo a falar de ti ;) nem dos users em geral! Esses sim, têm falado e muito bem dito :) Dou-te toda a razão!
Falo sim de um ou outro user em particular....


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

continuando a conversa com o nosso amigo Jamie e impolando um pouco as coisas para o meter no arame :ymdevil:
com a ajuda do nosso amigo Pedro a fazer de tradutor mandamos a seguinte email

Hello Jamie
As you may see in the video http://www.youtube.com/watch?v=ObKx5eEOJAc
after only 3 weeks of using the SR 360 illumina I lost all rose and
pink colours as they turned brown, and all the greens faded. One
notices that all deep water acroporas improved, namely the blue ones.
I'm obviously disappointed with this result as I expected more, far
more, from Illumina SR 360. You mention water chemistry as being a
more determining factor for the rose/pink results, well about that I
can tell you that at least if not more, every 2 weeks, more than 2000
liters of water are changed, and I use natural sea water. Before using
the leds I used T5 and all rose and pinks were very good as you may
see in other videos of my system. You mention the the UV-violet may
have effect on the development of pigments but none on the red/pink
pigment as well as the red leds, and from my short experience using SR
360 Illumina, the white leds are also not capable of stimulate the
red/pink pigment, so vertex Illumina led lights do not have spectrum
for the red and pink! ... anyway to upgrade my 2 SR360 Illumina 120cm,
how many of such UV-Violet and Red led modules do I need?


recebemos esta resposta

Carlos,

this sound to me that the white leds are running too high. I did the same thing as I first used the Illumina. I was replacing 2x 250 halides plus T-5. In the first three- four weeks, I though I had made a mistake choosing leds (I didn't work for Vertex back then), but then, everything started to settle in and the corals transformed into truly beautiful colours. Some did take a few months to really show their stuff.

I have noted that, typically, when a coral suddenly received too much light, it increases it's zooxanthellae as a sunscreen. It turns light brown. This is very true of white light, which is mixed, and with leds particularly strong. At the beginning, 50% or less white, with blues at bit higher and slowly bring up the intensities, as the corals get used to it. I expect at least 4 weeks for a coral to adjust its pigments with many corals requiring more time. If you wish to add UV-Violet and red, I recommend maximum one of each per 30cm of lamp. Of course, one can add more, but you will want to run them at a lower percentage. As much of the red-pink colouring is simply reflected light, you may prefer to have more red in the spectrum. We have been considering creating a multi red module for those that want to accentuate this part of the spectrum.

The colour of a coral is a combination of pigments and zooxanthellae. In nature, corals are capable of controlling their zooxanthellae, as they are in extremely nutrient limited waters. In an aquarium this is not always the case. Slow darkening of corals is often a case of too much dissolved nutrient in the water. On the other hand, in order to protect itself from too strong of sunlight, corals develope a few strategies. One is reflective pigments, another is zooxanthellae densities and a third is polyp extension (contrary to popular belief, strongly extended polyps are not necessarily a sign of health and happiness. The coral uses them to shade itself). With the combination of pigments and zooxanthellae, a coral arranges these components inside of its tissues in layers to maximise the benefits of its light environment. Some corals have the pigments near the surface to reflect away certain wavelengths, which is what gives them their colour. Other reflective pigments are arrange behind the zooxanthellae layer to reflect the light up toward the zooxanthellae. By altering these configurations, a coral can control its metabolism. If is needs to adjust to a new light spectrum, it rearranges these components as required. This takes time. During this period, many corals experience slight increases of zooxanthellae. If this is simply an uncontrolled reaction to the changed spectrum or a controlled response to protect the coral is still not fully understood. What we see is some corals paling, at the O2 levels in their tissues rise too high, which lead to the expulsion of the zooxanthellae or, especially in riff flat corals, such as the pocilliporids, the zooxanthellae increases to shade the coral. These corals have less trouble with O2 levels, as they come from regions of high water movement, which removed excess O2 quickly. In an aquarium, if the coral does not have enough water movement, it will struggle as it changes over. This is why any change in lighting should be done slowly and in steps. Even changing tubes or halide bulbs should be done with some filtering of the light to prevent burn and stress.


acreditem que é de louvar o Jamie estar a perder tanto tempo com a questão na tentativa de ajudar,a maior parte do pessoal vendedor dentro do hobby não me ligava a minima


;
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Sem duvida Carlos!

Independentemente de tudo o resto só pelo número de caracteres dessa resposta (juntando às anteriores) revela no mínimo preocupação com o cliente que é tão raro encontrar!

Quanto ao conteúdo da resposta faz-me sentido embora ache que devia ser a marca a acautelar isso de fabrica...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Idade: 57
Localização: leiria
Carlos Mota Escreveu:
boas

continuando a conversa com o nosso amigo Jamie e impolando um pouco as coisas para o meter no arame :ymdevil:
com a ajuda do nosso amigo Pedro a fazer de tradutor mandamos a seguinte email
....


acreditem que é de louvar o Jamie estar a perder tanto tempo com a questão na tentativa de ajudar,a maior parte do pessoal vendedor dentro do hobby não me ligava a minima


;


É de dar os parabéns ao Jaime. Muito bom texto e foca aspectos muito importantes.
Embora a questão do espectro seja a meu ver a razão das cores.
Um mesmo coral muda as suas cores aos fazermos incidir diferentes espectros de luz. Logo as cores do aqua do mota estão todas lá só não as estamos a ver.
Pois ele não mudou a qualidade da agua. O outros comentários parecem bem e de louvar. Como vendedor está a defender a dama. tens que investir mais uns troquitos Mota. Ou solicita o envio à consignação se resultar pagas se não devolves. Fala no número de clientes. Não devem vender muitas calhas.... :- **== %%- (%)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Boas Carlos Mota,

Quero dar-te os parabéns pelos teus sistemas que já tive o privilégio de ver ao vivo no carnaval de 2011 numa viagem que fiz ao Porto com a namorada.

No que concerne ao estimulo da cor rosa, esta é proporcionada por um pigmento que salvo melhor opinião ainda se desconhece o nome, no entanto sabe-se que o pico de absorção desse pigmento ronda os 464nm.

Não conheço essa calha e desconheço os vários espetros que ela apresenta, daí não saber se tem os 464nm. No entanto, a conjugação de vários espetros diferentes pode simular esse mesmo espetro, mas depois é necessário ter em consideração a percentagem de cada um. O facto de ter outros espetros numa proporção mais elevada do que o necessário pode diminuir ou mesmo bloquear os receptores de outros. Atenção que espetros abaixo dos 400nm, não traz benefícios, podendo até ser prejudicial.

Grande abraço


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boa

Filipe
sinceramente percebo muito pouco dos pormenores tecnicos eu sou mais dos que gosta de experimentar pra ver
mas que falta algum espectro, sei que falta pois alguns dos corais não se dão bem com leds

de qualquer maneira antes que pensem que já está tudo morto,fica umas fotos tiradas de telemóvel tipo top down :)

Imagem 1138
Imagem 1139
Imagem 1140
Imagem 1141
Imagem 1142
Imagem 1143
Imagem 1144
Imagem 1145
Imagem 1146
Imagem 1147
Imagem 1148
Imagem 1149
Imagem 1150
Imagem 1151
Imagem 1152


,
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros