Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros 1º Salty, Hallreef

1º Salty, Hallreef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 02/mai/2015, 22:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 60
Idade:
Localização: Vila Nova de Gaia
Boas a todos os membros, após um ano com esta ideia nas nossas cabeças, lá decidimos avançar com este projeto, fazer um nano reef no nosso hall de entrada, no mesmo sitio onde tínhamos um pequeno plantado já alguns anos, toca a mudar o aquário para começar o projeto ;)

Setup:
Aquario: 70x30x40 levou 65l de água natural
Bomba de circulação: Jebao RW-4
Escumador: Bubble Magus Nac QQ
Termóstato:Jagger 75w
Iluminação: Zetlight 2421 marine
Rocha: cerca de 3KG
Areia da aquamedic 4kg uma camada de cerca de 0.8cm
1l de sera siporax na sump
Termômetro digital: 25.5ºc

Para já é isto, agora é só deixar ciclar e deixar as coisas rolar normalmente, espero que gostem.

Imagem
Imagem
Imagem

Para os mais experientes, pedia para identificar este ser que esta instalado numa das rochas, não consigo perçeber se é uma aiptasia ou não...

Imagem
Imagem

Mensagem 03/mai/2015, 07:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Viva

Tudo a correr bem para o teu projecto!

Parece me que sim, que é uma aptasia!

Mensagem 03/mai/2015, 12:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
De onde vem essa vem mais.

Estando a começar, sei que é difícil mas optava por rocha nova, sem parasitas. Podes tentar matar essa mas de certo que haverão mais por aí perdidas fora de vista.

Cump

Mensagem 03/mai/2015, 16:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 35
Idade: 47
Localização: Carnaxide
Não é razão para grande preocupação e nao deixa de ser uma Anémona de mar :-)
A questão é que facilmente se torna numa praga e de facto podem picar os peixes causando irritação nos mesmos.
Mas tens maneiras de controlar isso. No meu caso tenho 1 peppermint shrimp que da bem conta do recado.

Boa sorte para o teu projecto!

Cumps


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 03/mai/2015, 19:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 60
Idade:
Localização: Vila Nova de Gaia
Hoje retirei a rocha, estive a colocar vinagre quente no buraco da mesma, parei quando começou a sair da Rocha uma minhoca avermelhada com uns pelos brancos, pensei logo que pode se ser um verme de fogo e com muito cuidado lá voltei a colocar a rocha no sitio, para já a aptasia não saiu do buraco.

Mensagem 19/mai/2015, 23:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 60
Idade:
Localização: Vila Nova de Gaia
Boas, fica aqui uma atualização do aquário agora com 20 dias, pelo meio o aqua ficou cheio de algas castanhas mas praticamente já desapareceram, entretanto adicionei uns nassarios e turbos, também tenho um ermita que vinha com a rocha viva e algumas aiptasias que espero controlar com a introdução de um lysmata wurdemanni, também com a rocha vieram agarrados uns actinodiscos e zoanthus, tenho feito TPA de 6l todas a semanas com água natural.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Mensagem 20/mai/2015, 01:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Viva,
Está com bom aspecto, tirando a praga que tens de controlar.
A circulação funciona bem nessa disposição ?
Abraço
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 20/mai/2015, 08:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Oi Joao,

Com apenas 30 dias de evolução, já tens aí uma bela praga de aiptasias. Certamente veio como brinde na rocha que compras-te.
Na minha opinião, ainda estás a tempo de remediar essa situação. Talvez fosse melhor retirar as rochas que têm as aiptasias e tratar dessa rocha fora do aquario. Só as colocaria novamente quando tivesse a certeza que não continham mais nada que pudesse originar praga.

É só uma sugestão, mas pode ser que alguém te consiga orientar noutro sentido.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Voltar para Aquários dos Membros