Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros O meu primeiro projeto

O meu primeiro projeto

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 05/jan/2016, 10:13

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Nunca apanhei dentro dessa caixa e apanhei lá muitos e muitos litros de água ...

A água parecia-me sempre estagnada e com um cheiro a "necessidades humanas" demasiado forte para o meu nariz ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/jan/2016, 10:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 44
Localização: Alcabideche, Cascais
Viva Rui,
E como fazes? Maré a vazar e água pelos calcanhares?
Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Mensagem 05/jan/2016, 11:02

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nuno Miguel Reis Escreveu:
Viva Rui,
E como fazes? Maré a vazar e água pelos calcanhares?
Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Boas,

No tempo em que apanhava lá água ...
Do lado direito quem está virado para essa marisqueira com água pelos calcanhares

Ou do lado esquerdo numas poças que havia que tinham sempre água cristalina

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/jan/2016, 13:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 44
Localização: Alcabideche, Cascais
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Nuno Miguel Reis Escreveu:
Viva Rui,
E como fazes? Maré a vazar e água pelos calcanhares?
Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Boas,

No tempo em que apanhava lá água ...
Do lado direito quem está virado para essa marisqueira com água pelos calcanhares

Ou do lado esquerdo numas poças que havia que tinham sempre água cristalina

Abraços,
Rui


Ok, obrigado Rui. Tenho de facto tirado das poças, mas estava com receio de estar a fazer asneira.
Mas tenho de me emparelhar com as marés. Das duas vezes que fui fazer recolhas era impossivel ir para a linha de água, ou melhor, era impossivel de sair. Mesmo nas poças, estava sujeito a levar com uma onda pelas costas.

Também olhei para a caixa de betão, mas as condições também não me pareceram as ideiais quando la estive. Quando batiam ondas, a água entrava com força lá para dentro, portanto não era seguro.

Obrigado aos dois pela dicas.

Mensagem 06/jan/2016, 23:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 44
Localização: Alcabideche, Cascais
Viva,
No fim de semana fui às compras:

Anemona tubular
Achei linda demais para a deixar na loja e disseram-me que era indicado para iniciantes. Estou só um pouco preocupado pois após pesquisa, encontrei a nota de que o ambiente favorável para ela é em deep sand bed, o que não é o meu caso.
Imagem 6065

Uma rocha com Zoanthus amarelos e uns laivos de green star polyp
Imagem 6067

Zoanthus de cor purpura
Imagem 6066

Para dar mais visibilidade à anemona, mudei a palythoa de sitio. Não deve ter gostado da mudança, porque ainda não abriu os polipos todos.
As algas castanhas já estão a acalmar.
Imagem 6068

Abraço

Mensagem 07/jan/2016, 12:58

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Palythoas cá para baixo e o mais isoladas possível. Isso é tipo erva daninha que se reproduz a uma velocidade grande.

Cuidado a tocar nelas sem luvas ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/jan/2016, 13:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 44
Localização: Alcabideche, Cascais
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Palythoas cá para baixo e o mais isoladas possível. Isso é tipo erva daninha que se reproduz a uma velocidade grande.

Cuidado a tocar nelas sem luvas ...

Abraços,
Rui


Bom dia Rui,
Ajuda-me aqui na identificação. Chamei the Zoanthus aos polipos de cor purpura e cor amarela. Enganei-me? A Palythoa verde já a tinha colocado na areia, por sugestão tua, exatamente pela mesma razão.
Abraço

Mensagem 07/jan/2016, 13:40

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

sim são zoanthus ...

No entanto na foto dos amarelos aquele laivo não são GSP. Parecem-me mais anthelias!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/jan/2016, 13:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 44
Localização: Alcabideche, Cascais
hum, ok. Na verdade não posso dizer que o lojista me disse que eram de facto green star polyps, mas como no meio da conversa o nome veio à baila e pareceu-me ser idêntico a fotos que vi na Internet, assumi. Mas fui à procura de fotos de anthelias e de facto há algumas com o mesmo verde Florescente. São tão poucos e tão pequenos que tenho alguma dificuldade em fotografá-los decentemente.

Mensagem 08/jan/2016, 15:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 44
Localização: Alcabideche, Cascais
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

sim são zoanthus ...

No entanto na foto dos amarelos aquele laivo não são GSP. Parecem-me mais anthelias!

Abraços,
Rui


Viva Rui,

Fiz um closeup. Parece-te anthelias?

Imagem 6070

Abraço,

Mensagem 08/jan/2016, 15:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas

É knopia spp.

E tal como o Rui disse... muito cuidado a mexer nos zoanthus e palythoas... Luvas e óculos de protecção, e não pensem que é exagerado :)

Mensagem 08/jan/2016, 16:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 44
Localização: Alcabideche, Cascais
Gil Miguel Escreveu:
Boas

É knopia spp.

E tal como o Rui disse... muito cuidado a mexer nos zoanthus e palythoas... Luvas e óculos de protecção, e não pensem que é exagerado :)


Obrigado pela ajuda, Gil. Estive ontem a ler um pouco sobre a Palytoxina mas de facto tento ter algum cuidado. Por precaução, a minha mulher já está avisada se me der uma "solipampa" repentina, avisar no hospital que tenho um aquário com corais com Palytoxina. Mas bom, mesmo bom, é ter precaução.

Curiosamente, o artigo que li, indica que a Palytoxina é segunda toxina mais forte até hoje conhecida, e a mais forte a ser isolada com sucesso. O que vamos aprendendo com este hobby...

Abraços

Mensagem 24/fev/2016, 22:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 44
Localização: Alcabideche, Cascais
Viva,

Os meus zoanthus estão literalmente a desaparecer. Algum vivo danado está a jantá-los.
Estou desconfiado que são os camarões seticaudata. Li noutro forum estrangeiro uma opinião que indicada o Wurdemanni como possivelmente o único peppermint realmente reefsafe e que embora o seticaudata/monaco seja considerado um peppermint e igualmente eficaz na eliminação da aiptasia (numa semana o meu aquário ficou limpinho), assim que estas acabam, eles viram-se para outros "acepipes", nomeadamente moles. Curiosamente, na palythoa eles não tocam.

Já os tinha culpado pela inadaptação da minha entacmaea quadricotor. Para lhe dar de comer convenientemente tinha de lhe por um copo por cima depois de a alimentar porque os camarões roubavam a comida. Os tipos andavam loucos à volta do copo. Nunca aguentava mais do que dois dias no mesmo sitio e acabei por encontrá-la na areia a ser devorada por um dos camarões.

Acho que tenho arranjar casa nova para os bichos. Ainda pensei em colocá-los na sump, mas o espaço é demasiado reduzido para lhes dar condições.

Abraço.

Mensagem 25/fev/2016, 01:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade: 33
Localização: Carcavelos, Cascais
Olá Nuno,


Olha que quem poderia fazer uma coisas dessas é esse teu anjo anão, o Centropyge. Eles são reef-safe com alguns cuidados e moles como os Zoanthus são sempre os mais fáceis de ir penso eu.

Mensagem 25/fev/2016, 08:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 44
Localização: Alcabideche, Cascais
Miguel Pinto Escreveu:
Olá Nuno,


Olha que quem poderia fazer uma coisas dessas é esse teu anjo anão, o Centropyge. Eles são reef-safe com alguns cuidados e moles como os Zoanthus são sempre os mais fáceis de ir penso eu.


Viva Miguel,

Gostava de o poder culpar mas tive um problema de crypto e perdi o anjo há um mês.

Abraço

Mensagem 21/abr/2016, 19:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 44
Localização: Alcabideche, Cascais
Viva,

Há dois meses decidi colocar um reator com AIO Biopellets porque não estava a conseguir baixar os fosfato e nitratos (0,10 e 25ppm).
Em pouco tempo comecei a ter cyano nas rochas e areia e estou até agora a tentar lidar com o problema. Se não mexer no aquário durante uma semana fico com um manto vermelho em toda a rocha e areia.
Fiz umas pesquisas e de facto a utilização de biopellets está associada a eventuais problemas de cyano. Alguns conseguem resolver o problema com produtos, outros apenas esperam que a quantidade de bactérias esteja estabilizada, outros desistem porque ficaram com o aquário em piores condições do que quando arrancaram o reator pois o cyano nunca mais desapareceu.
Tb já li que os problemas permanentes de cyano causado pelos biopellets têm origem na incapacidade do escumador em retirar os os resíduos vindos do reactor, fazendo com que entrem no sistema. De facto, há uma semana tive de fazer uma lavagem total no sump porque havia pó castanho por todo o lado.

Com testes salifert, tenho fosfatos indetectáveis e 5ppm de nitrados, os valores mais baixos desde que arranquei com o aquário. Não sei se será impacto direto dos biopellets ou é o cyano a "papar" nutrientes.

O que fiz para tentar controlar o problema:
- Aumentei a quantidade das TPA em frequência (2x /semana), mantendo a troca em 10%;
- Canalizei a saída do reator para filter sock para prevenir que detritos maiores fiquem livres no sistema;
- Cyanoclean diariamente com A-Balance a cada 10 dias;
- Coloquei uma bomba mais forte no reactor. Com uma de 1000L/h, os pellets ficaram inertes poucos minutos depois de arrancar a bomba. Agora tenho uma de 3000L/h.

Não tenho tido resultados visíveis e estou tentado em desativar o reactor, mas antes gostaria de saber de mais alguém que tenha boas ou más experiências com as AIO biopellets.

Abraço

Mensagem 22/abr/2016, 02:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 254
Idade:
A saida do reactor biopelets deve ir para a entrada do escumador ....

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

Mensagem 22/abr/2016, 13:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 44
Localização: Alcabideche, Cascais
Nelsom Dias Escreveu:
A saida do reactor biopelets deve ir para a entrada do escumador ....

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk


Viva
A saída está na zona da entrada do escumador.
Estive a fazer mais pesquisas e no RC um sujeito aconselha a deixar o aquário 3 dias sem luz. Se calhar vou experimentar. Só tenho moles e LPS, portanto não deve ser grave.
Abraço

Mensagem 22/abr/2016, 13:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
nao ter nutrientes tambem gera cyanos. e normalmente as biopellets zeram os aquarios.. seria melhor desligares a reactor e verificares e uma boas tpa´s e vez o resultado.

Mensagem 22/abr/2016, 22:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Olá Nuno...

Julgo que o "apagão" não vai resolver o problema. No 1º dia ainda cria ilusão de que o problema está resolvido, mas depois logo percebemos que tudo volta ao mesmo. Tão tenho qualquer experiência com Biopelets, mas tendo em conta o cenário julgo que o melhor será parar.

O "pó castanho" de que falas só apareceu na sump? Depois de limpares não voltou a aparecer?

E os Zoanthus como estão?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros