Desta é que é... Como alguns(os que me conheçem) sabem, mantenho um reef de 240lt(+/-) e vários discus entre casais e afins.
Esta semana estive de férias e já tinha feito algumas tentativas de largar o vicio dos discus, desta é de vez, já tenho os discus todos vendidos e com isso consegui fazer dinheiro para um upgrade no Salgado, o objectivo a futuro é ficar só com um salgado.
De momento tenho, desde Setembro, um reef de 120X40X50, com uma sump de 30X30X35(muito curta... eu sei).
Ora como as férias tem destas coisas, e tempo em demasia para pensar no que não se deve

O novo setup terá:
Aqua - 130X55X50
Sump - Ainda não está fechado mas será algo com 80X40X40(Não pretendo refugio)
Escumador - Deltec TS1250(Vou aplicar mesh no rotor de agulhas para melhorar as bolhas e consequente escumação)
Iluminação - ATI Sunpower 4X54W
Circulação - Hydor Koralia Evo 5200lth + Sun Sun 3000lth(A substituir por outra koralia evo 5200 assim que o orçamento permita)
Retorno - 1400lt/h
RV - cerca de 40kg que tenho no aqua actual e mais uns 10kg de Rocha morta que comprarei para juntar a esta.
O meu grande handicap era o hardscape... com 40cm é muito curto, e a... sump... com muito pouca superficie de contacto com a água, é dificil conseguir baixar nitratos... o aqua não está sobrelotado, tem um ocellaris, 1 naso, 2 cirurgiões, um anjo anão(bicolor) um lysmata, equipa de limpeza e uma meia duzia de corais(cerca de metade são frags...).
Como tal... não me parece motivo para nitratos tão altos(alimentação uma vez por dia.
Bem um dos problemas que enfrentamos é precisamente a mudança!
Assim que chegar o novo tanque, de que forma posso fazer a mudança? posso fazer directa ou deve ser um processo gradual?
Não estava com vontade nenhuma de ter dois tanques na sala...
Será que posso colocar RV e vivos em recipientes e depois retirar o aquario velho e colocar o novo?
Opiniões agradecem-se...
Obrigado.