Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros 650 L - Peninsula Reef

650 L - Peninsula Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 19/jun/2012, 13:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Pedro N Torres Escreveu:
Fonix!!!
Que instalação!!! :ymapplause:
Fantastico! Excelente opção aproveitares a queda para poupar energia!
Podes mostrar fotos dos Par 38? Como é que estão aplicados?

Abraço


Pedro, Obrigado! :D

Assim que puder ponho umas fotos, mas basicamente comprei uns suportes com mola no IKEA e ficaram por cima da coluna seca apontados para a água (inclinados aí a uns 45 graus).
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 19/jun/2012, 13:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
João Santos Silva Escreveu:
Boas Cesar a mudança para este novo layout na minha opinião foi muito positiva dá a sensação (clear), gosto bastante, dá um aspecto de profundidade e quando tiveres os peixes certamente eles vão sobressair com as suas cores equilibrando tambem com as cores dos corais, acredito que está ai um belo tank a seguir os proximos episodios :), as ilhas vistas pelo lado em que a coluna fica à direita da foto também gosto bastante já do lado contrario não gosto tanto de ver a ilha central tão perto do vidro, a canalização está todo muito bem organizada dá gosto ver isso assim, parabéns.
Uma questão essa areia da ATI com o fluxo das bombas fica alguma coisa em suspensão? visto também estou a pensar usar essa areia.


Obrigado João

Por acaso já "puxei" a ilha central mais para o centro uns 10 cm (a ilha está assentada num tubo de pvc e a rocha foi furada para encaixar neste por isso consigo mexer a ilha toda sem desmoronar).

Quanto à areia, de facto no inicio tive alguns problemas porque ela é muito fina e levanta facilmente, mas depois subi um pouco as vortech e o problema ficou resolvido.
Editado pela última vez por César Soares em 19/jun/2012, 13:36, num total de 1 vez.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 19/jun/2012, 13:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Paulooliveira Escreveu:
Está muito bom amigo ...
Gosto muito dessas ilhas e desta nova tendencia para layouts mais clean , ja,para nao falar das 3 frentes , que bem feitinho como esta o teu, dão aquarios lindooooos , mas eu sou suspeito para falar em 3 frentes ... :)


Abraço

Obrigado Paulo :D
Realmente 3 frentes é muito bom. É o meu primeiro assim, mas o potencial é muito grande.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 19/jun/2012, 13:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Ricardo Pinto Escreveu:
César,

Tens de mudar o nome de Island para Peninsula, 3 frentes é peninsula. Não conheço muitos aquários em PT assim e o teu está brutal.

Para a semana tenho de passar aí com o Basaloco.


Ricardo,

Por acaso já tentei mudar o nome do tópico mas não consegui. Consegues fazer isso? Se sim muda lá o nome para peninsula. :D
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 19/jun/2012, 13:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Carlos Mota Escreveu:
boas


estava a ver que essa lastima não aparecia :)) :))

como está todo mundo a babar 8-x tenho de ser eu a criticar =)) =))

embora ache o layout muito bonito, estas a cometer um dos meus erros passados

o layout está alto demais,quando não temos corais parece tudo muito porreiro porque conseguimos dar altitude no layout para o equilibrar na questão estética

o problema é quando os corais começam a crescer, atingindo rapidamente uma altura que saiam fora de agua

devias ter feiro o layout igual,pois achei muito bem pensado, mas todo ele mais baixo uns 10 cm,se é que me fiz perceber


Ehehehe críticas são sempre bem vindas :D

Por acaso pensei nisso também, mas apenas na ilha central. As restantes acho que estão bem assim. Talvez não se veja bem nas fotos mas não são assim muito altas, estão mais ou menos a meia altura...

A do meio tenho de ver, se calhar ainda retiro a rocha de cima. Mas o intuito era não ser tudo igual e ter essa mais alta para dar ideia de perspetiva. Vamos andando e vamos vendo...
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 19/jun/2012, 17:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
César Soares Escreveu:
Imagem


Boas César,

Muito bom essas tubagens B-) :-bd

Não tenho a certeza se percebi bem as ligações mas será mais ou menos isto...

Atrás do Reactor de Zeovit estará a Red Dragon, que sobe num PVC em que tem uma curva de 45º, depois uma curva de 90º?

E o tubo continua um pouco, e quando sobe, tem uma primeira derivação (com válvula PVC) que vai alimentar um ramal dos reactores, com torneiras individuais (1 para o Reactor Zeovit, 1 para o Rector de Carvão, e 1 fechada para usar quando necessário). A seguir nova derivação com válvula PVC para uma saída para o aquário 1, e depois outra válvula para uma segunda saída de retorno no aqua. Será?

Ao contrário do que alguns referiram, a alimentação dos reactores está a ser directamente pelo fluxo da bomba de retorno e não pela queda por gravidade, confirma-se?

De resto muito obrigado pelas fotos, deu para ter umas óptimas ideias :-bd
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 19/jun/2012, 17:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Artur, é precisamente isso! :D parece que conheces o meu aquário melhor do que eu! :D

Só uma coisa, aquelas curvas a mais que aparecem à saida da Mini RD tiveram de ser colocadas porque embora a Mini RD possa trabalhar fora de água, a saída tem um adaptador FIXO para mangueira flexivel e era mais fácil para mim colocar a bomba submergida.

Isto porquê? Porque a bomba que estava prevista era uma bomba exclusivamente externa e o seu posicionamento seria mesmo por baixo da tubagem ao lado da sump. E já a tubagem estava quase toda feita e colada quando fui "obrigado" a trocar para esta e fazer aquelas adaptações.

E sim, nada é alimentado pela queda do escoamento.
Eu utilizo o sistema de escoamento "bean animal" e recomendo! Muito bom mesmo.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 19/jun/2012, 18:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
César Soares Escreveu:
Artur, é precisamente isso! :D parece que conheces o meu aquário melhor do que eu! :D

Só uma coisa, aquelas curvas a mais que aparecem à saida da Mini RD tiveram de ser colocadas porque embora a Mini RD possa trabalhar fora de água, a saída tem um adaptador FIXO para mangueira flexivel e era mais fácil para mim colocar a bomba submergida.

Isto porquê? Porque a bomba que estava prevista era uma bomba exclusivamente externa e o seu posicionamento seria mesmo por baixo da tubagem ao lado da sump. E já a tubagem estava quase toda feita e colada quando fui "obrigado" a trocar para esta e fazer aquelas adaptações.

E sim, nada é alimentado pela queda do escoamento.
Eu utilizo o sistema de escoamento "bean animal" e recomendo! Muito bom mesmo.


Boas César,

Confesso que à primeira vista fiquei bastante confuso... hehehe... não fazia ideia onde estaria a bomba de retorno... e só percebi quase de imediato aquelas três torneiras (duas para os reactores e uma fechada). O lado direito das tubagens fazia-me imensa confusão. Mas após alguma observação com calma, lá cheguei a um palpite. O facto das duas válvulas para saídas de retorno também me fez confusão. Mas agora faz tudo sentido. B-) :)

Realmente também tinha reparado que as Mini Red Dragon têm as entradas e saídas para ligação a mangueira. Acho que nos EUA os modelos têm ligações de PVC. Possivelmente é para as bombas serem ligadas com um segmento em silicone e reduzir a vibração e ruído para as tubagens.

Desconhecia esse sistema de escoamento "bean animal"... vou investigar... na foto há umas três tubagens que serão de descarga, certo? Três tubos de escoamento para o lado esquerdo da sump.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 19/jun/2012, 22:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

Uma montagem invejável!
Um planeamento notável!

Parabens! :-bd

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 20/jun/2012, 02:10

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Gosto muito do estilo de "ilhas" :D fica mesmo limpo e diferente.

As ligações de PVC também gosto... só quando pinga é que fico stressado hahaa :)) :)) :)) isso para comprolar o fluxo com 1 bomba só para 2/3 reactores deve de ser um pouco difícil e será que isso altera o fluxo com o tempo ? :-?
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 20/jun/2012, 11:17

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

César Soares Escreveu:
Ricardo,

Por acaso já tentei mudar o nome do tópico mas não consegui. Consegues fazer isso? Se sim muda lá o nome para peninsula. :D


Done :-bd

Eu utilizo o sistema de escoamento "bean animal" e recomendo! Muito bom mesmo.


Ele é "Tank Transfer", "Bean Animal"..... já explicavas melhor essas coisas :D . Bem sei que se procurar vou encontrar o que falas, mas gostava muito de ouvir/ler a tua versão.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 20/jun/2012, 12:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite

Uma montagem invejável!
Um planeamento notável!

Parabens! :-bd

Abraço
Pedro Ferrer


Pedro, obrigado pelas palavras. :-bd
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 20/jun/2012, 12:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Pedro Gomes Escreveu:
Gosto muito do estilo de "ilhas" :D fica mesmo limpo e diferente.

As ligações de PVC também gosto... só quando pinga é que fico stressado hahaa :)) :)) :)) isso para comprolar o fluxo com 1 bomba só para 2/3 reactores deve de ser um pouco difícil e será que isso altera o fluxo com o tempo ? :-?


E olha que no meio de tanto tubo e peças de pvc ficaram dois a pingar1 :D mas nada que não se resolvesse com um bocado de teflon e tangit!

Controlar o fluxo com uma bomba é fácil se for bem planeado e pensado. Todas as saídas e derivações tem de ter válvulas/torneiras para tudo ser controlável e a bomba tem de ser de pressão. Tem de fazer uns bons metros para funcionar bem. Até agora estou muito contente e não não notei alterações no fluxo nem perdas de pressão nos reatores.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 20/jun/2012, 12:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Ricardo Pinto Escreveu:
César Soares Escreveu:
Ricardo,

Por acaso já tentei mudar o nome do tópico mas não consegui. Consegues fazer isso? Se sim muda lá o nome para peninsula. :D


Done :-bd

Eu utilizo o sistema de escoamento "bean animal" e recomendo! Muito bom mesmo.


Ele é "Tank Transfer", "Bean Animal"..... já explicavas melhor essas coisas :D . Bem sei que se procurar vou encontrar o que falas, mas gostava muito de ouvir/ler a tua versão.


Ehehehe eu vou tentar explicar rapidamente.

O bean animal é um sistema de drenagem muito usado pelos americanos (inventado por um) que é 100% silencioso e 100% à prova de falhas, quando bem dimensionado e montado. São basicamente 3 tubos:

- O primeiro é feito de maneira a que não entre ar nenhum no sistema (sem ar a capacidade de escoamento do tubo aumenta e muito). Sem ar lá dentro, não há barulho... Este é o tubo principal.
- O segundo tubo, colocado ligeiramente mais acima do primeiro, permite a entrada de ar. Mas como a maioria da água já vai pelo primeiro, por este apenas vai uma quantidade mínima que escorre silenciosamente pelas parades da tubagem. Leva uma adaptção em cima com um furo e um tubo que dobra e é colocado cerca de 1 cm acima do nível de água do overflow. No caso de o primeiro tubo entupir, o nível de água sobe tapando a entrada de ar e permitindo, também neste, escoar muito mais água.
- O terceiro é apenas um ladrão normal, colocado um pouco acima dos outros dois para o caso, muuuuuito improvável de os primeiros falharem.

É completamente silencioso e aguenta (em tubagem de 40mm) retornos de 12000 l/h. Muito bom..
Fica o link do post da reefcentral do gajo que inventou o sistema. O principal está bem explicado logo na 1a página:

http://reefcentral.com/forums/showthread.php?t=1310585

O Tank Transfer Method :D :D

Como já falei contigo muitas vezes, de há uns anos para cá perder peixes para o ictio é uma constante cada vez mais presente no meio de nós. Sou adepto da quarentena, e tentei de tudo, depois de perder imensos peixes para o ictio.

Tentei cobre, mas como sabes é dificil de monitorizar corretamente e muito arriscado para os peixes, sobretudo anjos.

tentei hiposalinidade mas, ao contrário do que se pensa, para funcionar corretamente, tem de estar nos 1.009! Constantes! durante pelo menos 5 semanas. Dificil de controlar e por vezes, agressivo para os peixes.

Mais uma vez recorri aos nossos amigos americanos :D e descobri que eles fazem um método que eu desconhecia, o Tank Transfer Method.
Basicamente consiste em teres dois aquários pequenos cada um com o seu aquecedor e uma bomba de ar que dê para os dois. Os peixes chegam e vao diretamente para um dos aquários (com água salinada fresca!) à temperatura certa. Conhecendo o ciclo de vida do ictio, percebe-se que o parasita fica no máximo 48 horas a alimentar-se no peixe depois cai e para o fundo onde encista para mais tarde se multiplicar e infetar novos peixes. Ora então o que se faz: tira-se o(s) peixe(s) ao fim de 3 dias! Para o outro aquário, com a salinidade e a temperatura igual ao primeiro. E faz-se isto 4 vezes, ou seja muda-se o(s) peixe(s) ao 4º, ao 7º e ao 10º e ao 13º tira-se para o aquário principal, ou melhor ainda, para um aquário de quarentena. Simples e 100% eficaz se feito corretamente.

Eu uso dois bidons de 50 litros.
Não uso filtração porque em 3 dias a amónia não é significativa.
Não podes cruzar equipamento de um aquário para o outro.
Tens de mudar o peixe nos dias certos e sempre de manhã antes de as luzes se acenderem.
Depois de esvaziar o bidon, encho com água doce e lixivia durante um dia e deixo secar.
É um bocado stressante para o peixe trocar de bidon de 3 em 3 dias, por isso é importante comprar um peixe que já esteja a comer bem.
E aliemento todos os dias, moderadamente.
Não podes apanhar o peixe com rede, mas sim à mão ou com um tupperware.
Não é necessário iluminação, desde que o peixe não fique completamente ás escuras.
Dá um bocado de trabalho mas compensa.

Funciona apenas com o ictio, e por isso é que depois dos 12 dias, vao para um aquário de quarentena normal, com rocha etc que tenho e lá ficam mais duas semanas.

Até agora tem funcionado, mas isto com o ictio é um problema. Parasita extremamente resilente e resistente e vamos ver se a longo prazo funciona.,

Já agora, alguns fatos recentes sobre ele que descobri:

- Os lysmatas são completamente ineficazes na limpeza do ictio. O parasita está bem escondido por debaixo da pele do peixe. Eles limpam muitos parasitas e sobretudo pele morta, mas não o ictio.
- Foram descobertas estirpes de ictio que aguentam salinidades de 1.005.
- Banhos de água doce não funcionam com o ictio. Mais uma vez, o parasita está bem protegido debaixo da pele do peixe.
- Quando em condições adversas, os cistos aguentam até 9 semanas sem hospedeiro. Daí eu ter deixado o meu aquário sem peixes durante 9 semanas...

Mais uma vez, para quem quiser ler mais sobre isto fica o link:

http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ?t=1996525
Editado pela última vez por César Soares em 29/jun/2012, 14:13, num total de 1 vez.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 20/jun/2012, 14:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 33
Idade:
Boas amigo César...

Gostei muito desta alteração que fizes-te ao aquário, só mudava duas coisas a meu ver... na tubagem em certos pontos da mesma colocaria mais uma ou outra junção, caso um dia precises de fazer uma ou outra derivação/acrescento, ou se por um azar qualquer acontecer algo em que tenhas de alterar um pouco a tubagem, seria mais fácil manusear a tubageme fazer as alterações se aí houvesse mais uma ou outra junção, mas só mesmo ao vivo é que se poderá ter uma ideia melhor acerca deste aspecto, pelas fotos que vi, existem aí dois pontos onde eu teria colocado essas junções, mas certamente terás pensado e projectado isso muito bem.

O outro ponto onde acho que faria algo diferente, é na altura das ilhas, pois dá a sensação de ficarem muito perto da superfície de água e com os crecimento dos corais terás de os fragar (o que possivelmente nem te importas muito...eheheheheh).

Mas de resto, a meu ver está muito bom...um dia temos de combinar e ir ver isso aí ao vivo.


Um abraço

Mensagem 20/jun/2012, 19:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Nuno Santos Escreveu:
Boas amigo César...

Gostei muito desta alteração que fizes-te ao aquário, só mudava duas coisas a meu ver... na tubagem em certos pontos da mesma colocaria mais uma ou outra junção, caso um dia precises de fazer uma ou outra derivação/acrescento, ou se por um azar qualquer acontecer algo em que tenhas de alterar um pouco a tubagem, seria mais fácil manusear a tubageme fazer as alterações se aí houvesse mais uma ou outra junção, mas só mesmo ao vivo é que se poderá ter uma ideia melhor acerca deste aspecto, pelas fotos que vi, existem aí dois pontos onde eu teria colocado essas junções, mas certamente terás pensado e projectado isso muito bem.

O outro ponto onde acho que faria algo diferente, é na altura das ilhas, pois dá a sensação de ficarem muito perto da superfície de água e com os crecimento dos corais terás de os fragar (o que possivelmente nem te importas muito...eheheheheh).

Mas de resto, a meu ver está muito bom...um dia temos de combinar e ir ver isso aí ao vivo.


Um abraço


Ei sr Nuno :D
Acho que a tubagem está funcional. Se tivesse mais algumas peças em alguns pontos facilitava no caso de eu querer mexer, mas este aquário, com esta configuração tem de ficar assim por muuuuito tempo ;)

Quanto à rocha, as fotos enganam um bocado. A ilha do meio está alta mas eu gosto assim. A ideia é mesmo essa, as acroporas chegarem à superficie. As outras duas ilhas estão mais ou menos a meia altura... Vamos ver, se forem muitos altas eu faço uma alteraçãozita no layout :D
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 21/jun/2012, 01:38

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
César,

obrigado pelas lições!
Tanto uma como outra ideia parecem excelentes e podem dar bastante jeito!

Já agora aproveito para pedir a foto com a instalação dos leds que tens.

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 24/jun/2012, 22:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Pedro N Torres Escreveu:
César,

obrigado pelas lições!
Tanto uma como outra ideia parecem excelentes e podem dar bastante jeito!

Já agora aproveito para pedir a foto com a instalação dos leds que tens.

Abraço


Pedro aqui tens!

Imagem
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 24/jun/2012, 22:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Tá de lado porque eu sou nabo e não percebo nada de fotografia, mas acho que dá para veres! :D
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 25/jun/2012, 12:38

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Obrigado César!
Já da para ver como fica.
Consegues ver bem a luz que dão mesmo com as HQI ligadas?

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron