depois de muito hesitar, e de ouvir falar muito mal dos salgados e de como são um poço de fortunas enterrada sem qualquer sucesso, decidi começar a preparar o caminho para o tão mal fadado salgado.
Decidi começar por algo simples, uma coisa pequena (que como sabemos, quanto mais pequeno é o aquário....

Acabei por adquirir o seguinte material :
- Aquário 60x30x35 (comp/larg/alt)
- Calha odissea 60cm (lâmpadas royal blue e actinica se não estou em erro)
- Bomba de circulação usada de 3000l/h
- Termostato
- Sal (Premium Meersalz)
- Escumador Blau SCUMA 0635
- Areia branca
- 2kg rocha morta
- 2kg rocha viva
- Bomba de reposição de agua com duas boias
Escolhi o local que me pareceu mais correcto e lá procedi a produção de agua salgada, como já tinha filtro de osmose e depois de analizar a agua e o resultado ser praticamente 0 , avancei para os 50l de produção.
Fiz a minha mistura usando 31g de sal por litro, obtendo assim o valor 1024
E como todos sabem, aqui nada de novo, foi colocar a areia, a agua, a rocha morta e o escumador a começar a trabalhar, ficou assim por 3 semanas.

Durante este tempo andei pela internet a namorar calhas, e quanto mais magnificas são, mas assustadoramente o preço sobe, foi quando me deparei com a zetlight ZA2421 que possibilita com a ajuda do controlador ZN1001 fazer a "programação" do madrugada, amanhecer, dia, anoitecer e moonlight e claro a famosa trovoada e tempo enublado e como já se esta a ver comprei esta calha.
Foi entao altura de colocar a rocha viva, algum tempo depois vieram as primeiras xenias e os green star polyps

Posto isto chegou a altura de ir de férias, deixei o meu aqua entregue aos cuidados do amigo João Pereira, que se prontificou a fazer as religiosas TPA e limpeza do escumador para que tudo chegue a bom porto.
Sem nada para fazer para matar o tempo de papo para o ar na praia decidi comprar alguns livros desponiveis no amazon (desculpem a pub )
- Marine reef aquarium 107 tips
- The new Saltwater Aquarium guide
- Coral reef
- The nano reef handbook
- your own saltwater aquarium
- the 101 best Marine Invertebrates
Gostei de todos eles, é obvio que estive a ler a mesma coisa mas escrita de formas diferentes e abordada de diferentes formas, algumas não compreendi outras acho que cheguei lá.
Palavras de ordem como paciência e resista à compra impulsiva são algo que nos fica a ecoar pela cabeça, mas que nem sempre me vi a respeitar e já paguei por isso.
Depois de receber o telefonema do amigo jão com a frase :
- Tens aiptasias !!!!!!
Levou a compra de 2 pepermint que deram muito bem conta do recado e foi tambem por volta dessa altura que coloquei a equipa de limpeza ( 5 eremitas patas verdes ) que começaram a atacar as já esperadas algas.
Depois de 2 meses e com tudo felizmente a correr bem, foi a vez de chegar a Sump, praticamente com o mesmo tamanho aquário permitiu-me aumentar a litragem em quase 100l.
Comprei também uma bomba jebão 3000 de fluxo regulável e 1 saco de nylon de 200 microns.
Como o aquário não era furado, tive de comprar também uma overflow box 1500 da blau, constantemente ligada a uma bomba de agua na sump para que numa eventual falha de electricidade e caso desferre, a bomba fará o favor de a voltar a ferrar.
(Foi nesta altura que me lembrei de ler nos livros .... planei muito bem o que vai comprar para não ter encargos desnecessários )
Com o decorrer da situação confesso que estou... bastante assustado por ainda nada ter corrido mal.... mas a festa continua e comecei por ir colocando mais corais, como não me vejo a ter sps ou lsp ... decidi percorrer o caminho menos difícil e ficar pelos moles, para já é o que me vejo a conseguir suportar e dar atenção e como facilmente me apaixonei pelos Zoanthus tenho vindo a coleccionar alguns e para ajudar na lida da areia veio o Sr Goby que adoro ficar a ver enquanto vai remexendo as areia e ajeitando o fundo ao sei jeito.

Adicionei também, uma estrela do mar , e um animal filtrante, peço desculpa não saber o nomes, tenho de tratar deste pormenores .
Ja aqui vai um testamento, deixo por fim uma foto recente do aquário.
Obrigado pela vossa paciência, todas as criticas são bem vindas, espero não ter feito muita as asneira....
Por ultimo, recebi uns frags de sps (montipora) de um amigo para fazer um teste, não acredito que tenha muito sucesso.
A única coisa que estou a dosear neste momento é o reef energy da Red Sea reef program.