Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Ocean Reborn

Ocean Reborn

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 12/ago/2015, 23:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Idade:
Localização: Senhora da Hora
Data de Montagem: 15 de Julho de 2015

Aquário: 40x40x40 com vidro extra-claro de 6mm

Iluminação: ZETLIGHT ZA2421 (marine) + ZN1001 (temporizador)

Escumador: Não tem, ainda a decidir se meto B-)

Bombas de Circulação: SICCE VOYAGER NANO 1.000 l/h e SICCE VOYAGER NANO 2.000 l/h

Aquecimento: JBL ProTemp S 100W

Chamo-o de Ocean Reborn porque é a minha segunda tentativa, a primeira tive que acabar por falta de tempo... :(

Fotos:
-Actualmente-
Imagem
-Anteriormente-
Vamos por etapas :D
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Altura em que descobri que tenho caranguejo, apesar de ainda não o ter visto :-?
Imagem
Imagem

Actualmente
Imagem
Editado pela última vez por TiagoOliveira em 27/jan/2017, 21:36, num total de 1 vez.

Mensagem 13/ago/2015, 00:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Idade:
Localização: Senhora da Hora
Mais fotos :D
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

EDIT: A manutenção planeada é 4 semanas TPA de 10Lt com água preparada e à quinta semana TPA com água do mar.
O aqua não tem sump e para já não tem escumador, em vez de escumador meti um filtro de cascata com lã de vidro ( que mudo todas as semanas ) para ir apanhando qualquer coisinha

Mensagem 13/ago/2015, 10:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Boas,

Não sei se o filtro de cascata com o lã de vidro vai ajudar!! Relativamente à manutenção em vez da 4ª e 5ª, deverias ponderar fazer 2ª e 4ª, para não dizer semanal. É possível manter sem o escumador, mas vai exigir maior manutenção. Quando não se tem escumador, tem de se compensar a exportação de nutrientes!!

As euphyllias estão um pouco retraídas, têm estado sempre assim ou foi apenas o momento da foto?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 13/ago/2015, 12:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Idade:
Localização: Senhora da Hora
Em relação às Euphyllias foi no momento da foto, a luz tinha acabado de ligar para a segunda fase, também ainda só cá estão desde sexta e ainda estou à procura do melhor lugar para elas... Neste momento só as que estão em V estão mais retraídas porque ainda não acertei com um lugar sem muita circulação mas com boa luz....



O filtro de cascata não apanha grande coisa, apenas detritos maiores mas enquanto não tenho escumador sempre é uma ajuda...

Quanto a TPA com água do mar semanal devido à possibilidade de vir bactérias indesejáveis não vejo grande vantagem...

Tenho amigos com nanos e que tiveram problemas com algas ao fazer TPA sempre com água do mar...
EDIT: Quando disse 4 semanas TPA de 10LT com água preparada é fazer TPA semanal de água preparada durante 4 semanas e há quinta semana fazer com água do mar

Mensagem 13/ago/2015, 13:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
TiagoOliveira Escreveu:
Em relação às Euphyllias foi no momento da foto, a luz tinha acabado de ligar para a segunda fase, também ainda só cá estão desde sexta e ainda estou à procura do melhor lugar para elas... Neste momento só as que estão em V estão mais retraídas porque ainda não acertei com um lugar sem muita circulação mas com boa luz....



O filtro de cascata não apanha grande coisa, apenas detritos maiores mas enquanto não tenho escumador sempre é uma ajuda...

Quanto a TPA com água do mar semanal devido à possibilidade de vir bactérias indesejáveis não vejo grande vantagem...

Tenho amigos com nanos e que tiveram problemas com algas ao fazer TPA sempre com água do mar...
EDIT: Quando disse 4 semanas TPA de 10LT com água preparada é fazer TPA semanal de água preparada durante 4 semanas e há quinta semana fazer com água do mar


desculpa mas nao concordo. as bactarias nao andam em suspensao na agua. estao agarrados nas rochas areao.
se disseres os esporo de algas sim ou de aptasias esses sim podem andar em suspensao na agua. mas isso tanto te pode vir na agua do mar , como numa rocha de frag que coloques no aquario.
nao utilizar mais agua do mar por causa de pragas, nao penso que seja a isso que te vai impedir o aquario de as ganhar. e dizer que o aquario ficou com algas por causa da agua do mar... tambem nao acho correcto.
neste sentido se fazes uma das mudas de agua com agua do mar ja estar a colocar a variavel de ai vir as tais bactarias ou algas. e se calhar basta essa vez para minar o aquario...

Mensagem 13/ago/2015, 14:21

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
TiagoOliveira Escreveu:
O filtro de cascata não apanha grande coisa, apenas detritos maiores mas enquanto não tenho escumador sempre é uma ajuda...
Quanto a TPA com água do mar semanal devido à possibilidade de vir bactérias indesejáveis não vejo grande vantagem...
Tenho amigos com nanos e que tiveram problemas com algas ao fazer TPA sempre com água do mar...


Problemas com algas não tem a ver com água do mar... :(
Tiago... água do mar é das melhores coisas que nós temos a sorte de ter em Portugal. Levo 17 anos de salgados e 17 anos de água do mar sem nunca ter tido problemas.

As vantagens são imensamente superiores ás desvantagens...

As poucas desvantagens são por vezes alguns dos parametros mais importantes para aquários de SPS (KH, CA, MG, até P se quiseres ser mais rigoroso) podem estar desequilibrados em relação ao que tens no aqua (mais problemático se for aqua de sps). Se não for o caso o pessoal nem tem de se preocupar.

Em relação ás bactérias não te foi bem explicado. Os problemas que podes ter na água do nosso mar tem mais a ver acom alguns meses a nossa água pode ter mais ou menos phitoplankcton/ou mesmo macro algas a mais. Nessa altura deves ter mais cuidado ou filtrar a água. Basta passar a água por uma meia velhas de senhora ou por um daqueles filtros de 100 ou 200 microns que o pessoal usa na água que cai para a sump.

Escolhe uma boa zona de recolha de água e usa o bom senso, vais ver que não te arrependes... para alem disso já existem várias lojas que a vendem por bom preço e já vem filtrada e tudo. Se tudo isto que te disse não te convence, verifica ai alguns aquários pelo forum que apenas usam água salgada natural e tira as tuas conclusões.

Claro que existem excelentes aquários que não usam água natural... mas a meu ver, água natural é só vantagens!

Mensagem 13/ago/2015, 16:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Idade:
Localização: Senhora da Hora
Sim, a água do mar trás benefícios eu sei disso daí que não ia privar o aquário disso mas também tudo depende da altura em que se recolhe a água e da zona, no caso que falei a pessoa recolheu numa má altura e agora o sistema de manutenção que mantém é aquele que eu tinha planeado...

O meu problema é que não tenho carta de condução daí que as melhores zonas aqui do Norte para recolha não me servem, teria de andar a comprar e, para andar a comprar água o plano de manutenção que falei em cima é o mais sustentável até mesmo a longo prazo, nem que aumente para de duas em duas semanas com água do mar ( visto que vou fazer TPA's semanais enquanto não meter o escumador )

Já agora alguém consegue identificar o Zoanthus ou ainda é cedo? Veio de " oferta " pelo que não sei a espécie :-?

Mensagem 16/ago/2015, 10:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Idade:
Localização: Senhora da Hora
Ainda não há muito para mostrar mas deixo-vos aqui um pequeno vídeo e umas fotinhas :D
-Ver em HD-

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=UkSVBVykUa4&feature=youtu.be[/youtube]

Estou a gostar do aspecto das Euphyllias no geral já estão bem mais abertas, mas estas duas fotos é mais pelo eremita :D
Imagem
Imagem

Ainda não consegui identificar o Zoanthus :-?
Imagem
Entretanto o Zoanthus voltou para o chão, pois o eremita por duas vezes que o mandou a baixo e prefiro não arriscar porque também não quero colar a rocha à outra rocha....

Mensagem 17/ago/2015, 16:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 39
Localização: Coimbra
Tiago gosto do lay out como já te tinha dito no outro forum, não é fácil fazer lay out em aquários com dimensões pequenas, tenho a certeza que o teu gosto e dedicação vão dar frutos e o aquário vai ficar espectacular.

Um pouco de calma com as entradas agora no inicio será o mais prudente, de resto já sabes bem tudo o que tens que fazer para levar isto a bom porto.

Abraço e vai actualizando.

Cumpz

Mensagem 18/ago/2015, 18:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Idade:
Localização: Senhora da Hora
já sabes prudência é comigo, isto com o tempo lá vai ;)

Mensagem 19/ago/2015, 13:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Idade:
Localização: Senhora da Hora
Após TPA com água natural
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Mensagem 14/set/2015, 21:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Idade:
Localização: Senhora da Hora
Estado actual do aquário :D
[BBvideo 480,360]https://www.youtube.com/watch?v=55KqOwRY65s[/BBvideo]

Mensagem 15/set/2015, 08:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Bom dia, acho que tens de redireccionar a bomba de circulação, pode ficar no mesmo sitio, mas talvez em direcção à superfície.

Os cianos não desaparecem por si só com circulação.

Abraços.

Mensagem 15/set/2015, 12:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Idade:
Localização: Senhora da Hora
Eu tenho duas bombas, uma em cima a apontar para baixo e a outra em baixo a apontar ligeiramente na diagonal, a qual delas te referes?

Mensagem 24/set/2015, 09:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Idade:
Localização: Senhora da Hora
Update
Imagem
Imagem
Imagem

Mensagem 25/set/2015, 12:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Idade:
Localização: Senhora da Hora
Estou a ensinar a salaria a não ter medo da câmara
Imagem

Mensagem 06/Oct/2015, 15:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Idade:
Localização: Senhora da Hora
Vídeo mais actualizado, com o que tenho no aquário...
Apesar de até ao fim de semana ficar desactualizado novamente, mas isso são outros 31.... B-)


[youtube]https://youtu.be/PHG2yD2QQak[/youtube]

PS: não consigo meter os vídeos a aparecer não sei porquê... :-?


Editado pela última vez por Carlos Mota em 07/Oct/2015, 08:05, num total de 1 vez.
Razão: editar video

Mensagem 15/Oct/2015, 09:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Idade:
Localização: Senhora da Hora
Imagem
Imagem

Mensagem 15/Oct/2015, 10:12

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
TiagoOliveira Escreveu:
Imagem
Imagem


Boas essa bomba parece estar a apontar directamente para a rocha. Enquanto bom em termos de circulação os corais não gostam muito ...

Aponta-a mais na horizontal!

Esse ermita azul ... são lindíssimos mas ficam enormes e mandam tudo abaixo!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/Oct/2015, 13:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Idade:
Localização: Senhora da Hora
Estas a falar da que esta no vidro frontal certo? Na verdade ela está a apontar para trás da rocha numa zona livre de rocha e corais
Quanto ao eremita... O gajo já me comeu um trochus ( e não foi por causa da concha, visto que tenho várias ) e tal como disseste muitas vezes manda-me ao chão tudo o que não esteja preso

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron