Olá,
Quero partilhar convosco a minha mais recente montagem, este é o meu 5º aquário de água salgada (tive 3 nos últimos 3-4 anos) e espero ter aprendido alguma coisa nestes 11 anos de aquários de recife para que este tópico dure bastantes anos. O setup foi o resultado de um planeamento elaborado nos últimos 6 meses e que contou com ajuda de alguns dos meus amigos deste hobby.
Quero desde já agradecer e sem nenhuma ordem de preferência aos meus amigos Carlos Basaloco, Pedro Torres, João Soares, Carlos Mota e César Soares a contribuição que deram na construção do aquário. É caso para dizer "quem tem amigos nunca está sozinho" e de facto... é muito mais fácil (e divertido) montar um aquário com a ajuda de tantos amigos.
Data de montagem: 14/08/2015
Aquário
- Aquário 150x70x50 cm ( Comp. x Largura x Altura) = 525L
Vidro Extra-Claro de 12mm, sem travamentos (=Rimless)
- Sump 110 x 40 x 40cm
Aquário e sump fabricado pela Aqua-station ( quem mais para colar o meu aquário senão o João Soares)
Overflow
- Ghost overflow + bean animal modificado com 2 furos 32mm
DIY feito pelo Carlos Basaloco - cópia exacta do dele (DIY de categoria "profissional").
Estrutura / Móvel
Móvel "Custom Made" by Fragário do Norte
Estrutura metálica 150 x 70 x 80 (comp. x larg. x altura) coberta com painéis de madeira, folheado em branco.
Mais à frente tenho de falar mais deste móvel e revelar alguns pormenores - está muito bem feito - simples, bonito e seguro (fiquei muito satisfeito com esta estrutura Carlos Mota).
Circulação
- Bomba de Retorno: Jebao DC 3000
- Bomba de Recirculação: 2 x JEBAO RW-8
Iluminação
- 4 x Ocean Revive Arctic t247
Calha de LED 48 x 3watts, com timer e 2 canais "dimmable" incluídos.
Para mais informações consultar o site da marca Ocean Revive LED T247. Surpreendentemente consegui arranjar estas calhas sem ter de mandar vir pelo ebay ou esperar por um group buy do forum. A loja online portuguesa Reef4Life.com tem para venda - apesar de não terem em stock, tive que esperar apenas duas semanas para ter as 4 calhas cá em casa - correu muito bem.
Escumador
Skimmer Wo! - W202 (no Fragário do Norte -> Link)
Escumador para 500-1000L com bomba DC 3000, controlável em 3 pontos.
Isto é que foi uma agradável surpresa.... como é que eu hei-de dizer isto..... olhem é como andar de Ferrari e pagar apenas o preço de um Fiat Cinquecento
Silencioso ao nível de um Bubble King. Bomba electrónica JEBAO DC3000, regulável em 7 velocidades. Regulação da saída de água através de um sistema muito simples e ainda capacidade de regular a entrada de ar, tornando a bolha no interior mais fina / mais "grossa" consoante se quiser uma escumação mais liquida ou mais "viscosa". As minhas primeiras impressões é que se trata de um escumador "premium".
Cálcio / KH
- Randy's 2 part-solution através de uma bomba doseadora "Jebao Dosing Pump 4-channel"
Não há que inventar, já há vários anos que utilizo esta receita sem qualquer problema ou desequilíbrio na relação entre o KH/Ca e Mg2+. Praticamente nunca tenho de adicionar Magnésio.
Areia e Rocha
- SSB (Small Sand Bed de 2-3cm) com a areia CaribSea Seaflor Special Grade Reef Sand (27 Kg no total - 1 saco de 18Kg de areia "morta" e 1 saco de 9Kh "Live Sand").
- Rocha viva 20 Kg "Walt Smith Reef Rock" + 10 Kg de Rocha viva que transita do aquário antigo -
A Walt Smith Reef Rock é uma rocha artificial mas "curada" no mar das Fiji. Confesso que estava hesitante quanto à compra desta rocha, pois nunca tinha visto ao vivo. Mas dado que é um produto que tem atenção "eco-friendly" senti que era minha obrigação experimentar. Para já a minha opinião não podia ser melhor, fiquei satisfeito com a quantidade de micro-vida e esponjas que a rocha trazia. Ah! e praticamente não se dá pela diferença que é rocha "artificial". A caixa que comprei trazia pedras com várias dimensões e formas.
Por fim, deixo-vos uma foto de como está o aquário a ciclar. Perdoem-me a qualidade da foto, mas foi tirada com o telemóvel. Ainda faltam 2 -3 pedras pequenas (com corais agarrados) para terminar o layout.
Espero que gostem.... Sugestões ou comentários são bem-vindos
Um abraço,