Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros H2O+Something II - 500L

H2O+Something II - 500L

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 02/set/2015, 23:52

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Ricardo Pinto Escreveu:
João Machado Escreveu:
Parabéns para já está muito bom !
Depois quando tiveres tempo era porreiro uma explicação do processo "Randy's 2 part-solution" !!
:D :D


Obrigado João. O Randy 2-part é basicamente uma solução de Balling, mas com as proporções balanceadas de cálcio e Kh.
Para mim o grande defeito do método de Balling Light (ao contrário do método de Balling "original") é que trata o cálcio e o Kh como dois componentes independentes num aquário. Acho isso errado porque faz com que seja muito mais difícil de ter níveis correctos de Kh e Cálcio. Ainda para mais também aumenta o consumo de Magnésio e pode levar mais facilmente, a longo prazo, a desequilíbrios iónicos entre o Sódio (Na) e Cloreto (Cl) - que fazem parte da adição de Kh (Bicarbonato de sódio) e Cálcio (Cloreto de Cálcio).

O Link que o Rui Manuel Gaspar (Obrigado Rui) é o artigo mais indicado para se perceber como fazer este método.

Randy's 2 part Solution

As doses que uso são as seguintes:
- Ca- 500g de Cloreto de Cálcio em 4L de água de osmose
- KH- 594g de Bicarbonato de Sódio em 4L de água de osmose

E depois adiciono a mesma quantidade, em mL por dia, de cada uma das soluções

Numa fase inicial e para saber quanto vou dosear sigo a orientação desta tabela do artigo citado em cima (eu uso a #receita 1)

Imagem 3652

Portanto para o meu aquário de 500L (aproximadamente 130 gallon) eu vou começar a dosear "New tank, few corals" 0,2ml/gallon (total = 26ml/dia, de cada solução). Ao fim de uma semana faço testes ao Kh e aumento ou diminuo a quantidade das 2 soluções por dia. Nunca trato individualmente cada um destes parâmetros. Se precisar de diminuir, diminuo às 2 soluções, se precisar de aumentar o cálcio OU o Kh.... aumento as duas soluções por igual.


Ricardo ... Claríssimo ...

Só uma nota adicional que é recomendada no artigo. Antes de começar o método garantir que os níveis de KH e Ca estão balanceados. Se não estiverem, corrigir individualmente primeiro antes de começar o doseamento.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/set/2015, 00:00

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Ricardo ... Claríssimo ...

Só uma nota adicional que é recomendada no artigo. Antes de começar o método garantir que os níveis de KH e Ca estão balanceados. Se não estiverem, corrigir individualmente primeiro antes de começar o doseamento.


Sim, tens toda a razão. Esqueci-me desse pormenor porque o meu aquário é novo. Normalmente nesta fase, o aquário está "balanceado" em termos da razão Kh vs. Cálcio. Nem me lembrei disso.

No Reefforum, havia um artigo do Anthony Calfo, traduzido para Português pelo Pedro Nuno Ferreira (PNF), sobre a importância do correcto balanceamento entre o Kh e o Cálcio. Era aquele artigo dos "berlindes", lembras-te disso? Talvez valesse a pena recuperar alguns desses artigos, principalmente as traduções do PNF, para o Recife.pt
Vou ver se falo ao PNF para ele colocar aqui os artigos que traduziu.

Um abraço,
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 03/set/2015, 00:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Oi Ricardo,

A questão da sustentabilidade deveria ser uma preocupação major para todos nós, contudo é muitas vezes colocada em 2º plano. Desconhecia por completo a existência desta rocha, mas já estou desperto para uma próxima montagem.

Obrigado pela partilha. Um exemplo a seguir ^:)^
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 03/set/2015, 10:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Viva

Boa explicação!!

Inicialmente tinha ficado a perceber que se juntava o kh e
o ca no mesmo garrafão, agora percebi que é cada um no seu garrafão as quantidade e que são iguais!!

E o MG não é doseado?

Pelo que percebi esta técnica nao utiliza elementos traco, basicamente é juntar as soluções à água e está feito?



Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

Mensagem 03/set/2015, 11:28

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Ricardo Pinto Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Ricardo ... Claríssimo ...

Só uma nota adicional que é recomendada no artigo. Antes de começar o método garantir que os níveis de KH e Ca estão balanceados. Se não estiverem, corrigir individualmente primeiro antes de começar o doseamento.


Sim, tens toda a razão. Esqueci-me desse pormenor porque o meu aquário é novo. Normalmente nesta fase, o aquário está "balanceado" em termos da razão Kh vs. Cálcio. Nem me lembrei disso.

No Reefforum, havia um artigo do Anthony Calfo, traduzido para Português pelo Pedro Nuno Ferreira (PNF), sobre a importância do correcto balanceamento entre o Kh e o Cálcio. Era aquele artigo dos "berlindes", lembras-te disso? Talvez valesse a pena recuperar alguns desses artigos, principalmente as traduções do PNF, para o Recife.pt
Vou ver se falo ao PNF para ele colocar aqui os artigos que traduziu.

Um abraço,


Se não conseguires avisa-me que eu tenho a extinta revista de aquarifilia com esse artigo e posso digitalizar!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/set/2015, 12:07

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Parabéns Amigo!

Tudo pensado ao pormenor e executado da melhor forma!
Gostei mesmo muito do movel, bonito e funcional!
Quero ver ao vivo a iluminação das Ocenan Revive na disposição que as colocaste. Ficaram com as lentes?

Agora vem a pior parte...esperar...

Boa Sorte!

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 03/set/2015, 19:50

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Pedro Alves Escreveu:
Viva
Boa explicação!!
Inicialmente tinha ficado a perceber que se juntava o kh e
o ca no mesmo garrafão, agora percebi que é cada um no seu garrafão as quantidade e que são iguais!!
E o MG não é doseado?
Pelo que percebi esta técnica nao utiliza elementos traco, basicamente é juntar as soluções à água e está feita


O Mg supostamente deve ser doseado de cada vez que gastes 4L das soluções de KH e de Cálcio.
Honestamente, como faço muitas TPA's com água natural, não sinto necessidade de adicionar magnésio ou outro elemento traço. No meu aquário anterior, mandei fazer testes ao Triton Lab, por várias vezes, e deu sempre tudo ok.
Talvez se fizeres TPA's sempre com o mesmo sal sintético e não variares entre marcas de sal sintético.... talvez aí seja preciso usar trace-elements. Mas aconselho-te primeiro a fazer um teste do Triton antes de adicionar os elementos.

Pedro N Torres Escreveu:
Quero ver ao vivo a iluminação das Ocenan Revive na disposição que as colocaste. Ficaram com as lentes?
Agora vem a pior parte...esperar...


Como tenho 4 calhas para 150cm ficaram com as lentes. Não sinto necessidade de retirar as lentes, não tenho sombras e assim sempre posso "poupar" calha. Neste momento estão os dois canais a trabalhar a 25%, mas ainda não medi o PAR.


Quanto à parte pior.... o esperar.... sabes que vai ser difícil. No dia 21 de Setembro (o aquário faz 5-6 semanas) tenho previsto passar todos os seres vivos do aquário de 200L para o de 500L. Logo aí não vai dar para esperar. Vamos lá ver se corre bem a transferência. Entretanto, tenho já colocado alguns corais mais resistentes (zoanthus, seriatoporas, montiporas e euphillias) no aquário novo e têm reagido muitíssimo bem.

O aquário faz amanhã 3 semanas (mas atenção que foi utilizada muita água do aquário anterior e também rocha viva) e já começaram a entrar alguns "vivos" para ajudar a acelerar o ciclo.

- 1x Z. flavescens
+
os primeiros elementos da "equipa de limpeza"
- 1x Strombus spp.
- 5x Astrea turbo
-1x Mexican turbo
- Astropecten polycanthus (Estrela do Mar da Areia).

Está ainda prevista a entrada de muitos nassarius na próxima semana. Como tenho o aquário com muita areia (apesar de não ser DSB) e só usei rocha viva, tenho de ter uma boa equipa de limpeza.

Por falar em "equipas de limpeza"... qual a vossa opinião sobre os Hermitas - Clibanarius sp. (os hermitas de patas castanhas)? Tenho alguns no meu aquário de 200L, mas nem sei se os ponha no novo aquário. Tenho dúvidas se eles matam os turbos ou se os turbos morrem e eles aproveitam a "carapaça". O que acham?
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 03/set/2015, 20:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Ricardo Pinto Escreveu:
Por falar em "equipas de limpeza"... qual a vossa opinião sobre os Hermitas - Clibanarius sp. (os hermitas de patas castanhas)? Tenho alguns no meu aquário de 200L, mas nem sei se os ponha no novo aquário. Tenho dúvidas se eles matam os turbos ou se os turbos morrem e eles aproveitam a "carapaça". O que acham?


Olá Ricardo, tudo parece estar a correr bem, falta é atualizares com umas fotos :D

Em relação aos eremitas de patas castanhas não te aconselho nada a pores junto de turbos. Um amigo deu-me um que me despachou um turbo XL em poucas horas de aquário novo.

Mensagem 03/set/2015, 21:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Ricardo Pinto Escreveu:
Pedro Alves Escreveu:
Viva
Boa explicação!!
Inicialmente tinha ficado a perceber que se juntava o kh e
o ca no mesmo garrafão, agora percebi que é cada um no seu garrafão as quantidade e que são iguais!!
E o MG não é doseado?
Pelo que percebi esta técnica nao utiliza elementos traco, basicamente é juntar as soluções à água e está feita


O Mg supostamente deve ser doseado de cada vez que gastes 4L das soluções de KH e de Cálcio.
Honestamente, como faço muitas TPA's com água natural, não sinto necessidade de adicionar magnésio ou outro elemento traço. No meu aquário anterior, mandei fazer testes ao Triton Lab, por várias vezes, e deu sempre tudo ok.
Talvez se fizeres TPA's sempre com o mesmo sal sintético e

Por falar em "equipas de limpeza"... qual a vossa opinião sobre os Hermitas - Clibanarius sp. (os hermitas de patas castanhas)? Tenho alguns no meu aquário de 200L, mas nem sei se os ponha no novo aquário. Tenho dúvidas se eles matam os turbos ou se os turbos morrem e eles aproveitam a "carapaça". O que acham?



Boas.
Comigo nunca tive problemas em os misturar.
Os de patas castanhos andam sempre na areia e a enterrarem-se ou à procura de comida.
Os de patas vermelhas é que andam por cima das rochas e sao mais agressivos, e em cima das rochas acredito ser mais possivel existir confronto. Os turbos por sua vez andam maioritariiamente nos vidros, la vao à rocha de vez em quando.

Agora se vêm um animal a definhar, é uma corrida desenfreada no caça à concha.
E o teu aquario tem dimensoes mais que suficientes, para minimizar estes encontros.

Isto pelo é o que se tem passado comigo.
Abc

Mensagem 04/set/2015, 09:27

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Então dia 21 cola na mão e força nisso!
Se precisares de ajuda avisa!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 04/set/2015, 11:45

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas...
não coloques ermitas Ricardo, é só dores de cabeça e não são assim tão eficientes na limpeza.
Tens melhores alternativas... sem colocares em causa os turbos.

Mensagem 04/set/2015, 13:49

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Marco, para além dos que já tenho e dos nassarius que vêm a caminho, que mais alternativas tu sugeres? Desculpa lá, mas destes seres eu não percebo quase nada, nunca liguei muito a isto. Só agora percebo a importância destes seres para estabilidade de um aquário de recife. E tu és o mestre das DSB. Não me esqueço do elogio do nielsen ao teu areao.

Obrigado
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 04/set/2015, 14:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Ricardo, aconselho-te strombus e estrelas da areia, são muito eficazes a remexer o areão e são bastante resistentes.

Mensagem 04/set/2015, 14:38

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Ricardo,
hummm...
Nassarius (muito poucos, pois com fome são bastante agressivos, mas para DSBs são fundamentais), Cerrithe snail, Strombus (são mto bons), Turbo snails, Aestreas snails, Mexican snail, Tectus snail e se conseguires arranjar, bristle worms :).
Tens ainda holoturias, estrelas da areia e ophiuros que ajudam mas tornam-se enormes e são desigandos para aquarios de grandes dimensões.

Quem ajuda muito e o pessoal não dá crédito são as bristle worms e os camarões... é raro sobrar comida em qualquer recanto do aqua se tiveres 2 ou 3 camarões no aqua e umas quantas bristle worms. Eles dão conta de tudo e tem um olfacto ultra apurado ;).

Tenho ainda 2 tipos de caracois que reproduzem-se que nem ratos... um deles tem-me acompanhado ao longo dos anos e que eu saiba não são vendidos comercialmente. São pequenos, não passam de 1 a 1,5 cm mas são muito trabalhadores e chegam a sitios que nenhuns outros chegam, é o bumble bee snail...
o outro já não me lembro do nome mas em casa tenho lá a referencia, foi o Hugo Coelho que me arranjou.
Outros que me lembrei agora..., Chitons e Stomatellas também são bastante bons mas isso não se compra... geralmente veem na rocha viva de boa qualidade.

Como já disse... não gosto muito de ermitas. Derrubam corais e comem-me os meus ricos snails..., então deixei de os ter.

Mensagem 04/set/2015, 15:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Marco Madeira Escreveu:
Boas Ricardo,
hummm...
Nassarius (muito poucos, pois com fome são bastante agressivos, mas para DSBs são fundamentais), Cerrithe snail, Strombus (são mto bons), Turbo snails, Aestreas snails, Mexican snail, Tectus snail e se conseguires arranjar, bristle worms :).
Tens ainda holoturias, estrelas da areia e ophiuros que ajudam mas tornam-se enormes e são desigandos para aquarios de grandes dimensões.

Quem ajuda muito e o pessoal não dá crédito são as bristle worms e os camarões... é raro sobrar comida em qualquer recanto do aqua se tiveres 2 ou 3 camarões no aqua e umas quantas bristle worms. Eles dão conta de tudo e tem um olfacto ultra apurado ;).

Tenho ainda 2 tipos de caracois que reproduzem-se que nem ratos... um deles tem-me acompanhado ao longo dos anos e que eu saiba não são vendidos comercialmente. São pequenos, não passam de 1 a 1,5 cm mas são muito trabalhadores e chegam a sitios que nenhuns outros chegam, é o bumble bee snail...
o outro já não me lembro do nome mas em casa tenho lá a referencia, foi o Hugo Coelho que me arranjou.
Outros que me lembrei agora..., Chitons e Stomatellas também são bastante bons mas isso não se compra... geralmente veem na rocha viva de boa qualidade.

Como já disse... não gosto muito de ermitas. Derrubam corais e comem-me os meus ricos snails..., então deixei de os ter.

Grandes dicas Marco :)
Agora é melhor escrever tudo num papel e rezar para que nas 10 lojas mais próximas tenham pelo menos metade deles =))
Grande Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 04/set/2015, 16:17

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
André... toma atenção que olha que te safas ;) .
Dessa lista toda só os bristle worms, chitons e stomatelas não estão á venda. O resto arranja-se sem grandes problemas.

Mensagem 04/set/2015, 18:01

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Grande Marco!

E um artigo sobre a importância destes seres nos aquarios de recife para o H20+SOMETHING.pt não se arranja??

Era porreiro...

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 05/set/2015, 16:47

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Joao Tomas Escreveu:
Ricardo, aconselho-te strombus e estrelas da areia, são muito eficazes a remexer o areão e são bastante resistentes.


Obrigado João. Já tinha colocado uma estrela "da areia" e um strombus.

Marco Madeira Escreveu:
Boas Ricardo,
hummm...
Nassarius (muito poucos, pois com fome são bastante agressivos, mas para DSBs são fundamentais), Cerrithe snail, Strombus (são mto bons), Turbo snails, Aestreas snails, Mexican snail, Tectus snail e se conseguires arranjar, bristle worms :). (.....)


Obrigado pelas dicas Marco.
Em relação aos camarões tenho 5 camarões no aquário antigo que vão transitar para este novo:
2x Lysmata amboinensis
2x Lysmata debelius
1x Lysmata seticaudata

Estou a pensar "duplicar" este número, ou seja, comprar +2 amboinensis, +2 debelius e +1 seticaudata.

Quanto às bristle worms, também concordo contigo, são óptimos detrítivoros. A rocha viva que transitou do aquário anterior continha bastantes bristle worms, pelo que há noite, já se vêm 4-5 bristle worms a "passear" pelo areão. Ophiurus pequeninos também já vejo bastantes.

Bem.... pela descrição que fizeste acho que apenas me faltam cerith's então. Também tenho de ter cuidado para não colocar muitos destes animais, senão ainda me morrem à fome. Tudo bem que vou colocar muitos peixes no aquário daqui por +/- 15 dias (os peixes do aquário anterior), mas mesmo assim acho que posso não vir a ter tanta carga orgânica no areão quanto desejável para estes seres vivos.

Obrigado.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 06/set/2015, 22:04

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Dia +24 (Update) - Os Primeiros corais e peixes


Comecei a passar alguns corais dos mais resistentes do aquário antigo para este, ao longo da última semana. Foram alguns LPS's (Euphyllias e Acanthophyllia), zoanthus e SPS's (montiporas, seriatoporas histrix e caliendrum, e 1 acropora). Para já está tudo a correr bem, alguns corais já estão há 4-5 dias no aquário novo e estão a reagir, pelo que me parece, muito bem.
Também passei 2 x A. ocellaris para o aquário novo. Ao retirar as euphyllias (o local onde habitualmente eles estavam "protegidos") foi fácil de os apanhar e até acho que assim stressam menos.

A transferência dos restantes vivos, do aquário antigo para este, ocorrerá ao longo das próximas duas semanas. No dia 20-21 de Setembro vou desmontar o aquário antigo. Portanto, é agora ou nunca... vamos lá ver como corre. Nunca tinha feito um "ciclo" tão rápido, ou melhor, nunca tive a necessidade de adicionar tantos peixes e corais ao mesmo tempo no início de um aquário. Confesso que estou um bocado apreensivo. Até estou com mais medo pelos peixes, os corais sei que em princípio deve correr bem (lá morre um ou outro, ou alguns corais ficam mais castanhos). Em relação aos peixes, se lhes dá um surto de "caspa" (=Cryptocaryon irritans) acho que estou tramado. Ainda para mais, tenho alguns peixes que adoro e que me ia custar imenso perder. Se alguém tiver alguma sugestão para este processo, esteja à vontade para se pronunciar, toda a ajuda é bem-vinda.

Vou mas é mostrar umas fotos, enquanto isto não morre tudo ou fica cheio de algas. =)) =)) :))

Geral

Imagem 5109

Imagem 5110

E dois exemplos de como os corais se estão a dar bem na casa nova....

Imagem 5111

Imagem 5112

Um abraço,
Ricardo
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 06/set/2015, 22:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 193
Idade: 41
Localização: Odivelas
Está a ficar muito bonito :)


Sent from my iPhone using Tapatalk

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron