Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros H2O+Something II - 500L

H2O+Something II - 500L

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 06/set/2015, 22:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Oi Ricardo,

O layout está finalizado? No início do tópico referiu que ainda faltavam 2 ou 3 pedras pequenas.
A ilusão que me dá é que esta disposição das rochas, proporciona esconderijos/ refúgios para os peixes.
Na minha opinião talvez não ficasse mal 1 ou 2 rochas que elevassem mais o layout e lhe dessem um maior volume.

Cumprimentos
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 06/set/2015, 22:47

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Obrigado Carlos.

Helder,

O layout ainda não está finalizado, ainda faltam umas pedras, as tais que falei no início. São pedras que têm corais grandes agarrados. Mas acho que tens razão, eu também queria aumentar um pouco o volume, não sei se estou a calcular bem e se vou conseguir, vamos ver. Obrigado pela tua sugestão.


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 07/set/2015, 11:30

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Isso já merece uma visita!

Está tudo com muito bom aspeto!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 07/set/2015, 12:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Ricardo Pinto Escreveu:

Randy's 2 part Solution

As doses que uso são as seguintes:
- Ca- 500g de Cloreto de Cálcio em 4L de água de osmose
- KH- 594g de Bicarbonato de Sódio em 4L de água de osmose



Boas Ricardo,
Deixando os elogios de parte, está excelente esta explicação e o teu projecto .... :D

como tenho também o meu aqua a começar, com poucos duros e alguns moles (os da praxe) mas como tenho de andar sempre a compesar o KH e o CA, estava tentado adoptar este processo, mas fiquei só com uma duvida, como chegas-te a estas quantidades por litro ?
das 125g/L de cloreto de cálcio e das 148g/L do bicarbonato de sódio ?
tenho lido pelos diversos fóruns e não ha consenso sobre os valores a diluir !!

abraço
Imagem

Mensagem 08/set/2015, 00:13

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Meu amigo,

"Bota" aí uma foto da área técnica, ando a procura de ideias :D para o meu novo sistema !
- estou curioso com esse "ferrari" =))
- adorei o plano de elaboração da queda de agua, deve ter dado umas horas de boa conversa como sempre ~x(
vou fazer parecido, penso que é super funcional mesmo (Carlos Basaloco é mestre).

Nice work! :ympeace:
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 08/set/2015, 00:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 266
Idade: 51
Localização: Vila do Conde
Parabéns Ricardo por este teu novo projeto.

Concordo perfeitamente com o Ricardo Prata quando diz para pores umas fotos da área técnica. ;) :D :D
É que estou a começar a comprar os equipamentos para o meu primeiro reef e sempre que leio este tópico aprendo muito mais.

Bora lá a ensinar aqui os novatos como eu. :D :D ^:)^ ^:)^

Abraço.
Cumprimentos

Paulo Cunha

Mensagem 08/set/2015, 23:16

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Nelson Alcobia Escreveu:
Boas Ricardo,
Deixando os elogios de parte, está excelente esta explicação e o teu projecto .... :D
como tenho também o meu aqua a começar, com poucos duros e alguns moles (os da praxe) mas como tenho de andar sempre a compesar o KH e o CA, estava tentado adoptar este processo, mas fiquei só com uma duvida, como chegas-te a estas quantidades por litro ?
das 125g/L de cloreto de cálcio e das 148g/L do bicarbonato de sódio ?
tenho lido pelos diversos fóruns e não ha consenso sobre os valores a diluir !!


Olá Nelson,

Eu não percebo nada de química. Apenas limitei-me a seguir a "receita" proposta no artigo "Randy 2 part-solution" pelo Randy Holmes Farley, que é um reconhecido notável químico da aquariofilia marinha.


Ricardo Prata e Paulo Cunha,

Obrigado pelos elogios
A área técnica está quase acabada, faltam-me apenas dois detalhes para a finalizar. Assim que estiver pronto eu coloco aqui a foto.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 09/set/2015, 19:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Ricardo Pinto Escreveu:

Olá Nelson,

Eu não percebo nada de química. Apenas limitei-me a seguir a "receita" proposta no artigo "Randy 2 part-solution" pelo Randy Holmes Farley, que é um reconhecido notável químico da aquariofilia marinha.


Obrigado Ricardo,
Não tinha percebido essa parte :)

Mas após dissolver esses dois químicos, o cloreto de cálcio, ficou uma solução leitosa que passados uns minutos acentou tudo no fundo, já com o bicarbonato de sódio, aconteceu a mesma coisa.
Desculpem a minha ignorância, mas como mantenho a mistura homogênea de forma a bomba doseadora adicione os dois em condições ?
Imagem

Mensagem 10/set/2015, 08:58

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Nelson,

quando fazes a receita original do Holmes ela é muito rica (relação gramas por litro) e a diluição é muito dificil, originando isso que descreves, ou seja, esse pó branco no fundo. Isso significa que a solução está saturada e não conseguiu dar conta do resto. Para isso devias ter aquecido a água ou colocado o bicabornato no forno por meia hora (está lá essa dica no artigo).

Se não queres utilizar a solução rica, deves usar a receita 2 que está no artigo ou deves fazer uma regra de 3 simples e diminuir as gramas por litro. Eu por exemplo uso metade das gramas recomendadas por litro o que facilita muito a diluição ;).

Mensagem 10/set/2015, 18:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Marco Madeira Escreveu:
Nelson,

quando fazes a receita original do Holmes ela é muito rica (relação gramas por litro) e a diluição é muito dificil, originando isso que descreves, ou seja, esse pó branco no fundo. Isso significa que a solução está saturada e não conseguiu dar conta do resto. Para isso devias ter aquecido a água ou colocado o bicabornato no forno por meia hora (está lá essa dica no artigo).

Se não queres utilizar a solução rica, deves usar a receita 2 que está no artigo ou deves fazer uma regra de 3 simples e diminuir as gramas por litro. Eu por exemplo uso metade das gramas recomendadas por litro o que facilita muito a diluição ;).

Boas,
Atenção que o Nelson se referiu também à dissolução do Cloreto de cálcio. Neste caso, e segundo a minha experiência, não há dificuldade de dissolução deste sal com a água.
Nelson Alcobia Escreveu:
Obrigado Ricardo,
Não tinha percebido essa parte :)

Mas após dissolver esses dois químicos, o cloreto de cálcio, ficou uma solução leitosa que passados uns minutos acentou tudo no fundo, já com o bicarbonato de sódio, aconteceu a mesma coisa.
Desculpem a minha ignorância, mas como mantenho a mistura homogênea de forma a bomba doseadora adicione os dois em condições ?

Tal como o Marco disse existe um relação gramas por litro que torna a concentração mais ou menos rica. Assim sendo claro, existe uma solubilidade máxima. Segundo a Wikipédia, é de 7.8g/100ml água (18°C) para o Bicarbonato de sódio e de 59.5 g/100 mL (0 °C), sendo que a 20ºC é de 74.5 g/100mL para o Cloreto de cálcio.
É certo que com a água a uma temperatura mais elevada a solubilidade é maior também, daí a dica de aquecer previamente a água. Isto no caso do Cloreto de cálcio é desnecessário pois este provoca aquecimento quando entra em contacto com água, tanto que é usado, nas zonas onde neva, para derreter o gelo. Este se assentar algum sal no fundo, misturar mais um pouco, porque consegue-se com facilidade uma solução límpida sem restos.
A dica de aquecer o Bicarbonato de sódio no forno serve para retirar água (humidade) e dioxido de carbono do sal. Aquecer a água (eu aqueço até quase começar a ferver) acelera a mistura. Mesmo assim necessita de mais tempo de mistura para dissolver que outros sais. Uma vez experimentei aquecer apenas o sal no forno, e fiquei com carradas de sal no fundo.
Já agora uma dica importante com tudo o que é sais. Mistura-se sempre o sal na água e não o contrário.

Ricardo, desculpa o offtopic :ympray:
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 10/set/2015, 21:48

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Nelson,

É estranho a solução de cálcio não ter dissolvido bem. A explicação do Ricardo é muito boa para se compreender porque isso não faz sentido.
A sugestão do Marco sobre seguir a receita #2 também é muito boa. Só precisas de ter uns reservatórios maiores. Eu próprio estou a pensar comprar/fazer reservatórios de 5-10L e mudar para a receita #2

Um abraço
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 10/set/2015, 22:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Desde já agradeço a vossa ajuda, mas tenho de vos pedir desculpa, pois o erro foi meu.
Eu pedi na farmácia cloreto de cálcio, e por algum motivo foi me vendido carbonato de cálcio.
Dai o meu problema de dissolução.
Mas toda a forma quero agradecer ao @ricardo santos pela excelente explicação dada, fica difícil não perceber :)
Entretanto vou comprar o "famoso" cloreto de cálcio, e ligar a bomba eheheheh

Abraço a todos
Imagem

Mensagem 11/set/2015, 10:15

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Nelson...
isso que o Ricardo disse (explicou muito bem!!). Não falei do cloreto de calcio pois é sempre facil de misturar... ;)
Ricardo, eu uso 3 recepientes em vidro de 8 litros cada :D, qualquer coisa tipo 14*14*40.

Mensagem 20/set/2015, 00:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 252
Idade: 35
Localização: Lisboa
Boas Ricardo,

Em primeiro lugar muito obrigado pela excelente recepção em tua casa.

Em segundo lugar MUITOS PARABÉNS!!!!!!!! Grande projecto não tenho dúvidas nenhumas que vai ser um dos melhores Aquarios deste fórum.... Projecto super bem pensado, muito simplificado, com uma sump invejável.... E sem duvida um grande layout! Muito espaço para os peixes nadarem.....

Muitos parabéns mesmo as fotos não são capazes de mostrar o projecto que aí está. Espero voltar a visitar esse aquário em breve ;)

Grande abraço

Mensagem 20/set/2015, 11:08

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Obrigado João. E eu é que tenho de agradecer por cá terem vindo, em especial pela vossa paciência em vir cá e estacionar o carro a 1km de minha casa (maldito concerto do Tony).
Um abraço
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 20/set/2015, 12:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Eu ja nao gostava do tony agora pior.. Por causa desse tony não consegui ir ver o aquario do amigo Ricardo... Mas breve breve estou ai para ver isso amigo...

Aquele abraço

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 20/set/2015, 12:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 252
Idade: 35
Localização: Lisboa
Paulo Oliveira Escreveu:
Eu ja nao gostava do tony agora pior.. Por causa desse tony não consegui ir ver o aquario do amigo Ricardo... Mas breve breve estou ai para ver isso amigo...

Aquele abraço

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk


Não sabes o que perdeste........ Foi um grande concerto lololololol

Mensagem 20/set/2015, 16:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 39
Localização: Coimbra
Estive tão perto de ver este aquário mas o Tony não deixou :((

Épa se já não gostava do homem agora ainda menos [-(

Foi um grande dia cheio de surpresas, obrigado a todos os presentes, espero um dia ter outra oportunidade.

Cumprimentos

Mensagem 20/set/2015, 19:13

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
E se tivessem ficado para ver depois apanhavam a malta a sair do concerto! Que loucura!

De qualquer forma para mim valeu bem a pena ver a evolução deste aquário ao vivo! Está mesmo muito bom e com um potencial enorme para o futuro! Se juntar a isso um aquariofilista do nível do Ricardo o sucesso é garantido!

Os meus sinceros Parabéns!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 21/set/2015, 12:34

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Embora o Tony tentasse que eu não visse o aqua, teve pouca sorte!!

Está 5 estrelas!!... o aqua está muito bem planeado. Baixinho e sem travas, bem "clean", a jeito de colocar as mãos lá para dentro ;) . Landscape amplo e baixo com pormenores bem engraçados que não se apanham nas fotos. Sump impecável, bem limpinha á Paulo Oliveira e bem concebida sem maluquices e empecilhos,cabos arrumadinhos, impecável.

Nota-se que os corais stressaram com a passagem de aqua, mas nada que umas semanas não curem... e quando isso acontecer e mais as adições que disseste que vais fazer isso vai ficar uma bomba.

Pessoal das Ocean Revive, acho que deviam colocar as calhas ao comprido, prependiculares ao comprimento do aqua..., tinhamos acabado de passar no Basoloco e as diferenças são notorias. ;)

Parabéns Ricardo pelo bonito aquário!!

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron