Então vou deixar aqui o meu novo e esperançosamente duradouro aquário.
Optei por um cubo, pois gosto do conceito visual e da facilidade de manutenção que envolve a medidas escolhidas.
Relativamente ao layout, adoro o conceito do cubo do João e de outros, mas sou um "reefer" de mais rocha, pelo que continuo a povoar o meu aquário com rocha, deixando sempre o espaço necessário para limpeza.
O Aquário é DIY, feito com vidro 10mm, optei por uma coluna num canto com o sistema Bean Animal Simplificado e outra passagem para cabos e retorno, ou seja passa tudo por "dentro" do Aquário, esta opção permite-me colocar o Aquário onde quiser sem problema de possíveis cabos ou tubagens à vista.
Móvel também DIY, estrutura barrote de pinho com secção 40x40mm e chapa de hdf 19mm lacada a rolo, a porta sera fixa por 4 imãs para ivitar ao máximo dobradiças e respectivas oxidações.
Este aquário recebe a rocha viva, corais e vivos do sistema anterior com cerca de 1,5 anos de existência. Para já vou optar por Bare Bottom, aproveitando algum areão e seus habitantes benéficos da anterior montagem, colocados na sump em modo DSB com caulerpa no seu topo. A minha ideia é que a coralina cubra o vidro inferiror e posteriormente com coral Green Star Polyps.
O aquário saiu da sala e foi "trasladado" para o anexo da casa donde mantenho um espaço para trabalho ocasional (biscate) e lazer. O barulho acabou por ser um motivo para alterar e restruturar o meu reef, por mais que se aposte em bons equipamentos, temos sempre o correr da água, aliado à manutenção que tende sempre à desarrumação temporária.
Basicamente é isto coloco aqui a lista dos vivos actuais no meu reef:
1 - Paracanthurus hepatus
2 - Amphiprion clarkii
2 - Amphiprion frenatus
1 - Zebrasoma scopas
1 - Hymenocera picta (Camarão Arlequim)
3 - Chromis viridis
SETUP:
Aquário: 70x70x60 (270 litros liquidos)
SUMP: 60*30*40 (90 litros liquidos)
Iluminação: DIY com cerca de 120watt
Circulação: 1x Tunze 6025 + 1X SUNSUN 12000 (Para trocar para breve por uma RW 8 Jebao).
Retorno: Jebao 4.000l/h
Escumador: NAC 7
Aquecimento: 1x 300W
Peço desculpa pelas fotos, mas esta coisa dos leds é tramada de tirar fotos.