Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Reef do Mucifal

Reef do Mucifal

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 27/ago/2015, 12:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
### Reef do Mucifal ###

Então vou deixar aqui o meu novo e esperançosamente duradouro aquário.

Optei por um cubo, pois gosto do conceito visual e da facilidade de manutenção que envolve a medidas escolhidas.

Relativamente ao layout, adoro o conceito do cubo do João e de outros, mas sou um "reefer" de mais rocha, pelo que continuo a povoar o meu aquário com rocha, deixando sempre o espaço necessário para limpeza.

O Aquário é DIY, feito com vidro 10mm, optei por uma coluna num canto com o sistema Bean Animal Simplificado e outra passagem para cabos e retorno, ou seja passa tudo por "dentro" do Aquário, esta opção permite-me colocar o Aquário onde quiser sem problema de possíveis cabos ou tubagens à vista.

Móvel também DIY, estrutura barrote de pinho com secção 40x40mm e chapa de hdf 19mm lacada a rolo, a porta sera fixa por 4 imãs para ivitar ao máximo dobradiças e respectivas oxidações.

Imagem

Este aquário recebe a rocha viva, corais e vivos do sistema anterior com cerca de 1,5 anos de existência. Para já vou optar por Bare Bottom, aproveitando algum areão e seus habitantes benéficos da anterior montagem, colocados na sump em modo DSB com caulerpa no seu topo. A minha ideia é que a coralina cubra o vidro inferiror e posteriormente com coral Green Star Polyps.

O aquário saiu da sala e foi "trasladado" para o anexo da casa donde mantenho um espaço para trabalho ocasional (biscate) e lazer. O barulho acabou por ser um motivo para alterar e restruturar o meu reef, por mais que se aposte em bons equipamentos, temos sempre o correr da água, aliado à manutenção que tende sempre à desarrumação temporária.

Imagem
Imagem

Basicamente é isto coloco aqui a lista dos vivos actuais no meu reef:

1 - Paracanthurus hepatus
2 - Amphiprion clarkii
2 - Amphiprion frenatus
1 - Zebrasoma scopas
1 - Hymenocera picta (Camarão Arlequim)
3 - Chromis viridis

SETUP:

Aquário: 70x70x60 (270 litros liquidos)
SUMP: 60*30*40 (90 litros liquidos)
Iluminação: DIY com cerca de 120watt
Circulação: 1x Tunze 6025 + 1X SUNSUN 12000 (Para trocar para breve por uma RW 8 Jebao).
Retorno: Jebao 4.000l/h
Escumador: NAC 7
Aquecimento: 1x 300W

Peço desculpa pelas fotos, mas esta coisa dos leds é tramada de tirar fotos.
Editado pela última vez por Tiago Grego em 27/ago/2015, 20:12, num total de 1 vez.

Mensagem 27/ago/2015, 13:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Idade:
Localização: Algarve
A acompanhar isto dos cubos está um vício. [WHITE SMILING FACE]
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa

Mensagem 27/ago/2015, 14:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Ana Lúcia da Costa Escreveu:
A acompanhar isto dos cubos está um vício. [WHITE SMILING FACE]


Obrigada.

Agora os problemas desta montagem;

O ciclo como é inevitável está a acontecer, apenas nos vidros (digo eu que ainda não pe apercebi de mais nada após 5 semanas de montagem), de 2 em dois dias tenho de limpar profundamente os vidros, não sei se será muita luz ou fosfatos altos, ainda não fiz o teste porque por observação os corais têm ficado muito melhor do que inicialmente, aliás já se apresentam iguais à montagem anterior, no entanto fica prometido uns testes para hoje à noite.

O maior problema, ou não? Vocês me dirão!!!

Imagem Imagem

Como nunca tive um refúgio, não sei o que esperar. Refugio e sump são uma só, com a mudança aproveitei e criei um quebra bolhas, que obriga a àgua da sump a ser transportada pelo fundo, não limpando o topo da água, o que dá azo a criar lixos, no entanto só após a colocação da caulerpa e da luz durante 10h diárias, começou a parecer esta espuma com algum cheiro caracteristico de algas/limo.

Importante avisar que retirei as resinas removedoras de fosfato, apenas tenho carvão activo e 2 litros de siporax que já estão a ficar cheios de alga, tenho de arranjar uma maneira de guardar o siporax numa embalagem negra para evitar a criação de algas no siporax.

Será que preciso de uma bomba de circulação para a sump? :)) É que a minha bomba de retorno faz 4000 ltr mas está para aí a 1000ltr, ou é normal e faz parte do refugio com plantas?

Para já todos os dias passo o camaroeiro e limpo, vou manter mais este hábito de limpeza.

Digam de vossa justiça e experiência pessoal!!!

Abraços.

Mensagem 27/ago/2015, 22:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Testes básicos executados e tudo zerado. :ymparty: :ymparty:
Imagem

Deve mesmo ser de falta de circulação na sump, a ver se consigo alterar a corrente na sump.

Abraços.

Mensagem 29/ago/2015, 19:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Ainda estou a aguardar uns comentários...... :(( :((

Agora umas fotos, daquelas mesmo terríveis pela falta de jeito e culpa dos leds, desta vez tentei com o instgram, nada melhor mas aqui ficam.

A geral.
Imagem

A sump por arrumar e ainda para evoluir.
Imagem

Agora uns pormenores.
Imagem
Imagem
Imagem

E aqui um extra fornecido por um aquariofilista muito porreiro, obrigado Paulo Oliveira.
Imagem

Tudo corre bem...

Abraços a todos.

Mensagem 29/ago/2015, 19:34

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Boas,
Tens uma anémona fantástica. Em relação as fotos o que interessa é ir colocando para nos irmos vendo. Atencao ao testes de fosfatos da será, por experiência própria este teste dava sempre 0 até que comprei os da red sea e fiquei espantado com o resultado. Se puderes adquirir um Hanna checker acredita que ficas a ganhar.
Em relação ao refúgio já tive um e não me lembro de cheiros nem espuma...
Abraco e continua a postar a evolução.

Enviado de meu m1 note usando Tapatalk

Mensagem 29/ago/2015, 19:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Olá Tiago, parabéns pelo projeto.

Os cubos têm realmente muito potencial, no entanto parece-me que o amontoado de rochas contra o vidro poderá trazer-te problemas no futuro por impedir a circulação pela rocha e permitir o acumular de detritos.

Em relação ao refugio tirava todo o areão e a caulerpa e colocava chaetomorfa. Por ser a zona da sump onde a água retorna do aquário, esse areão vai colmatar de detritos e tornar-se numa fonte de NO3 e PO4.

A siporax tenta suspende-la e pô-la na última parte da sump antes do retorno para o aquário, caso contrário também vai ficar cheia de detritos.

Abraço

Mensagem 29/ago/2015, 20:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Nuno Moreira Escreveu:
Boas,
Tens uma anémona fantástica. Em relação as fotos o que interessa é ir colocando para nos irmos vendo. Atencao ao testes de fosfatos da será, por experiência própria este teste dava sempre 0 até que comprei os da red sea e fiquei espantado com o resultado. Se puderes adquirir um Hanna checker acredita que ficas a ganhar.
Em relação ao refúgio já tive um e não me lembro de cheiros nem espuma...
Abraco e continua a postar a evolução.

Enviado de meu m1 note usando Tapatalk



Obrigado Nuno, efectivamente os testes estão na lista de compras e será o próximo investimento a considerar, NO3 PO4 MG KH CA.

Filipe Valente Escreveu:
Olá Tiago, parabéns pelo projeto.

Os cubos têm realmente muito potencial, no entanto parece-me que o amontoado de rochas contra o vidro poderá trazer-te problemas no futuro por impedir a circulação pela rocha e permitir o acumular de detritos.

Em relação ao refugio tirava todo o areão e a caulerpa e colocava chaetomorfa. Por ser a zona da sump onde a água retorna do aquário, esse areão vai colmatar de detritos e tornar-se numa fonte de NO3 e PO4.

A siporax tenta suspende-la e pô-la na última parte da sump antes do retorno para o aquário, caso contrário também vai ficar cheia de detritos.

Abraço


Obrigado Filipe, em relação à rocha apenas está encostada à coluna, em redor tem espaço suficiente para circular e limpar, no mínimo tenho 8 cm de afastamento, e com cerca de 6 semanas montado apenas acumula lixo num ponto (não tenho areão). Quando conseguir vou tirar uma foto de cima para se perceber o que digo.

Porquê a chaetomorfa?

Em relação ao siporax 100% de acordo já ando à procura de uma caixa para colocar junto à bomba de retorno, ainda não encontrei uma que fosse perfeita para o local.

Já no areão, não estou de acordo, bem sei que todos os mestres daqui me vão dizer o mesmo que tu ou muito similar, mas...

O tubo de descarga, tem uma curva 90º, que envia a água no sentido do escumado, com isto não quer dizer que não acumule lixo no areão.

Objectivos.

1º Pretendo ter uma zona que me retenha o lixo em suspensão para evitar (minimizar) partículas em suspensão no tanque principal.
2º Quero uma zona com muito calcário para compensar a falta de areão no tanque principal.
3º Uma zona de desnitrificação à antiga DSB. Uma zona pequena e fácil de controlar e limpar, além de todos os micro organismos que se vão alojar naquele areão, as raízes da caulerpa vão dar uma ajuda muito boa e também tenho em mente povoar aquela zona com outros vivos, que ainda ando na pesquisa.


Não sei se o que pretende terá mais vantagens do desvantagens, mas vou experimentar...

Abraços.

Mensagem 30/ago/2015, 01:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Ficaram ai a matar os loclines amigo ficou mesmo muitoooo bem...

Atenção a essaa ideias todas amigo.. Dsb e coisas do genero sao coisas complicadas e o lema agora é kiss...

Pensa la bem nisso amigo, alguma ajuda que precises avisa...

Aquele abraço

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 30/ago/2015, 03:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Concordo com Paulo.

Em relação à chaetomorfa, não precisas de areão para a ter.

Abraço

Mensagem 30/ago/2015, 23:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Paulo Oliveira Escreveu:
Ficaram ai a matar os loclines amigo ficou mesmo muitoooo bem...

Atenção a essaa ideias todas amigo.. Dsb e coisas do genero sao coisas complicadas e o lema agora é kiss...

Pensa la bem nisso amigo, alguma ajuda que precises avisa...

Aquele abraço

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk


Obrigado pelo comentário e pela disponibilidade.
DSB vai se manter, os problemas notados era falta de circulação na sump. Resolvido com aumento de caudal e direcção do retorno.

https://vimeo.com/137779904



Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 30/ago/2015, 23:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Filipe Valente Escreveu:
Concordo com Paulo.

Em relação à chaetomorfa, não precisas de areão para a ter.

Abraço

Obrigado já percebi, mas por enquanto vou manter minha "mini bomba"
;)

O certo é que numa semana a caulerpa quase duplicou, pelo que alguma po4 deve estar a consumir, nos vidros do aquário noto diferença, já está mais espaçada a necessidade de limpeza.

Abraços .


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 31/ago/2015, 09:23

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Não tenho problemas nenhuns com DSB. É um sistema que comprovadamente funciona. Tens é que ter muito bixo para remexer a camada superfícial.

Eu compraria uma pequena RV e colocaria uns tempos em cima do areão para ajudar a colonizar. Para além de uma equipa de limpeza com nassarius para manter essa DSB em condições.

Caso não o faças .... então colocar a DSB dentro de uma caixa que em caso de problemas possa ser retirada rapidamente.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 31/ago/2015, 09:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Tiago Grego Escreveu:

Obrigado pelo comentário e pela disponibilidade.
DSB vai se manter, os problemas notados era falta de circulação na sump. Resolvido com aumento de caudal e direcção do retorno.


Boas Tiago, parabéns por este novo projecto.

Peercebo muito pouco disto, mas parece-me que da forma que tens a DSB vai haver uma grande acumulação de detritos. Talvez não consiga ver bem, mas parece que o escoamento vai directamente para a divisória da DSB, certo?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 31/ago/2015, 15:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Eu compraria uma pequena RV e colocaria uns tempos em cima do areão para ajudar a colonizar. Para além de uma equipa de limpeza com nassarius para manter essa DSB em condições.

Caso não o faças .... então colocar a DSB dentro de uma caixa que em caso de problemas possa ser retirada rapidamente.

Abraços,
Rui


Boas amigo, o que é uma RV??? A ideia de ter numa caixa não é mau de todo, provavelmente ainda vou guardar tudo num fundo de um garrafão, para ser simples a sua remoção e até limpeza superficial.

Helder Ferreira Escreveu:
Boas Tiago, parabéns por este novo projecto.

Peercebo muito pouco disto, mas parece-me que da forma que tens a DSB vai haver uma grande acumulação de detritos. Talvez não consiga ver bem, mas parece que o escoamento vai directamente para a divisória da DSB, certo?


Estava assim como dizes, mas com os conselhos do Filipe Valente e do Paulo Oliveira já alterei, hoje vou postar uma foto de com está actualmente a sump e a zona de refugio, mas provavelmente ainda vai mudar com a ideia do Rui Gaspar.


Abraços a todos.

Mensagem 31/ago/2015, 15:39

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
RV = Rocha Viva! :D
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 31/ago/2015, 21:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Aqui fica o aspecto da sump por agora.
Imagem
Imagem

Abraços.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 01/set/2015, 10:05

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Epá ... pera lá ...

Agora é que percebi. A DSB tem que ser feita com areão sugar size .... com areão desse tamanho só acumula porcaria e não faz efeito nenhum.

Convém leres bem sobre a montagem e manutenção de uma DSB antes que tenhas algum dissabor!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 01/set/2015, 12:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Epá ... pera lá ...

Agora é que percebi. A DSB tem que ser feita com areão sugar size .... com areão desse tamanho só acumula porcaria e não faz efeito nenhum.

Convém leres bem sobre a montagem e manutenção de uma DSB antes que tenhas algum dissabor!

Abraços,
Rui


Boas, pensei que com esta altura conseguia zonas escuras e sem circulação e não oxigenadas. Mas tens razão relativamente ao acumular de lixo na camada superficial. Vou mudar isso no fim de semana, misturando um pouco as areias para garantir que mantenho a microbiologia do areao que já tem cerca de um ano e meio de aquário.

Aconselhas algum artigo em especial para DSB.

Abraços.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 01/set/2015, 12:09

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Vários:

http://reefkeeping.com/issues/2008-06/newbie/index.php (onde fala do DSB on a bucket) e tens links para outras discussões.

E a experiencia de comparação de métodos:
http://www.advancedaquarist.com/2005/6/aafeature

Eu tenho um livro muito pequeno chamado Sand Bed Secrets do Dr. Ron Shimek que é excelente. (Autografado :D )
Vê aqui: http://www.ronshimek.com/deep_sand_beds.html

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron