Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros NR Reef

NR Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 18/set/2015, 09:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Já diminuíste a intensidade das calhas?

Primeira coisa a fazer enquanto tentas perceber o que se passa.

Sent from my iPhone using Tapatalk


Olá Rui.

Não, não tinha diminuído a intensidade, diminui ontem.

Enquanto uns definham um pouco, (ontem foi a vez de perder um dos meus corais preferidos, uma Acropora Hyancinthus) vejo outros a ganhar pontas novas e a recuperar cor.....

Quanto mais vejo, menos entendo.

Abc e obrigado pelas dicas

Mensagem 18/set/2015, 21:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Nuno Ribeirinho Escreveu:

Quanto mais vejo, menos entendo.

Abc e obrigado pelas dicas



Como te compreendo!!!

O aparecimento de novos pontos de crescimento e a recuperação da cor é um sinal positivo.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 18/set/2015, 22:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:)

Boas, Nuno

É por essas razões que a aquarifilia é desafiante, quando pensamos que já dominamos tudo "crash" e volta tudo ao inicio. É normal, temos que seguir em frente.
Acho que o melhor é fazeres outro aquário, assim quando um dá o berro o outro está aí para compensar ;) faz como eu monta dois!!!
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 18/set/2015, 22:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Joaquim Galinhas Escreveu:
:)

Boas, Nuno

É por essas razões que a aquarifilia é desafiante, quando pensamos que já dominamos tudo "crash" e volta tudo ao inicio. É normal, temos que seguir em frente.
Acho que o melhor é fazeres outro aquário, assim quando um dá o berro o outro está aí para compensar ;) faz como eu monta dois!!!


Amigo Joaquim....nao estas muito longe da verdade.
Isto ha-de voltar ao sitio, apenas me lixa a cabeça ainda nao ter conseguido perceber a origem do problema, nem eu nem com quem tenho debatido o assunto mais profundamente.
"estas quedas" fazem parte, mas tambem aprender a evitar o erro/problema no futuro, mas neste caso sem saber o que ocorreu...
Se tiver de ir abaixo vai... Mas voltará a erguer-se. Tenho de ir bater a uma porta e chorar por um frag de A. Hyacinthus :D
Abc

Mensagem 18/set/2015, 23:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Oi Nuno,

O branqueamento começou pela base e progredindo lentamente pelos corais ou houve nevrose rápida e diversas branches dos corais? Os branqueamentos coincidiram com o desiquilibrio que tiveste do Kh x Ca x Mg ou com o período em tiveste a temperatura mais elevada? Ou coincidiu com as medidas tomadas para a correcção dos parâmetros?

Se conseguires identificar o momento em que se iniciou o branqueamento pode ser que se consiga identificar a causa.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 19/set/2015, 09:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Ola helder.
O desiquilibrio entre os valores ca, kh e mg assim como a temperatura ocorreram na mesma altura. Foi num evento unico. E foi ente 1 e 15 de agosto. Os branqueamentos ocorreram quase um mes depois, enquanto os valores estao a ser corrigidos lentamente. Alguns dos corais estao a largar baba. Tive corais a branquear pela base, outros pelas pontas.

Ainda que sem certezas, a causa mais provavel, podera ter sido algo com a tpa. Afetou corais distintos, pois tenho acroporas que estao bem e outras nao. Tenho a hystrix verde afetada e a hystrix pink nao. Existem corais afetados no meio de outros que estao bem.

A hyancinthus comecou por branquear nas pontas e no dia seguinte tambem pela base, pelo que o branqueamento foi evoluindo pelas extremidades ate ao meio do coral, era nao era Uma peca propriamente pequena que em 3 dias ficou completamente branca.

Tenho uma staghorn a branquear pela base, as outras 3 estao otimas....
Nao faz sentido....

Anterior

Voltar para Aquários dos Membros