Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros NR Reef

NR Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 11/set/2015, 10:32

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Nuno Ribeirinho Escreveu:
Mais umas, isto o difícil foi juntá-las, apesar da fraca qualidade. ;)
Abraço


Fraca qualidade ??? lol...
Nuno, na 3 foto... essa acro é bem bonita e tenho uma igual aqui por casa, mas as pontas são azuis.
Isso é da foto que tiraste ou as tuas pontas ao vivo são mesmo dessa cor?

Mensagem 11/set/2015, 15:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Marco.
Tive de optar pelas fotos tiradas de cima.

Esta acropora, na foto está com as pontas azuis a fugir para o roxo, creio que na realidade não fique tão roxo,
mas mais para o azul. Se bem que fica ali numa "linha" entre o azul e o roxo...

Melhor ficava, que agora está tímida :)

Abc

Mensagem 11/set/2015, 15:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Imagem 5166

Imagem 5167

Imagem 5168

Imagem 5169

Imagem 5170

Imagem 5171

Imagem 5172

Imagem 5173

Abraço

Mensagem 12/set/2015, 21:14

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Adoro esse peixe!

Em relação às fotos tenta fotografar em raw e depois acertas a temperatura de cor entre os 12 aos 15000 Kelvin.
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 12/set/2015, 21:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Obrigado,
Pedro Alves, Paulo Oliveira, Marco Madeira, Pedro Torres, Carlos Assunção e Ricardo Pinto.

Pedro, vou experimentar, assim que voltar a instalar o LR..

Isto agora vai me demorar uns 3 meses a ir ao lugar. Muitos corais perderam a cor, outros mantem se iguais.
Titulo de exemplo, morreu me uma digitata green forest, e no entanto a echinata hawkins mantem se igual. A echinata verde, que estava com quase um palmo de diametro ficou reduzido a um coral de cultura. :-\

Abc

Mensagem 14/set/2015, 10:02

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Nuno...

quando tiveres um frag dessa acro da 6 foto (antes da A. desawli) lembra-te de mim... :D .
Muitas peças engraçadas que tens por ai...

Mensagem 14/set/2015, 23:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Parabens Nuno! Esse aquario ta a mandar umas cores do caraças! Vou acompanhar ;)

Mensagem 15/set/2015, 10:28

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Marco Madeira Escreveu:
Boas Nuno...

quando tiveres um frag dessa acro da 6 foto (antes da A. desawli) lembra-te de mim... :D .
Muitas peças engraçadas que tens por ai...


Muito engraçadas mesmo!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 15/set/2015, 11:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Boas,
obrigado pelos comentários.

Contudo chamo a vossa atenção para o fato de que estas fotos foram tiradas em Julho, antes de ir de férias e que infelizmente o aspeto geral e atual não é o mesmo. Infelizmente.

Ando às voltas a tentar perceber o que se passa, ontem dei com a A. hyancinthus a branquear numa ponta, a hystrix verde tambem com um ramo branco, a calendrium foi-se. Uma Stahorn a branquear pela base e a echinata verde a branquear.

Estou com os seguintes parâmetros:

Ca 430
Mg 1350
Kh 8.5
Nitratos 5
Po4 0,05
K400
Ph 8.1
Sg 1025
Temp 25

Sinceramente não estou a ver o que possa ser.

Por volta de dia 15 de Agosto deparei-me com CA 500, MG 1500 e KH 6, e a temperatura nem sei a quanto chegou, porque tinha os dois termoestatos de 300 no máximo, e o sensor do controlador de temperatura estava no chão (tijoleira), mas ao longo destas ultimas 4 semanas os valores têm vindo a estabilizar.

Logo quero ver se passa por la um amigo, e a ver se duas cabeças pensam melhor que uma :)

Caso contrário vou ter de montar um aquario à parte e refazer este, e ao mesmo tempo ver se identifico a causa.
É desmotivador, verificar que quando se está no caminho certo, com boas cores e bons crescimentos, isto acontecer.
Até porque neste momento, ando com uma grande falta de tempo. E já vi que vou ter de perder uns dois a 3 dias para ver se consigo acalmar isto.

Mensagem 15/set/2015, 11:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Todos nós passamos por isso...nao existem aquarios perfeitos! de vez em quando à uma quebra por uma ou outra razão! Com o tempo e conhecimento do próprio aquário vais te apercebendo melhor e corrigindo os problemas, por vezes basta estar atento a determinados corais de referencia pois eles indicam-nos que algo está mal em vez de andar atrás de numeros!

Como está o aquário a nivel de Alga? Ja experimentaste fazer um dip a um coral para ver se tens planarias? Em quanto tempo fizeste a correcção dos valores que estavam altos?

Mensagem 15/set/2015, 12:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Olá João.
Tem um pouco de alga, sim.
O dip estou a pensar em faze-lo, estava à espera do Rx. Entretanto já para lá andei ver com uma lupa e não vi nada.
Contudo acho estranho pois o que quer que seja atacou corais muito diferentes, Montipora digitata foi a primeira, depois calendrium, depois hystryx e agora acroporas.

Os valores estão a ser corrigido ao longo de um mês, cortei a suplementação de CA e MG, por forma a baixar e deixei so o KH a subir. Além das 3 mudas de agua que fiz.

Já me disseram para ver se os imans das bombas estão intactos, vou ver logo.
Também se vai fazer os testes de novo, mas com outros testes na aquahobby. Vai na volta tenho um teste estragado...não sei.

Todas as dicas valem e é verificar a fundo o que se passa.
Obrigado e um abraço

Mensagem 15/set/2015, 13:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
boas nuno tambem estou com mesmo problema que tu.. e os meus valores estao muito parecidos aos teus. principalmente no po4 no espaço de 3 semanas passei de 0,18 a 0,05 e agora 0.00 e nao consigo perceber porque. apareceu-me foi cyanos no areao...

Mensagem 15/set/2015, 15:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Boas Bruno.

Das vezes com que me deparei com cyanos ou dinoflagelados, foi sempre derivado a desequilíbrios entre N03 e PO4.

Com N03 muito mais alto que o PO4 pareceu-me os dinoflagelados, no meu caso tive N03 a quase 10 e o PO4 a 0,00, depois de muita alimentação, para tentar salvar um peixe que nada comia.

Com o PO4 muito mais alto que os N03 apareceu-me as cyanos, deste caso tive 1 de N03 e 0,40 de P04, quando iniciei o aqua e a rocha continuava a libertar PO4 mesmo com muito ATI Phosphate Stop

Com N03 entre os 1 a 3 e o PO4 entre 0,01 e 0,05 não tinha qualquer alga.

E nos últimos meses, o aquario encontrava-se bastante estável. E agora algo me esta a falhar.

Tenho de ver pelo lado positivo, juntar malta, encomendar uns frangos, muitas minis e refazer o meu layout que foi algo que nunca me convenceu :)

Abc

Mensagem 15/set/2015, 15:26

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Nuno...
esses resultados são perfeitos, provavelmente foi o que aconteceu entre os outros valores e estes. Nada subiu ou desceu muito rápido?
Tens branqueamentos nas bases em em ramos? Assim nem ajuda...
Sim, faz todos os testes noutro sitio só para despistar algum teste marado. Entretanto nada melhor que uma valente TPA para ajudar a reparar algum valor fora do normal!

Mensagem 15/set/2015, 16:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Olá Marco.

É como dizes...e nada estupidamente rápido.

A TPA foi feita, na ordem de 150Lts.
Vai ter que levar com outra igual, este fim de semana.

Apesar de ser uma boa TPA e poderia eventualmente causar algum "choque", pior não há-de ser.
Agua não me falta :)

Mensagem 15/set/2015, 16:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Oi Nuno,

Pena o sucedido, pois os corais estavam com fantásticos. Gosto também do layout.
Isso certamente foi algum desiquilibrio/ stress. Já identificas-te aliás possíveis causas. Tendo em conta que os parâmetros agora estão todos aparentemente Ok, talvez o melhor seja manter a manutenção habitual. Por vezes excessivas TPA's acabam por criar stress continuo aos corais e estes acabam por sucumbir, julgo eu!!
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 16/set/2015, 09:05

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Helder Ferreira Escreveu:
Por vezes excessivas TPA's acabam por criar stress continuo aos corais e estes acabam por sucumbir, julgo eu!!


Helder,
Desde que bem feita e com parametros correctos e que não se dê alterações buscas de temperatura, qualquer TPA é sempre boa... trocas até 50% do volume do aqua são aceitaveis sem qualquer problema para os organismos. E há quem faça de maiores %s. A questão é tentar igualar ao máximo os parametros correctos e semelhantes á água do aquário.

Mensagem 16/set/2015, 12:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Marco Madeira Escreveu:
Helder Ferreira Escreveu:
Por vezes excessivas TPA's acabam por criar stress continuo aos corais e estes acabam por sucumbir, julgo eu!!


Helder,
Desde que bem feita e com parametros correctos e que não se dê alterações buscas de temperatura, qualquer TPA é sempre boa... trocas até 50% do volume do aqua são aceitaveis sem qualquer problema para os organismos. E há quem faça de maiores %s. A questão é tentar igualar ao máximo os parametros correctos e semelhantes á água do aquário.


Em parte concordo Marco, o principal é manter os parâmetros equilibrados com a água do aquário. Para trocas superiores a 20%, já faço mais testes à água da TPA, que numa TPA de % inferior. Por experiência própria, actualmente, prefiro fazer TPA's até ao máximo de 20%, nem que seja necessário aumentar a frequência das TPA's. E para quem utiliza água salinada, atenção redobrada aos parâmetros a água da TPA, sobretudo em % superiores. Há sal e sal ;)

É certo que para exportar nutrientes grandes TPA's são a forma mais rápida e eficaz, contudo nos aquários de recife rápido nem sempre é sinónimo de eficaz. Por outro lado, o que nos motiva a aumentar as TPA's é alguma alteração/ desequilíbrio no aquário. O ideal será corrigir esse desiquilibrio causando o mínimo de stress aos corais.

Também já vi aquários a fazerem TPA's de 100% e aparentemente tudo correu bem.

Tendo em conta os parâmetros actuais do Nuno, não vejo motivo que justifique um aumento das TPA's.

Mas é só 1 opinião, que vale o que vale e não tenho argumentação científica que a sustente.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 16/set/2015, 12:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Boas,
para TPAS de 10% nunca corrigi a agua natural, para TPAs superiores, sim corrigo de forma a igualar a que tenho, ou se for necessário ajustar ao que necessite. Por exemplo se necessitar de subir, desde que não seja agressivo.

Ontem, o Luis Rodrigues da Aquahobby, fez-me o favor de fazer os testes a uma amostra minha, com os testes dele.
Os valores andavam próximos dos meus, e nada a apontar.

Luis Rodrigues, como sempre, Um MUITO OBRIGADO :)

Poderá ser uma contaminação qualquer, que não seja detetado com os testes habituais...não sei.
Ontem até achei que alguns dos LPS estavam um pouco retraídos.

Vamos ver....

Mensagem 17/set/2015, 20:53

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Já diminuíste a intensidade das calhas?

Primeira coisa a fazer enquanto tentas perceber o que se passa.

Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros