Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Reef 400L - O meu começo!

Reef 400L - O meu começo!

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 21/set/2015, 18:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade: 44
Localização: Seixal
Boas a todos, sou o Ricardo de Paio Pires, Seixal!
(Re)Comecei no hobby da Aquariofilia salgada à uma semana depois de um interregno de 4 anos e desta feita venho aqui apresentar o meu projecto!
Objetivo : Lps/Sps e moles
Specs:
Aquário - 120X60X60
Sump - 80X40X40
Escumador - RedSea C Skim 3150L/H
Retorno - Jebao DC 4000
Bomba Circulação - Maxpect Gyre Generator XF-130
Luminária : SunSun HLD 1250C
-/+ 30Kg Rocha Viva
Fotos do Aquário - Não sei pôr fotos!

Se tiverem inputs positivos partilhem!

Mensagem 21/set/2015, 22:08

Grupo: Administrador Mensagens: 46
Idade:
Boa Noite,
Nome alterado de opensystem para Ricardo Pires.
Caso pretenda outro nome por favor informe.

Em relação à colocação de fotos pode seguir as faqs disponiveis em:
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=9&t=925
e
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=9&t=4605&p=39509#p39509
Cumprimentos,
Recife.pt

Mensagem 22/set/2015, 00:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Ricardo Pires Escreveu:
Boas a todos, sou o Ricardo de Paio Pires, Seixal!
(Re)Comecei no hobby da Aquariofilia salgada à uma semana depois de um interregno de 4 anos e desta feita venho aqui apresentar o meu projecto!
Objetivo : Lps/Sps e moles
Specs:
Aquário - 120X60X60
Sump - 80X40X40
Escumador - RedSea C Skim 3150L/H
Retorno - Jebao DC 4000
Bomba Circulação - Maxpect Gyre Generator XF-130
Luminária : SunSun HLD 1250C
-/+ 30Kg Rocha Viva
Fotos do Aquário - Não sei pôr fotos!

Se tiverem inputs positivos partilhem!



Viva Ricardo,

Bem vindo!
Para começar, as fotos são essenciais !
Por isso aprende lá a meter porque não é difícil.

O Aquario tem boas medidas, apenas me preocupa a calha, porque não conheço, e a circulação.
Isto porque o meu aquario tem altura e largura igual ao teu mas de comprimento apenas tem 90 cm em relação ao teu tem 120, e usava uma Gyre 150 e uma rw8. A Gyre requer uma manutenção de preferência mensal ou a cada dois meses para ter o fluxo máximo, caso contrário sentia sempre muito fraca.
Neste momento vou trocar.

De resto, tens reposição de água ?
Como tem corrido a semana?
A rocha viva era de boa qualidade?

Abraço e muita calma como deves saber !
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 22/set/2015, 09:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ..

Bem vindo ...

Realmente a iluminação pode ser um calcanhar de Aquiles que ai vais ter, mas o tempo o dirá ....

30 Kg não será muita rocha ?? ja tens ideia de como queres fazer o layout ou ja o tens feito ??

Abraço e venham essas fotos ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 23/set/2015, 16:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade: 44
Localização: Seixal
Carlos Amorim Escreveu:

Viva Ricardo,

Bem vindo!
Para começar, as fotos são essenciais !
Por isso aprende lá a meter porque não é difícil.

O Aquario tem boas medidas, apenas me preocupa a calha, porque não conheço, e a circulação.
Isto porque o meu aquario tem altura e largura igual ao teu mas de comprimento apenas tem 90 cm em relação ao teu tem 120, e usava uma Gyre 150 e uma rw8. A Gyre requer uma manutenção de preferência mensal ou a cada dois meses para ter o fluxo máximo, caso contrário sentia sempre muito fraca.
Neste momento vou trocar.

De resto, tens reposição de água ?
Como tem corrido a semana?
A rocha viva era de boa qualidade?

Abraço e muita calma como deves saber !



Olá Carlos, desde já agradeço o acolhimento aqui no fórum!

As fotos ando enferrujado porque já não frequentava um fórum à imenso tempo mas ocorreu-me o imageshack vou tentar a seguir! ;)

A calha consiste em 2 HQI de 150w 2 T5 actínicas e 2 spotlights led azul efeito moonlight!

A Gyre 130 tem-se revelado eficiente até agora, para que tenhas uma ideia, a 100%, no extremo oposto do aquário forma-se um vortex no canto que revolve-me o areão e pelo que posso confirmar visualmente ela cumpre o que promete, de momento tenho-a em modo "gyre", claro que só quando tiver corais é que vou perceber efectivamente a eficácia!

Reposição de água faço-a manualmente, a semana tem corrido sem boom de diatomáceas ou cianobactérias, a rocha cumpre, era de um aquário de um amigo que abandonou o hobby, tem imensa vida, como esponjas, pulgas do mar...

Quanto à calma acho que é coisa que não me falta, 4 anos a montar, comprar, preparar o projecto, pressa é mesmo coisa que não me assiste, ao contrário dos amigos e família que estão desertos de ver o nemo e a doris ... :D

Mensagem 23/set/2015, 19:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade: 44
Localização: Seixal
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas ..

Bem vindo ...

Realmente a iluminação pode ser um calcanhar de Aquiles que ai vais ter, mas o tempo o dirá ....

30 Kg não será muita rocha ?? ja tens ideia de como queres fazer o layout ou ja o tens feito ??

Abraço e venham essas fotos ...



Olá Paulo, obrigado pelo acolhimento!

Como expliquei ao Carlos, a calha tem 2 HQI´s 150W, 2 T5´s e 2 spotlights LED para moonlight!
Paulo, confesso que 30 kg não me pareceram "muita rocha", o layout já está feito, 2 ilhas tendo em consideração o fluxo de água no aquário e minimizar ao máximo eventuais pontos mortos!

Vou tentar então postar aqui as pics!

Mensagem 23/set/2015, 19:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade: 44
Localização: Seixal
Aqui estão as fotos! ;)

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem 23/set/2015, 23:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 34
Idade:
Localização: Matosinhos
Boas. Não acho que a Gyre 130 seja insuficiente. O meu aqua também tem120 cm e tenho a Gyre em modo alternado a 60% com intervalos de 2 minutos. E acho que faz circulação suficiente. Tenho uma DC 6000 no retorno que também ajuda um bocado à festa, mas não acho que seja por aí. O importante nas Gyre é a sua colocação. Em modo gyre e a uma profundidade de apenas 6/8 cm é impressionante o volume de água que movimentam.

Cumps


Enviado do meu HIGHWAY através de Tapatalk

Mensagem 23/set/2015, 23:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Oi Ricardo,


Devias de pensar em aquirir um sistema de reposiçao automático. Para além do trabalho que dá fazer manualmente, pode provocar oscilações/ desiquilibrio frequente na salinidade, falo por experiência própria.
Ja testastes se a sump consegue suportar toda a água em caso de falha da luz ou avaria no retorno!?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 24/set/2015, 09:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade: 44
Localização: Seixal
Helder Ferreira Escreveu:
Oi Ricardo,


Devias de pensar em aquirir um sistema de reposiçao automático. Para além do trabalho que dá fazer manualmente, pode provocar oscilações/ desiquilibrio frequente na salinidade, falo por experiência própria.
Ja testastes se a sump consegue suportar toda a água em caso de falha da luz ou avaria no retorno!?



Olá Helder,
o sistema de reposição não está descartado, confesso que ainda nem me debrucei sobre o assunto, por agora faço-o manualmente, ainda estou a tratar dos parâmetros da água que penso estarem aquém do que pretendo meter lá dentro (No2 0.05; No3 10; Nh4 <0.05 Testes da JBL), a salinidade por enquanto está nos 1026...
Quanto ao nível da SUMP, isso foi a prioridade das prioridades! :)

Obrigado pela sugestão! ;)
Editado pela última vez por Ricardo Pires em 24/set/2015, 10:33, num total de 1 vez.

Mensagem 24/set/2015, 10:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade: 44
Localização: Seixal
Vítor Vilas Boas Escreveu:
Boas. Não acho que a Gyre 130 seja insuficiente. O meu aqua também tem120 cm e tenho a Gyre em modo alternado a 60% com intervalos de 2 minutos. E acho que faz circulação suficiente. Tenho uma DC 6000 no retorno que também ajuda um bocado à festa, mas não acho que seja por aí. O importante nas Gyre é a sua colocação. Em modo gyre e a uma profundidade de apenas 6/8 cm é impressionante o volume de água que movimentam.

Cumps


Enviado do meu HIGHWAY através de Tapatalk


Olá Vítor, no meu caso sempre que ela entra em modo "alternado" forma-se um remoinho que acaba por ser sugado e consequentemente enche-me o aquário de micro-bolhas, para minimizar já a pus a 40% e mesmo assim volta não volta lá vai ele, com o teu acontece o mesmo? A minha está a 60% - 40% e estou a considerar reduzir para 50% pois o areão do outro lado vem-me parar ao centro do aquário! :-?

Mensagem 24/set/2015, 19:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 34
Idade:
Localização: Matosinhos
Ricardo Pires Escreveu:
Vítor Vilas Boas Escreveu:
Boas. Não acho que a Gyre 130 seja insuficiente. O meu aqua também tem120 cm e tenho a Gyre em modo alternado a 60% com intervalos de 2 minutos. E acho que faz circulação suficiente. Tenho uma DC 6000 no retorno que também ajuda um bocado à festa, mas não acho que seja por aí. O importante nas Gyre é a sua colocação. Em modo gyre e a uma profundidade de apenas 6/8 cm é impressionante o volume de água que movimentam.

Cumps


Enviado do meu HIGHWAY através de Tapatalk


Olá Vítor, no meu caso sempre que ela entra em modo "alternado" forma-se um remoinho que acaba por ser sugado e consequentemente enche-me o aquário de micro-bolhas, para minimizar já a pus a 40% e mesmo assim volta não volta lá vai ele, com o teu acontece o mesmo? A minha está a 60% - 40% e estou a considerar reduzir para 50% pois o areão do outro lado vem-me parar ao centro do aquário! :-?

Chegou me a acontecer no início quando adquiri a bomba, mas descobri que tinha a ver com a água que vinha do retorno que formava um vórtice no lado onde está a gyre, quando esta trabalhava ao contrário. Tive de inclinar a saída da injecção para baixo e resolvi o problema.
A que distância da superfície da água está a gyre? Eu tenho a minha a 7 cm e o fluxo na horizontal.

Enviado do meu HIGHWAY através de Tapatalk

Mensagem 26/set/2015, 08:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1
Idade:
A minha estava a uns 8 com, baixei para os 10 cm mais coisa menos coisa e o vórtice já não chega à bomba... A inclinação do hélice "alternado " está na diagonal para baixo por forma a não remexer o areão nem ficar tão direito a ponto de fazer o mesmo que em modo normal...

Enviado do meu D6633 através de Tapatalk


Voltar para Aquários dos Membros



cron