Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Reefado de fresco

Reefado de fresco

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 22/set/2015, 15:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade: 31
Localização: Faro
Boa tarde comunidade, O meu nome é Iuri Palma e sou novo por estas bandas, já há algum tempo que me iniciei no mundo da aquariofilia mas como tudo na vida, chegou aquela altura em que me é impossível continuar no hobby sem adicionar sal á solução.

O meu projecto inicial que tanto desejava era um display de 350L com sump e etc por ai fora mas como estou a planear mudar de casa no prazo de um ano e não quero sujeitar todo o material e vivos a esse tipo de mudança, optei por montar um modesto nano para adquirir experiência nesse período de tempo.

Tenho vindo a adquirir algum material aos poucos, minimizando o dinheiro gasto em material que não me vá servir para a segunda parte do projecto, e tenho também aproveitado algum equipamento de aquários com açúcar que tenho cá para casa.

Setup actual:

Aquário - 81x35x32 90L sensivelmente
Filtro interno - Aquarium Systems duetto dj 150 500L/h
Termostato - Aquarium Systems visitherm vtx 100w
Escumador - Nano Skimmer Ocean free com uma bomba Aquarium Systems newair nw3 200 L/h :-
Iluminação - T5 AquaZonic under water 50cm 24W, T5 Sylvania actinic 18W
Bomba circulação - Aquael reef circulator 2600 L/h


A montagem foi feita no dia 24/07/2015 onde levou, cerca de 7kg de rocha viva proveniente de dois aquários com algum tempo de existência, 5kg de marine aragonite da clássica e foi cheio com agua natural.

vivos:

4 caracóis da nossa costa
4 turbos
1 eremita patas azuis
2 amphiprion ocellaris
1 amphiprion polymnus ou ocellaris black?? :-\ ~
1 paracanthurus hepatus

- TPA's 15% 20 em 20 dias com agua natural
- Reposição com aguinha del cano infelizmente, deixo a repousar no escuro com esperança que minimize o estrago, esta semana já deve chegar a osmose :)
- Ph 8 e os restantes testes pretendo comprar ainda esta semana
- Densidade a 22/23

Imagem

Imagem

O poderoso escumador :-

Imagem

Imagem

Imagem

Todas as rochas estão a ficar com este tipo de pigmentação roxa ou rosa e com umas esponjinhas tipo algodão, é benefico?

Imagem

Ao fim do primeiro mês, numa noite reparei que tinha uma grande minhoca no aquário, com pelos brancos, retirei e matei ela. Dias depois após me informar vi que era tipo bristle worm e era benéfica ao tanque, desgraça a minha, felizmente já reparei que tenho mais umas quantas :)

Digam de vossa justiça, criticas precisam-se :-B
Askhole - A person who constantly ask for your advice, yet always does the opposite of what you told them.

Mensagem 22/set/2015, 16:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade: 31
Localização: Faro
ultimamente tenho tido bastante destes pontinhos brancos que se mechem pelos vidros, reparei quando fui fazer uma tpa(antes de a fazer). dizem que e benéfico, será? =/

Imagem

este maluco nao dá descanso ao pessoal, mais precisamente aos ocellaris, anda sempre a picar com um deles.
eu acho que é um polymnus, ou será black? quando chegou estava todo mal tratado, onde estava tinha duas donzelas que lhe faziam a vida negra, agora ja esta a ficar fixe.

Imagem
Askhole - A person who constantly ask for your advice, yet always does the opposite of what you told them.

Mensagem 22/set/2015, 18:31

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Muito cedo para ter um hepatus ....
Muito grande o peixe nesse aquário. Isso vira bacalhau.

Mas isto sou eu que sou um velho do restelo.
O meu aquário ainda não fez 3 meses, tenho 1500l de água sensivelmente e só lá tem um peixe.

Quanto às pintas na rocha são alga coralina!
Como começaste com rocha viva de outros aquários provávelmente já vinha e não é indicador de nada.

Agora os bichinhos provávelmente são Amphipodes (vê no google) e são um bom indicador de qualidade de água e falta de predação!
Deixa estar que não fazem nada mal, pelo contrário ... e sempre servem de alimentação para os peixes!

O que é que pretendes manter nesse aquário? só peixes? corais? que tipo?
Estás um pouco condicionado pela iluminação ... mas para uns moles e para ganhar experiência serve perfeitamente.

Abraço e boa sorte com o projecto. Qualquer coisa que precises apita!
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 22/set/2015, 18:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade: 31
Localização: Faro
Acerca do hepatus já sabia desse problema, eu só o meti porque como referi em cima não penso ficar com este nano mais de um ano sensivelmente, posteriormente irei montar algo maior e melhor para o bicho, se a experiência correr bem.
Será que num ano ele vai crescer muito? =/
As rochas quando para cá vieram não tinham nada dessa pigmentação por isso e estranho.
Eu quero meter corais, alguns moles, algo que seja de uma manutenção não muito exigente, sobre isso pouco ou nada sei pelo que uma ajudinha era muito bem vinda. Desde já obrigado pela ajuda :D
jà agora, o meu ocellaris preto alguém sabe identificar a especie?
Askhole - A person who constantly ask for your advice, yet always does the opposite of what you told them.

Mensagem 23/set/2015, 02:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 179
Idade:
Localização: Cascais
boas

penso que seja um Amphiprion polymnus. é semelhante ao ocellaris e ao percula

abraço

Miguel Malheiro

Mensagem 23/set/2015, 18:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade: 31
Localização: Faro
Obrigado! :D Vou fazer os testes e ver se começo a meter corais no nano B-)
Askhole - A person who constantly ask for your advice, yet always does the opposite of what you told them.

Mensagem 06/Oct/2015, 19:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade: 31
Localização: Faro
Ultimamente uma rocha que aqui tinha começou a apresentar uma especie de fios de algodão meio castanhos, alguem sabe o que é e se é benéfico para o tanque?

Imagem
Askhole - A person who constantly ask for your advice, yet always does the opposite of what you told them.

Mensagem 23/Oct/2015, 20:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade: 31
Localização: Faro
Boas pessoal, apareceu-me uns bixos no aquario que julgo ser planarias?
Se sim, sera que devo tomar alguma medida? So tenho um zoanthus para alem dos vivos que mencionei acima.

Imagem
Askhole - A person who constantly ask for your advice, yet always does the opposite of what you told them.


Voltar para Aquários dos Membros



cron