Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros A new Begining - Nano Reef

A new Begining - Nano Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 10/Oct/2015, 20:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Olá a todos,

Depois de uma guerra de alguns meses contra fosfatos altos e algas, decidi dar um novo arranque ao meu nano, não cometer os erros que cometi e passo a passo fazer tudo como deve ser.

Aproveitei um aquário que tinha na arrecadação, montei no canto da sala temporariamente e transferi o sistema todo (Rocha, areia, agua) assim como os vivos todos. Uma vez tudo no aquário "temporário", mãos à obra para limpar tudo e após uma visita à Aquahobby aqui vai o passo a passo da montagem:

Aquário: TMC Signature 60x45x45: 122l. brutos
Sump: 60x45x35: 95l brutos
Iluminação: Calha dos "chineses" Hopar T5 4x24W
Escumador: Bubles NAC 5.5
Termostado: 1x200w.
Circulação: Retorno + Tunze 6015 + Jebão RW4

A nivel de manutenção, reposição com osmose e Kalk e TPAs semanais regulares de 10% do volume do aquário.

Aqui está o arranque:
Imagem

Primeiro layout:
Imagem

Já com areia Viva e as bombas de circulação:
Imagem

E com água:
Imagem

Agora é passo a passo, deixar o aquário a ciclar.
Já ando a "namorar" uma calha nova... de LEDs, ocean revive.
Na vossa opinião para um aquário com 60cm, qual uma escolha com "boa relaçao qualidade preço"?

Espero que gostem,

António Frazão

PS: Como posso mudar o meu nome aqui no fórum? Já procurei na area pessoal mas sem grande sucesso

Mensagem 10/Oct/2015, 22:40

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas


PS: Como posso mudar o meu nome aqui no fórum? Já procurei na area pessoal mas sem grande sucesso



feito :)
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 10/Oct/2015, 23:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
António Frazão Escreveu:
Já ando a "namorar" uma calha nova... de LEDs, ocean revive.
Na vossa opinião para um aquário com 60cm, qual uma escolha com "boa relaçao qualidade preço"?

Boas,
Essa mesma. Não inventes muito. É provavelmente a melhor calha preço/qualidade. E parece-me bem apropriada para as dimensões do aqua.
Abraço
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 11/Oct/2015, 02:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Carlos Mota Escreveu:
boas


PS: Como posso mudar o meu nome aqui no fórum? Já procurei na area pessoal mas sem grande sucesso



feito :)


Muito obrigado Carlos

André Jorge Silva Escreveu:
António Frazão Escreveu:
Já ando a "namorar" uma calha nova... de LEDs, ocean revive.
Na vossa opinião para um aquário com 60cm, qual uma escolha com "boa relaçao qualidade preço"?

Boas,
Essa mesma. Não inventes muito. É provavelmente a melhor calha preço/qualidade. E parece-me bem apropriada para as dimensões do aqua.
Abraço


É o que me parece... Mas agora com a desvalorização do €, já não estão assim tão baratas como isso. Talvez no natal tenha sorte :D

Mensagem 14/Oct/2015, 23:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Já com tudo a funcionar e com a iluminação posta:

Imagem

Mensagem 22/Oct/2015, 00:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Olá,

O Ciclo continua a andar... começam agora a surgir as primeiras algas castanhas no areão.

No fim de semana aproveitei para ir visitar algumas lojas aqui na zona de Lisboa e fiquei bastante surpreendido com um foco LED novo da AI (http://shop.fragariodonorte.com/index.p ... ct_id=1074)
Alguém usa/tem feedback? é suficiente para iluminar um aquário com 60cmx45?

Tenho andado a matutar muito sobre a questão da iluminação, neste momento tenho uma calha dos "chineses" T5, que dá uma boa iluminação, pensei em fazer um upgrade para LED, tenho visto muita gente a falar bem da Ocean Revive, outros não tanto.
Tendo em conta que tenho as T5, o upgrade para LED vale o investimento?

Obrigado,

Mensagem 22/Oct/2015, 04:18

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 22/Oct/2015, 07:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Rui Manuel Gaspar Escreveu:


Olá Rui,

Muito Obrigado pela dica. Tive a ver o teu tópico e de facto falavas de uma de LEDs chinesas, são estas?
Encomendas-te directamente do Ebay UK e chegou tudo sem problemas? Estás satisfeito com a escolha?

Abraço,

António

Mensagem 27/Oct/2015, 16:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Olá,

Tudo a andar com o ciclo, algas castanhas pelo Areão já estão a ser combatidas com os primeiros elementos da equipa de limpeza.
Também já coloquei alguns frags de moles que estão a reagir muito bem...
Comecei com a reposição pinga a pinga com KALK e vinagre, de acordo com as medidas de um artigo que "apanhei" num post do Marco Madeira:
http://www.reefkeeping.com/issues/2005-01/rhf/#6

Continuo a "namorar" algumas calhas, estou indeciso entre experimentar a que o Ricardo fala:
http://www.ebay.co.uk/itm/WIFI-Dimmable ... SwsB9V~3PT
A da TMC Ilumennair 60 também me parece com óptimo aspecto.

António

Mensagem 27/Oct/2015, 19:30

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
António Frazão Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:


Olá Rui,

Muito Obrigado pela dica. Tive a ver o teu tópico e de facto falavas de uma de LEDs chinesas, são estas?
Encomendas-te directamente do Ebay UK e chegou tudo sem problemas? Estás satisfeito com a escolha?

Abraço,

António


Boas,

Eu tive as primeiras que entretanto troquei neste novo aquário por Radion ... O César Silvério comprou e está satisfeito com a primeira versão.

Eu também estava muito satisfeito e não fosse o excelente negócio que arranjei nas Radion tinha comprado 4 chinesas outra vez.

Estas WiFi não experimentei mas vou mandar vir uma qualquer dia destes.

Mandei vir de UK e não tive qualquer problema!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 28/Oct/2015, 10:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
António Frazão Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:


Olá Rui,

Muito Obrigado pela dica. Tive a ver o teu tópico e de facto falavas de uma de LEDs chinesas, são estas?
Encomendas-te directamente do Ebay UK e chegou tudo sem problemas? Estás satisfeito com a escolha?

Abraço,

António


Boas,

Eu tive as primeiras que entretanto troquei neste novo aquário por Radion ... O César Silvério comprou e está satisfeito com a primeira versão.

Eu também estava muito satisfeito e não fosse o excelente negócio que arranjei nas Radion tinha comprado 4 chinesas outra vez.

Estas WiFi não experimentei mas vou mandar vir uma qualquer dia destes.

Mandei vir de UK e não tive qualquer problema!

Abraços,
Rui


Olá Rui,

Obrigado pelo feedback, fiquei mais confortável em mandar vir.
Tou indeciso entre esta, ocean revive ou Maxspect (apesar de outro patamar)
Acho que vou apostar nesta do ebay... Depois quando chegar dou o meu feedback

abraço

Mensagem 28/Oct/2015, 22:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 139
Idade: 46
Localização: Cascais
António Frazão Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
António Frazão Escreveu:
[quote="Rui Manuel Gaspar"]Boas,

Vê estas ;) ;) ;)

http://www.ebay.co.uk/itm/WIFI-Dimmable ... SwsB9V~3PT

Abraços,
Rui


Olá Rui,

Muito Obrigado pela dica. Tive a ver o teu tópico e de facto falavas de uma de LEDs chinesas, são estas?
Encomendas-te directamente do Ebay UK e chegou tudo sem problemas? Estás satisfeito com a escolha?

Abraço,

António


Boas,

Eu tive as primeiras que entretanto troquei neste novo aquário por Radion ... O César Silvério comprou e está satisfeito com a primeira versão.

Eu também estava muito satisfeito e não fosse o excelente negócio que arranjei nas Radion tinha comprado 4 chinesas outra vez.

Estas WiFi não experimentei mas vou mandar vir uma qualquer dia destes.

Mandei vir de UK e não tive qualquer problema!

Abraços,
Rui


Olá Rui,

Obrigado pelo feedback, fiquei mais confortável em mandar vir.
Tou indeciso entre esta, ocean revive ou Maxspect (apesar de outro patamar)
Acho que vou apostar nesta do ebay... Depois quando chegar dou o meu feedback

abraço[/quote]

Eu fiquei convencido e como estava farto de esperar pelas ocean revive mandei vir 2 dessas Wi-Fi do ebay..
Devem estar a chegar..
Depois foi feedback


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 29/Oct/2015, 00:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Paulo Magalhães Escreveu:

Eu fiquei convencido e como estava farto de esperar pelas ocean revive mandei vir 2 dessas Wi-Fi do ebay..
Devem estar a chegar..
Depois foi feedback



Olá Paulo,
Também já encomendei... Chegam para a semana em principio. Depois também dou feedback!
Abraço,

Mensagem 31/Oct/2015, 18:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Olá a todos,

1 mês após a montagem, pela dosagem de Kalk + vinagre decidi fazer uns testes de CA e KH.

KH 9.6
CA 400

Neste momento adiciono kalk + vinagre, tudo "manualmente", tenho um jerican onde ponho a agua de osmose, kalk e o vinagre mais recentemente - misturo tudo e ponho a pingar à noite. A fórmula que estou a usar é por cada 3 litros/1 galon , 3 colheres de chá de Kalk & e 45ml de vinagre, seguindo a fórmula dada neste artigo: http://www.reefkeeping.com/issues/2005-01/rhf/#6

Com o KH Demasiado elevado, vou reduzir ligeiramente a quantidade que coloco, por cada 3 litros, 2 colheres de cha de kalk e 30ml de vinagre.

Aproveitei hoje que o aquário fez um mês para ir buscar os primeiros habitantes, 2 ocelaris, nascidos na Zoa.
Tenho andado a matutar muito sobre a curta população para este nano, o objetivo à partida será:
- 2 ocelaris
- 1 fridmani
- 1 Cryptocentrus cinctus + Alpheus

Depois ainda não estou muito decidido nos restantes, mas possivelmente:
- 1 salaria
- 1 gramma loreto

Alguma sugestão? Alguma dica para reduzir o KH?

Cumps

Mensagem 01/nov/2015, 10:54

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Simples... Faz uma tpa de 20% que baixas logo o KH.

Mensagem 01/nov/2015, 12:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Marco Madeira Escreveu:
Simples... Faz uma tpa de 20% que baixas logo o KH.


Done.
Obrigado Marco.
Sobre a concentração de Kalk, achas que devo baixar para por cada 3 litros, 2 colheres de cha de kalk e 30ml de vinagre?

Abraço,

Mensagem 02/nov/2015, 11:55

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Duvido que tenhas demanda para tanto kalk (+ o vinagre)... eu por agora usaria 2 colheres de kalk para 5 litros sem vinagre.
Depois vais verificando os valores mas para o teu aqua e neste momento em que ele está isso chega.

Mensagem 02/nov/2015, 13:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Marco Madeira Escreveu:
Duvido que tenhas demanda para tanto kalk (+ o vinagre)... eu por agora usaria 2 colheres de kalk para 5 litros sem vinagre.
Depois vais verificando os valores mas para o teu aqua e neste momento em que ele está isso chega.


Obrigado pela ajuda Marco, vou reduzir e acompanhando a evolução.

Abraço

Mensagem 03/jan/2016, 23:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Olá a todos,

O trabalho apertou e fiquei com menos tempo para actualizações aqui no fórum.
O aquário está a evoluir bastante bem, hoje dei um salto à Aquahobby para buscar água e testei Nitratos e Fosfatos com bons valores:
- Nitratos abaixo de 0.5
- Fosfatos 0.05.

População actual:
- 2 Perculas
- 1 fridmani
- 1 Macropharyngodon bipartitus
- 1 Alpheus (perdeu o companheiro...)
- 1 debelius
- 1 pepermint shrimp

Coloco aqui novas fotografias, tiradas com a minha máquina, tenho algumas dificuldades em tirar boas fotografias e apanhar as cores. Preciso de limpar os vidros, mas não quis deixar de colocar aqui uma actualização.

Segue uma fotografia geral:
Imagem

A turbinaria:
Imagem

Frag de calaustrea na toca do Alpheus
Imagem

Imagem

Imagem

Já com a nova calha "chinesa" LED a funcionar há cerca de 2 meses, neste momento estou bastante contente com ela:
Imagem

Comparando com a antiga T5 também chinesa, noto menos crescimentos em alguns corais (montiporas, sobretudo pratos) mas noutros os crescimentos em menos de 2 meses são muito bons:
Antes:
Imagem
Depois:
Imagem
Antes:
Imagem
Depois:
Imagem

No entanto tenho as montiporas com crescimentos timidos e dá-me a sensação que crescem para baixo e nao para os lados:
Imagem

Este é o programa que tenho na calha, reduzi ligeiramente e neste momento não vejo grande margem para aumentar a intensidade de iluminação.
Imagem

A nível de peixes, não tenho muito mais margem, mas estou com muitas dúvidas de que colocar mais, sugestões? Pensei num gramma loretto e num goby. Mas não sei se vão dar muita vida ao aquário.
A nível da intensidade da iluminação, tenho a calha a 30 cm da linha de agua, com lentes, estou num bom equilibrio a nivel de intensidade?

Abraço,

António

Mensagem 04/jan/2016, 13:34

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

É dificil responder.

O ideal seria medires com um medidor de PAR!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros