Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros The Island Reef

The Island Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 11/jan/2017, 15:23

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Helder Ferreira Escreveu:
Excelente... É de ficar sem palavras!!! As fotos também são de qualidade fantástica.
Isto é sem duvida outro nível. Muitos parabéns Pedro!!


Muito obrigado Hélder :) ainda bem que o pessoal gosta :)

rreis Escreveu:
depois de um dia de trabalho e ter a oportunidade de observar um aquário com esta qualidade é um sonho!!Espectáculo!



Sim também gosto muito :) obrigado pelo comentário.

Abraço,

Pedro
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 11/jan/2017, 22:17

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Boas pessoal,

Novidades :) finalmente chegou a sump do sistema :D :D :D :D é realmente uma peça de arte desenhada e fabricada pela Seadreams para o meu aquário com o método Triton.

Amanhã posto fotos de todos os detalhes :)


Imagem

Imagem


Pedro.
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 12/jan/2017, 22:23

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Olá pessoal,

De volta já com umas fotos actualizadas da nova sump :) ainda desmontada à espera de mais uns acessórios.

Fazendo uma pequena descrição do funcionamento da sump:

Na primeira secção da esquerda temos um corta bolhas que recebe 2 tubos de 32mm do aquário, passando para a secção da filter sock que será usada apenas quando seja necessário(limpezas no aquário....etc..) visto que o método Triton não aconselha o uso, a água caí no buraco da filter sock e entra no refúgio com baixo assegurando assim uma movimentação e filtragem boa a toda a água que passa por ali, a água caí para a secção do escumador pela parte da frente do refúgio por um pente com aprox. 15-20cm.

O refúgio é iluminado por uma calha da Ecotech Marine XR15w Freshwater com um suporte fabricado pela Seadreams.

A segunda secção é a secção do equipamento, escumador, bomba de retorno 2x Aquecedor Aqua-Medic Titanium 200w, suporte para sondas, passagem de cabos de equipamento.... etc.

Doseamento, existem 10 entradas de doseamento na sump 4 delas destacadas por cima da secção da filter sock visto que o Core7 tem de ser doseado no refúgio e numa zona com bastante circulação é o sítio perfeito para o doseamento de Core7. Do outro lado encontra-se o resto das entradas de doseamento que podem ser usadas para traces...phyto... etc...

Os 4 recipientes são fabricados pela Seadreams e podem ser colocados em cima da sump ou em outro sítio da zona técnica... vou decidir mais tarde :)

Aqui fica umas fotos do excelente trabalho de planeamento e execução da Seadreams :)


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Pedro.
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 12/jan/2017, 23:07

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
ISTO já deixou de ser apenas aquarismo do melhor.
ISTO é aquarismo artístico!

Que brutalidade. Muita bom Pedro! :-bd

Só uma dúvida: porque é que o triton não recomenda filtragem mecânica?

Mensagem 12/jan/2017, 23:11

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Hugo Figueiredo Escreveu:
ISTO já deixou de ser apenas aquarismo do melhor.
ISTO é aquarismo artístico!

Que brutalidade. Muita bom Pedro! :-bd

Só uma dúvida: porque é que o triton não recomenda filtragem mecânica?


=)) =)) acho que tens razão LOL obrigado :)

O método Triton é baseado no refúgio e quer aproveitar toda a vida que a filtragem mecânica tira do sistema... além disso quando tens um refúgio CHEIO de algas... ficas com a água muito cristalina porque as algas actuam como uma filter sock/filtragem mecânica.

Abraço
Pedro
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 12/jan/2017, 23:25

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Adoro isto!

Desenhada por " Tí " e feita pela marca, muito bom Bro !

Gostei Bastante :-bd

Bom upgrade :ymhug:


-Eu fiz o inverso ;)

-Faz um video disso a funcionar, com certeza vamos gostar ....!

Abraço
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 12/jan/2017, 23:31

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Ricardo Prata Escreveu:
Adoro isto!

Desenhada por " Tí " e feita pela marca, muito bom Bro !

Gostei Bastante :-bd

Bom upgrade :ymhug:


-Eu fiz o inverso ;)

-Faz um video disso a funcionar, com certeza vamos gostar ....!

Abraço


Obrigadão Bro

demorou mas o resultado final valeu a pena :) :)

logo que coloque isto a funcionar vai ser tudo filmado e mostro sim :D :D

Só falta alguns acessórios, visto que quero fazer a montagem com tudo branco e com umas excepções de vermelho, o resultado final irá ficar giro :)

Grande abraço,
Pedro
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 14/jan/2017, 19:29

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Olá Pessoal,

EU PAREI DE FAZER TPA À 3 MESES ATRÁS Humm…. Ok já explico…

Mais de um mês já passou desde que instalei as novas Radion G4, é altura de fazer uma comparação do crescimento dos corais no espaço de um mês. À 1 mês atrás tirei umas fotos de cima e hoje tentei tirar as mesmas fotos com o mesmo angulo para termos uma ideia de crescimento e cor.

Antes de começar a postar as fotos… um pouco de história do que tenho feito no aquário.

No dia 6 de Junho começei o método Triton, vindo de uma boa experiência com Zeovit no meu aquário anterior, e não sabendo quase nada deste novo método apenas que era um método mais trânsparente… comçei com este desafio. Um ângulo diferente onde passaria de usar produtos com "nomes giros" para produtos com elementos quimicos, onde consigo ver as tendências de consumos que existem dentro do meu sistema e ajustar um a um.

No inicio do método estava a tentar estabilizar o KH, demorei algum tempo havia uma instabilidade no sistema e os corais não estavam coom eu queria… continueu fazendo as TPAs ainda mais… entretanto o Kh estabilizou.

Agora com o Kh estável… estava na altura de enviar mais uma amostra para o Triton para ver como estava o resto dos elementos… e descobri que mesmo com todas as TPAs tinha muita falta de por ex. Potássio e estrôncio e outros ~6 elementos que estavam a 0 ou muito baixos… continuei a fazer TPAs… mas os meus corais não estavam com o aspecto que queria e com a extensão de pólipos que já tive com a KZ. Então mandei mais uma amostra para análise e mesmo com as doses de correcção + doses de manutensão dos vários elementos que tinha em falta… continuavam baixos…

Por coincidência num dos forums que mantenho o diário do meu aquário… conheci o Orz e ele disse-me que usava o método Triton e já não fazia uma TPA à mais de 12meses logo a seguir manda-me umas fotos do aquário dele e quando as vi parecia um aquário zeovit, eu não queria acreditar… mesmo assim estava com medo de parar de fazer TPA o que pode acontecer?! Eu sempre fiz TPAs e também porque nessa altura tinha um mini refúgio improvisádo, o refúgio sendo um dos pontos mais importante no método do Triton para exportar nutrientes do sistema etc… tive de voltar a improvisar… então consegui aumentar o volume de algas enquanto esperava pela sump da Seadreams, e decidi PARAR com as TPAs.

Estava a ser impossível calcular os consumos de elementos enquanto fazia TPAs ao mesmo tempo, enviei uma amostra de água do mar para análise e estava tudo OK… mas chegamos à conclusão que ao longo do ano os valores da água do mar mudam um pouco e calcular consumos do aquário enquanto fazemos TPAs com água do mar com parâmetros "flutuantes" é extremamente complicado e estava a gastar muito mais elementos Triton a "acertar" a "instabilidade" que estava a ter no aquário.

Nos primeiros meses estive muito atento aos níveis de nutrientes… comçei com um Po4 de 0.02ppm Hanna (~0.07ppm Triton normalmente) e No3 0.25ppm Red Sea Pro, então tinha os fosfátos um pouco altos, mesmo assim é um valor acetável… de qualquer maneira quando um colega que também tem refúgio deu-me ~1.5L de chaeto depois de ~15dias… tinha I Po4 a 0.00ppm Hanna (pela minha experiência 0.02 no Triton mas veremos com o último teste que ainda não chegou), No3 0.00ppm Red Sea Pro. Sendo valores muito baixos… comecei a ver os corais mais pastel e a chegar ao nível que queria atingir… Boa cor e super extensão de pólipos.

No momento estou a alimentar comida congelada, um cubo congelado por dia e em dias alternados Ocean Nutrition Microplankton congelado.

No dia 4 de Janeiro cheguei aos 3meses sem fazer TPA, só ajustes de elementos calculados com base nos teste Triton e no momento posso dizer que o sistema está super estável.

- Correcção… tive um problema no dia 23 de Dezembro com o topup do aquário que mandou para dentro da sump 20-40L de osmose em 48h, logo a minha salinidade em 48h baixou de 1.026 para 1.021 às 3am fiz uma TPA de 50L para aumentar a salinidade para 1.022 e repor supostos elementos incalculaveis :S …. No dia seguinte… fiz mais uma TPA de 70L para aumentar a salinidade para 1.023… e começei a fazer topup com água salgada até chegar outra vez a 1.026, com isto tudo perdi algum trabalho de mini ajustes de elementos… mas o sistema está Ok, não tão bom como estava… mas está bom… mandei uma amostra de água para análise na última segunda-feira e com sorte tenho os resultados na próxima semana.

No momento tenho água mega cristalina, usando apenas carvão activado e ainda não tive necessidade de usar nenuma media GFO. Os corais estão a crescer bem e com boa extensão de pólipos.

Para finalizar, no início estava com medo de parar as trocas de água mas analiando os resultados tive confiança que conseguia "segurar" o sistema com o meu método de ajustar elementos traço e com um controlo de nutrientes… no momento sinto que o sistema está super estável (excluindo o problema da osmose).

Ohando para trás e pensando no meu sistema anterior que usava KZ que não deixa de ser também um bom método, que precisa de cuidados diferentes tal como todos os métodos que existem no momento tipo KZ consiste em dosear elementos traço cegamente para o sistema e fazer muitas TPAs para ter o sistema estável sem nenhuma overdose, é a minha opinião pessoal. Também cheguei à conclusão que fazendo apenas trocas de água é impossível repor certos elementos traço a não ser que façam trocas gigantes quase todos os dias. No momento com um carga baixa de coral no meu sistema noto um consumo significativo de elementos traço isto num sistema fechado sem TPA onde observo os consumos reais entre testes Triton.

É por isto que estou a gostar de manter o sistema no momento e analisar as tendências de elementos traço num sistema fechado, e ter uma ideia do que se passa ao nível dos elementos traço.

Vamos a fotos de crescimentos... estas fotos fora tiradas a 14 de Dezembro tendo instalado as novas Radion G4 a 29 de Novembro vamos lá ver o crescimento e a mudança de cor de 14 de Dezembro a 14 de Janeiro.

Nota que durante este período aumentei a intensidade de 70% para 80% e aumentei o branco quente de 5% para 10% e baixei os nutrientes para clarear um pouco os corais ou talvez um desafio pessoal para tentar chegar a cores "zeovit" hum :ymsigh:

Todas as fotos foram tiradas com as mesmas definições na máquina e com a pós-edição com o mesmo perfil.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Bom fim-de-semana,
Pedro.
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 14/jan/2017, 21:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Boas Pedro,

Esta no bom caminho o gajo!!

Nao cheguei a percebe uma coisar, nao usas nada para os nutrientes? GFO, vodka, vinagre, pellets, etccc ?

abraço

Mensagem 14/jan/2017, 21:55

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Pedro Alves Escreveu:
Boas Pedro,

Esta no bom caminho o gajo!!

Nao cheguei a percebe uma coisar, nao usas nada para os nutrientes? GFO, vodka, vinagre, pellets, etccc ?

abraço


Olá Pedro,

Obrigado. Sim uso apenas o refúgio para exportar nutrientes.

Pedro

Sent from my E6853 using Tapatalk
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 14/jan/2017, 22:25

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Pedro,

Grandes crescimentos para um mês apenas de diferença entre fotos ... Bolas!

Em que quantidade de doseamentos já vais?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/jan/2017, 22:29

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas Pedro,

Grandes crescimentos para um mês apenas de diferença entre fotos ... Bolas!

Em que quantidade de doseamentos já vais?

Abraços,
Rui


Só com fotos é quw realmente notamos heheh lado a lado :)

No momento estou com 43ml do BASE Elementz normal.

Pedro

Sent from my E6853 using Tapatalk
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 15/jan/2017, 15:29

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Há aí crescimentos brutais para um mês :ymapplause:

O que referes em relação às trocas de água, sempre me fez confusão também.
Todos estes métodos que profileraram nos últimos anos que pretendem controlar tudo e mais alguma coisa, com trocas de água tornam-se sempre mais "estranhos" porque se por um lado estamos a adicionar o elemento X, por outro podemos estar a diminuí-lo com trocas de água.

Eu continuo fiel às trocas de água (mas não faço uma há mais de 1 ano - mas isso são por outras razões -), mas nunca percebi muito bem como as TPA's e estes métodos se relacionam. Bem, pelo lado comercial da coisa, até é positivo estarmos a retirar coisas com as TPA's... /:)

Isto está um mimo, Pedro! :ymapplause:

Mensagem 15/jan/2017, 16:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Eu bem que dizia num comentário anterior, que isto era outro nível...

Queria agradecer a partilha da experiência/ reflexão que é sem duvida enriquecedora.

Do que li o refúgio assume neste sistema um papel essencial. No caso do refúgio é irrelevante o fluxo? Haverá vantagens em ter diferentes tipos de Macroalgas!?

Qual a vantagem do uso de carvão activo prolongado!? O carvão não absorve elementos de traço?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 15/jan/2017, 20:12

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Hugo Figueiredo Escreveu:
Há aí crescimentos brutais para um mês :ymapplause:

O que referes em relação às trocas de água, sempre me fez confusão também.
Todos estes métodos que profileraram nos últimos anos que pretendem controlar tudo e mais alguma coisa, com trocas de água tornam-se sempre mais "estranhos" porque se por um lado estamos a adicionar o elemento X, por outro podemos estar a diminuí-lo com trocas de água.

Eu continuo fiel às trocas de água (mas não faço uma há mais de 1 ano - mas isso são por outras razões -), mas nunca percebi muito bem como as TPA's e estes métodos se relacionam. Bem, pelo lado comercial da coisa, até é positivo estarmos a retirar coisas com as TPA's... /:)

Isto está um mimo, Pedro! :ymapplause:



Olá Hugo :)

Também estou satisfeito com os crescimentos e muito mais importante para mim lol a cor ! ahhah

As TPAs fucionam com "outros métodos" como um "fail-safe" para retirar excessos.... etc... não deixa de funcionar como eu mantive o meu aquário anterior... é a prova disso KZ + TPAs.

Pedro

Helder Ferreira Escreveu:
Eu bem que dizia num comentário anterior, que isto era outro nível...

Queria agradecer a partilha da experiência/ reflexão que é sem duvida enriquecedora.

Do que li o refúgio assume neste sistema um papel essencial. No caso do refúgio é irrelevante o fluxo? Haverá vantagens em ter diferentes tipos de Macroalgas!?

Qual a vantagem do uso de carvão activo prolongado!? O carvão não absorve elementos de traço?


:D ainda bem que o pessoal gosta :)

O refúgio tem de estar antes do escumador (como podes ver na minha sump nova), isto para as algas receber a água do aquário primeiro e consumir os nutrientes.... depois então passa para o escumador... tens de ter 10x o volume do total a passar pelo refúgio ou seja bomba de retorno com 10x mais fluxo que o volume total do sistema.

Sim idealmente é teres muitas espécies de algas... pois dependendo da evolução do sistema tens algas que ficam "adormecidas" à espera da sua "oportunidade" de crescer, em termos de nutrientes disponíveis...traces.... etc...

O carvão é bom para exportar várias coisas... mas também exportam traces, uso sempre carvão pois assim tenho uma curva constante de "consumo" de elementos no sistema... ou seja se uso o carvão este mês e tiro no próximo, o meu consumo de elementos vai mudar e assim nunca tenho uma "base constante". O mesmo acontece com a GFO ainda não precisei de usar o AL99 ou outra GFO, se eventualmente usar também vai absorver elementos e terei de recalcular os consumos.

Pedro
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 16/jan/2017, 11:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Bom dia,

Usas varios tipos de algas ou apenas um tipo?

abc

Mensagem 16/jan/2017, 18:43

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Pedro Alves Escreveu:
Bom dia,

Usas varios tipos de algas ou apenas um tipo?

abc


Olá Pedro,

Uso vários tipos como explico no post acima.

Pedro
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 19/jan/2017, 23:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Boas Pedro, vou aproveitar para tirar algumas duvidas...

Com que regularidade mandas os testes para o Triton Lab? A utilização deste método não se torna demasiado dependente dos testes e respectivos resultados da triton!? Não se torna complicado avaliar os resultados das medidas tomadas em caso necessidade de suplementação adicional ou de descontaminação!? Digo isto devido ao tempo que se demora a obter os resultados dos testes. Para não falar dos custos associados...
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 20/jan/2017, 16:41

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Helder Ferreira Escreveu:
Boas Pedro, vou aproveitar para tirar algumas duvidas...

Com que regularidade mandas os testes para o Triton Lab? A utilização deste método não se torna demasiado dependente dos testes e respectivos resultados da triton!? Não se torna complicado avaliar os resultados das medidas tomadas em caso necessidade de suplementação adicional ou de descontaminação!? Digo isto devido ao tempo que se demora a obter os resultados dos testes. Para não falar dos custos associados...



Olá Helder,

No início para perceber o consumo do meu sistema mandei 1x por mês, mas depois com um sistema estável e sem "desastres" tipo o meu da osmose que volta tudo ao ponto 0 em relação a previsões de consumos... podes mandar de 3 em 3 meses caso não estejas sempre a mudar muito o stock do aquário. o tempo que demora não é muito relativo pois os elementos não se alteram dentro do pacote, e assumes o resultado X do dia que recolheste a água claro que depois de recolher a água não podes fazer grandes alterações tipo adicionar carvão .... GFO.... etc... porque assim tens mais variantes para o teu calculo.

Pedro
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 27/jan/2017, 21:50

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Olá pessoal,

Depois de ter recebido os resultados de mais um teste com muita coisa para ajustar (depois do problema com o topup que tive é normal), já ajustei todos os elementos e noto grandes melhorias nos corais :D :D

Desta vez deixo aqui a evolução do aquário em fotos feria :)

Imagem
Dec 2015

Imagem
May 2016

Imagem
Ago 2016

Imagem
Nov 2016

Imagem
Início Jan 2017

Imagem
Fim Jan 2017


E mais duas fotos :)

Imagem

Imagem


.
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron