Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 06/mai/2014, 09:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Rui,

Ainda bem que fizeste este post pois como também ando a ver ventoinhas para as minhas assim já vou ver como fazes as ligações, porque as ventoinhas têm os terminais de 3 e 4 pinos mas na calha só tenho 2 fios para ligar.
Já agora uma pergunta "de noob", não tens de ter em atenção também à quantidade de ar que as ventoinhas fazem circular? Porque há muitas silenciosas mas depois fazem circular pouco ar o que pode raduzir-se no sobreaquecimento da calha, não?

Mensagem 06/mai/2014, 09:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Claudio , as noiseblocker são das ventoinhas mais silenciosas e mais eficientes do mercado ...

Dimensões: 80x80x25mm
Peso: 80g
Velocidade: 1300rpm (+-10%)
Pressão Estática: 0,642 mm-H2O
Fluxo de Ar: 26m3/h
Nível de Ruído: 10 dB/A
MTBF: 80 000h
Conector: 3 Pinos

nao acredito que as ventoinhas chinesas façam metade dos 26m3/h de ar ;) ;) por isso penso que com estas ficam bem servidos sem qualquer duvida ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 06/mai/2014, 10:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Paulo,

Não sei quais as ventoinhas do Rui mas as que vêm nas minhas calhas são estas http://www.amazon.ca/CWC-Groups-20817A-ADDA-AD0812HS-A70GL/dp/B00GQPH7GS e como podes ver pelas características descritas o fluxo de ar de 38.6 CFM que convertido para m3/h dá 65.6m3/h que é mais do dobro do que as ventoinhas que indicas. Ou isto do fluxo interessa pouco?
Vii por exemplo outras ventoinhas na mbit que têm mais volume de ar mas em consequência muito mais barulho como as
COOLER MASTER.

Mensagem 06/mai/2014, 10:09

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Claudio Mendes Escreveu:
Rui,

Ainda bem que fizeste este post pois como também ando a ver ventoinhas para as minhas assim já vou ver como fazes as ligações, porque as ventoinhas têm os terminais de 3 e 4 pinos mas na calha só tenho 2 fios para ligar.
Já agora uma pergunta "de noob", não tens de ter em atenção também à quantidade de ar que as ventoinhas fazem circular? Porque há muitas silenciosas mas depois fazem circular pouco ar o que pode raduzir-se no sobreaquecimento da calha, não?


Os 4 fios das ventoínhas são: 12V+, GND, PWM (para variar a velocidade da ventoínha) e Monitorização (para saber a velocidade da ventoínha)

Na prática só precisas de ligar os dois fios de alimentação e a ventoínha fica sempre a trabalhar no máximo.

De resto é como o Paulo diz ... as reviews todas são muito boas. E além disso geralmente as ventoínhas trazem adaptador Molex para conversão de 4 para 2 pinos.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/mai/2014, 10:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
penso que o fluxo interessa muito ...

de qualquer da maneiras ja viste bem 65.3 m3/h nem as noctua de 80 fazem e são as ventoinhas topo de gama , por isso acredito que o chinoca tenha empolado esse valor ;) ;) ...

olha as specs da noctua ... mais ar mas também o dobro do barulho ..

Dimensões: 80x80x25 mm
Conector: 4-pin PWM
Rolamento: SSO
Velocidade Rotacional (+/- 10%): 1800 RPM
Velocidade Rotacional com L.N.A. (+/- 10%): 1300 RPM
Velocidade Rotacional Mín (PWM): 300 RPM
Fluxo de Ar: 53,3 m³/h
Fluxo de Ar com L.N.A.: 39,4 m³/h
Ruído Acústico: 17,1 dB(A)
Ruído Acústico com L.N.A.: 10,2 dB(A)
Pressão Estática: 1,41 mm H2O
Pressão Estática com L.N.A.: 0,74 mm H2O
Max. Input Power: 0,72 W
Max. Input Current: 0,06 A
Voltagem: 12 V
MTBF: > 150.000 h
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 06/mai/2014, 10:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
eu normalmente no verão uso 3 noiseblockers de 120 no topo do meu aquário par ao calor da calha nao ir para a água e nem se ouvem ... sao mesmo TOP ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 06/mai/2014, 10:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Paulo, eu não percebo nada disto e acredito em quem já tem experiência que eu não tenho. Achei estranho as caracteristicas das ventoinhas estarem deciminadas por todos os sites e ninguém questionar se são ou não reais, porque se fosse só no ebay claro que duvidaria ainda mais.
Então, pela tua experiência ventoinhas com características semelhantes às noiseblocker são suficientes, certo? Ou é melhor mesmo ser noiseblocker porque a marca é realmente de qualidade?

Mensagem 06/mai/2014, 10:27

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

A minhas ventoínhas que vem com a calha são estas: Fan Chinoca

São tão boas, mas tão boas que nem as especificações sobre o volume de ar indicam.

E custam 30USD cada uma .... mas vá lá. Os portes são grátis ... :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Acredito que vou estar bem servido com as novas. Muito bem servido pelos relatos.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/mai/2014, 10:48

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
30USD? :)) =))

Nem com uma virgual ao meio! :)) =))
Se fosse eu comprava as ventoinhas por cá. Arranjam-se bons preços a esse nível!

30USD... :)) =))

Mensagem 06/mai/2014, 11:02

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
30USD? :)) =))

Nem com uma virgual ao meio! :)) =))
Se fosse eu comprava as ventoinhas por cá. Arranjam-se bons preços a esse nível!

30USD... :)) =))


Já comprei Hugo ...

Vê atrás. Consegui as noise blocker X1 por 2,88€ cada uma!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/mai/2014, 11:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Claudio Mendes Escreveu:
Paulo, eu não percebo nada disto e acredito em quem já tem experiência que eu não tenho. Achei estranho as caracteristicas das ventoinhas estarem deciminadas por todos os sites e ninguém questionar se são ou não reais, porque se fosse só no ebay claro que duvidaria ainda mais.
Então, pela tua experiência ventoinhas com características semelhantes às noiseblocker são suficientes, certo? Ou é melhor mesmo ser noiseblocker porque a marca é realmente de qualidade?



sim chegam perfeitamente... so para teres uma ideia , 3 noiseblockers de 120 projectam ar em um comprimento de 1,80 m ou seja tenho num topo do aquario por baixo da calha e no outro topo sinto perfeitamente o vento ...

por isso acredito que essas de 80 mandem muito ar também , acredita que ficas bem servido ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 06/mai/2014, 11:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Para finalizar as minhas dúvidas e já que vocês já têm este modelo de ventoinhas, para ligar então os cabos é preciso cortar e escarnar e ligar como estão as atuais, certo?
E reparei que estas ventoinhas têm uns pinos de borracha para fixar. Deve-se utilizar só esses ou utilizar os parafusos que já vem na calha?

Mensagem 06/mai/2014, 11:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
boas .. sim , descarnar os cabos e ligar ...

nao vi bem as calhas por dentro , mas penso que mais vale usar os parafusos ,se bem que com a borrachas elimina vibrações e possivelmente barulhos indesejados ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 06/mai/2014, 11:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Muito Obrigado Paulo e Rui pela ajuda.
Também já encomendei as minhas.
Agora é esperar que cheguem e montar tudo para irem para cima do aquário :)

Mensagem 06/mai/2014, 12:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
Boas Rui,

só agora é que deu para ver que as calhas te estavam a queimar os corais ou já tinhas reparado?

eu tenho as minhas a 16 cm da agua e ainda não reparei nenhum coral queimado, ,mas também posso não saber ver se eles estão queimados :-? :-?

abraço

Mensagem 06/mai/2014, 12:50

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Claudio Mendes Escreveu:
Para finalizar as minhas dúvidas e já que vocês já têm este modelo de ventoinhas, para ligar então os cabos é preciso cortar e escarnar e ligar como estão as atuais, certo?
E reparei que estas ventoinhas têm uns pinos de borracha para fixar. Deve-se utilizar só esses ou utilizar os parafusos que já vem na calha?


Certo ou então se as novas ventoínhas trouxerem, usar o cabo conversor de 4 para 2 pinos.

Para ficar mesmo limpinho e bonitinho podes sempre comprar fichas Molex de 2 pinos e pronto.

Os pinos de borracha não dá para usar. tens que usar directo os parafusos que estão a fixar as ventoínhas originais!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/mai/2014, 12:51

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Ricardo Maia Escreveu:
Boas Rui,

só agora é que deu para ver que as calhas te estavam a queimar os corais ou já tinhas reparado?

eu tenho as minhas a 16 cm da agua e ainda não reparei nenhum coral queimado, ,mas também posso não saber ver se eles estão queimados :-? :-?

abraço



Já tinha reparado à algum tempo que havia corais que não estavam a gostar mas só quando tirei alguns para o areão é que percebi que era mesmo luz a mais. Mesmo assim ignorei mais um pouco até o João Tomás me dar na cabeça e vir cá medir tudo de novo!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/mai/2014, 13:45

Grupo: Fundadores Mensagens: 1371
Idade:
Localização: S. Domingos de Rana
Já agora, estavas com que valores de PAR ?

Mensagem 06/mai/2014, 13:49

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Marco ;) ,

Marco Madeira Escreveu:
Já agora, estavas com que valores de PAR ?


Vê aqui ...

Imagem

Isto é com as calhas a 100% como eu tinha!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/mai/2014, 14:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
O que o Rui estava a passar senti o mesmo no meu aquario, numa das ilhas tinha mais PAR que outra porque "felizmente" um canal de led brancos quinou! e com o passar do tempo via os corais a rebentar em crescimento e com cor do lado desse led e do outro tudo muito estagnado e a gomezi que pelo que ja percebi nao gosta assim de tanta luz tinha sempre as pontas a desfinhar um pouco apesar do crescimento, o Rui estava com uns niveis de PAR muito identicos aos meus e ver a gomezi dele fez-me logo lembrar a minha e optamos por baixar um pouquinho a intensidade, estamos a falar de 450 para 300 e e no areao 220/213 para 150 a 180 por aí...

Marco, estes valores vao de encontro com as ideias do Dana Ridle, mas sao completamente o oposto daquilo que tenho visto em aquarios la fora com PAR brutal em LEDS e nas restantes iluminações, tenho tentado perceber onde está o L de ligação que permita esses valores tao altos mas ainda nao compreendi...

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros