Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 03/jul/2012, 12:09

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :ymsmug: ,

O Ricordea Dream, para quem o conhece foi todo desmontado. Vou recomeçar a sua montagem corrigindo alguns erros cometidos.

Antes de mais quero agradecer a quem me tem aturado na parte técnica da montagem: Pedro Ferrer e Baltasar Parreira ... Obrigado. Muito Obrigado.

Ainda estive em dúvida se colocava este tópico na área DiY e depois abria este mais tarde mas acho que prefiro ter tudo junto.

Algumas coisas aprendi com a montagem anterior que quero corrigir:

1- Caixa depuradora. Sai fora e será substituida por dois filterBags
2- Prateleira para Caixa depuradora e zona electrica vão sair fora. Ocupam demasiado espaço e não me deixam mexer ou limpar a sump como deve de ser.
3- Calha t5 fora e substituição de um chapéu com 50 Leds.
4- zona de reprodução de Ricordeas na sump com uma calha com Leds de 50cm (7x XM-L a 700mA + 6x RoyalBlue a 700mA --> existentes)
5- egg crate por baixo do areão. Fora ...
6- entrada de areão aquando da re-montagem.
7- vou aproveitar para lixar e re-pintar o móvel. - Repintado o móvel ... nem um pouco de deformação ou inchaço de 1 ano e meio de utilização ... fiquei muito contente.
8 - refazer a parte electrica toda.
9- em análise a inclusão de um Algae Scrubber.

Entretanto e enquanto espero pelos LEDs (que entretanto já chegaram) estou a programar o Arduino.

Experimentei diversas coisas, diversas ideias, e sinceramente acho que me tinha safo melhor com um screen de duas linhas. O Pedro Ferrer queixa-se disso, mas para mim tem uma enorme vantagem. Não tem que andar preocupado com mariquices ....

Experimentei icons no SD (Obrigado Hugo) ... demasiado lento. Outras ideias ... não gostava do visual ...

Finalmente apostei no visual muito simplista e estou a gostar.

Aqui fica um pequeno video do que está feito. Não muito mas o suficiente para conseguir já controlar a iluminação que era o que mais me preocupava.



Quando não tenho paciência para programar, entretenho-me a soldar e a preparar as coisas que vou precisando.

Transformação da fonte de alimentação de PC. Podem ver pelas especificações que terei 25A disponíveis nas linhas de 12V que é mais do que suficiente para aquilo que preciso.
Imagem

Desligada:
Imagem

3.3v sei que não deverei precisar mas pelo sim pelo não ficou ...
Imagem

5v para alimentar o Arduino e todos os dispositivos extra ... GSM, Relays, etc.
Imagem

12v para alimentar as 5 séries de 10 LEDS ProLight e também 3 bombas Tunze para reposição e TPA.
Imagem


Outras coisas que vou precisando de soldar é o PCB que a AquaLEDLight me arranjou para controlar PWM nas 5 calhas.
Vou controlar independentemente brancos, azuis e calha da SUMP.
Imagem

Agora digam lá os experts da electrónica e do DIY ... para quem nunca soldou na vida .... o que acham do trabalho?
Imagem

E para terminar uma foto da calha electrica que estou a montar.
As tomadas serão 5 controladas pelo Arduíno nesta primeira fase e o restante alimentado directamente. Na parte de baixo fica toda a parte electrónica e ficarão também na tampa as ligações para as bombas, boias, calhas LED, etc ...
Imagem

Há mais ... como a montagem da calha de LEDS da SUMP mas vamos com calma e vou postando também à medida que fôr tendo tempo!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/jul/2012, 15:19

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

vou seguindo com atenção estes topicos,não sou de dar muitas opiniões porque a maioria são tecnicos demais para os meus conhecimentos,mas uma coisa eu admiro :D a dedicação que o pessoal dá aos promenores tudo arranjadinho como eu gostava de ser

eu posso até fazer muitas coisas :- mas é tudo em cima do joelho e a correr :-j

vai postando a evolução para irmos aprendendo :-j mesmo as vezes (como eu) que não dizemos nada :)
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 03/jul/2012, 16:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 148
Idade:
Boas Rui

A gente vai sempre aprendendo de um projecto para o outro, e mesmo quando acabamos o seguinte quase sempre dizemos...podia ter feito de outra maneira isto ou aquilo... enfim é o querermos fazer melhor.
Estou a gostar do teu projecto, realmente também não tenho jeito para estas coisas de electrónica complicada,mas sigo com atenção algumas delas e a tua vou seguir com essas programações e a tua calha de Leds!!!
Força nisso :-bd
Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Não existe receita para o sucesso, mas a receita para o fracasso é querer agradar a todos.
Paulo Bravo ---- www.coral-factory.com

Mensagem 03/jul/2012, 16:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas,
É pena ver um aquário desta envergadura ser desmontado. Mas se for para melhor, porque não? =)
Força com isso.
Cumprimentos,
Armando

Mensagem 03/jul/2012, 16:49

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :p ,

Carlos Mota Escreveu:
boas

vou seguindo com atenção estes topicos,não sou de dar muitas opiniões porque a maioria são tecnicos demais para os meus conhecimentos,mas uma coisa eu admiro :D a dedicação que o pessoal dá aos promenores tudo arranjadinho como eu gostava de ser

eu posso até fazer muitas coisas :- mas é tudo em cima do joelho e a correr :-j

vai postando a evolução para irmos aprendendo :-j mesmo as vezes (como eu) que não dizemos nada :)


A evolução vou postando aqui sempre que tiver tempo para isso. Detesto ter que andar a mandar e a colocar fotos ... é um processo tãaaaaoooooo chato .... :-o

Pois eu com coisas em cima do joelho fico sempre com a sensação de imperfeição e depois não gosto do resultado final.

Paulo Bravo Escreveu:
Boas Rui

A gente vai sempre aprendendo de um projecto para o outro, e mesmo quando acabamos o seguinte quase sempre dizemos...podia ter feito de outra maneira isto ou aquilo... enfim é o querermos fazer melhor.
Estou a gostar do teu projecto, realmente também não tenho jeito para estas coisas de electrónica complicada,mas sigo com atenção algumas delas e a tua vou seguir com essas programações e a tua calha de Leds!!!
Força nisso


Paulo obrigado ... é mesmo isso. Mas para cada montagem aprendes sempre qq coisa e cada vez vais tendo menos para fazer melhor.

O que tenho em mente neste é fazer de modo a que não tenha que desmontar se precisar fazer alterações. Dou-te um exemplo tenho filter bags. Se não quiser ter, retiro. Tenho um algae Scrubber, não gosto? desencaixo um tubo e fico com descarga directa e por aí fora ...

Uma coisa que queria implementar e ainda não percebi como (não tenho ideias nenhumas) era a capacidade de retirar duas ou três linhas de água da bomba de retorno.

Agora para os dois ... dou-vos uma dica ... eu não percebo PEVAS de electrónica ou programação ... :)) :)) :))
XIIIIUUUUUUUUUUUUUU. não digam nada a ninguém ....


Armando Fernandes Escreveu:
Boas,
É pena ver um aquário desta envergadura ser desmontado. Mas se for para melhor, porque não? =)
Força com isso.
Cumprimentos,
Armando


Boas Armando. DESTA ENVERGADURA?????? =)) =)) =)) =)) =))

São 240 litros ... e além disso devido à sujidade acumulada na caixa depuradora, na sump e no egg-crate debaixo do areão o controlo de nitratos e fosfatos era quase impossível pelo que eram mais algas que corais ... além disso com o advento dos LEDS e sempre à espera dos LEDS para trocar as t5 as minhas já tinham 1 ano e meio ...

Não fazia sentido continuar. Tinha mesmo que parar e começar de novo como deve de ser. Cada vez mais como defendo a aquariofilia. O mais simples possível.

Além disso é tudo o mesmo. Tirando a MP10 que vendi e troquei por duas Tunze e a RV e o Areão que despachei todo o material, vidros, etc é sempre o mesmo.

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/jul/2012, 16:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Olá!!!!

Envergadura (corais ) :P

Mensagem 03/jul/2012, 16:53

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas outra vez,

Como sabem este aquário será exclusivamente dedicado a Ricordeas Florida.

No entanto gostava de contar com uma única excepção.

Queria um único SPS tipo branch que dominasse (com tempo) a parte superior do aquário.

Querem dar sugestões? Não quero montiporas para não tapar completamente a luz para baixo para as Rics.

Outro conselho que preciso ... Ricordeas em Portugal ... que eu tenha visto até agora esqueçam ...

Para os lojistas ou curiosos ou quem quer que seja, para conseguir aquelas Rics tão especiais o que é que recomendam? Fazer eu uma importação directa?

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/jul/2012, 23:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Agora para os dois ... dou-vos uma dica ... eu não percebo PEVAS de electrónica ou programação ... :)) :)) :))
XIIIIUUUUUUUUUUUUUU. não digam nada a ninguém ....


Malta que não sabe e depois faz destas coisas... devia ser castigada! :ymapplause:
A ver se tens sorte com a obtenção dessas Ricordeas que tanto ambicionas.

Abraço
Pedro Ferre
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 04/jul/2012, 02:06

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :- ,

Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Agora para os dois ... dou-vos uma dica ... eu não percebo PEVAS de electrónica ou programação ... :)) :)) :))
XIIIIUUUUUUUUUUUUUU. não digam nada a ninguém ....


Malta que não sabe e depois faz destas coisas... devia ser castigada! :ymapplause:
A ver se tens sorte com a obtenção dessas Ricordeas que tanto ambicionas.

Abraço
Pedro Ferre



Pedro, o "faz destas coisas" é na prática por tua causa ... tu é que atiçaste a fera com o projecto COADAS!
Além disso é por "threads" como tu colocas com explicações passo a passo e dicas que a malta vai conseguindo estas proezas.

Por falar em proezas, aqui fica mais uma:

O teste de PWM do PCB que soldei ontem mais a programação do Arduino.

Claro que quando liguei tudo ... NADA FUNCIONAVA ...
Nada claro que um mail ao Baltasar (mais uma vez obrigado) não resolvesse dado que em 5 minutos tinha a solução para o problema. Fios mal ligados ...

Apreciem ou não.



Entretanto na calha tenho um led que não acende e tenho contacto entre a fase e o BIS. Já encomendei umas anilhas de nylon (recomendação do João Alves) para aparafusar aquilo como deve de ser. Esperemos que cheguem depressa.


Abraços,
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/jul/2012, 08:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia Rui

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Entretanto na calha tenho um led que não acende e tenho contacto entre a fase e o BIS. Já encomendei umas anilhas de nylon (recomendação do João Alves) para aparafusar aquilo como deve de ser. Esperemos que cheguem depressa.


Obrigado pelas simpáticas palavras. :)
Continuo a insistir na minha... parafusos de nylon não era melhor!?

O JoãoCAlves, viu bem no meu foco o que se passou com um parafuso... mesmo com a mica aplicada entre um driver (DIY do João) e o dissipador (BIS95).
Com o parafuso de nylon deixou de exisitir qualquer passagem de corrente!

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 04/jul/2012, 09:59

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia Rui

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Entretanto na calha tenho um led que não acende e tenho contacto entre a fase e o BIS. Já encomendei umas anilhas de nylon (recomendação do João Alves) para aparafusar aquilo como deve de ser. Esperemos que cheguem depressa.


Obrigado pelas simpáticas palavras. :)
Continuo a insistir na minha... parafusos de nylon não era melhor!?

O JoãoCAlves, viu bem no meu foco o que se passou com um parafuso... mesmo com a mica aplicada entre um driver (DIY do João) e o dissipador (BIS95).
Com o parafuso de nylon deixou de exisitir qualquer passagem de corrente!

Abraço
Pedro Ferrer


Pedro, acho que o problema é que os parafusos de nylon não conseguem apertar com força o LED ao dissipador.

Pelo que me lembro do que o João Alves disse ... era isso.

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/jul/2012, 10:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Rui, e que tal uma formosa verde ou azul para o lugar desse tal sps no topo? Cresce rápido e é muito bonita na minha opinião.

Ou então uma millepora...
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 04/jul/2012, 19:46

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Uma montipora digitata vermelha ou verde? :D
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 05/jul/2012, 12:23

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

César Soares Escreveu:
Rui, e que tal uma formosa verde ou azul para o lugar desse tal sps no topo? Cresce rápido e é muito bonita na minha opinião.

Ou então uma millepora...


Ricardo Pinto Escreveu:
Uma montipora digitata vermelha ou verde?


Boas,

Uma formosa verde (Staghorn) ou uma digitata verde parece-me bem. Qual é a que tem menos requisitos de circulação?

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/jul/2012, 12:28

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Na minha opinião, Montipora deve ser mais fácil de manter. E em termos de iluminação, como vais usar Led's ( certo?),deve ser mais fácil teres boas cores.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 06/jul/2012, 00:39

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Estou a gostar do projecto de "gadget" =))

Também podes adicionar Pociloporas são muito fáceis de manter.
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 07/jul/2012, 11:21

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Ricardo Pinto Escreveu:
Na minha opinião, Montipora deve ser mais fácil de manter. E em termos de iluminação, como vais usar Led's ( certo?),deve ser mais fácil teres boas cores.


Sim Ricardo. LEDS.

Pedro Gomes Escreveu:
Estou a gostar do projecto de "gadget" =))

Também podes adicionar Pociloporas são muito fáceis de manter.


Pociloporas para mim não são branch e quando crescidas não ocupam um aquário inteiro.

Entretanto o projecto de "gadget" (gostei da alcunha) continua. Devagar mas continua.

Ontem foi dia de mais uma coisas. Já noutros tópicos se falou de derivações à saída da bomba de retorno para alimentação futura de reactores e afins.

Uma das minhas divisões da SUMP é completamente independente e é onde quero manter a zona de propagação. A calha de 7x XM-L a 700mA + 6x Blue a 700mA já está pronta e a funcionar. Iria precisar de uma bomba para circulação nessa zona e com este sistema então está resolvido com menos uma bomba. Há testei com a bomba de retorno dentro da banheira e funciona à maneira.
Imagem

Outra coisa foi preparar o Arduino de testes. Para isso precisava de um Screw Shield da AquaLedLight que mandei vir. Finalmente consegui passar disto:
Imagem

Passando por isto:
Imagem

Até chegar ao produto final.
Imagem

Ainda tive tempo também para testar o sensor de nível óptico que adquiri.
em Vazio tenho 5v no fio de controlo:
Imagem

e com nível de água tenho drop de voltagem para 0v no fio de controlo:
Imagem

Tudo a funcionar com sucesso.

Próximos passos, calha electrica que ainda não está nada ligado e começar a montar as calhas de leds ProLight.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/jul/2012, 23:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite Rui

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Ainda tive tempo também para testar o sensor de nível óptico que adquiri.
em Vazio tenho 5v no fio de controlo:
e com nível de água tenho drop de voltagem para 0v no fio de controlo:


Sempre tiveste que usar as resistências que estão descritas no datasheet?
Bem, isso está a andar a 100 à hora! :-bd

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 08/jul/2012, 19:00

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite Rui

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Ainda tive tempo também para testar o sensor de nível óptico que adquiri.
em Vazio tenho 5v no fio de controlo:
e com nível de água tenho drop de voltagem para 0v no fio de controlo:


Sempre tiveste que usar as resistências que estão descritas no datasheet?
Bem, isso está a andar a 100 à hora! :-bd

Abraço
Pedro Ferrer


Sim, tive que usar a resistência de 4.7K de 1/4W. Ainda por cima na Dimofel só vendem em conjunto de 10 pelo que tenho cá várias a mais. Quando quiseres não compres que levas daqui.

A andar a 100 à hora? quem me dera ... não. ainda por cima estive com uma crise de sinusite fortíssima este FDS que tive o tempo todo de cama. Queria ter acabado a calha electrica e não consegui.

Já agora alguém sabe onde arranjar fichas de painel para 16 condutores? Já procurei por todo o lado e não encontro. Tinha pensado em ficha DB9 ou DB25 mas tenho medo que cada pino não aguente com a intensidade de corrente que lá preciso passar.

Alguém tem ideia de qual a intensidade de corrente máxima que cada pino de uma DB9 consegue transportar?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 08/jul/2012, 20:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia Rui

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Entretanto na calha tenho um led que não acende e tenho contacto entre a fase e o BIS. Já encomendei umas anilhas de nylon (recomendação do João Alves) para aparafusar aquilo como deve de ser. Esperemos que cheguem depressa.


Obrigado pelas simpáticas palavras. :)
Continuo a insistir na minha... parafusos de nylon não era melhor!?

O JoãoCAlves, viu bem no meu foco o que se passou com um parafuso... mesmo com a mica aplicada entre um driver (DIY do João) e o dissipador (BIS95).
Com o parafuso de nylon deixou de exisitir qualquer passagem de corrente!

Abraço
Pedro Ferrer


Pedro, acho que o problema é que os parafusos de nylon não conseguem apertar com força o LED ao dissipador.

Pelo que me lembro do que o João Alves disse ... era isso.

Abraço,
Rui



Boas.

De facto, com o Pedro, aconteceu algo de estranho com a anilha isoladora do encapsolamento do fet, mt estranho mesmo.

Mas por exemplo, eu montei os meus drivers com o mesmo esquema e não tive granel, parafuso de metal e o kit para o TO220, sem stresses.

Qt mais aprtado for, melhor dissipa, pq mais massa termica tira do meio, fica só mesmo a eesencial para tapar as falhas do metal, por isso dissipa melhor, há melhor contacto.

Isto é valido para tudo.

No caso dos XM-L, como a cabeça do parafuso ainda é grandita, comeu a protecção do led e meteu o cobre das pistas em contacto com o parafuso. Isto pq apertei mesmo mt. Com a anilha lá posta, ela vai suportar a maior parte da fricção, evitando que a protecção do led seja desgastada pelo parafuso.

Não se esqueçam, qt mais fresco estiver o LED, mais rendimento têm, e mais ele dura! A cree acho que dá as 50000 horas para 125ºc de Tj, mas a 125ºc, acho que já andam abaixo de 75% da capacidade de lumens do led. Não tou a ver o datasheet agora, mas penso que era isto.

Os 100% de output, é para 25ºc de Tj. Isto é praticamente impossivel de se atingir, mas qt mais perto se lá estiver, melhor.
Imagem

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros