Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 17/dez/2012, 10:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 129
Idade: 43
Bom dia

Qual é essa forma de limpar a sump tão rápida é que despejar a mesma até onde a bomba dá é fácil mas o resto normalmente tiro com uma seringa o que demora uma eternidade

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas :D ,

Epá .... Jantares com malta de aquariofilia dá sempre um jeitão ...

Hoje lá fui pôr as mãos à obra com algumas ideias que troquei com o Ricardo Prata (obrigadão) e mais algumas que tinha minhas.

Tirei um dos vidros da SUMP, e limpei-a toda com a técnica do Prata ... Acho que este homem devia escrever um artigo sobre limpeza em aquários de recife. Demorei cerca de 10m e ficou impecável.

Como resultado disso, vou retirar de vez os filter bag e simplificar a manutenção.

Depois posto umas fotos com o coral que trouxe da Maternidade + o que me calhou na troca (que por acaso gostava de ver quem é que o deu para ver a colónia mãe)

Abraços,
Rui

P.S: Ricardo ... acho que mesmo por tua causa vou ter que trocar o nome a este post! :D
O meu Aquário:
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=754

Mensagem 17/dez/2012, 10:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
Boas Rui estou curioso quanto a tirar o vidro da sump vai ficar com quantos?

Explica essa nova tecnica de limpeza @-)

mete umas fotos do teu aqua :)

Abraço

Mensagem 17/dez/2012, 12:00

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Depois meto fotos que só consegui acabar tudo às 4 da manhã.

Mas a sump fica sem quebra bolhas e só com um vidro para marcar a altura de água para o escumador.

A técnica é simplessísima. Tão simples que até chateia.

Derivação na bomba de retorno para um filterbag e uma bomba de 600 litros hora com tubo para o filter bag também ...

Depois é só levantar os sedimentos com a mão e esperar que sejam aspirados e mandados para o saco.

No meu caso como eram só 15 dias de sedimentos foi um instantinho até ficar limpinha.

As más notícias é que o escumador caiu ao chão e não me parece que esteja a escumar como deve de ser. Tenho que o abrir e ver como está o rotor de agulhas e o veio que deve ter partido ... :(( :(( :((

O problema é que o Natal já foi .... raios !!! ~x( ~x( ~x(

Ver se quando estiver em casa consigo pôr fotos.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 17/dez/2012, 13:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 129
Idade: 43
O natal ainda não foi .... =))

Por isso.

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas :D ,

Depois meto fotos que só consegui acabar tudo às 4 da manhã.

Mas a sump fica sem quebra bolhas e só com um vidro para marcar a altura de água para o escumador.

A técnica é simplessísima. Tão simples que até chateia.

Derivação na bomba de retorno para um filterbag e uma bomba de 600 litros hora com tubo para o filter bag também ...

Depois é só levantar os sedimentos com a mão e esperar que sejam aspirados e mandados para o saco.

No meu caso como eram só 15 dias de sedimentos foi um instantinho até ficar limpinha.

As más notícias é que o escumador caiu ao chão e não me parece que esteja a escumar como deve de ser. Tenho que o abrir e ver como está o rotor de agulhas e o veio que deve ter partido ... :(( :(( :((

O problema é que o Natal já foi .... raios !!! ~x( ~x( ~x(

Ver se quando estiver em casa consigo pôr fotos.

Abraços,
Rui
O meu Aquário:
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=754

Mensagem 17/dez/2012, 15:17

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Hugo Figueiredo Escreveu:
Pois é!
Muda lá o título do tópico e mete fotos disso tudo limpinho :D


Epá .... Espera lá até a malta vir do Fragário e depois conversamos.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 17/dez/2012, 15:18

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Jaime Branco Escreveu:
O natal ainda não foi .... =))

Por isso.

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas :D ,

Depois meto fotos que só consegui acabar tudo às 4 da manhã.

Mas a sump fica sem quebra bolhas e só com um vidro para marcar a altura de água para o escumador.

A técnica é simplessísima. Tão simples que até chateia.

Derivação na bomba de retorno para um filterbag e uma bomba de 600 litros hora com tubo para o filter bag também ...

Depois é só levantar os sedimentos com a mão e esperar que sejam aspirados e mandados para o saco.

No meu caso como eram só 15 dias de sedimentos foi um instantinho até ficar limpinha.

As más notícias é que o escumador caiu ao chão e não me parece que esteja a escumar como deve de ser. Tenho que o abrir e ver como está o rotor de agulhas e o veio que deve ter partido ... :(( :(( :((

O problema é que o Natal já foi .... raios !!! ~x( ~x( ~x(

Ver se quando estiver em casa consigo pôr fotos.

Abraços,
Rui


Jaime ...

Já foi já. As prendas já estão todas compradas. A minha foi uma RS5000 DC ... :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 17/dez/2012, 22:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

O jantar não foi muito longe da minha casa...
A minha sump tem apenas 1 vidro... para fazer a altura da coluna de água...

Cá em casa a minha prenda de Natal foi um Lego Technic #9396 e o #8110 vem a caminho =))
Qualquer dia meto-lhes o Arduino :)

Quanto à caixa que mandaste vir? Quando a queres maquinar?

Abraço
Pedro Ferrer
Editado pela última vez por Pedro Ferrer em 18/dez/2012, 00:55, num total de 2 vezes.
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 17/dez/2012, 23:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 129
Idade: 43
Este foi a minha prenda em 2008 http://www.amazon.co.uk/LEGO-Technic-82 ... B0014R1B3I
=))
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite

O jantar não foi muito longe da minha casa...
A minha sump tem apenas 1 vidro... para fazer a altura da coluna de água...

Cá em casa a minha prenda de Natal foi um Lego Technic #9396#9396 e o #8110 vem a caminho =))
Qualquer dia meto-lhes o Arduino :)

Quanto à caixa que mandaste vir? Quando a queres maquinar?

Abraço
Pedro Ferrer
O meu Aquário:
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=754

Mensagem 18/dez/2012, 12:01

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite

O jantar não foi muito longe da minha casa...
A minha sump tem apenas 1 vidro... para fazer a altura da coluna de água...

Cá em casa a minha prenda de Natal foi um Lego Technic #9396 e o #8110 vem a caminho =))
Qualquer dia meto-lhes o Arduino :)

Quanto à caixa que mandaste vir? Quando a queres maquinar?

Abraço
Pedro Ferrer



Jaime Branco Escreveu:
Este foi a minha prenda em 2008 http://www.amazon.co.uk/LEGO-Technic-82 ... B0014R1B3I
=))
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite

O jantar não foi muito longe da minha casa...
A minha sump tem apenas 1 vidro... para fazer a altura da coluna de água...

Cá em casa a minha prenda de Natal foi um Lego Technic #9396#9396 e o #8110 vem a caminho =))
Qualquer dia meto-lhes o Arduino :)

Quanto à caixa que mandaste vir? Quando a queres maquinar?

Abraço
Pedro Ferrer


Boas pessoal ... Muito fixe mas não consigo perceber onde é que se metem os peixes e os corais ... :D

Pedro ... Nem me digas nada. Ainda não tenho a caixas que os gajos da servelec parece que não querem vender. Dizem agora que só na quarta. Encomendei no dia 30 de outubro.

fizeste falta no jantar. O que é que se passou?

Hugo figueiredo. Vamos lá abrir as hostilidades .... :D .... 50/52db o meu aquário as 4 da manhã.

Abraços,
Rui

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/dez/2012, 14:26

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Hugo figueiredo. Vamos lá abrir as hostilidades .... .... 50/52db o meu aquário as 4 da manhã.

Não queres abrir um tópico para o efeito?

Indicando a aplicação a usar no iphone e no Samsung para todos usarem a mesma escala (mesmo que não seja a mais correta).

Para iphone tirei o Soundmeter que ocupa pouquinho! Foi aquele que te mostrei no jantar!

Mensagem 20/dez/2012, 20:26

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Hugo Figueiredo Escreveu:
Hugo figueiredo. Vamos lá abrir as hostilidades .... .... 50/52db o meu aquário as 4 da manhã.

Não queres abrir um tópico para o efeito?

Indicando a aplicação a usar no iphone e no Samsung para todos usarem a mesma escala (mesmo que não seja a mais correta).

Para iphone tirei o Soundmeter que ocupa pouquinho! Foi aquele que te mostrei no jantar!


Hugo, eu também saquei o Soundmeter mas para Android.
Aliás por tua sugestão colocamos os telefones lado a lado e as medições eram mais ou menos iguais.

Vou ver se consigo substituir hoje a bomba e medir de novo para ver se é melhor ou pior.

Entretanto algumas novidades. Como disse retirei um dos vidros. Podem ver como é que ficou.
Imagem

Infelizmente com as mexidas a "caixa" que tinha com a siporax partiu e as argolas misturam-se todas. Optei por retirar mesmo e colocar numa meia. Logo se vê como é que se comporta pelo caminho.

A bomba de retorno aqui ainda é a antiga que não vou vender. Gosto dela, é económica e servirá como backup caso a RS5000 falhe.

Entretanto recebi também a RS5000. Obrigado Carlos.
Imagem

Imagem

Imagem

Primeiras impressões ... Os acabamentos da bomba não são nada de especial. O autocolante com o desenho dos botões no controlador mal colado e cortado dando um aspecto mau.

Os pés da bomba também estava à espera de uma coisa mais tipo Red Dragon. A bomba é grande e a protecção do intake é enorme e vê-se que é adaptada e não desenhada para a bomba.

Agora mau mesmo é o tamanho da fonte de alimentação. Xiça ... nem o meu portátil que é uma Workstation tem uma fonte tão grande.

Trás várias peças de adaptação para a tubagem que é óptimo e tudo isto será completamente irrelevante se a bomba tiver as mesmas prestações que toda a gente advoga nas reviews.

Vou tentar montar a bomba hoje e comparar consumos electricos às várias velocidades.

Com isto comprei várias derivações e torneiras para implementar o sistema de "limpeza de sump" do método de limpeza Prata ... :D :D :D

Passando para o método da automatização já está implementado o termómetro e a ligação de ventoínhas/aquecedores.
E enquanto não estão disponíveis as caixas da Velleman ... vou-me entretendo com outras coisas:

Fonte de alimentação de 12V para substituir a fonte de PC que é muito grande.
Imagem

Imagem

Conversor DC/DC 12-5V
Imagem

E tudo montado preparado para meter dentro das caixas.
Imagem

5V certinhos à saída do conversor e 12V certinhos à saída da fonte.

Entretanto vou precisar de meter o sistema de balling a funcionar rapidamente pelo que já mandei vir dois UL2003A para controlar por PWM as bombas.

Agora segundo percebi (Obrigado Fernando Garcia) para a calibração da quantidade de líquido posso meter 12V na bomba medir a quantidade de líquido em 60s e numa regra de 3 simples tenho o valor por segundo ou então posso variar o valor de PWM em que 0 = 0ml e 12V = 60ml por segundo. Na mesma com uma regra de 3 simples consigo por valor de PWM uma dosagem de 3ml por segundo ...

Qual será o melhor método?

Deixo-vos entretanto uma foto geral tirada muito à pressa. Só tenho 3 calhas ligadas ainda. As algas estão só na RV e estão controladas pelos peixitos.

Imagem

Já agora por falar em peixes, quero meter mais 5 Anthias (um macho e 4 fêmeas) e gostava de colocar também um Siganus magnificus. O que acham?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 21/dez/2012, 01:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 39
Localização: São Paulo, Brasil
Agora segundo percebi (Obrigado Fernando Garcia) para a calibração da quantidade de líquido posso meter 12V na bomba medir a quantidade de líquido em 60s e numa regra de 3 simples tenho o valor por segundo ou então posso variar o valor de PWM em que 0 = 0ml e 12V = 60ml por segundo. Na mesma com uma regra de 3 simples consigo por valor de PWM uma dosagem de 3ml por segundo ...


Olá!

Só uma correção.

A vazão máxima da bomba segundo o fabricante é 60 ml / minuto mas, na realidade a vazão é cerca de 40 ml / minuto.

Vai ligar esta bomba no Arduino?

Dá para fazer um modo noturno assim diminui o ruído ainda mais durante a noite.

Aqui tenho duas Quiet Onde 4000 uma delas faz mais barulho que um trator.

E a outra quase não se ouve.

Como as bombas são externas estou pensando em revestí-las com espuma de poliuretano.

Abraço.
Conheça uma nova opção Open Source para controlar seu aquário.

www.ferduino.com

Mensagem 21/dez/2012, 01:50

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :(( ,

Fernando Garcia Escreveu:

Olá!

Só uma correção.

A vazão máxima da bomba segundo o fabricante é 60 ml / minuto mas, na realidade a vazão é cerca de 40 ml / minuto.

Vai ligar esta bomba no Arduino?

Dá para fazer um modo noturno assim diminui o ruído ainda mais durante a noite.

Aqui tenho duas Quiet Onde 4000 uma delas faz mais barulho que um trator.

E a outra quase não se ouve.

Como as bombas são externas estou pensando em revestí-las com espuma de poliuretano.

Abraço.


Obrigado Fernando. Acho que o que vou fazer é PWM mais baixo para a bomba andar mais devagar e não se ouvir.
As minhas por acaso são silenciosas.

Agora a completa desilusão é a RS5000 ... Aquilo sim é que faz mais barulho que um trator. Ainda faz mais barulho que a minha Vortech,

Estou mesmo muita triste ... :(( :(( :((

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 21/dez/2012, 10:00

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Agora a completa desilusão é a RS5000 ... Aquilo sim é que faz mais barulho que um trator. Ainda faz mais barulho que a minha Vortech,

Estou mesmo muita triste ...

Pois... Falámos sobre isto no jantar!

Quanto se tem um sistema praticamente sem barulho, como o teu, uma bomba que façao o mínimo de ruído estraga tudo!

Por isso também tenho receio de me desfazer da minha OR3500 com mais de uma década, que continua a não me deixar ficar mal (nunca teve o mínimo problema que fosse) e faz um ruído perfeitamente aceitável!

Quanto ao siganus, é uma espécie que adoro (todos eles) o problema é gostarem muito de mordiscar o que não devem! :ymdevil:

Mensagem 21/dez/2012, 10:32

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas :(( ,


Agora a completa desilusão é a RS5000 ... Aquilo sim é que faz mais barulho que um trator. Ainda faz mais barulho que a minha Vortech,

Estou mesmo muita triste ... :(( :(( :((

Abraços,
Rui


Olá Rui,

Saca uma foto do rotor para se verificar se é igual a DC-5000 (minha bomba)!
porque parecem ser muito parecidas.... :D (so que a minha DC-5000 não faz assim tanto barulho como falas) :D :D

Abraço
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 21/dez/2012, 20:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Rui,

Oxalá a bomba seja apenas ruidosa no período de "burn in", que é cerca de uma a duas semanas iniciais. A minha Tunze Silence também parecia um motor a trabalhar e passado umas semanas realmente silenciosa. ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 21/dez/2012, 23:46

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :( ,

Hugo Figueiredo Escreveu:
Pois... Falámos sobre isto no jantar!

Quanto se tem um sistema praticamente sem barulho, como o teu, uma bomba que façao o mínimo de ruído estraga tudo!

Por isso também tenho receio de me desfazer da minha OR3500 com mais de uma década, que continua a não me deixar ficar mal (nunca teve o mínimo problema que fosse) e faz um ruído perfeitamente aceitável!

Quanto ao siganus, é uma espécie que adoro (todos eles) o problema é gostarem muito de mordiscar o que não devem! :ymdevil:


Podes crer ... Esta noite nem dormi.
Já está montada de novo a Sicce Sincra Silent. Fiz uma gravação das duas para ficar como recordação !!!

Quanto ao Siganus é lindo ... Ver se consigo arranjar um. Já pedi ao Luís da Aquahobby. Vamos ver quanto tempo demora a aparecer um especime porreiro.

Ricardo Prata Escreveu:
Olá Rui,

Saca uma foto do rotor para se verificar se é igual a DC-5000 (minha bomba)!
porque parecem ser muito parecidas.... :D (so que a minha DC-5000 não faz assim tanto barulho como falas) :D :D

Abraço


Epá ... aquilo não trazia manual sequer. Tenho que olhar para ela para perceber como é que se abre. Mas o rotos parece amarelado. Ver se consigo fazer isso.

No entanto segundo a ReefSet só alteraram as configurações electrónicas.

Já falei com o Carlos Mota. Ele diz que é impossível a bomba fazer mais barulho que a Sincra e poderá estar avariada. Agora no Natal ou então no dia 5 quando formos lá acima levo a bomba e testa-se. Se estiver avariada ele troca por outra ... ^:)^ ^:)^ ^:)^ Ganda Carlos ... Obrigado.

Artur Fonseca Escreveu:
Boas Rui,

Oxalá a bomba seja apenas ruidosa no período de "burn in", que é cerca de uma a duas semanas iniciais. A minha Tunze Silence também parecia um motor a trabalhar e passado umas semanas realmente silenciosa. ;)


Pois. Vou comparar primeiro com outra bomba e ver se não é mesmo defeito desta. Pode acontecer. "Limões" calham a todos. Mas a mim é que já é um exagero ... Irra devo ter demasiada electricidade estática que nada funciona como deve de ser à primeira.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 22/dez/2012, 02:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 41
Idade:
Boa noite,

Lamentamos que esteja a ter esses problemas com a bomba, temos certeza absoluta que algo de errado se passa.

Como diz o seu lojista Carlos Mota do Fragário do Norte, é impossível este tipo de bombas fazer mais ruído que uma Sicce Syncra, garantimos que a diferença é como de agua para vinho!!! E isto porquê, porque para alem de outros testes, comparamos estas bombas com as Sicce Syncra.

Mais, temos um aquário com uma bomba de retorno Sicce Syncra Silent 3.5 e ao lado uma bomba RS a funcionar num escumador em uma sump ao ar livre, sem qualquer tipo de móvel ou protecção á volta, garanto-lhe, desligo o sistema todo e deixo apenas o escumador e a 1 metro de distancia não se ouve a bomba RS do escumador.

Com móvel fechado, encaixes de borracha entre tubagem de pvc, não deve praticamente ou nem sequer ouvir a bomba.

Seria bom, para despiste colocar algumas fotos da bomba e da forma como está montada.

Quanto ao manual, tem razão, não foi enviado, atraso na impressão impossibilitou nas primeiras bombas incluir um pequeno manual, para indicar como fazer a desmontagem da bomba.

Perdoe a franqueza, mas, pelo que vejo aqui no seu tópico, noto que eventualmente é uma pessoa com formação superior e com aptidões técnicas avançadas a nível de engenharia. E abrir a bomba para retirar o rotor é tão simples!!!

Para abrir a bomba, basta desapertar 4 parafusos atrás da câmara hidráulica e retirar a mesma, o rotor sai muito facilmente puxando ligeiramente a turbina para fora, a montagem é feita de forma inversa á desmontagem, muito prática e fácil, sem roscas sem complicações, basta colocar o o´ring novamente e aparafusar a câmara hidráulica. O veio é de cerâmica e tem 9,5 mm de diâmetro, não é frágil.

Fala que fez uma gravação, partilhe essa gravação aqui, vai ajudar a perceber o que pode estar errado.

Independentemente de todo o resto, a bomba tem 2 anos de garantia, como tal será substituída sem qualquer problema pelo seu lojista caso esteja com defeito de fabrico.

P.S. Nenhuma parte destas bombas, foi adaptada! Tudo foi feito em conjunto, todas as peças e partes foram pensadas para estas bombas.


A ReefSET, Lda.

Mensagem 22/dez/2012, 02:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 41
Idade:
Ricardo Prata Escreveu:

Olá Rui,

Saca uma foto do rotor para se verificar se é igual a DC-5000 (minha bomba)!
porque parecem ser muito parecidas.... :D (so que a minha DC-5000 não faz assim tanto barulho como falas) :D :D

Abraço



As bombas RS 3000, RS 5000 e RS 10000 da ReefSET são fabricadas pela mesma fábrica que produz as DC-5000 e as ATB airstar DC.

Todas com as mesmas especificações técnicas; motores, rotores, tudo é igual. Como já mencionado, apenas o controlador teve alterações que não afectam em nada o desempenho da bomba apenas permite maior eficiência energética.

A ReefSET, Lda.

Mensagem 22/dez/2012, 03:45

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

ReefSET, Lda. Escreveu:
Boa noite,

Lamentamos que esteja a ter esses problemas com a bomba, temos certeza absoluta que algo de errado se passa.

Como diz o seu lojista Carlos Mota do Fragário do Norte, é impossível este tipo de bombas fazer mais ruído que uma Sicce Syncra, garantimos que a diferença é como de agua para vinho!!! E isto porquê, porque para alem de outros testes, comparamos estas bombas com as Sicce Syncra.

Mais, temos um aquário com uma bomba de retorno Sicce Syncra Silent 3.5 e ao lado uma bomba RS a funcionar num escumador em uma sump ao ar livre, sem qualquer tipo de móvel ou protecção á volta, garanto-lhe, desligo o sistema todo e deixo apenas o escumador e a 1 metro de distancia não se ouve a bomba RS do escumador.

Com móvel fechado, encaixes de borracha entre tubagem de pvc, não deve praticamente ou nem sequer ouvir a bomba.

Seria bom, para despiste colocar algumas fotos da bomba e da forma como está montada.

Quanto ao manual, tem razão, não foi enviado, atraso na impressão impossibilitou nas primeiras bombas incluir um pequeno manual, para indicar como fazer a desmontagem da bomba.

Perdoe a franqueza, mas, pelo que vejo aqui no seu tópico, noto que eventualmente é uma pessoa com formação superior e com aptidões técnicas avançadas a nível de engenharia. E abrir a bomba para retirar o rotor é tão simples!!!

Para abrir a bomba, basta desapertar 4 parafusos atrás da câmara hidráulica e retirar a mesma, o rotor sai muito facilmente puxando ligeiramente a turbina para fora, a montagem é feita de forma inversa á desmontagem, muito prática e fácil, sem roscas sem complicações, basta colocar o o´ring novamente e aparafusar a câmara hidráulica. O veio é de cerâmica e tem 9,5 mm de diâmetro, não é frágil.

Fala que fez uma gravação, partilhe essa gravação aqui, vai ajudar a perceber o que pode estar errado.

Independentemente de todo o resto, a bomba tem 2 anos de garantia, como tal será substituída sem qualquer problema pelo seu lojista caso esteja com defeito de fabrico.

P.S. Nenhuma parte destas bombas, foi adaptada! Tudo foi feito em conjunto, todas as peças e partes foram pensadas para estas bombas.


A ReefSET, Lda.


:D Acho engraçado este tipo de posts.
Obrigado pelas vossas palavras. Fico bastante mais descansado ter esse vosso relato sobre o silencio. Sinceramente quando comprei a bomba era exactamente isso que estava à espera.
Assim sendo fico mais convencido que se trata mesmo de um defeito. Coisas que acontecem e que de todo levarei a mal.

Só que a desilusão não ma tiram mas não me interpretem mal. Não estou a dizer mal da bomba. Mas como é natural e de certo compreendem, fiquei desiludido. Espero ficar agradado após verificar o que se passa. Tenho a certeza que chegaremos a bom porto e com a ajuda do Carlos Mota ainda mais.

Quanto à engenharia ... sim e não ... acho que ainda me faltam duas cadeiras para acabar o curso :p mas sim, a minha formação foi engenharia ... Mais uma vez não me interpretem mal mas o que quis dizer foi que ainda não tinha tido tempo para olhar para a bomba e ver como se desmonta. Nem tenho por hábito ler manuais, mas é sempre a primeira coisa que folheio antes de montar. Se o tivesse feito, mesmo sem ainda ter tido muito tempo para olhar para a bomba, já a saberia abrir. Só isso.

Ainda tenho que perceber como que raio é que converto o formato de gravação de som do telemóvel para qualquer coisa audível no PC.

Tenho a certeza que será tão simples como abrir a Reef Set 5000 ... ;)

A bomba está pousada na SUMP ligada por mangueira castanha da JBL com o adaptador mais pequeno pois a minha tubagem é de 25mm.

Agora fora de brincadeiras. Quero mesmo chegar a bom porto com isto pois a peça que se segue será o escumador e estou muito interessado no vosso mais pequeno com a RS 3000. Mais uma vez para além da sua eficiencia para a litragem que tenho a minha principal preocupação é o barulho e o consumo.

Quer da bomba de retorno, quer do escumador, a eficiência e os consumos já me conquistaram. O barulho tenho a certeza que é uma questão de tempo.

E se assim o fizerem ... o escumador é o seguinte.

Abraços e bem hajam ...
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros