Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 09/jan/2013, 16:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

Depositos de 5 L vais ao modelo e compras garrafões de água destilada , baratos e bons ....

Quanto aos valores vou dar a minha opinião , mas vale o que vale, como todos , acho que os valores são sempre relativos ...

KH - 7? - 7.7
Ca - 400? - 430
Mg - 1350? 1290-1300

Just My 2 Cents ...

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 09/jan/2013, 16:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Rui,

Quanto aos depósitos, penso que 5 litros estará bem para o Mg e o Ca, mas se tiveres espaço, talvez maior (10l ??) para o Kh.

Tal como O Paulo referiu, o Continente/Modelo tem uns de 5 litros de água destilada destinada a automóveis que são grossos e muito resistentes (o depósito do Ca aquece bastante durante a preparação e o do Kh convém levar água de osmose aquecida para facilitar a dissolução); convém teres um ou mais depósitos para fazeres a preparação, para não teres que desferrar as bombas cada vez que fazes um lote novo.

Para teres uma ideia e embora o meu aquário seja maior e eu tenha muitos corais, os meus consumos são aproximadamente:
Kh - 300 ml/dia, Ca - 50 ml/dia e Mg - 45 ml/dia.

Normalmente preparo lotes de 2,5 litros para o Ca e o Mg e de 5 litros para o Kh.

Quanto a valores, procuro manter : Kh - entre 7 e 8, Ca - entre 400 e 430 e Mg - entre 1300 e 1350.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 09/jan/2013, 17:02

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Ora bem...
Não é meu habito meter o nariz em poça alheia mas cá vai o meu palpite:

Nunca medi o ph no meu aqua...se isto é muito importante...vital até...então o meu aquário deveria estar mesmo mal!

Agora kh, Ca e Mg isso sim não é para brincadeiras!

No inicio do meu anterior aquario fazia o Balling Light (com a adição dos elementos traço directamente nos bidões). Deixei de fazer o Light porque não achei seguro apesar de ser mais simples de usar. Eu explico:
Se por algum motivo for doseado algum das soluções em excesso por erro nosso ou para compensar algum desiquilibrio (por exemplo o magnesio) também o iodo vai ser adicionado em excesso o que vai causar graves problemas no sistema pois os corais têm tolerâncias muito pequenas ao excesso do Iodo, muito pior do que fosse apenas o Mg em excesso.
Sendo assim prefiro dosear os elementos manualmente só em caso de necessidade e com muito cuidado.
Tem atenção porque os elementos pois só devem ser doseados se os consumos dos mesmos se justificarem!
Se o sistema tiver poucos corais ou se forem pequenos as TPAs regulares podem ser suficientes para repor os valores correctos.

Outra nota

Existe uma sequência que deve ser seguida na dosagem das soluções:
(não sei onde encontrei esta indicação mas vi em algum lado e segui esta sequência com bons resultados)

1º Mg

5 minutos de intervalo

2º Ca

5 minutos de intervalo

3º kh

Este pdf explica tudo bastante bem

http://static.faunamarin.de/manuals/man ... de_eng.pdf


Espero que ajude.

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 09/jan/2013, 17:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Pedro N Torres Escreveu:
Ora bem...
Não é meu habito meter o nariz em poça alheia mas cá vai o meu palpite:

Nunca medi o ph no meu aqua...se isto é muito importante...vital até...então o meu aquário deveria estar mesmo mal!

Agora kh, Ca e Mg isso sim não é para brincadeiras!

Abraço


Com tinhas os niveis de de Kh sempre certinhos, à partida não tinhas grandes oscilações de ph, eu monitorizo o ph para saber se existe algum possivel desiquilibrio ao nivel do Kh.

Mensagem 09/jan/2013, 17:17

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro N Torres Escreveu:
Ora bem...
Não é meu habito meter o nariz em poça alheia mas cá vai o meu palpite:

Nunca medi o ph no meu aqua...se isto é muito importante...vital até...então o meu aquário deveria estar mesmo mal!

Agora kh, Ca e Mg isso sim não é para brincadeiras!

No inicio do meu anterior aquario fazia o Balling Light (com a adição dos elementos traço directamente nos bidões). Deixei de fazer o Light porque não achei seguro apesar de ser mais simples de usar. Eu explico:
Se por algum motivo for doseado algum das soluções em excesso por erro nosso ou para compensar algum desiquilibrio (por exemplo o magnesio) também o iodo vai ser adicionado em excesso o que vai causar graves problemas no sistema pois os corais têm tolerâncias muito pequenas ao excesso do Iodo, muito pior do que fosse apenas o Mg em excesso.
Sendo assim prefiro dosear os elementos manualmente só em caso de necessidade e com muito cuidado.
Tem atenção porque os elementos pois só devem ser doseados se os consumos dos mesmos se justificarem!
Se o sistema tiver poucos corais ou se forem pequenos as TPAs regulares podem ser suficientes para repor os valores correctos.

Outra nota

Existe uma sequência que deve ser seguida na dosagem das soluções:
(não sei onde encontrei esta indicação mas vi em algum lado e segui esta sequência com bons resultados)

1º Mg

5 minutos de intervalo

2º Ca

5 minutos de intervalo

3º kh

Este pdf explica tudo bastante bem

http://static.faunamarin.de/manuals/man ... de_eng.pdf


Espero que ajude.

Abraço



Boas,

Claro que ajuda. Todas as ideias são bem vindas.
Com o que tenho dentro do aquário não me parece que tenha muito consumo seja do que fôr pelo que o doseamento deverá ser muito, muito pouco.

Além disso como já referi, só manual e para complementar as TPA.

As TPA semanais vão continuar.

Se se mantiver aquilo que estou a ver em termos de consumos inicialmente só terei que dosear um pouco para subir o Cálcio para os 400mg/L. o KH até está estável e o Magnésio um pouco alto.

Mas como doseas então os elementos traço? se é que doseas claro está!

E sim, esse é o manual por onde me estou a guiar.

Abraços e obrigado a todos pelas vossas participações!
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/jan/2013, 17:18

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Já agora a pergunta a seguir.

E relativamente à coloração dos corais?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/jan/2013, 17:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Já agora a pergunta a seguir.

E relativamente à coloração dos corais?

Abraços,
Rui


Cores é jogares com os nutrientes...mas isso já são outros quinhentos!!

Mensagem 09/jan/2013, 17:32

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Já agora a pergunta a seguir.

E relativamente à coloração dos corais?

Abraços,
Rui

Ui, já vais aí?

Eu primeiro quero controlar os parâmetros, depois logo lhes dou cor mais tarde!!!

Mensagem 09/jan/2013, 17:34

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Já agora a pergunta a seguir.

E relativamente à coloração dos corais?

Abraços,
Rui

Ui, já vais aí?

Eu primeiro quero controlar os parâmetros, depois logo lhes dou cor mais tarde!!!



Epá ...

Não. Não vou aí ...
Nada mesmo. Só não quero é perder o que tenho. Não os quero começar a pintar já !!! :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/jan/2013, 18:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Rui,

Penso que tu e o Pedro têm razão quando dizem que um aquário no inicio e com poucos consumos não se justifica de imediato ao uso do balling e que com TPAs, normalmente se resolve os problemas.

De qualquer modo, eu apesar de usar diariamente o balling ligth, quando tenho desequilibrios, não corrijo os parâmetros através das soluções do balling light, mas sim adicionando os elementos em falta directamente ao aquário, em duas ou três vezes e conforme a seguinte tabela:

http://reef.diesyst.com/flashcalc/flashcalc.html


Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 09/jan/2013, 18:50

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
César Silvério Escreveu:
Rui,

Penso que tu e o Pedro têm razão quando dizem que um aquário no inicio e com poucos consumos não se justifica de imediato ao uso do balling e que com TPAs, normalmente se resolve os problemas.

De qualquer modo, eu apesar de usar diariamente o balling ligth, quando tenho desequilibrios, não corrijo os parâmetros através das soluções do balling light, mas sim adicionando os elementos em falta directamente ao aquário, em duas ou três vezes e conforme a seguinte tabela:

http://reef.diesyst.com/flashcalc/flashcalc.html


Abraço



Boas César,

Concordo contigo e com o Pedro, mas também concordo com Ricardo Prata. Mesmo que seja nada ou só um mililitro por semana vou-me habituando ao método.

Mas bom ponto. Se tiver algum desiquilibrio é uma excelente sugestão para não correr o risco de sobre dosar elementos traço.

No entanto com as TPAs certinhas parece-me que não deverei ter esses desiquilibrios!

E estou já a estudar a maneira de começar a fazer TPA com água do mar tb.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/jan/2013, 18:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde Rui

Eu colocaria em prática as TPA's diárias... com o que tens no aqua...
Eu faria 25/7= ~3.5L/dia e nada de Balling por agora...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 09/jan/2013, 19:55

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde Rui

Eu colocaria em prática as TPA's diárias... com o que tens no aqua...
Eu faria 25/7= ~3.5L/dia e nada de Balling por agora...

Abraço
Pedro Ferrer


Pedro, tudo bem?
Fogo ... larga mas é o Lego e anda para aqui ... Andas desaparecido.

Não vou fazer TPA automática. Vou fazer TPA automatizada mas não automática o que vai implicar intervenção manual para aspiração e limpeza.

Prefiro assim. Fica no meu controlo.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/jan/2013, 20:46

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Isto tudo tem andado a tirar-me o sono e com isso esqueci-me de uma alteração importante.


A minha mãe sempre me disse para ter cuidado e não andar com más companhias ....

Vinhamos na viagem para baixo falando de peixes e preços de peixes e pronto ...

Adivinha lá o que é que entrou no dia seguinte no aquário Marco?

Um Stigmatura e um Midas. Lindos ... e dão uma vida porreira ao aquário. Mais quatro/cinco Anthias e fecho a loja.

O Stigmatura é um pouco mais reservado e só hoje se começa a aventurar. O Midas já anda pela frente toda do aquário sempre à procura de comida!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 10/jan/2013, 12:28

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Belos peixes Rui !!

espero que corra tudo bem com eles... vais adorar, tem um comportamento espetacular! :D

Mensagem 10/jan/2013, 12:31

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Só não acho nada bem, não teres feito quarentena... [-x

Mensagem 10/jan/2013, 12:50

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Marco Madeira Escreveu:
Belos peixes Rui !!

espero que corra tudo bem com eles... vais adorar, tem um comportamento espetacular! :D


É verdade Marco. São mesmo lindos ... e já andam os dois cá por fora ... A turbinária é que não está a gostar muito de ter o Stigmatura constantemente em cima.

Hugo Figueiredo Escreveu:
Só não acho nada bem, não teres feito quarentena... [-x


Já calculava que disseses isso. Estava à espera e tens toda a razão. Mas de peixes é só mesmo mais 4 ou 5 Anthias e fechei a loja. Está tudo gordo e a comer e sem pinta de Crypto mesmo com todos os stresses que tem sofrido.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 10/jan/2013, 13:01

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Sim, é verdade que não tens peixes suscetíveis de crypto, mas ainda assim eu acho que a quarentena tem outra grande vantagem:

Engordar os peixes!!!
O meu louriculus engordou bastante na quarentena e agora anda só a bicar na rocha porque chega-lhe muito pouca comida, já que o leucosternon devora tudo antes de chegar a ele!!!

Quando há muitos peixes no aquário (e eu nem tenho muitos) por vezes podemos colocar até comida a mais mas ela não chegar a todos os peixes...

Tere este género de peixes na quarentena durante umas semanas faz com que fiquem bem alimentados e não sintam tanto stress quan do entram no aquário e não conseguem comida...

Diz o gajo que só começou agora a aprender o que é quarentena e não percebe muito disto. :D

Mensagem 10/jan/2013, 13:07

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Sim, é verdade que não tens peixes suscetíveis de crypto, mas ainda assim eu acho que a quarentena tem outra grande vantagem:

Engordar os peixes!!!
O meu louriculus engordou bastante na quarentena e agora anda só a bicar na rocha porque chega-lhe muito pouca comida, já que o leucosternon devora tudo antes de chegar a ele!!!

Quando há muitos peixes no aquário (e eu nem tenho muitos) por vezes podemos colocar até comida a mais mas ela não chegar a todos os peixes...

Tere este género de peixes na quarentena durante umas semanas faz com que fiquem bem alimentados e não sintam tanto stress quan do entram no aquário e não conseguem comida...

Diz o gajo que só começou agora a aprender o que é quarentena e não percebe muito disto. :D



Não te preocupes que percebes muito mais que muitos ...

Sei disso, mas estes estão activos e a comer muito! E chega para todos porque como trabalho em casa alimento pouco de cada vez mas 4 a 5 vezes ao dia! O que também será vantajoso para as Anthias.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 10/jan/2013, 15:04

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
A turbinaria depois acostuma-se não te stresses...

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros