Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 11/jan/2013, 00:47

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Boa sorte com os Peixes!

Excelentes escolhas!

Boa sorte!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 11/jan/2013, 02:13

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Hoje decidi fazer mais uma TPA ... dois dias depois da última. Só que em vez de fazer de 25l fiz de 50l em 2x 25l.

Os primeiros 25l com sal da TMC e os restantes 25 com sal da ATI.

Lembro que a TPA anterior foi à dois dias atrás.

Antes de iniciar a primeira TPA:

Densidade: 1.023
Temperatura: 25º
KH - 6 dKH
pH - 7.8
NH4 - Amónia - <0.25 mg/L
NO3 - Nitratos - 0.5 mg/L
PO4 - Fosfatos - 0 ppm
Ca - Cálcio - 370 ppm
MG - Magnésio - 1500 ppm

Após a última TPA:

Densidade: 1.025
Temperatura: 25º
KH - 8 dKH (acho que do sal da ATI)
Ca - Cálcio - 400 ppm
MG - Magnésio - 1500 ppm


Aquilo que consigo perceber é que tenho consumo de 1dKH a cada dois dias e de 20ppm de cálcio a cada dois dias. Magnésio ainda não consegui perceber. Vamos ver daqui por dois dias.

Agora com isto tudo não percebo o porquê de todos os corais estarem com os pólipos retraídos ou muito pouco saídos.

Não me parece que tenha nutrientes por aí além ... Alguém tem alguma sugestão sobre o que é que se estará a passar?

pH está a subir ligeiramente (acho que devido à redução do fluxo e da quantidade de NP biopellets)

A densidade estou eu a corrigir lentamente pois tive uma entrada demasiado grande de água de osmose à 2 dias atrás que me mandou a densidade para os 1.020

O boom de bactérias parece ter sumido pois a água está super cristalina

E os nitratos ainda não desceram a zero pois como tive que lavar as biopellets por causa daquela "nata" acho que ainda não voltaram a fazer efeito.

Sugestões?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 11/jan/2013, 02:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ....

Esses valores estão bons, apesar de essas mudanças de kh rapidas mao fazerem muito bem ao sistema, mas penso que a pior é mesmo a salinidade , baixar para 1.020 não é mada bom, e pode vir dai a retração dos polipos dos corais ...

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 11/jan/2013, 09:57

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Paulooliveira Escreveu:
Boas ....

Esses valores estão bons, apesar de essas mudanças de kh rapidas mao fazerem muito bem ao sistema, mas penso que a pior é mesmo a salinidade , baixar para 1.020 não é mada bom, e pode vir dai a retração dos polipos dos corais ...

Abraço


Boas Paulo,

A salinidade já está reposta a 1.025 e assim continuará.
Só que feito parvo estava a fazer água para uma TPA, tirei o tubo e pus para dentro da SUMP e esqueci-me completamente de desligar a osmose e como não estava ligado ao Arduíno ...

Não vai voltar a acontecer.

Quando ao KH, pois ... essa é uma das razões para querer começar com Balling e nisso dou razão ao Ricardo Prata.

Não posso ter essas variações de KH mas também não posso estar a fazer TPA de 2 em 2 dias só para corrigir isso. Podia começar a dosear Kalk mas sinceramente nunca gostei muito.

Espero começar a perceber rapidamente quais são os consumos que tenho no aquário, mesmo só com seis "pinocos" para poder começar balling. Mas só manualmente. Não vou meter Arduíno nem bombas doseadoras nesta fase.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 11/jan/2013, 10:15

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Rui,

Aumenta um pouco mais a circulação de agua a superfície do aquário, o PH irá subir, porque a oxigenação/trocas gasosas vão se dar bem melhor.!
Quanto os corais estarem um pouco com os pólipos retraidos é normal, porque os corais ainda estao a passar por um periodo de adaptação....vai estando atento !!

faz testes com o maximo cuidado e precisão daqui a 3 dias e coloca aqui o resultado, fazer testes depois das TPAs consegue-se adulterar os resultados facil, facil!...., deixa pelo menos 3 a 4 dias, so depois é que fazes testes...principalmente quando é agua salinada!!
em que a concentração de sais é um pouco diferente!!

- minha opinião!!
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 11/jan/2013, 20:08

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :( ,

Ricardo Prata Escreveu:
Rui,

Aumenta um pouco mais a circulação de agua a superfície do aquário, o PH irá subir, porque a oxigenação/trocas gasosas vão se dar bem melhor.!
Quanto os corais estarem um pouco com os pólipos retraidos é normal, porque os corais ainda estao a passar por um periodo de adaptação....vai estando atento !!

faz testes com o maximo cuidado e precisão daqui a 3 dias e coloca aqui o resultado, fazer testes depois das TPAs consegue-se adulterar os resultados facil, facil!...., deixa pelo menos 3 a 4 dias, so depois é que fazes testes...principalmente quando é agua salinada!!
em que a concentração de sais é um pouco diferente!!

- minha opinião!!


Ricardo, se aumentar a circulação à superfície tenho água a sair do aquário. Aquilo mexe e muito. Ver se consigo tirar uma foto para verem.

Os corais muito timidamente colocam os pólipos de fora, melhor que ontem pelo menos.

Já tenho a solução de KH e Mg de balling da Fauna Marin prontas. Estou só à espera que o Carlos me mande os sais de Calcium pois houve aqui uma confusão da minha parte e acho que encomendei 3 kilos de KH. ~x(

Já agora costumam fazer algum tipo de medição para saber se as soluções estão como deve de ser?

Vou esperar então e depois no Domingo à noite logo faço testes!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 12/jan/2013, 18:51

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Entretanto ... bem que a minha mãe me avisou ...

Passei hoje em casa do Pedro Ferrer e em conversa foram-me surgindo umas ideias.

Rebentar mais uns vidros da sump :D

E já agora que acham da ideia de retirar o areão todo?
Confesso que não gostava da idea mas depois de ver o aquário do Carlos Mota a ideia tem andado a martelar-me a cabeça.

Menos porcaria e menos manutenção!!!

Que dizem? Opiniões?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 12/jan/2013, 20:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas,

Em relação ao areão, eu sou do tipo que gosto de ver a coisa natural, por isso eu não o tirava. Trocava era o areão para preto :D

1 Abraço,
Armando

Mensagem 12/jan/2013, 20:49

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Sou da opinião do Armando!
Gosto de ver areia, mas também não gosto da sujidade que acumula.

AGORA,
a sujidade que acumula na areia, vai ser exatamente a mesma que irá acumular no fundo do aquário, o que se pode dizer é só que é mais fáil de apanhar, mas de que manutenção falas da areia?
sifonar?
Terás de fazer o mesmo com bare bottom, por isso é mais uma questão de opinião, parece-me...

Mensagem 13/jan/2013, 02:11

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Sou da opinião do Armando!
Gosto de ver areia, mas também não gosto da sujidade que acumula.

AGORA,
a sujidade que acumula na areia, vai ser exatamente a mesma que irá acumular no fundo do aquário, o que se pode dizer é só que é mais fáil de apanhar, mas de que manutenção falas da areia?
sifonar?
Terás de fazer o mesmo com bare bottom, por isso é mais uma questão de opinião, parece-me...


Sim, a quantidade será a mesma mas no areão acumula-se pelo areão todo enquanto que ser areão para se fixar tipicamente fica num canto ou levanta para a coluna de água directo ao filter bag ou sump

E é sempre mais fácil sifonar aquilo que se vê do que aquilo que não se vê.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 13/jan/2013, 12:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá Rui,

Como sabes eu tambêm fiz isso ao meu e os nitratos reduziram-se astronomicamente! Acho que o uso de areia(sao opinioes) a longo prazo pode ser uma "bomba relogio". Enfim acho bem que tu a tires, mas não é preciso ser toda! Pelo menos o suficiente para veres a "porcaria" e sinfonares. Já que estou aqui podes ir ao meu topico comentar... eu já pos umas fotos maiores :)) :-B
Mauro Pires

Mensagem 14/jan/2013, 11:44

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Cada vez mais se vai construindo a ideia na minha cabeça do areão ...
Cada vez que passo em frente ao aquário me dá vontade de agarrar na mangueira.

Na próxima TPA já tiro um cantinho à coisa para ver como é que fica. Se achar que fica mal espalho o resto mas que alguma daquela areia vai sair ... ahhhh isso vai.

Este FDS para controlar o impulso de não medir nada, não mexer no aquário nem fazer nenhuma TPA decidi dar mais um avanço no controlador.

As peristálticas não estão ligadas internamente nem sequer estão programadas no arduino. Não o vou fazer enquanto não conhecer o método de balling para não cair em tentações. Mas já lá ficaram que é menos um pouco de material que anda espalhado pela casa.

Eu gostei do aspecto final. Ainda falta fazer uma prateleira para colocar o controlador mas ...

Imagem

Entretanto já passaram 3 dias desde a última TPA. Daqui a pouco vou fazer testes e já coloco aqui!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/jan/2013, 11:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Cheira-me que não vais so tirar um cantinho de areia para ver como fica, vai é logo tudo de uma vez! :D
Essa parte tecnica tem muito bom aspecto!

Como estão a portar-se os sps´s?

Mensagem 14/jan/2013, 12:03

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Joao Tomas Escreveu:
Cheira-me que não vais so tirar um cantinho de areia para ver como fica, vai é logo tudo de uma vez! :D
Essa parte tecnica tem muito bom aspecto!

Como estão a portar-se os sps´s?


:D

João, Como sabes mexer dessa maneira o aquário vai criar desiquilibrios e o que eu quero neste momento é equilíbrio no aquário. Por isso a retirar o areão será sempre só um pouco a cada TPA nem que isso me leve dois ou três meses a fazer.

Os SPS estão a aguentar-se eu diria ... a horrida está muito retraída assim como a cervircornis. Os outros já mostram a sua cara e a digitata já tens os seus pólipos todos de fora.

Acho que os testes de hoje vão servir para opinarem e ajudarem-me nos próximos passos. Parece-me que estou a precisar de criar estabilidade seja com que método fôr mas o que é certo é que não me parece que TPA semanal sem adição de nada pelo meio (kalk, balling, etc) vá permitir a estabilidade.

Kalk não sou adepto. Nunca foi muito a bem da verdade. Balling já tenho as soluções preparadas com excepção do Cálcio que ainda não recebi. Hoje vou mandar os sais de volta para o Carlos.

Vamos ver ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/jan/2013, 14:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Exacto...e fazes muito bem, não sei a quantidade de areia tens mas se for grande deves retirar primeira a camada superior e lentamente chegar ao fundo do aquario, e não retirares num canto por exemplo tudo até veres o vidro.
O balling vai ajudar de certeza na estabilidade dos parametros, quando falei antes acerca do kalk tinha a haver com o pouco consumo que tens neste momento, mas nada te impede de começares já com o balling.
Em relação aos frags é normal a digitata estar a dar-se melhor que os restantes por ser um coral mais resistente, a horrida sendo o mais sensivel de todos que aí tens irás notar maior retraimento dos polipos e caso tenhas alguma desestabilidade será o primeiro a denuncia-la!
Mostra lá esses valores entao ;)

Mensagem 14/jan/2013, 16:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
Rui essa zona tecnica esta a ficar porreira e tudo feito por ti muito bem :ymapplause:

Mensagem 14/jan/2013, 18:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas :D ,

Cada vez mais se vai construindo a ideia na minha cabeça do areão ...
Cada vez que passo em frente ao aquário me dá vontade de agarrar na mangueira.

Na próxima TPA já tiro um cantinho à coisa para ver como é que fica. Se achar que fica mal espalho o resto mas que alguma daquela areia vai sair ... ahhhh isso vai.

Rui


Ola Rui,

Acho ... acho, que c/areia ou s/areia é uma questão de gosto e modas \:D/

Sem dúvida que ter mais areia permite acumular mais sujidade mas também a vais ter sem areia. Aliás diria que com a areia a sujidade n é perceptível mas se a tirares toda vais notar logo quando um dos teus peixes for à casa da banho x_x ou quando lhes deres comida. Basta pensares no que se acumula na sump mesmo com filtros. Sem areia provavelmente vais dar por ti permanente a limpar o aquário só para teres aquele aspecto clean de fotografia. Ainda, no teu caso como n tens praticamente rocha não tens grandes problemas de acesso a areia para limpar. Penso também que o facto de ficares sem areia vai limitar a carga biologia que podes ter dentro do aqua e consequentemente menos peixes e menos corais, isto pq o teu aqua, tem pouco rocha e pouco volume de agua.
Depois também tens a questão de fixação das rochas/layout que se acomodam melhor com alguma areia.
Mas lá está cada sistema é um sistema.
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 14/jan/2013, 21:21

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Joao Tomas Escreveu:
Exacto...e fazes muito bem, não sei a quantidade de areia tens mas se for grande deves retirar primeira a camada superior e lentamente chegar ao fundo do aquario, e não retirares num canto por exemplo tudo até veres o vidro.
O balling vai ajudar de certeza na estabilidade dos parametros, quando falei antes acerca do kalk tinha a haver com o pouco consumo que tens neste momento, mas nada te impede de começares já com o balling.
Em relação aos frags é normal a digitata estar a dar-se melhor que os restantes por ser um coral mais resistente, a horrida sendo o mais sensivel de todos que aí tens irás notar maior retraimento dos polipos e caso tenhas alguma desestabilidade será o primeiro a denuncia-la!
Mostra lá esses valores entao ;)


Tenho pouca João. Um a dois cm não mais que isso. Valores é que ainda não tive tempo pois tive que ir com o meu filhote ao médico (rotina) e bateram-me no carro. Mas que serão feitos hoje .... isso não tenho dúvidas.

Ricardo Maia Escreveu:
Rui essa zona tecnica esta a ficar porreira e tudo feito por ti muito bem :ymapplause:


Obrigado Ricardo. Vai devagarinho mas vai ...

Sergio Magro Jacinto Escreveu:
Ola Rui,

Acho ... acho, que c/areia ou s/areia é uma questão de gosto e modas \:D/

Sem dúvida que ter mais areia permite acumular mais sujidade mas também a vais ter sem areia. Aliás diria que com a areia a sujidade n é perceptível mas se a tirares toda vais notar logo quando um dos teus peixes for à casa da banho x_x ou quando lhes deres comida. Basta pensares no que se acumula na sump mesmo com filtros. Sem areia provavelmente vais dar por ti permanente a limpar o aquário só para teres aquele aspecto clean de fotografia. Ainda, no teu caso como n tens praticamente rocha não tens grandes problemas de acesso a areia para limpar. Penso também que o facto de ficares sem areia vai limitar a carga biologia que podes ter dentro do aqua e consequentemente menos peixes e menos corais, isto pq o teu aqua, tem pouco rocha e pouco volume de agua.
Depois também tens a questão de fixação das rochas/layout que se acomodam melhor com alguma areia.
Mas lá está cada sistema é um sistema.


Confesso-te que gostei do aquário do Carlos Mota sem areão.

O facto de ter pouca rocha realmente ajuda, mas as calhas de iluminação nem por isso.

Mas a vantagem de não ter areão é que depois basta passar com um soprador ou uma pá para levantar aquilo tudo em direcção à sump!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/jan/2013, 23:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
Boas rui :)

Estive duas horas a ler o teu tópico e digo que fiquei parvo com a tecnologia que hoje em dia colocam num aquário..
Gostei muito do que li e aprendi bastante, tirando a parte da tecnologia que me passou ao lado :))
Quanto ao tirares o areao também é uma questão de gostos e acho que pelo menos devias de deixar uma camada fina para ter um aspecto mais natural, mas isto é a minha opinião claro..
De resto só me resta dar-te os parabéns e boa sorte..

1º abraço
Carlos Resende

Mensagem 15/jan/2013, 00:46

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Sergio Magro Jacinto Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas :D ,

Cada vez mais se vai construindo a ideia na minha cabeça do areão ...
Cada vez que passo em frente ao aquário me dá vontade de agarrar na mangueira.

Na próxima TPA já tiro um cantinho à coisa para ver como é que fica. Se achar que fica mal espalho o resto mas que alguma daquela areia vai sair ... ahhhh isso vai.

Rui


Ola Rui,

Acho ... acho, que c/areia ou s/areia é uma questão de gosto e modas \:D/

Sem dúvida que ter mais areia permite acumular mais sujidade mas também a vais ter sem areia. Aliás diria que com a areia a sujidade n é perceptível mas se a tirares toda vais notar logo quando um dos teus peixes for à casa da banho x_x ou quando lhes deres comida. Basta pensares no que se acumula na sump mesmo com filtros. Sem areia provavelmente vais dar por ti permanente a limpar o aquário só para teres aquele aspecto clean de fotografia. Ainda, no teu caso como n tens praticamente rocha não tens grandes problemas de acesso a areia para limpar. Penso também que o facto de ficares sem areia vai limitar a carga biologia que podes ter dentro do aqua e consequentemente menos peixes e menos corais, isto pq o teu aqua, tem pouco rocha e pouco volume de agua.
Depois também tens a questão de fixação das rochas/layout que se acomodam melhor com alguma areia.
Mas lá está cada sistema é um sistema.



Viva!


Jacinto,

permite-me discordar completamente do teu ponto de vista.
Os aquarios sem areia não parecem mais limpos porque estamos sempre a limpar mas pura e simplesmente porque os detritos não se acumulam! Se houver boa circulação os detritos vão ficar suspensos e acabam por ir para a sump. Tambem é errada a ideia de que sem areia tens de ter menos vivos no aquario pois tens imensos exemplos onde podes constatar que estão carregados de peixes e com muitos e bons corais. Para não ir mais longe dá uma olhada no do Carlos Mota...
Resumindo, para mim é uma questão de gosto, estética, agora que a longo prazo o Bare Bottom é melhor solução disso eu não tenho qualquer duvida!
Ah, e já agora digo que estou a marinar areia para colocar no meu!
=))
No entanto não tenho qualquer duvida que se o aquario começar a passar algum periodo complicado e todos os parametros principais estiverem ok a primeira coisa a saltar fora vai ser a areia!

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros