Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 15/jan/2013, 09:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia


Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Entretanto ... bem que a minha mãe me avisou ...

Passei hoje em casa do Pedro Ferrer e em conversa foram-me surgindo umas ideias.

Rebentar mais uns vidros da sump :D



Se bem me lembro também era um furo... :)
Essas caixas têm um excelente aspecto! Não tinha visto a caixa com as doseadoras.
Já fizeste o desenho dos cortes?
Os bucins? Sempre era aquilo?

Abraço
Pedro Ferre
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 15/jan/2013, 14:39

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia


Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Entretanto ... bem que a minha mãe me avisou ...

Passei hoje em casa do Pedro Ferrer e em conversa foram-me surgindo umas ideias.

Rebentar mais uns vidros da sump :D



Se bem me lembro também era um furo... :)
Essas caixas têm um excelente aspecto! Não tinha visto a caixa com as doseadoras.
Já fizeste o desenho dos cortes?
Os bucins? Sempre era aquilo?

Abraço
Pedro Ferre


:D

Boas Pedro, sim, também um furo mas não irá ser para já. Inicialmente vou só tirar o vidro a ver o que ganho em termos de espaço e depois logo se vê. ;)

Como não consigo retirar a SUMP de dentro do armário e tenho pouco espaço .... talvez a solução passe por partir aquela sump e meter uma nova já furada e mais pequena! Vamos ver ...

Pelo menos já sei que a RS5000 pode funcionar fora de água.


Entretanto ontem foi dia de medição de valores já que fazia os 3 dias após TPA.

Densidade: 1.025
Temperatura: 25º
KH - 8 dKH
pH - 8
NH4 - Amónia - <0.25 mg/L
NO3 - Nitratos - 0.5 mg/L
PO4 - Fosfatos - 0 ppm
Ca - Cálcio - 420 ppm
MG - Magnésio - 1500 ppm

Estou cá desconfiado deste teste de magnésio acho que tenho que comprar outro. É o da Salifert normalíssimo mas o que é facto é que dá sempre 1500. hoje por experiência repeti e deu os 1500, enchi de novo a seringa e continuei a pôr gotas ... foram precisas quase duas seringas inteiras para aquilo mudar de côr.

Mas estando o KH a 8 e o Cálcio a 420 o valor de Magnésio também deverá estar bom.

Agora os pólipos dos corais estão todos retraídos na mesma ....

O que é que deverei fazer agora? TPA?
Mudar os corais para o sítio em que deverão ficar pois estão numa zona com menor corrente?
Falta de alimento?

Sugestões?
Quero ver isto a extender pólipos e a ganhar/manter côr.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/jan/2013, 14:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Esses parametros estão excelente Rui, tirando o Mg mas testa na agua da torneira, caso dê 1500 novamente é porque esse teste está marado.
Os corais para retrairem e acastanharem é de um dia para o outro, já para recuperarem tens de lhes dar uns dias...por isso não sofras por antecipação! desde que mantenhas os parametros estaveis eles irão recuperar ;)

Mensagem 15/jan/2013, 15:22

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Joao Tomas Escreveu:
Esses parametros estão excelente Rui, tirando o Mg mas testa na agua da torneira, caso dê 1500 novamente é porque esse teste está marado.
Os corais para retrairem e acastanharem é de um dia para o outro, já para recuperarem tens de lhes dar uns dias...por isso não sofras por antecipação! desde que mantenhas os parametros estaveis eles irão recuperar ;)


Mas espera ...

Eles não acastanharam. Estão pálidos e com os pólipos retraídos. Não estão castanhos.

Será falta de alimento?
Confesso que agora estou a navegar por mares desconhecidos por isso qualquer ajuda é bem vinda!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/jan/2013, 22:17

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :( ,

Aqui ficam umas fotos ...

Dos corais:

Horrida
Imagem

Cervicornis
Imagem

Millepora
Imagem

Digitata
Imagem

Acropora SP
Imagem

Como podem ver as cores estão lá mas muito pálidas. E os pólipos bastante retraídos com excepção da digitata


E os peixitos ...

Ocellaris
Imagem

Kauderni
Imagem

Triostegus
Imagem

Scopas
Imagem

Centropyge Bicolor
Imagem

Stigmatura
Imagem

Midas
Imagem

Espero que gostem ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/jan/2013, 22:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Like it :ymapplause:

Mensagem 16/jan/2013, 00:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

Eh pá! O Triostegus recuperou bem!
Parabéns!

Abraco
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 16/jan/2013, 00:23

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Carlos Resende Escreveu:
Boas rui :)

Estive duas horas a ler o teu tópico e digo que fiquei parvo com a tecnologia que hoje em dia colocam num aquário..
Gostei muito do que li e aprendi bastante, tirando a parte da tecnologia que me passou ao lado :))
Quanto ao tirares o areao também é uma questão de gostos e acho que pelo menos devias de deixar uma camada fina para ter um aspecto mais natural, mas isto é a minha opinião claro..
De resto só me resta dar-te os parabéns e boa sorte..

1º abraço
Carlos Resende


Boas Carlos,

Com as preocupações do resto nem me apercebi to teu post.

Epá muito obrigado, mas não me parece que valha a pena perder tanto tempo a ler isto.
Quando à tecnologia não é nada de especial. Qualquer um consegue com perserverança e dedicação! Tens é que arranjar alguém que te inspire e que te apoie tal como eu fiz.

Isso da camada fina ... vamos ver. vamos ver ... o facto de retirar a areía não quer dizer que a vá deitar fora. Se depois vir que não gosto posso sempre voltar a pôr um pouco.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 16/jan/2013, 00:26

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :( ,

Armando Fernandes Escreveu:
Like it :ymapplause:


Obrigado mas enquanto os corais não recuperarem ... misa not like it ... :((

Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite

Eh pá! O Triostegus recuperou bem!
Parabéns!

Abraco
Pedro Ferrer


Muito bem.

Não está muito focada mas nota-se melhor a "gordurinha do gajo"

Imagem

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 16/jan/2013, 00:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Está pronto pró tacho!!!

Estão muito fixes os teus peixes, já aí tens uma cavalgaria jeitosa!!!

Os corais, a Cervicornis está a branquear por baixo? parece na foto... O resto parece me bem a acropora sp parece muito bem, continua com um bom azul!

Mensagem 16/jan/2013, 00:44

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :( ,

Joao Tomas Escreveu:
Está pronto pró tacho!!!

Estão muito fixes os teus peixes, já aí tens uma cavalgaria jeitosa!!!

Os corais, a Cervicornis está a branquear por baixo? parece na foto... O resto parece me bem a acropora sp parece muito bem, continua com um bom azul!


Não me parece. Ela sempre esteve assim.
Sim é como te dizia. As cores estão lá. Estão é mais pálidas e os pólipos retraídos.

Vamos aguardar. Se está tudo bem tb não há grande coisa que possa fazer ... a não ser esperar.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 16/jan/2013, 09:26

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

rui

não te preocupes em demasia,o que está a acantecer é que os corais estão a adaptar-se aos leds ,já falamos muitas vezes nisso, o que vês não é a luz que o coral sente
a digitata e diferente é um coral tão facil que aceita tudo :D
os outros estão em adaptação,faz apenas testes e continua com as mudas de agua regulares,e relax ;)




,
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 16/jan/2013, 10:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Viva,

Isso esta com bom aspecto! :-bd

Que tal umas fotos gerais?

Abraço
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 16/jan/2013, 13:53

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Rui,

ouve o Mota!
O homem sabe do que fala porque o aquario principal passou pela adaptação aos leds.
Mantem os parametros estaveis e muita calma!

O Centropyge não morde os corais?



Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 16/jan/2013, 15:16

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Pedro N Torres Escreveu:
Rui,

ouve o Mota!
O homem sabe do que fala porque o aquario principal passou pela adaptação aos leds.
Mantem os parametros estaveis e muita calma!

O Centropyge não morde os corais?



Abraço


Ouvir não oiço ... mas leio atentamente o que o homem escreve ... :D

Sim. Vou estar tranquilo. No FDS faço uma TPA e vou vendo a evolução!

Até agora que tenha reparado não, mas vou estando atento. Como lhes dou vários tipos de comida e várias vezes ao dia tenho esperança que ele se porte bem. Se se começar a portar mal pois irá embora para grande infelicidade minha pois é dos peixes que mais gosto!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/jan/2013, 03:23

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Ontem tive que sair de casa em trabalho. Hoje voltado de Genebra assim que cheguei a casa notei algo estranho pois o nível de água dentro do aquário tinha baixado bastante.

Ao abrir as portas do móvel ia tendo um colapso ... às 20:00h o arduino marcava 15:00h o que fez com que o sistema estivesse constantemente a meter água de osmose.

Resultado???
Água quase a transbordar da sump ... escumador a transbordar para a sump ... e só não tive uma inundação valente por causa da boia de segurança que desliga as bombas todas quando é actuada.
Densidade 1.020

O problema está no RTC ... Lição aprendida. a burrice é que quando a boia de nível indica falta de água eu reponho durante 1minuto a água. Se nesse espaço de tempo houver uma alteração no RTC, então fica a meter água indefinidamente.

Ou uso o millis ou então conto o número de vezes que a boia é actuada até decidir ligar a bomba ... Isto para me tornar independente do RTC.

Dado que tinha 60 litros a mais de água no aquário e tinha que a tirar fora pensei o seguinte ....

Os corais já se estão a ressentir da iluminação, da minha estupidez, da qualidade (ou não) da água, então vão ressentir-se de vez e seja o que deus quiser. Retirei o areão todo e coloquei os corais em cima da rocha em vez de os manter no chão.

Não quero convencer ninguém, muito pelo contrário. Estou só a relatar a minha experiência.

Antes do comentário não se esqueçam que aspiro semanalmente o areão.

Vejam a foto apenas da água deitada fora. Água que retirei junto com o areão. Nem sequer o lavei nem nada pelo que imagino a porcaria que não irá para lá.

Imagem

Eu por mim estou convencido. Não volta a entrar areão!

Outra coisa que fiz foi subir as calhas de leds para os 20cm pois estavam só a 10cm.

Vamos ver agora como é que os corais reagem. Amanhã quando a água estiver um pouco mais cristalina logo tiro uma foto geral.

Amanhã é dia também de tirar os vidros da sump que estão a mais

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/jan/2013, 10:34

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
É do que tenho mais medo no meu sistema automatizado: a água de osmose começar a sair constantemente sem parar!

A mim e transbordo nao me preocupa porque tenho escoamento direto para o esgoto agora a agua nao para de entrar no sistema até me da arrepios!

Por isso o que fiz foi colocar 2boias e 2eletrovalvulas independentes mas ao mesmo nível.

Nao me preocupa que o aquário fique 1 dia inteiro ou mesmo 2 sem reposição preocupa-me é fica 1dia inteiro a mandar osmose lá para dentro...

Também por isto tenho a entrada da osmose mesmo junto ao escoamento mas mesmo assim....

Assim vão ter as 2de falhar para ter este problema mas mesmo assim estou a pensar numa maneira de mais redundância para este tema.

Mas nao tenho qualquer controlador apenas liguei a bóia e a solenoide em serie!


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 18/jan/2013, 10:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Rui,

Leis de Murphy:

- Se alguma pode dar errado, vai dar errado;
- Quando der errado vai ser na pior altura possível :ymcowboy:

lol....

Tens os leds a 100 %? Pq não só diminuir a intensidade?

Abraço
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 18/jan/2013, 10:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

Essa do RTC...

Bom, com uma bóia de autoclismo isso fica resolvido... a electroválvula até pode estar activa, mas chegando àquele limite a água não entra no sistema.

Já que estamos numa de alertas... no Verão tive água no chão do WC, porque a bóia de nível mínimo do tanque de reposição marou e estava sempre a dar sinal de nível mínimo... apesar de ser falso... e estava sempre a fazer reset ao temporizador (COADAS com LOGO! da Siemens) ou seja... consequência semelhante ao teu problema com o RTC...

Em 2008 resolvi assim...
http://www.reefforum.net/showthread.php ... post109676

Post #265 e #266... balde da Tunze... não há perigo de inundação...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 18/jan/2013, 11:14

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Confesso, e já o disse a várias pessoas, que por vezes os controladores só atrapalham e são mais uma fonte de problemas!

O arduino é uma ferramente excelente, não haja dúvida nenhuma e só eu tenho 4 em casa :x , mas hám uita mariquice que se tenta por lá dentro e esta q uestão da reposição é uma delas!

Para quê ligar a reposição a um controlador, com RTC's, códigos loucos e extensos e sei lá mais o quê ao barulho?
lá está: mariquice!!! :D

É como ter um único arduino que pretenda ser um controlador único para todo o aquário!
Não concordo!

Eu tenho um arduino só para a iluminação, tenho a reposição sem qualquer controlador e estou a preparar outro arduino para medições, PH's e afins!

Não digo que seja a melhor abordagem mas é a minha opinião!
E repito: deixem-se de mariquices :))

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros