Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros lionfish home

lionfish home

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 13/fev/2016, 20:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 111
Idade:
Localização: Setubal
Boas pessoal, finalmente o meu pequeno reef começou

Data de Montagem: 13 de Fevereiro de 2016

Aquário: Red Sea Max 250 96,0 x 55,2 x 66,5 c/ sump traseira vidro de 10mm

Iluminação: 4x39W T5 mas agora upgrade para 2x Leds wifi 165w chineses

Aquecimento: 200W boyu com controlo de temperatura STC1000 e arrefecimento 4 fans, que se for necessário passaram a 8

Escumador: Original do rsm 250, Agora Deltec Mc500

Retorno: Bomba 1 original 2400l/h + Bomba 2 original 1200l/h

Reposição: Osmose 4 estágios + mini auto top off mato 200p (2 boias)

Hardscape: Cerca de 10kg de rocha morta

Circulação: Jebao RW4

Medias: Anti fosfatos ATI 100gr e carvão ativado 100gr

Fui buscar o aquário dia 30 de Janeiro aos users João Machado e André Eufrasio.

Depois seguiu-se limpeza a fundo, aquisição de um cubo 40x40x40 (64litros) para a água de reposição e montagem de todos os equipamentos. Depois arrumação da parte elétrica e iluminar o móvel ( detesto ter cabos por todo o lado) :))
Limpeza da rocha morta com máquina de pressão e montágem do layout.


Ontem fui finalmente buscar água e enchi o aquário :ymparty:

Imagem

Imagem

Imagem


Imagem

Agora é manter a calma, e fazer um ciclo até estar tudo estabilizado :)

Abraços
Editado pela última vez por Hugo Montenegro em 29/fev/2016, 00:16, num total de 2 vezes.
http://images.reefstats.net/stats/bf4f1ed452eebcfda691b1dc8a93eb9du1167a1021.png

Mensagem 13/fev/2016, 21:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Boas,

Vais ter enormes problemas com humidade nas calhas. Vão morrer em menos de nada. No inverno, possivelmente a água não vai aquecer mas no verão...

Hugo está muito clean o trabalho que fizeste mas, não está funcional.

Abraço

Mensagem 13/fev/2016, 21:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 111
Idade:
Localização: Setubal
.
Editado pela última vez por Hugo Montenegro em 29/fev/2016, 00:18, num total de 1 vez.
http://images.reefstats.net/stats/bf4f1ed452eebcfda691b1dc8a93eb9du1167a1021.png

Mensagem 13/fev/2016, 21:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
O aquário ser tapado. Não imaginas o calor que isso faz :S

Essa tampa de nada serve, o teu problema é a humidade no ar.

Mensagem 14/fev/2016, 01:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 254
Idade:
Tenho uma calha dessas ...retiras as lentes e terás maior dispersão de luz... podes é perder a garantia ..
E sim ... Terás problemas com a humidade com isso tapado

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Mensagem 14/fev/2016, 11:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Hugo,


Nos aquários tapados é difícil manter a temperatura controlada durante o Verão, para além dos problemas que a humidade vai criar durante todo o ano.

Já que és habilidoso para DIYs, tira a tampa ao aquário e faz um suporte para a calha e não vais ter nunca mais os problemas que todos esses aquário com tampa, dão.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 22/fev/2016, 02:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 111
Idade:
Localização: Setubal
Boas pessoal, está a aparecer umas algas verdes com formato de cabelo nas rochas, muito pequeninas ainda, só vendo com atenção é que se nota. Sei que nesta fase é normal aparecer algas, só não sei se limpo ou se deixo estar...
Se limpar como faço? só tenho mesmo nas rochas.
O areão continua branquinho e os vidros, passo o raspador muito regularmente, assim nunca ganha algas e não preciso de andar a raspar :D
O aquário foi montado no dia 13/02/2016
Esta semana entra a equipa de limpeza. Agora tenho é muitas duvidas na quantidade e quais os elementos...
Desta lista abaixo que pesquisei, quais e quantos me aconcelham? Meto tudo de uma vez?

holothuria
archarter typicus
Turbos snail
Mexican snail
Strombus
Cerrithe snail
Aestreas snails
Tectus snail

Ermitas e nassarius devido aos conflitos acho que não vou meter.

Abraços
http://images.reefstats.net/stats/bf4f1ed452eebcfda691b1dc8a93eb9du1167a1021.png

Mensagem 23/fev/2016, 01:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 111
Idade:
Localização: Setubal
Ninguem pode dar uma ajudinha?
http://images.reefstats.net/stats/bf4f1ed452eebcfda691b1dc8a93eb9du1167a1021.png

Mensagem 23/fev/2016, 02:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Nassarius são para comer detritos no areão. Comida perdida.

Mete turbos. Hermitas, se apanharem um turbo de pernas para o ar, já éra.

Mensagem 23/fev/2016, 02:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 111
Idade:
Localização: Setubal
Vitor Pedroso Escreveu:
Nassarius são para comer detritos no areão. Comida perdida.

Mete turbos. Hermitas, se apanharem um turbo de pernas para o ar, já éra.


Pois como disse, hermitas e nassarius não vou por...
Eu queria era um toque em relação à lista que coloquei acima... Quais a por e quantos...

Estou inclinado para
5 turbos
1 stromb
1 estrela

Mas gostava de ouvir opiniões.
O pepino do mar estou indeciso, é muito caro....
http://images.reefstats.net/stats/bf4f1ed452eebcfda691b1dc8a93eb9du1167a1021.png

Mensagem 25/fev/2016, 15:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 111
Idade:
Localização: Setubal
Hoje foi dia de testes, e com o tempo penso que vou comprar tudo da Hanna... Tenho imensa dificuldade em ver as cores...

Hanna:
Fosfatos 0.30

Salifert:
Amónia 0
KH 8
NO3 preciso de ajuda... Acho que está em 50 o que dizem?

Imagem


Salinidade estou à espera que chegue o refráctometro e o pH vou medir daqui a pouco no laboratório da minha fábrica.

Tendo em conta que estou em ciclagem não é bom sinal ter a amónia a 0 certo?
http://images.reefstats.net/stats/bf4f1ed452eebcfda691b1dc8a93eb9du1167a1021.png

Mensagem 25/fev/2016, 15:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Olá
Pelos relatos o único hanna imprescindível é o PO4.
Para NO3 tens o da redsea que se lê muito bem.
Para CÁ, MG e KH gosto muito da salifert. Lê-se muito bem.

Abraco


Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 25/fev/2016, 16:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 111
Idade:
Localização: Setubal
André Jorge Silva Escreveu:
Olá
Pelos relatos o único hanna imprescindível é o PO4.
Para NO3 tens o da redsea que se lê muito bem.
Para CÁ, MG e KH gosto muito da salifert. Lê-se muito bem.

Abraco


Enviado de tlm usando o Tapatalk


Pois, fazer testes num aparelho hanna e depois os outros... Os testes hanna são simplesmente super práticos.
Tenho tudo salifert por recomendação aqui da malta...
O que dizem no NO3? está a quanto?
http://images.reefstats.net/stats/bf4f1ed452eebcfda691b1dc8a93eb9du1167a1021.png

Mensagem 25/fev/2016, 16:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Hugo Montenegro Escreveu:
André Jorge Silva Escreveu:
Olá
Pelos relatos o único hanna imprescindível é o PO4.
Para NO3 tens o da redsea que se lê muito bem.
Para CÁ, MG e KH gosto muito da salifert. Lê-se muito bem.

Abraco


Enviado de tlm usando o Tapatalk


Pois, fazer testes num aparelho hanna e depois os outros... Os testes hanna são simplesmente super práticos.
Tenho tudo salifert por recomendação aqui da malta...
O que dizem no NO3? está a quanto?

Se for para ler de lado está altíssimo ainda.
TPA's e paciência...
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 28/fev/2016, 02:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 111
Idade:
Localização: Setubal
Preciso muito da vossa ajuda. O meu skimer tem estado a trabalhar com o copo bastante levantado e com a válvula do ar mais ou menos a meio, caso contrário saía fora do copo...
Hoje cheguei a casa e nada de espuma... abri a válvula toda baixei o copo e mesmo assim não escuma nada... ja lavei o copo e nada... é normal?
Vi que em ciclo há quem limpe o skimer todos os dias, esta limpeza é total ou é só o copo? Como fazer a limpeza? Com vinagre? Ou isso é só de vez em quando?
O que é certo é que tinha a água totalmente cristalina e agora está a ficar um pouco turva...
Obrigado
http://images.reefstats.net/stats/bf4f1ed452eebcfda691b1dc8a93eb9du1167a1021.png

Mensagem 28/fev/2016, 09:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Hugo Montenegro Escreveu:
Preciso muito da vossa ajuda. O meu skimer tem estado a trabalhar com o copo bastante levantado e com a válvula do ar mais ou menos a meio, caso contrário saía fora do copo...
Hoje cheguei a casa e nada de espuma... abri a válvula toda baixei o copo e mesmo assim não escuma nada... ja lavei o copo e nada... é normal?
Vi que em ciclo há quem limpe o skimer todos os dias, esta limpeza é total ou é só o copo? Como fazer a limpeza? Com vinagre? Ou isso é só de vez em quando?
O que é certo é que tinha a água totalmente cristalina e agora está a ficar um pouco turva...
Obrigado


Bom dia, tira fotos ou filme de como está montado o escumador e diz-nos qual a marca e modelo, eu tenho um aquário de 300l e só limpo de semana a semana e nunca enche o copo e o escumador so trabalha 50% do tempo, mas isto varia muito de aquário para aquário e no tipo de vivos que tens e alimentação que das. Eu tenho tudo a zero, mas também tenho no refugio uma selva de macro algas.

Abraços e especifica melhor como tens o teu escumador a funcionar.

Mensagem 28/fev/2016, 11:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 111
Idade:
Localização: Setubal
Tiago Grego Escreveu:
Hugo Montenegro Escreveu:
Preciso muito da vossa ajuda. O meu skimer tem estado a trabalhar com o copo bastante levantado e com a válvula do ar mais ou menos a meio, caso contrário saía fora do copo...
Hoje cheguei a casa e nada de espuma... abri a válvula toda baixei o copo e mesmo assim não escuma nada... ja lavei o copo e nada... é normal?
Vi que em ciclo há quem limpe o skimer todos os dias, esta limpeza é total ou é só o copo? Como fazer a limpeza? Com vinagre? Ou isso é só de vez em quando?
O que é certo é que tinha a água totalmente cristalina e agora está a ficar um pouco turva...
Obrigado


Bom dia, tira fotos ou filme de como está montado o escumador e diz-nos qual a marca e modelo, eu tenho um aquário de 300l e só limpo de semana a semana e nunca enche o copo e o escumador so trabalha 50% do tempo, mas isto varia muito de aquário para aquário e no tipo de vivos que tens e alimentação que das. Eu tenho tudo a zero, mas também tenho no refugio uma selva de macro algas.

Abraços e especifica melhor como tens o teu escumador a funcionar.


Obrigado, hoje acordei e já está como sempre foi... com valvula do ar toda aberta sai fora :)
Já estou a afiná-lo. Está no inicio do tópico é um Deltec mc500.
Em relação à limpeza que fazes uma vez por semana, é ao copo ou ao skimer todo? Fazes com vinagre?

E a questão de estar em ciclo ter de ser limpo todos os dias? alguém mais pode ajudar?
http://images.reefstats.net/stats/bf4f1ed452eebcfda691b1dc8a93eb9du1167a1021.png

Mensagem 28/fev/2016, 13:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 225
Idade: 42
Localização: Charneca de Caparica
O skimmer só limpo de semana para semana e nunca enche o copo....

Mensagem 28/fev/2016, 23:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Hugo Montenegro Escreveu:
Tiago Grego Escreveu:
Hugo Montenegro Escreveu:
Preciso muito da vossa ajuda. O meu skimer tem estado a trabalhar com o copo bastante levantado e com a válvula do ar mais ou menos a meio, caso contrário saía fora do copo...
Hoje cheguei a casa e nada de espuma... abri a válvula toda baixei o copo e mesmo assim não escuma nada... ja lavei o copo e nada... é normal?
Vi que em ciclo há quem limpe o skimer todos os dias, esta limpeza é total ou é só o copo? Como fazer a limpeza? Com vinagre? Ou isso é só de vez em quando?
O que é certo é que tinha a água totalmente cristalina e agora está a ficar um pouco turva...
Obrigado


Bom dia, tira fotos ou filme de como está montado o escumador e diz-nos qual a marca e modelo, eu tenho um aquário de 300l e só limpo de semana a semana e nunca enche o copo e o escumador so trabalha 50% do tempo, mas isto varia muito de aquário para aquário e no tipo de vivos que tens e alimentação que das. Eu tenho tudo a zero, mas também tenho no refugio uma selva de macro algas.

Abraços e especifica melhor como tens o teu escumador a funcionar.


Obrigado, hoje acordei e já está como sempre foi... com valvula do ar toda aberta sai fora :)
Já estou a afiná-lo. Está no inicio do tópico é um Deltec mc500.
Em relação à limpeza que fazes uma vez por semana, é ao copo ou ao skimer todo? Fazes com vinagre?

E a questão de estar em ciclo ter de ser limpo todos os dias? alguém mais pode ajudar?


Limpo só o copo com água corrente, e faço uma limpeza profunda a cada 3/4 meses, mas nunca fiz com vinagre, escova e água corrente.


Voltar para Aquários dos Membros