Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Alcântara "Mar"

Alcântara "Mar"

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 06/abr/2016, 19:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Olá,

Já estava com esta fisgada desde o 4º mês do meu Nano...
Os planetas alinharam-se e fiquei com o sistema do Pedro Gama, abrindo agora aqui um novo tópico com esta nova montagem.
Desmontei o sistema antigo e coloquei os vivos todos temporariamente até ter este novo sistema pronto

Data de montagem: 29/3/2016

Vamos ao setup:

Aquário: 100x60x55
Sump :70x30x35
Refugio: Coloco depois as medidas
Escumador: Para já reaproveitei o meu Bubbles NAC 5.5
Iluminação: 2 calha LED do Ebay - 160w Dim Light
Retorno: Jebao DCS 5000
Circulaçao: Jebao RW4 e Jebao RW8
Reposiçao: TMC com 2 boias ligadas ao reator de Kalk Deltec KM500
Temperatura: Controlador da TMC ligado a um termostato Eheim 300w e 4 ventoinhas.

Seguem agora alguma fotografias, peço desculpa pela qualidade mas o Iphone 5 juntamente com um mau fotografo nao há milagres!

A encher:
Imagem

Imagem

Geral:

Imagem

Imagem

Layout:
Imagem

Agora já com 1 semana com as primeiras algas:
Imagem

O que vos parece o layout? Antes de colar tudo, gostava de ouvir feedback apesar de ser uma questao de gosto.
Estou a pensar colocar a ilha do meio mais para trás.
Em relaçao à iluminaçao, acham insuficiente apenas 1 calha? Na teoria achava que era insuficiente mas depois de ver montado nao tenho 100% a certeza... Nos cantos fica naturalmente com mais "sombras" mas o que acham?

Na minha shopping list está - por ordem de prioridades à medida que a carteira permitir - Reator de Kalk para ligar à reposiçao; Escumador (Deltec) ; + uma calha para acompanhar esta (TBC).

Outra duvida que tenho é o refugio. Tenho a ideia pelos sistemas mais "cromos" que tenho visto por aqui que é algo que caiu um bocado em desuso. Para um sistema como o meu, com uma filosofia Keep it simple (Trocas de agua religiosas ; reposiçao com reator de kalk; Bom escumador) acham que faz sentido?

Obrigado a todos e espero que gostem!
Editado pela última vez por António Frazão em 07/mai/2016, 10:18, num total de 1 vez.

Mensagem 06/abr/2016, 22:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Boas António
Em relação aos pormenores técnicos vou deixar para quem sabe. Em relação ao que posso "opinar", acho boa a ideia de chegar a ilha do centro mais para trás, acho que dá mais profundidade ao layout e talvez fique com um aspecto mais natural. Mas lá está, é tudo uma questão de gosto ;)
Parabéns pelo projeto. Mais um para acompanhar
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 06/abr/2016, 23:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Bem a este já não lhe chamaria um nano até tem uma litragem considerável ;) e um belo aquário.

Quanto ao layout nas primeiras fotos com o aquário vazio dá-me ideia de teres muitos locais para corais o que e bom... no entanto nas fotos cheio de agua parece-me ja ser muito vertical e ter pouco espaço para "acentar" corais deve ser do angulo. Mas isso vai muito do teu gosto pessoal e da ideia que tens ;)

Quanto a iluminação parece-me insuficinete isto tambem dependendo do que vai manter. Mas se te queres aventurar por todos os tipos de corais adicionava mais uma calha.

O refugio depende da tua ideia e do que pretendes para o sistema. Sinceramente nao penso que seja uma ideia em esquecimento; veem-se grandes aquários com um refugio por exemplo o da triton. È uma questão de metodo e do que vai ser melhor para ti ao longo do tempo isto há tantas maneira de fazer um salgado que não há uma ciencia exacta.

Boa sorte neste novo projecto

Mensagem 07/abr/2016, 16:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
TiagoSantos87 Escreveu:
Boas António
Em relação aos pormenores técnicos vou deixar para quem sabe. Em relação ao que posso "opinar", acho boa a ideia de chegar a ilha do centro mais para trás, acho que dá mais profundidade ao layout e talvez fique com um aspecto mais natural. Mas lá está, é tudo uma questão de gosto ;)
Parabéns pelo projeto. Mais um para acompanhar


Olá Tiago,

Obrigado pelo feedback e comentários positivos. Concordo contigo! Vou empurrar a ilha do meio mais para trás.

Hugo Rafael Escreveu:
Bem a este já não lhe chamaria um nano até tem uma litragem considerável ;) e um belo aquário.

Quanto ao layout nas primeiras fotos com o aquário vazio dá-me ideia de teres muitos locais para corais o que e bom... no entanto nas fotos cheio de agua parece-me ja ser muito vertical e ter pouco espaço para "acentar" corais deve ser do angulo. Mas isso vai muito do teu gosto pessoal e da ideia que tens ;)

Quanto a iluminação parece-me insuficinete isto tambem dependendo do que vai manter. Mas se te queres aventurar por todos os tipos de corais adicionava mais uma calha.

O refugio depende da tua ideia e do que pretendes para o sistema. Sinceramente nao penso que seja uma ideia em esquecimento; veem-se grandes aquários com um refugio por exemplo o da triton. È uma questão de metodo e do que vai ser melhor para ti ao longo do tempo isto há tantas maneira de fazer um salgado que não há uma ciencia exacta.

Boa sorte neste novo projecto


Obrigado Hugo.
Talvez seja verdade a questão da base para corais. Talvez tenha que rever o meio/lado esquerdo para ter mais lugares para assentar corais.

Antonio

Mensagem 14/abr/2016, 14:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Ontem já tive a dar uma volta no layout, ainda não estou 100% confortável mas amanhã já coloco uma actualização!

Entretanto tenho andado a investigar o escumador "ideal" para o aquário e a questão da iluminação e gostava de ter algumas opiniões.

Para escumador estou a pensar em apostar num Deltec, tenho apenas algumas dúvidas entre o modelo SC 1455 (até 800litros) que fica à volta dos 300€ O que acham? Alguma sugestão alternativa?

Para a iluminação, tenho neste momento esta uma calha "Dos chineses EBAY Dim light" 160w:
http://www.ebay.co.uk/itm/WIFI-Dimmable ... SwiylXBiFu
Pensei em comprar mais uma, mas tenho algumas dúvidas se uma vai ser suficiente ou não. Vejo alguns casos de aquarios com a maxspect de 160w com a mesma dimensão. Para corais quero por maioritariamente LPS e SPS fáceis, no maximo uma ou outra acropora.

O que acham?

Mensagem 14/abr/2016, 15:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
Boas,

Em relacao ao escumador posso te dizer que o deltec 1455 é uma maquina, ja tive esse e é muito bom tanto a nivel de performance e de ruido faz muito pouco.


Cumpr
Carlos resende

Mensagem 14/abr/2016, 15:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Carlos Resende Escreveu:
Boas,

Em relacao ao escumador posso te dizer que o deltec 1455 é uma maquina, ja tive esse e é muito bom tanto a nivel de performance e de ruido faz muito pouco.


Cumpr
Carlos resende


Obrigado Carlos.
Também só li comentários positivos!
Abraço

Mensagem 24/abr/2016, 13:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Olá a todos,

Entretanto já chegou a 2a calha Led do Ebay.
Estou agora a preparar tudo para a pendurar mas surgiu-me uma duvida.

O aquario tem 100cm por 55cm.
As calhas tem (cada uma) 40cm por 21cm

Penduro-as ao comprido deixando 8cm nas duas pontas e 4cm no meio? Ou mais vale ao alto?
O que acham?

Cumps

Mensagem 24/abr/2016, 14:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Eu colocaria sobre o comprimento. Penso que abrangia mais area.

Mensagem 06/mai/2016, 23:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Olá a todos,

Segue um update.
Já passei todos os corais e peixes para o aquário, pendurei a calha extra de iluminaçao, já tenho o sistema de reposiçao a funcionar ligado a um reator de kalk Deltec KM500 e já pus também o refugio a bombar.

Até agora está tudo a correr bem, os corais estão bem e os peixes também, no balanço do upgrade de aquário apenas perdi uma wrasse que simplesmente desapareceu!
A única coisa menos bem são as bryopsis que herdei do outro aquário e que não me consigo ver livre.

Tenho algumas dificuldades em tirar fotografias decentes com o Iphone, nao representa as cores reais, tenho que ver uns tutorias no youtube de como tirar fotografias como deve ser!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora é esperar que o aquário mature um bocado mais e vou apostar em dois possiveis antidotos para as Bryopsis - Siganus & Mitrax - na esperança que peguem nelas como em alguns relatos.
Se nao der vou partir para outros métodos para me tentar ver livre disto.
Proximo investimento vai ser substituir o escumador por um mais forte que provisoriamente estou a manter no Sistema anterior (NAC 5.5).

Espero que gostem!
Abraço,

Mensagem 07/mai/2016, 00:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas António,
Para a bryopsis aconselho-te a comprares turbos mexicanos. Verdadeiras maquinas.
Cortei a bryopsis o mais curto que consegui e a partir daí os turbos limparam tudo.
Tive alturas de 10cm de alga.
Abraco


Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 07/mai/2016, 10:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
André Jorge Silva Escreveu:
Boas António,
Para a bryopsis aconselho-te a comprares turbos mexicanos. Verdadeiras maquinas.
Cortei a bryopsis o mais curto que consegui e a partir daí os turbos limparam tudo.
Tive alturas de 10cm de alga.
Abraco


Enviado de tlm usando o Tapatalk


Olá André,

Já no anterior tinha 3 e neste agora tenho cá 1, nunca o vi tocar nas bryopsis...
Na proxima muda de agua vou tentar arrancar todas o mais curto possível e ver se tenho sorte!

Abraço

Mensagem 07/mai/2016, 10:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Aproveito para recolher algumas opinioes para o reservatório de água de Osmose - qual uma boa opçao e em conta?
Acrilico na DAGOL? Ou peço orçamento em vidro com pouca espessura de vidro?
Em principio vou ter com 30x48x35 (altura) dando para 51 litros brutos o que me vai permitir uma autonomia de 2 semanas.

Abraço

Mensagem 07/mai/2016, 10:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
António Frazão Escreveu:
Aproveito para recolher algumas opinioes para o reservatório de água de Osmose - qual uma boa opçao e em conta?
Acrilico na DAGOL? Ou peço orçamento em vidro com pouca espessura de vidro?
Em principio vou ter com 30x48x35 (altura) dando para 51 litros brutos o que me vai permitir uma autonomia de 2 semanas.

Abraço


sai te mais barato em vidro.

Mensagem 07/mai/2016, 11:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Bruno Escaleira Escreveu:
António Frazão Escreveu:
Aproveito para recolher algumas opinioes para o reservatório de água de Osmose - qual uma boa opçao e em conta?
Acrilico na DAGOL? Ou peço orçamento em vidro com pouca espessura de vidro?
Em principio vou ter com 30x48x35 (altura) dando para 51 litros brutos o que me vai permitir uma autonomia de 2 semanas.

Abraço


sai te mais barato em vidro.


Obrigado Bruno pela dica.
Acabei de pedir orçamento À vidromoldura.
Abraço

Mensagem 14/mai/2016, 23:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Olá a todos,

Update com algumas fotografias, novidades e com os resultados dos testes.
Aquário está a andar bem, esta semana coloquei um Yellow tang para nao deixar passar muito tempo ao Tominensis que veio do aquário antigo se ambientar e tornar-se mais territorial. Ambientou-se muito bem, está impecável.
Continuo numa guerra que veio desde a ultima montagem - bryopsis - montei o refugio, coloquei um ouriço (Mespilia globulus) que num livro dizia que ajudava e tenho tirado à mao todas as semanas tudo o que consigo. Proximos passos é colocar um siganus e eventualmente um mytrax. A boa noticia é que por agora, está semi controlado.

Geral:
Imagem
Lado esquerdo:
Imagem
Cantinho dos Zoas:
Imagem
Novo "casal" a namorar:
Imagem
Fridmani:
Imagem
A "Estrela" do aquário que já me acompanha desde algumas montagens:
Imagem

Testes:
Nitratos e fosfatos perto de 0 ; Calcio a 400 e KH a 10.2
Decidi fazer troca de agua de 25% esta semana para ver se baixava o KH.
Adiciono kalk, será que por ainda nao ter o aquario cheio de corais, tenho pouco consumo?

Proximos passos:
- Deposito de reposiçao de agua que vai ser fabricado brevemente
- Upgrade do escumador, assim que aparecer algum bom deal aqui no forum ou entao quando cair o subsidio de ferias (Em principio vou colocar o deltec 1455 ou 1456).
- Aprender no youtube a tirar fotografias com LED (Nao atino com isto...)

Tenho feito alguma pesquisa sobre a populaçao ideal para um aquario desta dimensao, gostava das vossas opinioes. Neste momento tenho:
- Tominensis
- Yellow Tang
- 2 Percula
- 1 Friedmani
- 1 Salaria

Gostava de colocar:
- Siganus (apesar de ser no limite do tamanho do aquario e portanto ser um habitante temporario é para caçar as bryopsis)
- Yellow Goby
- Gramma Loretto
- Cardinal de Banghai (aqui tenho algumas dúvidas de qual o melhor número... se arranjar um casal fica fechado)

O que acham?
Abraço


Voltar para Aquários dos Membros



cron