venho vos apresentar o meu novo aquário por terras alentejanas.
Este meu novo projecto aparece por necessidade de ter agua salgada no interior do país. A teimosia de não ter um novo aquário acabou por não levar a melhor face à necessidade do cheiro, da sujidade, dos gastos, dos barulhos e sei lá mais o quê... A tentação de "livrei-me do vício" levou a melhor durante os últimos 5 anos. Durante um dos meus últimos mergulhos vi a Santa dos Recifes e ela me disse: "Não podes viver e não és nada sem os recifes!" E pronto, demorei seis meses a pensar e rendi-me...
Assim vos apresento o meu novo recife.
Gostaria no entanto de fazer alguns avisos, pois muito antes de alguém dizer: tu fazes isso???? Sim! Eu não sou exemplo para ninguém! Não percebo nada disto! OK?
Assim tenho um quase cubito com 130 de frente, com 100 de largura e 60 de altura, mais a respectiva sump são uns quase 1000 litros.
O dia da montagem foi no passado dia 8 de Maio de 2016 com introdução de areia quase sugar size e uns quilitos de rocha viva seca ao sol durante estes 5 anos. Viva? sim tal era a quantidade de aranhas, centopeias, e sei lá mais quantos bichos que a rocha tinha, uma maravilha!
Coloquei a rodar no mesmo dia da montagem com iluminação a 24 horas mas a 30% da sua capacidade. Uma bomba de circulação velha, Eheim, que tinha para aí com 5000 Lt/h. A bomba de retorno é uma Jecob DC 50W. A iluminação são 3 calhas LED Evergrow IT2060-W ProReef V2 WIFI Marine aquarium dimmable.
O tanque da reposição tem 100 litros de água controlada por um controlador de nível da tunze o 5017. A água até agora usada é a do furo apesar de ter um sistema de osmose de 5 estágios achei engraçada a experiência de usar uma água extraordináriamente alcalina com calcário até mais não e sem quaisquer tipos de tratamentos quimicos mas filtrada mecanicamente. Os resultados até agora são verdadeiramente surpreendentes.... O sal uso o da TMC pro reef. Sou adepto ferveroso da agua natural mas quando estamos a 235 km dela....
No passado dia 18 montei o skimmer. O ATI Powercone 250IS. Liguei também as bombas de circulação: 4 tunze 6095. Nesta altura comecei a aumentar a intensidade da iluminação dos 30% para 65%. Coloquei os primeiros invertebrados, turbos e cerites e coloquei também caulerpa.
Quanto ao restante equipamento funciona com adição de Kalkwasser pela mão de um reactor de kalk Deltec KM500. Um reactor de cálcio também Deltec o PF601 com botija de co2 da azoo controlado por um controlador de PH da Aquamedic com sonda de PH em vidro. O aquecimento é feito por um termostato da Eheim e a refrigeração por um chiller de 2 CV. A monotorização da temperatura, PH, ORP e densidade é efectuada por um controlador da Aquamedic, o AT-Controler system set.
Suponho que quanto a equipamento esteja tudo mas se faltar algo digam!
O mais importante no meio disto tudo a minha paciencia, o meu pouco entendimento disto, um método e um gosto old fashion!
Quanto às fotos vamos lá ver se entendi...
As da montagem
Época da maturação
SD