Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros O meu Aquário

O meu Aquário

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 24/jun/2016, 23:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Localização: Elvas
Viva,

venho vos apresentar o meu novo aquário por terras alentejanas.

Este meu novo projecto aparece por necessidade de ter agua salgada no interior do país. A teimosia de não ter um novo aquário acabou por não levar a melhor face à necessidade do cheiro, da sujidade, dos gastos, dos barulhos e sei lá mais o quê... A tentação de "livrei-me do vício" levou a melhor durante os últimos 5 anos. Durante um dos meus últimos mergulhos vi a Santa dos Recifes e ela me disse: "Não podes viver e não és nada sem os recifes!" E pronto, demorei seis meses a pensar e rendi-me...

Assim vos apresento o meu novo recife.
Gostaria no entanto de fazer alguns avisos, pois muito antes de alguém dizer: tu fazes isso???? Sim! Eu não sou exemplo para ninguém! Não percebo nada disto! OK?

Assim tenho um quase cubito com 130 de frente, com 100 de largura e 60 de altura, mais a respectiva sump são uns quase 1000 litros.
O dia da montagem foi no passado dia 8 de Maio de 2016 com introdução de areia quase sugar size e uns quilitos de rocha viva seca ao sol durante estes 5 anos. Viva? sim tal era a quantidade de aranhas, centopeias, e sei lá mais quantos bichos que a rocha tinha, uma maravilha!
Coloquei a rodar no mesmo dia da montagem com iluminação a 24 horas mas a 30% da sua capacidade. Uma bomba de circulação velha, Eheim, que tinha para aí com 5000 Lt/h. A bomba de retorno é uma Jecob DC 50W. A iluminação são 3 calhas LED Evergrow IT2060-W ProReef V2 WIFI Marine aquarium dimmable.
O tanque da reposição tem 100 litros de água controlada por um controlador de nível da tunze o 5017. A água até agora usada é a do furo apesar de ter um sistema de osmose de 5 estágios achei engraçada a experiência de usar uma água extraordináriamente alcalina com calcário até mais não e sem quaisquer tipos de tratamentos quimicos mas filtrada mecanicamente. Os resultados até agora são verdadeiramente surpreendentes.... O sal uso o da TMC pro reef. Sou adepto ferveroso da agua natural mas quando estamos a 235 km dela....
No passado dia 18 montei o skimmer. O ATI Powercone 250IS. Liguei também as bombas de circulação: 4 tunze 6095. Nesta altura comecei a aumentar a intensidade da iluminação dos 30% para 65%. Coloquei os primeiros invertebrados, turbos e cerites e coloquei também caulerpa.
Quanto ao restante equipamento funciona com adição de Kalkwasser pela mão de um reactor de kalk Deltec KM500. Um reactor de cálcio também Deltec o PF601 com botija de co2 da azoo controlado por um controlador de PH da Aquamedic com sonda de PH em vidro. O aquecimento é feito por um termostato da Eheim e a refrigeração por um chiller de 2 CV. A monotorização da temperatura, PH, ORP e densidade é efectuada por um controlador da Aquamedic, o AT-Controler system set.

Suponho que quanto a equipamento esteja tudo mas se faltar algo digam!

O mais importante no meio disto tudo a minha paciencia, o meu pouco entendimento disto, um método e um gosto old fashion!

Quanto às fotos vamos lá ver se entendi...

As da montagem
Imagem

Imagem

Época da maturação
Imagem

Imagem

Imagem

SD
Editado pela última vez por Sérgio Dantas em 27/jun/2016, 22:21, num total de 1 vez.

Mensagem 25/jun/2016, 14:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,

Grande projecto.


Não se consegue ver as imagens. :(

Abraço

Sent from my Nexus 6P using Tapatalk

Mensagem 25/jun/2016, 17:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Sérgio,

Bem vindo!

Eu também gostaria de ver as imagens disso, mas pela descrição, promete!

Água do furo? X( X( X(
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 26/jun/2016, 22:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Localização: Elvas
Viva César,

devo estar fazendo algo errado com as imagens... Deixa-me ver e depois logo coloco novamente.

Quanto à água, pois é! do furo. Contra tudo aquilo que se pode imaginar, dever ou poder fazer, coloquei a água do furo porque ainda não tinha montado a osmose e como queria ter rápidamente os picos da amónia e dos nitritos toca a enfiar toda a porcaria lá para dentro. Já tinha feito este processo (não com a agua de furo) várias vezes e sempre deu bons resultados numa maturação rápida e com poucos problemas de algas. Como sempre tive a iluminação ligada 24 horas seria de esperar o boom de algas e daí quanto mais cedo o obtivesse mais cedo o poderia combater. Mas passados alguns dias, algumas semanas, a surpresa não parou... Hoje já vamos com a iluminação a 70%, sempre com o ciclo de 24 horas, e onde estão as algas???? Tenho mais algas nos bebedouros dos cães do que no aqua.

Vou ver o que se passa com as fotos. A comunidade aqui tem algum server preferencial onde alojar as fotos?

Abraços
SD

Mensagem 27/jun/2016, 12:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
boas sergio bem vindo e mostra la as fotos do bicho...
se algum dia precisares de alguma coisa daqui da capital diz , pois custumo ir ai a baixo varias vezes.

Mensagem 27/jun/2016, 22:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Localização: Elvas
Olá Bruno,

obrigado. Por enquanto as idas a Lisboa são frequentes e ao fim ao cabo estamos apenas a 1h e 45 minutos. Quase tanto como de Sintra a Lisboa naquelas horas... Mas uma vez que venhas aqui ao lado avisa para passares por aqui!

SD

Mensagem 27/jun/2016, 22:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 10
Idade:
Localização: Lisboa
Vou seguir


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 28/jun/2016, 10:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Sérgio Dantas Escreveu:
Olá Bruno,

obrigado. Por enquanto as idas a Lisboa são frequentes e ao fim ao cabo estamos apenas a 1h e 45 minutos. Quase tanto como de Sintra a Lisboa naquelas horas... Mas uma vez que venhas aqui ao lado avisa para passares por aqui!

SD


sim quero ver isso ao vivo depois. custumo ir ai os meus sogros sao dai.. lol

Mensagem 01/jul/2016, 15:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Localização: Elvas
Viva, um pequeno upgrade:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Tenho que me habituar novamente às fotos dos aquas...
Abraços
SD

Mensagem 07/jul/2016, 14:02

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Conheço essas rochas de algum lado... ;) :D .
Está porreiro... vai colocando updates. Agora já sei quem me roubou o coral da Aquahobby!!
Tu e o Luis são uns velhacos!! :(

Mensagem 07/jul/2016, 22:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Localização: Elvas
Pois então fui eu.... e pelo que ouvi falar já ninguém gosta de lobophylias??? Está lindissíma!Acho que no teu aquário não ficava muito bem... esse é mais para os spsssss! Eu gosto de águas mais sujas... turbinarias, mileporas com xénias... uhmmm lindo!

Mensagem 20/ago/2016, 17:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Localização: Elvas
Viva,

desde a última vez fiz um update aos equipamentos, coloquei o ozonizador da aquamedic que tinha para aí, é um pequeno de 25 mg mas que veio fazer a diferença. À umas semanas atrás numa combinação de alguns detalhes indesejáveis num espaço de 3 dias fiquei com um surto enorme de microalgas e assim coloquei também uma UV e em dois dias o problema ficou resolvido. De resto tudo pacifico, uma evolução extraordinária no sistema e nos animais. Na última semana estive uns dias ausente e qual o meu espanto que quando regressei tive a eclusão de várias posturas de turbos. Nunca o tinha tido na mesma altura! Resultado dos 20 turbos que tinha para o sistema inteiro tenho neste momento mais de 100! Uns com 2 mm e os maiores já com a concha totalmente estruturada com 5 mm. Grande problema para breve pois não vou ter alimento para esta gente toda...
Deixo aqui mais umas fotos: Ainda não consigo dominar o raio da Canon, assim até ao dia que um expert em fotos cá venha vamos vivendo com isto...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abraços

Mensagem 29/ago/2016, 18:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Localização: Elvas
Viva,

à medida que vou treinando as fotos (que isto nunca mais vai ao sítio...) apresento mais algumas que julgo ainda não ter mostrado.

Imagem

Imagem

Imagem

Abraços

Mensagem 30/ago/2016, 15:53

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Sérgio,

E uma foto geral não se arranja?

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 13/set/2016, 23:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Localização: Elvas
Viva,
hoje vamos ver algo de novo: Fotos by Telemóvel! :D

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Prometo que vou ler mais uns capitulos de como tirar fotos com uma máquina asério e depois coloco!

Abraços
Editado pela última vez por Sérgio Dantas em 14/set/2016, 22:19, num total de 1 vez.

Mensagem 13/set/2016, 23:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Idade: 64
Localização: Lisboa
Boas Sérgio
Não se consegue ver as fotos
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 15/set/2016, 23:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Idade: 64
Localização: Lisboa
Agora já se vê
Está muito bom o teu aquário
Quantos watts tem cada calha?
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 16/set/2016, 00:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 292
Idade:
Que calhas são essas ?? chinocas de 300w??

Mensagem 16/set/2016, 12:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Localização: Elvas
Olá Paulo, não são chinesas... ou pelo menos não estão indicadas como tal... Vi-as pela primeira vez, ainda numa versão anterior o ano passado na Australia. Comprei-as no UK.

As calhas são as Evergrow IT2060-W ProReef V2 WIFI Marine aquarium dimmable.

Muito boas mesmo.

Mensagem 16/set/2016, 12:48

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

São chinesas, mas são as topo de gama chinesas. Gosto muito dessas calhas,muito bom espectro e potência não lhe falta. Até queima corais. No entanto, atendendo às dimensões do teu aquário, talvez fosse melhor arranjar mais uma calha. Notam-se algumas sombras. E assim até poderias eventualmente diminuir a intensidade a todas porque essa calha provavelmente é demasiado potente para se ter os azuis acima de 80% e os brancos acima de 50-60%, num aquário com 60cm de altura. Tens a intensidade a quanto?

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron